2 termóstatos, 1 fonte calorífica.

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Sharper
Membro
Registado: sábado jun 16, 2007 4:09 pm

domingo abr 26, 2009 5:20 pm

Olá a todos, sou um iniciado nestas andanças e recentemente construí um terrário em vidro com as seguintes medidas:80*40*30 8)
Comprei 2 termostatos (semelhantes aos da leiritronica) para fazer respectivamente as temperaturas da noite/ dia, ligando àqueles temporizadores de tomada vulgares.
O que eu gostaria de saber era se era possível ligar ambos os termostatos à mesma fonte de aquecimento e se sim se podiam fazer o esquema eléctrico?.
Obrigado pela atenção.
jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

domingo abr 26, 2009 5:23 pm

Sharper Escreveu:Olá a todos, sou um iniciado nestas andanças e recentemente construí um terrário em vidro com as seguintes medidas:80*40*30 8)
Comprei 2 termostatos (semelhantes aos da leiritronica) para fazer respectivamente as temperaturas da noite/ dia, ligando àqueles temporizadores de tomada vulgares.
O que eu gostaria de saber era se era possível ligar ambos os termostatos à mesma fonte de aquecimento e se sim se podiam fazer o esquema eléctrico?.
Obrigado pela atenção.
Ligar a mesma fonte a dois termostatos?
Claro que não. Como é que depois queres programar as temperaturas?
BeYou
Membro Veterano
Registado: quinta jan 22, 2009 3:12 am

domingo abr 26, 2009 5:42 pm

é possivel sim!
ligas a fonte de aquecimento a uma ficha tripla, depois ligas a os dois termostatos a essa ficha, depois ligas as fichas de cada termostato a duas fontes de alimentaçao separadas(tendo cada uma delas um temporizador)

regulas um temporizador para o dia e outro para a noite, e fazes o mesmo aos termostatos e Voila :wink:

cumps
jpmf
Membro Veterano
Contacto:

domingo abr 26, 2009 5:49 pm

BeYou Escreveu:é possivel sim!
ligas a fonte de aquecimento a uma ficha tripla, depois ligas a os dois termostatos a essa ficha, depois ligas as fichas de cada termostato a duas fontes de alimentaçao separadas(tendo cada uma delas um temporizador)

regulas um temporizador para o dia e outro para a noite, e fazes o mesmo aos termostatos e Voila :wink:

cumps
1 fonte para cada termostato sim, agora 1 fonte para 2 termostatos não.

Imagina que poes uma lâmpada e regulas um dos termostatos para a temperatura diurna de 27. Ou seja a lâmpada vai estar a trabalhar até atingires os 27ºC dentro do terrrario. Se à mesma fonte tens outro termostato a dizer que afinal só pode ligar a fonte até aos 10, não acredito que a coisa corra lá muito bem.
Ser possivel de ligar é, o problema é funcionar...
Disprasio
Membro Veterano
Registado: quarta mar 04, 2009 8:10 pm
Localização: mamiferos, aves, repteis, peixes, anfibios e alguns invertebrados

domingo abr 26, 2009 5:50 pm

ya, so que depois nao funciona bahh

se regulares o de dia para apagar aos 26 como mantens as tems nocturnas?, pra isso tinha de ser dois aquecimentos
<p>&eacute; tudo uma cambada de parasitas</p>
<p>-----------------------------------------------------------</p>
<p>&nbsp;</p>
Sharper
Membro

domingo abr 26, 2009 5:55 pm

A minha ideia era com 2 temporizadores. por exemplo: das 9 horas às 19 horas estava a funcionar o termostáto 1 (controlado para x graus) ligado ao temporizador 1 e das 19: 30 às 8:30 estava ligado ao termostato 2 ( controlado para x graus) ligado ao temporizador 2, onde a fonte de aquecimento seria a mesma.
Obrigado pela atenção
Ps: Vou-te mandar pm para veres mais ou menos o que estou a pensar.
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

domingo abr 26, 2009 5:55 pm

Os temporizadores teriam de estar entre a ficha tripla e cada termostato, isto teoricamente, na práctica não sei, mas é uma questão de exprimentares.
Última edição por element em domingo abr 26, 2009 5:57 pm, editado 1 vez no total.
jpmf
Membro Veterano
Contacto:

domingo abr 26, 2009 5:56 pm

Sharper Escreveu:A minha ideia era com 2 temporizadores. por exemplo: das 9 horas às 19 horas estava a funcionar o termostáto 1 (controlado para x graus) ligado ao temporizador 1 e das 19: 30 às 8:30 estava ligado ao termostato 2 ( controlado para x graus) ligado ao temporizador 2, onde a fonte de aquecimento seria a mesma.
Obrigado pela atenção
Ps: Vou-te mandar pm para veres mais ou menos o que estou a pensar.
Com 2 temporizadores sim, deve dar, mas se calhar com o dinheiro dos temporizadores compras outra fonte de aquecimento não?
BeYou
Membro Veterano

domingo abr 26, 2009 6:03 pm

Imagem

funciona assim
(cada termostato tem que ser ligado ao fio que servira de alimentaçao à fonte de aquecimento) ligas esse fio aos dois termostatos atraves de uma caixa electrica ou de uma ficha tripla.
depois, ligas cada termostato a uma fonte de alimentaçao equipada com um temporizador cada uma.(por ex, ligas uma extençao a electricidade e poes 2 temporizadores nas tomadas da extençao)
ao regulares cada temporizador, um para o dia e outro para a noite, a alimentaçao electrica da tua fonte de aquecimento sera feita sempre apartir de sÓ um dos termostatos(de dia é de um e de noite é do outro)

para quem diiz que nao funciona, quando o termostato de dia esta a funcionar, o de noite tem a sua alimentaçao cortada(logo em nada interfira com o outro). e de noite trocam..

espero ter-me feito entender..
cumps
Sharper
Membro

domingo abr 26, 2009 6:03 pm

era mais ou menos isto que estava a planear...
vejam se é possível e depois digam-me.
Obrigado pela vossa rápida atenção.
jpmf
Membro Veterano
Contacto:

domingo abr 26, 2009 6:05 pm

beyou funciona se tiveres 2 temporizadores, isso sim...
Agora ligados directamente não.
BeYou
Membro Veterano

os temporizadores custao pouco menos de 3euros
Sharper
Membro

Exactamente o que estava a pensar. Acho que ficou respondido. Depois digo-vos se funciona.
Obrigado a todos.
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

domingo abr 26, 2009 6:07 pm

BeYou Escreveu:Imagem

funciona assim
(cada termostato tem que ser ligado ao fio que servira de alimentaçao à fonte de aquecimento) ligas esse fio aos dois termostatos atraves de uma caixa electrica ou de uma ficha tripla.
depois, ligas cada termostato a uma fonte de alimentaçao equipada com um temporizador cada uma.(por ex, ligas uma extençao a electricidade e poes 2 temporizadores nas tomadas da extençao)
ao regulares cada temporizador, um para o dia e outro para a noite, a alimentaçao electrica da tua fonte de aquecimento sera feita sempre apartir de sÓ um dos termostatos(de dia é de um e de noite é do outro)

para quem diiz que nao funciona, quando o termostato de dia esta a funcionar, o de noite tem a sua alimentaçao cortada(logo em nada interfira com o outro). e de noite trocam..

espero ter-me feito entender..
cumps

Dessa forma não iria ter o efeito desejado, pois a ficha tripla ou caixa de conecção iria dar passagem ao outro termostato.
Esse esquema só estará correcto se, for intercalado os temporizadores entre os termostatos e a ficha ou caixa de conecção.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”