Leishmaniose - o contágio

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Dispondency
Membro Veterano
Registado: quinta out 26, 2006 4:30 pm

domingo abr 26, 2009 11:57 pm

Gostava de saber se um cão com leishmaniose que esteja em tratamento pode infectar um mosquito são.

Neste site: http://whippetp.no.sapo.pt/leishmaniose.htm , nos pontos a considerar, dizem que não. Mas é mesmo assim?
c_saraiva
Membro Veterano
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

segunda abr 27, 2009 12:26 pm

Dispondency Escreveu:Gostava de saber se um cão com leishmaniose que esteja em tratamento pode infectar um mosquito são.

Neste site: http://whippetp.no.sapo.pt/leishmaniose.htm , nos pontos a considerar, dizem que não. Mas é mesmo assim?
Sim pode...O cão é o hospedeiro principal, a leishmania não se desenvolve no mosquito, apenas é transportada por ele...portanto, só quando um mosquito pica um cão infectado passa a transportar o parasita...

No Japão acabaram com a leishmaniose, simplesmente abateram todos os cães infectados...
Paty_LP
Membro Veterano
Registado: quarta ago 31, 2005 2:46 pm
1 Cadela;
1 Esquila;
2 Ratazanas
Contacto:

segunda abr 27, 2009 1:48 pm

Pode infectar, embora seja menos provável, já que o próprio tratamento (relativamente à "1ª fase") é como que um insecticida e tem como principal objectivo eliminar o máximo da leish que conseguir no cão, logo está até bem mais protegido que um cão sem leish (ou que já a tenha mas não faça tratamento).

Após esse período, é que penso que os comprimidos diários já não façam esse efeito mas apenas o de controle, de qualquer forma os cães devem ter a desparasitação externa em dia (que também seja para o mosquito). E atenção que apenas a coleira scalibor não serve, tem de ser também as pipetas, especialmente nas épocas quentes e nas zonas de risco.
www.kiran_esta_perdido.blogs.sapo.pt
www.cidadedosanimais.com/forum
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

segunda abr 27, 2009 2:04 pm

"O cão tratado com medicamentos é portador mas NÃO é infectante para os mosquitos! Pode ter uma vida normal sem qualquer sintoma e sem infectar novos mosquitos." http://whippetp.no.sapo.pt/leishmaniose.htm

Diz que um cão depois de tratado continua portador mas deixa de ser transmissor. Não está correcto?
Paty_LP
Membro Veterano
1 Cadela;
1 Esquila;
2 Ratazanas
Contacto:

segunda abr 27, 2009 2:44 pm

Não foi essa a informação que a veterinária que acompanha o Junior, cão dos meus avós com leish, me transmitiu. Assim como o que tenho lido e que a vet também me informou, é que mesmo cães com leish e a fazer tratamento têm que usar a scalibor, pelo perigo de contágio.
Dispondency
Membro Veterano

segunda abr 27, 2009 6:55 pm

Paty_LP Escreveu:Não foi essa a informação que a veterinária que acompanha o Junior, cão dos meus avós com leish, me transmitiu. Assim como o que tenho lido e que a vet também me informou, é que mesmo cães com leish e a fazer tratamento têm que usar a scalibor, pelo perigo de contágio.
Então um cão com leishmaniose em tratamento, que use uma scalibor, terá à partida poucas probabilidades de infectar um mosquito são. Se outros cães que conviverem com esse cão usarem também uma scalibor, terão poucas probabilidades de virem a ser infectados. É isto?
Paty_LP
Membro Veterano
1 Cadela;
1 Esquila;
2 Ratazanas
Contacto:

segunda abr 27, 2009 8:30 pm

Sim, apesar de eu ser da opinião de se acrescentar o uso de pipeta nas épocas de maior risco, mas isso depois acaba por ser um pouco 'opinião pessoal' em conjunto com a opinião da vet que o acompanha. É que o Junior usava coleira scalibor e pipetas (embora não todos os meses e suspeitamos que tenha sido nesse tal mês que foi picado), mas claro, temos que ter consciência que nenhum método é 100% eficaz.

Conclusão: é difícil um cão com leish em tratamento e com devidas prevenções contagiar algum mosquito, mesmo muito difícil, mas impossível acaba por não ser.

No entanto, se o principal receio é por causa dos cães que vivem junto dele, acho que então é importante explicar também que (mais uma vez, segundo o que me informaram e acho que nesse site já explica isso) o mosquito a partir do momento que apanhe a leish de um animal infectado, é preciso passar uma semana para ele poder infectar outros (ou seja, passada uma semana já não é assim também tão provável que esteja no mesmo local pronto a atacar os cães ainda saudáveis, juntando ao facto de ser mais uma vez, complicado na mesma infectar um cão devidamente protegido).

Mas também se pode fazer as restantes prevenções que passam por não os passear perto de águas paradas, especialmente ao final da tarde e épocas quentes.
Dispondency
Membro Veterano

segunda abr 27, 2009 10:22 pm

Obrigada Paty_LP. Já fiquei mais esclarecida. Eu não tenho nenhum cão com leishmaniose. Só queria saber porque muitas pessoas desistem de adoptar cães porque têm essa doença. Quanto mais informados estivermos, mais fácil é passarmos a informação de que adoptar um cão com leishmaniose também não é nada do outro mundo.
Paty_LP
Membro Veterano
1 Cadela;
1 Esquila;
2 Ratazanas
Contacto:

segunda abr 27, 2009 10:46 pm

Ah ok ;)

Também depende claro do tipo de leish, se já atacou órgãos ou não, assim como da própria resposta que o animal dê aos tratamentos, mas, depois de diagnosticado, de se saber que não atingiu orgãos (ou que se atingiu ainda não é de forma demasiado grave), ultrapassando o 1º mês de tratamento (que ai sim o medicamento é um pouco caro, mas também é só dessa vez e pronto), a única coisa que se tem de fazer que não se faz num cão sem leish, é ele ter que tomar o comprimido diário. E, esse comprimido diário já é algo 'bastante barato', e a pessoa facilmente se levanta de manhã e dá-lhe quando o alimenta, ou mesmo antes de deitar, conforme a preferência da pessoa, mas acaba por ser algo que entra na rotina e não faz assim grande diferença no dia-a-dia de um dono de cão com leish em comparação a um sem :)
Dispondency
Membro Veterano

segunda abr 27, 2009 10:52 pm

Exacto! desde que não tenha afectado os orgãos o cão pode ter uma vida normal. E se esse comprimido até é barato ainda melhor. Obrigada :wink:
Responder

Voltar para “Cães”