Cobra de água viperina

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

JaimeSousa
Membro Veterano
Registado: quarta out 01, 2008 1:47 pm
0.0.1 pantherophis guttata

sábado abr 25, 2009 9:56 pm

E atênção que não é por esse senhor estar a fazer criação e a soltar as crias que está a fazer uma coisa boa! Pode estar a desequilibrar habitats o que pode ter consequências desastrosas! Quando o homem tenta fazer o papel da Natureza normalmente dá para o torto, é preciso muito, muito estudo e mesmo assim nem sempre corre bem. Tens tantas espécies que podes comprar legalmente e que estão habituadas ao cativeiro, para quê optar por uma autoctone?cumps
AlunoBioGeo
Membro Veterano
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm

sábado abr 25, 2009 10:02 pm

Ervinhas Escreveu:
AlunoBioGeo Escreveu:
Ervinhas Escreveu:Desculpem a todos não me ter explicado,mas,eu não ía capturar,ía sim comprar a um senhor que tem um casal á vários anos e as cobras fazem criação,e ele custuma soltar as nascidas num riacho.
Agora,nunca mensionei que iria capturar pois sei que isso é ilegal.
Peço desculpa a todos,por não me ter explicado da devida maneira e agradeço à Native pela sua paciência. :roll:
Então se estás em consciencia disso, deves alertar os teus pais para fazerem uma queixa contra esse senhor... É crime a criação de espécies autóctones e é crime o encobrimento disso...

Sim,já pensei e repensei em fazer queixa ,mas ele solta-as.

p.s: Onde faço queixa, na açociação protectora dos animais?
Primeiro, respondendo à tua pergunta: A queixa faz-se ao SEPNA, uma divisão da GNR. Contacta para: [email protected]

Segundo, em Português escreve-se Associação 8)
Ervinhas
Membro
Registado: terça jan 13, 2009 6:38 pm
Localização: Tartaruga Nelssoni,Tartaruga de Faces rosadas,Braco Alemão de Pêlo de Arame,Xenopus Laevis,Peixes Do

domingo abr 26, 2009 1:34 pm

Já me informei na SEPNA agora nunca mais penso em ter um animal autoctene.
Plantas e Animais a minha perdição,ZEN
jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

domingo abr 26, 2009 2:11 pm

AlunoBioGeo Escreveu:
Ervinhas Escreveu:
AlunoBioGeo Escreveu:
Ervinhas Escreveu:Desculpem a todos não me ter explicado,mas,eu não ía capturar,ía sim comprar a um senhor que tem um casal á vários anos e as cobras fazem criação,e ele custuma soltar as nascidas num riacho.
Agora,nunca mensionei que iria capturar pois sei que isso é ilegal.
Peço desculpa a todos,por não me ter explicado da devida maneira e agradeço à Native pela sua paciência. :roll:
Então se estás em consciencia disso, deves alertar os teus pais para fazerem uma queixa contra esse senhor... É crime a criação de espécies autóctones e é crime o encobrimento disso...

Sim,já pensei e repensei em fazer queixa ,mas ele solta-as.

p.s: Onde faço queixa, na açociação protectora dos animais?
Primeiro, respondendo à tua pergunta: A queixa faz-se ao SEPNA, uma divisão da GNR. Contacta para: [email protected]

Segundo, em Português escreve-se Associação 8)
Quem te garante a ti que o Senhor que as cria, não tem licença para o fazer?
Sabes que há licenças emitidas pelo ICNB, para particulares terem e reproduzirem animais autóctones com o intuito de repovoamento?

Calma lá com isso das denúncias.
andas um nadinha para o radical.
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

domingo abr 26, 2009 4:11 pm

jpmf Escreveu:(...)Sabes que há licenças emitidas pelo ICNB, para particulares terem e reproduzirem animais autóctones com o intuito de repovoamento?

Deste-me uma novidade, não sabia da existencia de repovoamento de especies por particulares autorizados o nosso país...mas não me acredito muito que o tal senhor exista e que as cria ou se assim fosse o usuario não viria aqui pedir informações de manutenção de uma especie sobre a qual nós não temos informação de como a manter...teria perguntado directamente a quem supostamente as mantem e cria ;)
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

domingo abr 26, 2009 5:13 pm

jpmf Escreveu:
Sabes que há licenças emitidas pelo ICNB, para particulares terem e reproduzirem animais autóctones com o intuito de repovoamento?

Há?
Estranho nunca ter ouvido falar nisso...
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

domingo abr 26, 2009 5:21 pm

fang Escreveu:
jpmf Escreveu:

Há?
Não?!?!?!
:? :?

Então peço desculpa. O alemão realmente anda a dar cabo de mim... Cada vez mais.
O dia de hoje não tem sido fácil.
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

domingo abr 26, 2009 6:21 pm

Dentro do tema mas num sentido um pouco mais teórico, sinceramente não percebo a razão, a ratio, destas normas que estabelecem proíbições quanto à detenção e manutenção em cativeiro de animais autóctones.

Não poderá certamente ser por uma questão de protecção da nossa fauna vs a fauna dos outros países, já que não só seria uma visão perfeitamente hipócrita, com a mensagem errada, " podem is buscar animais selvagens à vontade desde que não sejam os nossos...", como em si mesmo não faria sentido, já que se o objectivo é assegurar a não colecta de exemplares do NOSSO meio selvagem a proíbição deveria passar pura e simplesmente por esse facto, e não a manutenção de exemplares criados em cativeiro, e que na maioria das vezes até são oriundos de paises terceiros. Por outro lado sendo espécies autótcones não existe o risco que se pretende evitar com a usual proíbição de manutenção de espécies consideradas invasoras. Um simples registo no ICNB, como se faz para as espécies que carecem de CITES, para comprovar que determinado exemplar de uma espécie autóctone nasceu em cativeiro de animais registados seria o suficiente...

Em qualquer caso esta é apenas um reflexão, no sentido de perceber qua a razão que está na base desta norma.

Por outro lado SE de facto existem espécies em risco ou que necessitem de um controlo mais apertado não poderia Portugal inscrever num dos Anexos da CITES? Não têm os países signatários essa faculdade?
AlunoBioGeo
Membro Veterano
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm

quarta abr 29, 2009 9:00 am

jpmf Escreveu:
fang Escreveu:
jpmf Escreveu:

Há?
Não?!?!?!
:? :?

Então peço desculpa. O alemão realmente anda a dar cabo de mim... Cada vez mais.
O dia de hoje não tem sido fácil.
Pelo menos não conheço nenhum programa de repovoamento em répteis levado a cabo pelo ICNB neste momento... E mesmo que haja, essa pessoa não ia estar a vender as cobras a "meninos"... E caso seja criador acreditado pelo ICNB não terá qualquer problema em mostrar a credencial quando aparecer o SEPNA.

Não ando radical, apenas tenho andado sob algum stress, pois tenho ouvido noticias alarmantes sobre bioconservação em Portugal...
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”