Idade para o Acasalamento de MACHO yorkshire

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

kitty010
Registado: domingo jan 11, 2009 3:06 pm

sábado abr 25, 2009 11:05 pm

Eu gostaria de perguntar com k idade é aconselhavél um yorkshire terrier MACHO ( desculpem não ter colocado que tenho um macho e não uma femea) acasalar, o meu tem 5 meses e meio mas já á um tempo k tem uma namorada de peluçe, pelo menos fez dela namorada :D , mas sei k ainda é jovem para acasalar, mas com k idade pode faze lo?
Última edição por kitty010 em segunda abr 27, 2009 6:19 pm, editado 2 vezes no total.
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

sábado abr 25, 2009 11:13 pm

kitty010 Escreveu:Eu gostaria de perguntar com k idade é aconselhavél um yorkshire terrier acasalar, o meu tem 5 meses e meio mas já á um tempo k tem uma namorada de peluçe, pelo menos fez dela namorada :D , mas sei k ainda é jovem para acasalar, mas com k idade pode faze lo?
A não ser que seja um exemplar registado e de qualidade devidamente comprovada por obtenção de excelentes classificações em exposição, não deve acasalar nunca. Caso de facto seja um exemplar registado e de qualidade comprovada, então a idade minima e máxima permitida para acasalamento de acordo com o LOP é:
Artigo 7º
Limites de utilização dos reprodutores

1. Os reprodutores de ambos os sexos poderão ser utilizados em cruzamentos a partir dos 12 meses de idade exceptuando-se os pertencentes a raças molossoides que poderão só ser utilizados a partir dos 18 meses.
2. Os machos não poderão ser utilizados para cobrição a partir dos 12 anos de idade.
3. As fêmeas só poderão ser utilizadas em cruzamentos até aos 8 anos de idade.
4. O intervalo entre cada ninhada produzida, não poderá ser inferior a 6 meses.
5. Cada cadela poderá produzir até 8 ninhadas no decorrer da sua vida.
6. Em casos excepcionais e devidamente justificados poderá a 1ª Comissão aceitar a alteração dos limites de idade dos reprodutores.
Se a sua curiosidade é do ponto de vista meramente funcional, ou seja, a partir de que idade é que fisiologicamente um cao consegue cobrir uma cadela, isso tal como o cio nas cadelas, pode variar entre individuos. Mas a partir do 5º ou 6º mês tudo é possível.....
roquesoares
Membro
Registado: sábado jun 19, 2004 9:58 pm

domingo abr 26, 2009 10:05 am

Boas!!!
Não querendo armar-me em esperto mas o intervalo de 6 meses entre cada ninhada não é obrigatório, mas sim o possível, pois as cadelas só têm o cio de 6 em 6 meses (+/-) por isso esse espaço de tem é o minimo.
PauloC1
Membro Veterano

domingo abr 26, 2009 10:38 am

roquesoares Escreveu:Boas!!!
Não querendo armar-me em esperto mas o intervalo de 6 meses entre cada ninhada não é obrigatório, mas sim o possível, pois as cadelas só têm o cio de 6 em 6 meses (+/-) por isso esse espaço de tem é o minimo.
O que diz é um facto, mas o que eu transcrevi faz parte do Regulamento do LOP. Como tal, além do possível é TAMBÈM o minimo obrigatório.
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

domingo abr 26, 2009 10:50 am

Independentemente do que está regulamentado, sou de opinião que se deve esperar pelo completo desenvolvimento da cadela para a cruzar, e entre ninhadas deve dar-se tempo suficiente para que a cadela se restabeleça física e psicologicamente do esforço do parto e criação da ninhada.

Por isso o meu "regulamento pessoal" é este:

- idade mínima para reprodução - 24 meses
- intervalo entre ninhadas - pelo menos um cio sem cruzar
kadafi
Membro
Registado: segunda set 10, 2007 10:15 am

domingo abr 26, 2009 10:57 am

jcsousa Escreveu:Independentemente do que está regulamentado, sou de opinião que se deve esperar pelo completo desenvolvimento da cadela para a cruzar, e entre ninhadas deve dar-se tempo suficiente para que a cadela se restabeleça física e psicologicamente do esforço do parto e criação da ninhada.

Concordo.
<p><strong></strong></p>
<p><a href="http://www.12patas.blogspot.com"><strong>www.12patas.blogspot.com</strong></a></p>
TheGreatDane
Membro Veterano
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

domingo abr 26, 2009 11:06 am

Muito bem
PauloC1 Escreveu:
kitty010 Escreveu:Eu gostaria de perguntar com k idade é aconselhavél um yorkshire terrier acasalar, o meu tem 5 meses e meio mas já á um tempo k tem uma namorada de peluçe, pelo menos fez dela namorada :D , mas sei k ainda é jovem para acasalar, mas com k idade pode faze lo?
A não ser que seja um exemplar registado e de qualidade devidamente comprovada por obtenção de excelentes classificações em exposição, não deve acasalar nunca. Caso de facto seja um exemplar registado e de qualidade comprovada, então a idade minima e máxima permitida para acasalamento de acordo com o LOP é:
Artigo 7º
Limites de utilização dos reprodutores

1. Os reprodutores de ambos os sexos poderão ser utilizados em cruzamentos a partir dos 12 meses de idade exceptuando-se os pertencentes a raças molossoides que poderão só ser utilizados a partir dos 18 meses.
2. Os machos não poderão ser utilizados para cobrição a partir dos 12 anos de idade.
3. As fêmeas só poderão ser utilizadas em cruzamentos até aos 8 anos de idade.
4. O intervalo entre cada ninhada produzida, não poderá ser inferior a 6 meses.
5. Cada cadela poderá produzir até 8 ninhadas no decorrer da sua vida.
6. Em casos excepcionais e devidamente justificados poderá a 1ª Comissão aceitar a alteração dos limites de idade dos reprodutores.
Se a sua curiosidade é do ponto de vista meramente funcional, ou seja, a partir de que idade é que fisiologicamente um cao consegue cobrir uma cadela, isso tal como o cio nas cadelas, pode variar entre individuos. Mas a partir do 5º ou 6º mês tudo é possível.....
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Car&iacute;ssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
LucNun
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 1:38 pm

domingo abr 26, 2009 11:47 am

PauloC1 Escreveu:
O que diz é um facto, mas o que eu transcrevi faz parte do Regulamento do LOP. Como tal, além do possível é TAMBÈM o minimo obrigatório.
Obviamente que é o mínimo obrigatório, Paulo! :lol: :lol: :lol: Se a cadela não tem mais cios, não pode acasalar fora deles! É obrigatório pela força da Natureza, nada mais! 8)
Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs!
LucNun
Membro Veterano

domingo abr 26, 2009 11:48 am

jcsousa Escreveu:Independentemente do que está regulamentado, sou de opinião que se deve esperar pelo completo desenvolvimento da cadela para a cruzar, e entre ninhadas deve dar-se tempo suficiente para que a cadela se restabeleça física e psicologicamente do esforço do parto e criação da ninhada.

Absolutamente de acordo, embora não tarde quem apareça aqui a dizer que as cadelas não têm psicologia ligada à reprodução! :lol: :lol: :lol:
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

domingo abr 26, 2009 2:12 pm

Não é bem assim...
Há cadelas com um espaço de 5 meses entre cios...
Há (ou pelo menos havia) "espertos" a antecipar o cio de cadelas com base em hormonas...
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

domingo abr 26, 2009 3:36 pm

Exacto. A minha whippet não tem cios nada regulares por exemplo, tanto os faz de 6 em 6 mêses, como de 5 em 5. A serra por exemplo só tem 1 cio anual.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

domingo abr 26, 2009 4:29 pm

LucNun Escreveu:
PauloC1 Escreveu:
Obviamente que é o mínimo obrigatório, Paulo! :lol: :lol: :lol: Se a cadela não tem mais cios, não pode acasalar fora deles! É obrigatório pela força da Natureza, nada mais! 8)
Achando eu o minimo claramente curto, devo no entanto informar que de facto existem cadelas que fazem menos tempo entre cios. Cá em casa tenho dois casos que fazem de 5 em 5.

De qualquer maneira, mesmo sendo curto, o regulamento prevê, pelo menos em parte, que andem a provocar cios às cadelas.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
LucNun
Membro Veterano

domingo abr 26, 2009 5:00 pm

E a minha rafeira, antes de ser esterilizada por razões de saúde, fazia-os ad-hoc...

É evidente que eu falei, tal como me parece que o Paulo também terá feito o mesmo, considerando apenas os cios não manipulados, os ciclos normais de uma cadela saudável e que todo o criador responsável deve respeitar. Além disso, é geralmente aceite ser uma violência para a cadela ter uma ninhada a cada cio, como acontece, por exemplo, nas puppy mills, pelo que este debate não faz sentido.

Assim, e como não sou nem pretendo vir a ser criadora, encerro aqui a minha intervenção neste tópico, pois nada mais de últil tenho a acrescentar.
PauloC1
Membro Veterano

domingo abr 26, 2009 7:48 pm

Eu não queria dizer nada :o Eu TRANSCREVI um artigo do regulamento do LOP!!!
A minha opinião pessoal obviamente que não é cruzar uma cadela todos os cios a partir dos 12 meses!! Eu tive 3 cadelas e nunca cruzei nenhuma, pelo que aí se pode ver qual é a minha visão pessoal relativamente à criação.
Carpeju
Membro Veterano
Registado: sexta ago 29, 2008 5:23 pm

domingo abr 26, 2009 9:37 pm

Física, psico e fisiologicamente as cadelas podem cruzar em todos os cios, supondo estarem saudáveis claro.

Concordo plenamente em respeitar o intervalo cio sim, cio não, apesar de não ser criador e não cruzar minha cadela nunca.

Podemos debater muito sobre o assunto, há criadores que preferem cruzar a cadela no primeiro cio, outra corrente espera até o terceiro. Ressalto que é divergência entre criadores, não sou capaz de tomar opinião por não conhecer minimamente da prática de acasalamentos.
<p><strong>Mata Atl&acirc;ntica - RBMA</strong></p>
Responder

Voltar para “Cães”