eu acho que eles bateram no meu cachorro, porque ele está muito triste, agressivo.. e quando a gnt vai fazer carinho, acho que ele pensa que nós vamos machucar ele
Ai, ai...a Texuga tem razão.
Reabilitar um cão que foi maltratado é um problema...
Normalmente, estes animais precisam de um treinador experiente e dedicado.
O 1º ponto é que o animal tem de reganhar confiança no ser humano e em si mesmo.
É necessário que se mantenha o mais possível com ele (alguns treinadores chegam a dormir com o cão, dentro do canil), dando-lhe afeição embora moderada pelo respeito (ié, nada de mimar demais, mas sim estar lá com alguma distância mas atenta).
O 2º ponto é sociabilizar - levar o cão a contactar com outros cães e pessoas - muita, muita atenção - o cão, por medo, pode atacar a qualquer momento, de forma inesperada.
Trela e açaime e força para aguentar o animal caso ele tente atacar.
Sei que tudo isto leva tempo, muito tempo...
Muita paciência e nunca falhar na atenção e nas precauções a ter.
Comece por ser sempre você a dar-lhe a comida.
Mantenha-o junto a si (na mesma sala é suficiente) o mais possível.
Não grite, nem se excite com ele - lembre-se que é como uma criança traumatizada com a agravante de não perceber o que dizemos).
Fale com ele com calma - ele percebe o tom de voz, deve ser tranquilizador, enviando segurança e dominio das situações.
Quando fôr possível, faça-lhe festas.
Com o tempo você vai ver que ele vai, de vontade própria, aproximar-se de si e procurá-la - isto já é uma vitória.
Resta-me desejar-lhe boa sorte.