Corte das guias em aves
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta fev 15, 2008 8:17 pm
Caro forista PaulloSantos
O corte das guias das asas não é nem benéfico nem maléfico.
Conforme foi dito por vários foristas, tratasse de uma opção do dono
Não conheço aves, as quias não sofressem de srtess, e que posteriormente por terem sido cortadas as guias a ave tenha entrado em stress.
O stress numa ave é muito complexo , é um conjunto de factores que levam a ave a entrar em stress e não um único. Se me perguntar se o corte das guias associado a outras situações menos favoráveis para a ave poderá ajudar a ave a entrar em stress, estaremos perfeitamente de acordo. Se agora perguntar se uma ave poderá entrar em stress só porque lhe cortam as guias, aí infelizmente já não estaremos de acordo.
Como lhe respondí no inicio desta minha última intervenção, os benefícios ou malefícios que poderá trazer, cortar as guias das asas de uma ave, só dependerá do dono dessa mesma ave.
Por exemplo
Tenho agora dois papagaios que acabei de criar à mão e optei por lhes cortar as guias. Para estes dois com certeza foi benéfico pois andam o dia todo soltos pelo escritório e à noite quando os levo para casa ficam também soltos indo somente para o puleiro para dormir e comer, coisa que não faço com os outros.
boa sorte
lmgcardoso
O corte das guias das asas não é nem benéfico nem maléfico.
Conforme foi dito por vários foristas, tratasse de uma opção do dono
Não conheço aves, as quias não sofressem de srtess, e que posteriormente por terem sido cortadas as guias a ave tenha entrado em stress.
O stress numa ave é muito complexo , é um conjunto de factores que levam a ave a entrar em stress e não um único. Se me perguntar se o corte das guias associado a outras situações menos favoráveis para a ave poderá ajudar a ave a entrar em stress, estaremos perfeitamente de acordo. Se agora perguntar se uma ave poderá entrar em stress só porque lhe cortam as guias, aí infelizmente já não estaremos de acordo.
Como lhe respondí no inicio desta minha última intervenção, os benefícios ou malefícios que poderá trazer, cortar as guias das asas de uma ave, só dependerá do dono dessa mesma ave.
Por exemplo
Tenho agora dois papagaios que acabei de criar à mão e optei por lhes cortar as guias. Para estes dois com certeza foi benéfico pois andam o dia todo soltos pelo escritório e à noite quando os levo para casa ficam também soltos indo somente para o puleiro para dormir e comer, coisa que não faço com os outros.
boa sorte
lmgcardoso
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda set 03, 2007 11:33 pm
Como já percebeu, com isto, não concordo e mais à frente, terá a explicação do porquê de não concordar.lmgcardoso Escreveu: O corte das guias das asas não é nem benéfico nem maléfico.
Claro que se trata de uma opção do dono, Mas isso não é sinónimo de estar certo ou errado.lmgcardoso Escreveu: Conforme foi dito por vários foristas, tratasse de uma opção do dono
No animais em geral, os donos tomam as opções que lhes parecem correctas, infelizmente, mais tarde, vem-se a verificar que afinal, a opção que parecia ser correcta, correu mal.
E correu mal para quem ? Para o animal, claro.
Sendo certo que o stress e algo de complexo, a verdade é que, a sua complexidade, centra-se sobretudo, na forma como iremos resolver um problema que surge devido ao stress.lmgcardoso Escreveu: O stress numa ave é muito complexo , é um conjunto de factores que levam a ave a entrar em stress e não um único. Se me perguntar se o corte das guias associado a outras situações menos favoráveis para a ave poderá ajudar a ave a entrar em stress, estaremos perfeitamente de acordo. Se agora perguntar se uma ave poderá entrar em stress só porque lhe cortam as guias, aí infelizmente já não estaremos de acordo.
Eu conheço pelo menos, dois casos, um com uma Arara e outro com um Papagaio cinzento, que devido a 2 pequenos pormenores, se transformaram em aves cheias de problemas.
A arara, ninguém lhe consegue tocar neste momento e o papagaio cinzento, só tem penas na cabeça, porque até onde o bico chega, ele arranca-as todas.
Porquê ?
O Papagaio, habitualmente, vem para casa de um vizinho meu quando a filha, que por força do emprego que tem, fica por algum tempo fora de casa.
Normalmente, o meu vizinho, vai ele próprio, buscar o papagaio a casa da filha e por hábito, transportava-o com a gaiola no porta bagagens.
Um dia, a filha, resolveu ela própria trazer o animal, mas trouxe-o com a gaiola em cima do banco da frente.
O Papagaio, quando aqui chegou, vinha completamente apático.
Deixou de falar e começou a depenar-se até ao ponto que está hoje.
Depois de várias consultas com um Vet especializado em exóticos, conclui-se que, tudo aconteceu devido ao stress a que a ave foi sujeita naquela viagem.
A Arara, que por acaso até é de uma forista aqui da Arca e que durante algum tempo foi acompanhada na Faculadade de Medicina Veterinaria, Passou de um animal extremamente meigo (é uma arara criada à mão) a um animal, agressivo e sobretudo, assustadiço.... neste momento ninguém lhe consegue tocar.
O que aconteceu foi algo tão simples quanto isto:
O dono, um dia, levanta-se de noite, vai à cozinha (onde o animal estava) e acende a luz. O animal assustou-se de tal forma, que o resultado, foi o que acima relatei.
Voltando ao corte das guias.
O corte das guias, por si só, pode não ser o motivo principal de uma situação de stress na ave. No entanto e como o imgcardoso saberá tão bem quanto eu, o corte das guias, é muitas vezes efectuado, por pessoas que não têm qualquer conhecimento/experiência com aves.
O que fazem ?
Pegam na ave e cortam-lhe as guias para evitar que ela fuja, depois, largam-se abruptamente e a ave começa a esvoaçar de um lado para o outro, embatendo em tudo que é sitio, com as consequência óbvias que uma situação destas provoca.
O grande problema aqui, e acho que é isso que lhe está a escapar, é que não estamos a falar do corte das guias das asas efectuado por pessoas com experiência e com o minimo de conhecimentos.
Como você disse e muito bem, por vezes, por as pessoas serem caprichosas, querem à força domesticar uma ave, fazem tudo de certo e errado ao mesmo tempo e depois, quando falham o seu objectivo, remetem a ave para um canto da casa.
Claro que aqui estamos em perfeita sintonia, porque isto, é exactamente o que acabei de referir.lmgcardoso Escreveu: Como lhe respondí no inicio desta minha última intervenção, os benefícios ou malefícios que poderá trazer, cortar as guias das asas de uma ave, só dependerá do dono dessa mesma ave.
No entanto e independentemente do corte ser feito por uma pessoa com experiência, salvo raras excepções, não vejo que daí se tire grande beneficio.
Como já referi anteriormente, podemos cortar as guias, mas não cortamos o instinto de vôo, esse, estará lá sempre e a qualquer momento, a ave resolve esboçar um vôo, mas não tem capacidade para o controlar e pode acabar magoada.
Evita fugas ? Claro que evita.
Evita que a ave se magoe ? Sinceramente, não creio nisso.
Aqui estamos perante uma situação diferente.lmgcardoso Escreveu: Por exemplo
São aves novas que facilmente se adaptam a esta condição e certamente, que o corte foi efectuado de forma cuidadosa e em aves habituadas a serem manuseadas.
Última edição por PaulloSantos em quarta jan 21, 2009 9:58 pm, editado 1 vez no total.
<p><strong>Paulo Santos</strong></p>
<p>"Se não houvesse tótós para enganar não havia tótós enganados, mas o facto é que há tótós que merecem ser enganados por aqueles tótós que aparecem aqui propositadamente para enganar outros tótós" (ela e eu)</p>
<p><strong> </strong></p>
<p> </p>
<a target="_blank" href="http://apterrariofilia.no.sapo.pt/"></a>
<p>"Se não houvesse tótós para enganar não havia tótós enganados, mas o facto é que há tótós que merecem ser enganados por aqueles tótós que aparecem aqui propositadamente para enganar outros tótós" (ela e eu)</p>
<p><strong> </strong></p>
<p> </p>
<a target="_blank" href="http://apterrariofilia.no.sapo.pt/"></a>
Boas,
Pessoalmente conheço um caso bastante curioso sobre este assunto. Como devem saber, antes de se afectuar o corte das guias, deve-se deixar primeiro que a ave aprenda a voar, pois no caso do dono ficar arrependido, na próxima muda de penas a ave poderá voltar a voar. Foi isso que aconteceu, o meu colega deixou que a ave aprendesse a voar e por acaso este meu amigo, sem dar por ele foi ensinado a ave a vir ao chamamento e deixou a ave voar a vontade volta de 2/3 semanas para depois efectuar o corte das guias. A ave voava cada vez melhor, respondia ao chamamento, até que quando chegou a altura do corte das guias, penso para ele e reflectiu que já nao valia a pena, afinal a ave respondia ao chamamento e tudo mais, começou a leva para a rua e hoje sem as guias cortadas faz vôo livre e é um ave feliz.
Isto tudo para mostrar que depende também do modo como a ave for criada, ensinada e tudo mais, com guias ou sem guias.
Pessoalmente conheço um caso bastante curioso sobre este assunto. Como devem saber, antes de se afectuar o corte das guias, deve-se deixar primeiro que a ave aprenda a voar, pois no caso do dono ficar arrependido, na próxima muda de penas a ave poderá voltar a voar. Foi isso que aconteceu, o meu colega deixou que a ave aprendesse a voar e por acaso este meu amigo, sem dar por ele foi ensinado a ave a vir ao chamamento e deixou a ave voar a vontade volta de 2/3 semanas para depois efectuar o corte das guias. A ave voava cada vez melhor, respondia ao chamamento, até que quando chegou a altura do corte das guias, penso para ele e reflectiu que já nao valia a pena, afinal a ave respondia ao chamamento e tudo mais, começou a leva para a rua e hoje sem as guias cortadas faz vôo livre e é um ave feliz.
Isto tudo para mostrar que depende também do modo como a ave for criada, ensinada e tudo mais, com guias ou sem guias.
- Membro Veterano
Caro forista PaulloSantos
Embora, como você refere, e muito bem eu não perceba nada sobre aves e visto que vc já foi até ao vet para resolver o problema do seu papagaio se depenar sem sucesso. Vou deixar aqui uma pequena dica que lhe resolve o caso com certeza.
O seu papagaio se depena pelo que percebí pelo motivo de stress, visto o vet já ter feito as análses de falta de cálcio, desparasitou a ave, etc... e nada disso resultou.
O processo das aves se depenarem começa por um motivo e acaba pelo vício, ou seja as aves ficam viciadas em arrancar penas e o que tem de fazer é acabar com esse vício. Como faz isso? Simples.
Existem uns colares próprios para aves , muito parecidos com os colares que são colocados nos cães quando cortam as orelhas, para evitar que a ave consiga se depenar e perca o costume de o fazer. É temporário e resulta sempre. Mas claro isto é só a opinião de quem não percebe nada de aves
Agora por favor não comece novamente com as suas teorías que eu sou maléfico que para além de não condenar o corte das guias das aves agora sou apologista de colocar colares nas aves, que isso as põe em sofrimento, etc...
boa sorte
lmgcardoso
Embora, como você refere, e muito bem eu não perceba nada sobre aves e visto que vc já foi até ao vet para resolver o problema do seu papagaio se depenar sem sucesso. Vou deixar aqui uma pequena dica que lhe resolve o caso com certeza.
O seu papagaio se depena pelo que percebí pelo motivo de stress, visto o vet já ter feito as análses de falta de cálcio, desparasitou a ave, etc... e nada disso resultou.
O processo das aves se depenarem começa por um motivo e acaba pelo vício, ou seja as aves ficam viciadas em arrancar penas e o que tem de fazer é acabar com esse vício. Como faz isso? Simples.
Existem uns colares próprios para aves , muito parecidos com os colares que são colocados nos cães quando cortam as orelhas, para evitar que a ave consiga se depenar e perca o costume de o fazer. É temporário e resulta sempre. Mas claro isto é só a opinião de quem não percebe nada de aves

Agora por favor não comece novamente com as suas teorías que eu sou maléfico que para além de não condenar o corte das guias das aves agora sou apologista de colocar colares nas aves, que isso as põe em sofrimento, etc...

boa sorte
lmgcardoso
-
- Membro Veterano
Concordo por inteiro consigo, PaulloSantos. Porquê?
Privar uma ave do voo ou de um voo normal é de facto como privar uma pessoa de andar normalmente.
A ave pode escapar? Culpa do dono, foi descuidado.
A ave pode destruir o que houver pela casa? Culpa do dono, que adquiriu uma ave sem ter pensado bem nas consequências e sem ter um espaço adequado para ela.
A ave não é facilmente domesticada se voar normalmente? Culpa do dono que não tem a persistência e paciência adequadas e opta pela via fácil às custas do bem-estar do animal.
A ave não pode acompanhar o dono nos seus passeios? O dono deve aranjar um companheiro e deixá-la em casa, pois, sendo gregária, apreciará muito mais a companhia de um seu semelhante aos passeios com o dono.
E, sim, a principal causa de transtornos comportamentais nos psitacídeos (não a única, é verdade!) é força-los a uma vida completamente contra a sua natureza: sobretudo por se verem privados de um companheiro da sua espécie, mas tambem por todas as outras causas continuadas de stress e por serem induzidos a uma dependência extrema em relação ao dono, que, apesar de a ter provocado deliberadamente, não consegue fazer face a ela.
Amo psitacídeos, mas por não querer ser uma dona "culpada" de muita coisa, fiquei-me pelos normais (e pequenos!) periquitos australianos, que têm as penas todas inteiras, voam livres pela casa várias horas por dia, são domesticados (o que é diferente de obcecados por mim!) e nunca escaparam durante o voo (poderá acontecer um dia, mas é um risco que se tem de correr, tal como nós mesmos, para viver uma vida plena, temos de correr riscos). Condições perfeitas? Longe disso, porque como disse JoaoeJoca, e muito bem, as condições de uma ave em cativeiro nunca serão perfeitas. Mas creio que muito aceitáveis: observando-as na sua vivacidade e riqueza de comportamentos, vejo um comportamento muito semelhante ao das aves selvagens, embora num espaço totalmente diferente. E ainda com um lugar para mim pelo meio!
Por favor, não se exaltem só porque alguem tem uma opinião diferente! O interesse está na argumentação, convença ela o "adversário" ou não!
Privar uma ave do voo ou de um voo normal é de facto como privar uma pessoa de andar normalmente.
A ave pode escapar? Culpa do dono, foi descuidado.
A ave pode destruir o que houver pela casa? Culpa do dono, que adquiriu uma ave sem ter pensado bem nas consequências e sem ter um espaço adequado para ela.
A ave não é facilmente domesticada se voar normalmente? Culpa do dono que não tem a persistência e paciência adequadas e opta pela via fácil às custas do bem-estar do animal.
A ave não pode acompanhar o dono nos seus passeios? O dono deve aranjar um companheiro e deixá-la em casa, pois, sendo gregária, apreciará muito mais a companhia de um seu semelhante aos passeios com o dono.
E, sim, a principal causa de transtornos comportamentais nos psitacídeos (não a única, é verdade!) é força-los a uma vida completamente contra a sua natureza: sobretudo por se verem privados de um companheiro da sua espécie, mas tambem por todas as outras causas continuadas de stress e por serem induzidos a uma dependência extrema em relação ao dono, que, apesar de a ter provocado deliberadamente, não consegue fazer face a ela.
Amo psitacídeos, mas por não querer ser uma dona "culpada" de muita coisa, fiquei-me pelos normais (e pequenos!) periquitos australianos, que têm as penas todas inteiras, voam livres pela casa várias horas por dia, são domesticados (o que é diferente de obcecados por mim!) e nunca escaparam durante o voo (poderá acontecer um dia, mas é um risco que se tem de correr, tal como nós mesmos, para viver uma vida plena, temos de correr riscos). Condições perfeitas? Longe disso, porque como disse JoaoeJoca, e muito bem, as condições de uma ave em cativeiro nunca serão perfeitas. Mas creio que muito aceitáveis: observando-as na sua vivacidade e riqueza de comportamentos, vejo um comportamento muito semelhante ao das aves selvagens, embora num espaço totalmente diferente. E ainda com um lugar para mim pelo meio!

Por favor, não se exaltem só porque alguem tem uma opinião diferente! O interesse está na argumentação, convença ela o "adversário" ou não!

-
- Membro Veterano
Cara forista ChloeS
Muito boa a sua intervenção. poderia dizer que se trata de uma sábia intervenção
Eu só gostaria de deixar claro que não sou contra nem a favor do corte das guias, minha intervenção inicial neste tópico foi só e unicamente para não deixar que fossem associadas causas "maléficas" aos psitacídeos ao corte das guias.
boa sorte
lmgcardoso
Muito boa a sua intervenção. poderia dizer que se trata de uma sábia intervenção
Eu só gostaria de deixar claro que não sou contra nem a favor do corte das guias, minha intervenção inicial neste tópico foi só e unicamente para não deixar que fossem associadas causas "maléficas" aos psitacídeos ao corte das guias.
boa sorte
lmgcardoso
-
- Membro Veterano
Caro forista Joaoejoca
Nesta foto colocada aqui no topico tratasse de uma caturra que, se observar bem está toda depenada na zona do peito. No pescoço existe um colar colocado para evitar que ave continue a se depenar e perca o chamado "vício" de o fazer. (este colar embora rudimentar é muito eficaz)
Esta técnica é muito utilizada e eficaz em aves que se depenam.
boa sorte
lmgcardoso
Nesta foto colocada aqui no topico tratasse de uma caturra que, se observar bem está toda depenada na zona do peito. No pescoço existe um colar colocado para evitar que ave continue a se depenar e perca o chamado "vício" de o fazer. (este colar embora rudimentar é muito eficaz)
Esta técnica é muito utilizada e eficaz em aves que se depenam.
boa sorte
lmgcardoso
Há um meio termo entre cortar as guias por forma a que a ave não voe e não cortá-las.
Parece-me muito aceitável dar-lhes um ligeiro corte que não impeça a ave de voar; e não estou a falar apenas de amparar a queda. A minha ave (que é de dimensão média) voa da gaiola para a mesa, para prateleiras, para o chão; não percorre, é certo, grandes distâncias, mas uma casa também não o permite. Penso que é uma solução de compromisso muito razoável.
Parece-me muito aceitável dar-lhes um ligeiro corte que não impeça a ave de voar; e não estou a falar apenas de amparar a queda. A minha ave (que é de dimensão média) voa da gaiola para a mesa, para prateleiras, para o chão; não percorre, é certo, grandes distâncias, mas uma casa também não o permite. Penso que é uma solução de compromisso muito razoável.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta out 15, 2008 10:17 am
- Localização: Ara Nobilis, Nymphicus Hollandicus, Poicephalus Senegalus, Diamante de Gould e canário... por ora...
PaulloSantos Escreveu:Boas
Está no seu pleno direito de discordar com aquilo que bem entender.
Não concordou com os meus argumentos, mas também não apresentou qualquer tipo de argumento válido que sustentasse a sua discordância.
Vamos por partes:
lmgcardoso Escreveu: Lí atentamente o tópico que lançou aqui no forum,
Diz que leu atentamente e eu acho que nem leu e muito menos atentamente, caso contrário, não diria isto:
É que eu não condenei ninguém, disse apenas que não concordo com este tipo de corte e que não o aconselho.lmgcardoso Escreveu:e deixe que lhe diga que a argumentação que utilizou para condenar quem corta as guias de voô das aves,
Quando não concorda com o meu argumento e me apresenta um argumento como este, deixa-me um pouco baralhado.
A este tipo de argumento chamo a excepção e não a regra.
lmgcardoso Escreveu: Escusado será dizer que um dos homens mais rápidos do mundo, teve os pés amputados quando criança.
Adiante
O seu conceito de solto ou melhor, o seu conceito de liberdade, parece-me um pouco deturpado, especialmente se nos referir-mos às aves.lmgcardoso Escreveu: Quando se cortam as guias das aves geralmente são aves muito proximas e que terão uma atençao redobrada.
As aves também adaptam-se às novas realidades, não são animais estupidos
Mais vale ter as guias cortadas e andar "solto" do que ter as asas intactas e ficar preso numa gaiola pois temos medo que a ave nos saia a partir tudo em casa e se arrebente no vidro da janela.
Uma ave solta, é uma ave se pode movimentar como ela sabe, pode e gosta de fazer ou seja, é uma ave que voa.
Dizer-se que tem uma ave solta, mas que esta não pode voar, é algo que roça o absurdo.
Sinceramente, prefiro uma ave numa boa gaiola onde se pode exercitar, do que tê-la "solta" de guias cortadas... opções
lmgcardoso Escreveu: O acto do papagaio se depenar está erradamente relacionado somente ao stress. Os papagaios podem se depenar por inumeros motivos como por exemplo a falta de cálcio no organismo, vermes, etc...(não tendo nada com o facto de ter as guias cortadas)
Eu não disse que o facto de um papagaio se depenar, estaria relacionado somente ao stress, mas sim, que o stress, era uma das causas dessa mesma situação.
Como o próprio imgcardoso admite, esta situação pode ocorrer por diversos motivos, como por exemplo: stress
Agora se o imgcardoso entende que, o simples facto de pegar numa ave não é motivo de stress, então está muito longe de saber o que é uma ave.... mas quando a isto associamos ainda o corte das guias, então, a situação de stress, agrava-se mais uns pontinhos... ou não ?
lmgcardoso Escreveu: Por regra quando uma ave tem as guias cortadas são aves que tem muita atenção dos seus donos, são aves que andam normalmente longos períodos do dia soltas em casa, conheço casos de aves com as guias cortadas que vão passear ao jardim, etc... coisas que não poderiam ser feitas com uma ave sem as guias cortadas, a não ser com o velho e doloroso sistema da correntinha.
Acha mesmo que as aves que têm as guias cortadas têm mais atenção dos seus donos ? Se acha, desculpe que lhe diga mas, terá de privar mais de perto com alguns donos de aves.
Quanto ao resto e como já lhe disse, o seu conceito de liberdade/solto, parece-me um pouco distorcido.
Gostei da parte final em que me fala do velho sistema da correntinha (coisa que também não gosto muito). Realmente, ave que, estando presa com a correntinha, sujeita-se a esboçar um vôo e ficar pendurada pela pata, podendo até parti-la.
Ave com as guias cortadas, o máximo que lhe pode acontecer, é aterrar de bico no chão... venha o diabo e escolha.
Logicamente que, quando uma ave se lembra de se lançar num vôo, não lhe dá tempo sequer a si para pensar, como tal e se tiver as guias cortadas, voará até onde as forças lhe permitirem e depois cai desemparada... dúvidas, tem ?lmgcardoso Escreveu: Lógiamente, quando se cortam as guias às aves temos de ter alguns cuidados. Não devemos permitir que as aves cheguem a locais demasiado altos para evitarem que se "atirem", etc...
lmgcardoso Escreveu: No entanto se acontecer o facto de a ave acabar colocada de canto, o que infelizmente acontece muito, as guias são naturalmente substituidas e a ave poderá voltar a voar.
Uma coisa que que parece que ambos estamos de acordo.
Sabe porque é que estamos de acordo aqui ?
Eu explico:
Como disse no meu post inicial, o corte das guias, não facilita o adestramento da ave. Não existindo paciência e força de vontade, domesticar uma ave, pode ser tarefa dificil para alguns que, mais tarde ou mais cedo desistem e remetem a ave para um qualquer canto.
Assim sendo, não vejo qualquer necessidade de, antes de se chegar a esta situação, se andar a submeter o animal a uma situação que em nada a irá beneficiar.
Eu tenho um Papagio que veio das mão de um destes artistas que, além de lhe pegar sempre com luvas, ainda lhe batia com elas quando o papagaio lhe mordia.
Quando veio para as minhas mão, nem à gaiola eu me chegava sem que o papagaio tivesse autênticos ataques de pânico.
Ao fim quase 2 anos e muito trabalho e paciência, este papagaio transformou-se numa ave extremamente dócil sem nunca ter experimentado o corte das guias.
sobras7 Escreveu: Exactamente. Parabéns pela fantástica resposta, Imgcardoso, estou completamente de acordo.
Nem eu esperava outra coisa que não fosse o seu completo acordo com a resposta... afinal ajusta-se ao que lhe interessa, certo ?
Este tipo de postura já é sobejamente conhecido aqui nos fóruns da arca e talvez por isso, alguns dos foristas, aqueles que não têm as guias cortadas, levantaram vôo em direcção a outras paragens e deixaram este fórum das aves, onde já muito se aprendeu, entregue às mézinhas, aos planos alimentares feitos à lá carte e aos multiplicadores de aves que, infelizmente não faltam por aí.
Eu, embora as guias já me tenham crescido, ainda vou acreditando, que por aí existem pessoas de bom senso que, não tomando tudo aquilo que aquilo que aqui se diz, como sendo verdade absoluta, sabem pelo menos parar para pensar em vez de concordarem em absoluto sabe-se lá, às vezes, com o quê, são capazes de questionar de forma pertinente, até reunirem elementos necessários que os ajudem a formar uma opinião sólida e fundamentada sobre determinada matéria.
Estou completamente de acordo consigo. Treinar uma ave sem as guias cortadas talvez exija mais de nós, mas vale a pena. Já tive diversos psitacídeos, o único a quem cortei as guias, morreu na boca de um predador porque não conseguiu fugir. Agora tenho o prazer de ter as minhas aves no meu ombro porque querem e não porque sejam obrigadas a isso. Deu trabalho? Sim, mas vale completamente a pena. Concordo com todos os argumentos do forista. E vou mais longe, acho que muita gente corta as guias por preguiça e em benefício próprio, não pelo bem estar das aves. E também tenho uma arara que, podem "chover canivetes", "cair o Carmo e a Trindade" que, do meu ombro não arreda pata. Mas por escolha própria...
-
- Membro Júnior
- Registado: terça abr 21, 2009 12:33 pm
Caros colegas,
O corte das guias é algo muito difícil de debater.
Há muitas pessoas que dizem, que o corte das guias é algo errado de se fazer e outros que entendem que o corte das guias é a grande solução para "não dar asas" ao avanço das suas aves devido à sua idade.
Antes de mais nada, a minha opinião é que o corte das guias é algo que jamais deverá ser feito.
Se a ave em questão, desde pequenina for habituada num ambiente fechado(viveiro, casa...) e se habitue a dar os primeiros voos ali, poderá aperfeiçoar a sua técnica e manipular o seu estilo de voo. Algo que é essencial, desde o início, é ajudar-nos a nossa ave, fazendo com que esta nunca ganhe medo de voar. É absolutamente fundamental, a ave ir se habituando a voar curtas distâncias e com o tempo alongá-las, até que chega a altura que faz todo o caminho sozinha. Quando as nossas aves voam, jamais deveremos fazer gestos bruscos, assustá-la, emitir alaridos, e muito menos tirar-lhe a "luz". Ás vezes, algumas pessoas queixam-se que a sua ave partiu, por exemplo o bico. Por exemplo, numa situação à noite, e se soltar-mos a nossa ave em casa, teremos que ter as luzes ligadas do possível caminho que ela fará. Assim, eliminamos a possibilidade de desastres.
Façam como alguns(poucos) especialistas em Portugal, e tentem aplicar o voo livre com a vossa ave.
Um bom exemplo de como efectuar o voo livre, está no site [Link editado pela moderação (tlopes)]
O corte das guias é algo muito difícil de debater.
Há muitas pessoas que dizem, que o corte das guias é algo errado de se fazer e outros que entendem que o corte das guias é a grande solução para "não dar asas" ao avanço das suas aves devido à sua idade.
Antes de mais nada, a minha opinião é que o corte das guias é algo que jamais deverá ser feito.
Se a ave em questão, desde pequenina for habituada num ambiente fechado(viveiro, casa...) e se habitue a dar os primeiros voos ali, poderá aperfeiçoar a sua técnica e manipular o seu estilo de voo. Algo que é essencial, desde o início, é ajudar-nos a nossa ave, fazendo com que esta nunca ganhe medo de voar. É absolutamente fundamental, a ave ir se habituando a voar curtas distâncias e com o tempo alongá-las, até que chega a altura que faz todo o caminho sozinha. Quando as nossas aves voam, jamais deveremos fazer gestos bruscos, assustá-la, emitir alaridos, e muito menos tirar-lhe a "luz". Ás vezes, algumas pessoas queixam-se que a sua ave partiu, por exemplo o bico. Por exemplo, numa situação à noite, e se soltar-mos a nossa ave em casa, teremos que ter as luzes ligadas do possível caminho que ela fará. Assim, eliminamos a possibilidade de desastres.
Façam como alguns(poucos) especialistas em Portugal, e tentem aplicar o voo livre com a vossa ave.
Um bom exemplo de como efectuar o voo livre, está no site [Link editado pela moderação (tlopes)]
Eu estou de acordo com a maioria das pessoas que participaram neste fórum, acho que cortar as guias não é nem bom nem mau dependendo das condições se a ave é criada à mão voa livremente e que anda com o dono em casa concordo que não se deva corta-las...
Mas, se a ave passa o dia fora da gaiola e sem a vigilância do dono axo que se devem cortar.
Eu tenho uma caturra criada à mão e não tem as guias cortadas, mas anda à vontade no quintal, falta aprender o voo livre ela voa mas pouco.
PS: Dizer que o sr. lmgcardoso não precebe de aves é quase um crime
Mas, se a ave passa o dia fora da gaiola e sem a vigilância do dono axo que se devem cortar.
Eu tenho uma caturra criada à mão e não tem as guias cortadas, mas anda à vontade no quintal, falta aprender o voo livre ela voa mas pouco.
PS: Dizer que o sr. lmgcardoso não precebe de aves é quase um crime