As minhas gatas :) (Conselhos precisam-se sff)

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
pinkstar
Membro Veterano
Registado: terça abr 28, 2009 11:02 am

terça abr 28, 2009 11:31 am

Olá, sou nova neste forum, mas hoje resolvi registar-me e partilhar com voces a vida animal la de casa :lol:

Em casa temos duas gatas, a Nokas de cerca de 10 meses, e uma nova bebé de mês e pouco. Ambas filhas da mesma mãe .

A Nokas tá connosco desde os 3 meses de idade, a pequenina a Lua, está connosco desde sexta (24). Ainda é muito novinha, e foi pena ter de tirá-la da mãe mas pelo que ela já passou e como já comia secos e ja ia ao areão decidimos trazê-la.

A Lua quando tinha cerca de 3 semanas foi "atacada" por o cao da dona da casa. Não foi bem um ataque já que o cao se soltou e como adora a gata mãe foi brincar com ela, mas um cao grande aos saltos em volta de 4 gatinhos nao deu muito resultado... Uma das bebés nao resistiu e a Lua ficou assim meia "bamba", a mãe gata só conseguiu por-se em cima de dois!

Fomos logo com a gata à veterinaria (ainda nem 1 mes tinha) e tinha bolhas nos pulmoes que foram tratadas com medicamentos e antibioticos que ela receitou. Hoje é uma vivaça, e devido á dona da gata mae ir fazer mudanças de casa e da Lua ja ter sofrido o q sofreu nao quizemos arriscar e fomos buscá-la.

Agora está num processo de aproximação ha gata Nokas, que ontem ao 3º dia ja a cheirou toda e ja soltou "exclamaçoes" de surpresa nao tendo "rosnado" nem "bufado".

Agora o meu medo são as "patadas" que á Nokas dá na Lua... Às vezes nem lhe toca so levanta a pata e passa rente nela.. Devo preocupar-me por isso ou é normal?!
Última edição por pinkstar em domingo mai 03, 2009 1:42 am, editado 2 vezes no total.
MiausRafa
Membro Veterano
Registado: quarta out 17, 2007 6:52 pm

terça abr 28, 2009 4:49 pm

Parabéns pelos peludinhos. :P

É muito normal. Só se deve preocupar com as unhas que devem estar cortadas.
Deixe-as interagir, só se intrometa caso a situação seja feia.
Não as deixe sózinhas enquanto não tiver a certeza que se se dão bem. A Lua ainda é muito bébé, por isso também a necessidade de mais supervisão.
Se não levou a gatinha ao Veterinário, não se esqueça que o deve fazer o mais breve possível. Ela já está desparazitada?

Boa sorte para as meninas e dona,
Pitest
Membro
Registado: segunda abr 27, 2009 4:42 pm

terça abr 28, 2009 5:25 pm

Vai ser desparasitada no final deste mes, sendo que a gata residente vai ser esterilizada tambem no final do mes
pinkstar
Membro Veterano

terça abr 28, 2009 6:47 pm

MIausRafa é como o Pitest disse (q é o marido :lol: ) no fim do mes vao as duas ao veterinario.

´Hoje assustei-me um pouco. Cheguei agora a casa, e puzemos as gatas juntas, a pequena tava a comer mas a Nokas lambeu-a pela 1ª vez :D :D aqui tudo bem, mas depois andavam as duas pela casa e a Nokas começou a pular para cima da pequena, nao parecia que fosse com intençao de magoar, mas aquilo assustou-me porque nao foi uma nem duas vezes, e eu la me aproximava e a Nokas fugia. O curioso é q a pequena nem sequer ficou a tremer nem nada (q eu depois peguei nela e tava bem).

Tenho receio por ela ser tao pequena e por ter passado o que +passou que a nokas nao tenha noçao do tamanho e lhe faça mal :( de qualquer forma hoje é so o 4º dia e so ontem a Nokas se aproximou sem "rosnar" e hoje deu a 1ª lambidela :wink:
pinkstar
Membro Veterano

quarta abr 29, 2009 6:47 pm

Lá fomos nós com as duas á veterinaria!

Resumidamente:
A Nokas fez a desparasitaçao interna (comprimido) e ainda trouxe um homeopático para as crises de ciumes :lol: :lol: Tem 2250 Kg e com 10 meses ela disse que vai ser pequenina (sai á mãe)

A Lua como ainda so tem 325 gramas e so com 6 semanas é q pode fazer a desparasitaçao interna, a externa teve de ser com 1 gel malcheiroso q ela odiou!!! A barriga grande que ela tem é dos gases, ja que ela coco faz mto e bem!! :o e tb trouxe umas gotinhas para isso. Nao aconselhou leite, nem latinhas e nem sequer molhar os secos da RC para humedecer, disse q se ela comia secos mmo demorando um tempo para continuar assim. Fiquei mais descansada.

E pronto foi esta a minha aventura na veterinaria, sendo que ainda me disse que a Nokas prende a pequena entre as pernas e morde-lhe o pescoço por causa do cio... Quer acasalar com a pequena :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: entao vamos marcar a esterilizaçao para ver se isto termina :wink:
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

quarta abr 29, 2009 9:44 pm

Ora ainda bem que está tudo bem de saude... :wink: É iss que se quer!

Essa dos secos... lá está, a vet da minha disse precisamente o contrário... quando a trouxe ainda dei secos humedecidos durante uns dias... depois começou a comer por ela normalmente... mas cada vet tem a sua opinião e eles é que sabem! :wink:

Boa sorte para as gatinhas e também para os donos... :wink: :P
pinkstar
Membro Veterano

quarta abr 29, 2009 10:43 pm

Eu acho que como a pequena ja comia secos ha coisa de uma semana antes (embora tivesse o leite da mae) e ja ta ca desde dia 24 e sempre só comeu secos ela nao quis que eu regredisse ja q ela aparenta estar boa de saude :wink:

Agora o problema é mesmo a grande cada vez que ta ca pequena tentar "acasalar" com ela :evil: como ta co cio faz o q queria que lhe fizessem mas uma tem 2 kg a outra 300 gramas... :o :( Claro q nao me apetece minimamente tentar junta-las, a vet ate diz q é melhor ainda nao so sob rigida supervisao nossa
pinkstar
Membro Veterano

sexta mai 01, 2009 10:23 pm

Pois é, hoje faz 1 semana que a pequena LUa está ca em casa. Já esta completamente adaptada, hoje fez 6 semana de vida e ja corre que nem uma doida e come muito ja esconde as necessidades que faz cas pedrinhas!! :)

A Nokas tambem ja nao rosna nem bufa com a pequena, mas ainda a prende entre as patas e morde-a! Exactamente como faz com as nossas maos quando tamos a brincar. A pequena nao se queixa mas fica toda a tremer, e ka temos de solta-las e fechar a pequena novamente.
A Nokas lambe a pequena, mas como a pequena começa a correr e ás vezes ate corre pa ela a Nokas tungas la a prende e morde (mas nao com maldade pois nao a magoa nem ficam feridas)

Ja passou o cio da nokas e marquei a esterelizaçao para dia 12, Nessa altura a Lua faz 8 semanas (2 meses) e pensei em abrir as portas talvez nessa altura pois a outra ja é maior e a Nokas ja ta esterelizada...

Precisava de umas opinioes e de ajuda, isto é normal o q a Nokas faz? (a nokas tem 10 meses) isto alguma vez vai passar? :o Tou tao ansiosa para que elas se dêm bem, quero q a minha Nokinhas volte a dormir no quarto e que se dê bem ca maninha, alias foi para a Nokas nao tar sozinha que trouxemos a Lua pa casa...
pinkstar
Membro Veterano

domingo mai 03, 2009 4:27 pm

Pois é meus amigos isto nao está a resultar...

A nokas ainda arrefinfa na mais pequena e o meu coraçao faz.me passar e farto,me de gritar ca Nokas. O pitest ate diz q a culpa é minha a Nokas trata-la mal~por causa dos meus berros.... Hoje pela primeira vez a Lua reclamou quando a Nokas lhe mordeu e ja tem a mania de se esconder cada vez q vê a grande a correr para cima dela...

Agora tou cheia de alergia tenho uma gata a dormir no quarto ha 1 semana com as pedras (q limpo cada vez q a Lua faz as necessidades), comida e agua, e ainda pa mais a Lua tem a mania de subir a cama e dormir enroscada no meu pescoço ontem limpei tudo e lavei tudo e esta manha ás 8h da matina tive alte crise de alergia

Depois de madrugada nao consigo adormecer pois a Nokas passa o tempo todo a raspar na porta do quarto pa entrar e a pequena a miar pa outra e a outra a responder.. Gosto muito da Lua mas ja tou a desesperar.

Se nao fosse pela alergia q tou a ter ate tava na boa, mas n sei qto tempo mais aguento a pequena fechada no quarto... Ja pensei em deixar a pequena na sala e fechar a sala á Nokas mas tenho receio q a Nokas fique com raiva da pequena por tar a perder cada vez mais territorio
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

domingo mai 03, 2009 10:16 pm

Não grite!!! Use um borrifador de água e de cada vez que vir a maior a cascar na pequenita, borrife-a :wink:
O que vai acontecer se a mais velha continuar a cascar na bebé é causar imenso pânico nela e a pobrezita ficará sempre uma gatinha desconfiada e medrosa.

Quando estiver em casa, controle-as.
Quando se for deitar ou que se ausente de casa, deixe a pequenita na sala, sim.

O problema maior é que existe uma diferença de tamanhos, descomunal... e a pequenita fica sempre em desvantagem obviamente.
Se fossem do mesmo tamanho, a bebé retaliaria, ou não, mas já era diferente... :wink: Assim, tem que ter paciência, separá-las... e esperar que a mais pequenita cresça para saber defender-se...

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
pinkstar
Membro Veterano

domingo mai 03, 2009 10:53 pm

Obrigada pelo conselho. Ajuda imenso, tinha.me esquecido do borrifador :lol:

Eu hoje fiz uma coisa diferente, pus a pequena na casa de banho e abri o quarto para a Nokas, foi uma festa para a maior! Afinal o quarto era dela, onde ela dormia sempre que lhe apetecia. Acho q foi esse um dos meus grandes erros, mas tambem acho q foi importante para ver a pequena crescer e comer bem. Agora espero que a alergia passe!

Agora sempre q vou po quarto a nokas vem comigo para ver se eu lhe fecho a porta, entao sempre que vem ás pedras regressa a correr para o quarto.

A Lua tambem acho q ta bem, ta na caminha e ja comeu e bebeu, o wc nao é muito frio, mas mesmo assim pus uma manta na janela para nao sair de la vento das frestas da janela.

Pois eu sei que tenho de ter calma, e esperar a pequena crescer mais um pouco, pois é muito injusto esta diferença de tamanhos, e a Nokas nao sei se é na brincadeira ou nao os "ataques" mas a outra ja foge e ja reclama. :o ou seja nao teve de ser muito agradavel..

É vou esperar... é o melhor :wink:

E pode ser que agora com a Lua no wc e a Nokas ja co quarto dela, q a Nokas ja aceite melhor a outra, ou seja que va para o wc que é territorio neutro e ja nao a morda, pois no quarto a Nokas podia pensar "tas no meu quarto pq? sai ja do meu territorio" e mordia-lhe...
Responder

Voltar para “Gatos”