Mudas mal feitas [o começo de um possivel problema]

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

terça abr 28, 2009 7:49 pm

Disprasio Escreveu:não é só a humidade um grande factor, o stress tambem influencia na muda
O stress influencia na muda por altera não só o comportamento do animal como também as suas respostas ao nivel biológico propriamente dito, MAS não exagerar na preponderância e incidência de problemas a este nível, com relevância na muda de pele, na esmagadora maioria dos exemplares. E ao contrario do Limao eu prefiro mesmo ir monitorizando, e tentar prevenir do que remediar... o que é necessário e conhecer os animais que temos e saber quais os seus limites.
Thorgarth
Membro Veterano

terça abr 28, 2009 8:17 pm

Souzza Escreveu:
Thorgarth Escreveu:Com o meu Zé tenho algum problema na muda da pele na cauda, mesmo com os banhos que lhe dou (agora dia sim dia não, cerca de 15m).

No que às cobras diz respeito tive apenas um problema pontual com duas delas, mas por causas bem identificadas (aplicação de produto anti-acaricida). Em ambos os casos prontamente regularizado com uns banhos de água morna e um aumentar da humidade normal durante cerca de 1 semana.
Thor quanto tempo leva normalmente o teu Zé a fazer a muda na cauda?

O meu Barbas já anda a mudar a pele na cauda a um bom tempo, e costumo dar uns banhitos por semana!

No meu gecko costumava apenas seguir as normas indicadas e ele fazia a muda em 3 tempos!

Na cobra, por não ter reparado na ponta da cauda perdeu cerca de 2 milímetros.

Acho que para além de manter sempre as condições favoráveis a muda no período da mesma, convém sempre monitorizar com especial cuidado os bichos!
Para te dizer a verdade não te consigo dizer quanto tempo ele demora a concluir a muda já que estas últimas têm sido muito lentas e arrastadas no tempo. Começa pelo dorso, depois a zona ventral, depois cabeça, membros e por fim cauda. Mas tem demorado uma eternidade...
Souzza
Membro
Registado: terça abr 26, 2005 6:05 pm

terça abr 28, 2009 8:32 pm

Pois, o meu medo é que possa acontecer uma necrose na cauda, e que por sua vez possa levar a perda de um pouco da sua ponta!

Na cobra nem tanto mas no Db estou sempre atento a esses pormenores.

<strong />
1doLIta
Membro
Registado: sábado jan 17, 2009 1:23 pm

terça abr 28, 2009 8:40 pm

como já disseram e muito bem, o que é preciso é ir dando uma olhadela e tomar as precauções todas... depois se surgir algum problema certamente será mais facil de resolver.

o trustz tocou aqui num aspecto que para alguns pode n ter muita importancia, mas se virem bem, é uma coisa q todos os repteis fazem, e quando começa a correr mal numa, e depois noutra e noutra chega a um ponto que já não dá para resolver. No caso dele pareceme que não tem grande importancia, até porque ele tem o animal de baixo de olho, mas ha casos bem piores, e uma das cosias mais comuns nestes problemas é a pele dos dedos, se não sair pode mesmo acabar por perder a ponta do dedo...
limao
Membro Veterano
Registado: domingo abr 24, 2005 2:00 pm

terça abr 28, 2009 9:22 pm

Durante a muda de uma cobra o que vai mudar se se a for verificando? verificar é logo após a muda e tirar logo, caso a muda corra mal, qualquer resto de pele. Durante a muda além de borrifar não vejo o que mais de util se possa fazer, consigo prever com algum grau de certeza quando é que a cobra vai mudar depois de ver que está na pré muda portanto espero, não ando a manusear ou a espreitar a cobra (como fiz pouco tempo depois de ter chegado, dando origem a um problema na muda, tive depois de tirar eu a pele da cauda)
Thorgarth
Membro Veterano

terça abr 28, 2009 9:26 pm

limao Escreveu:Durante a muda de uma cobra o que vai mudar se se a for verificando? verificar é logo após a muda e tirar logo, caso a muda corra mal, qualquer resto de pele. Durante a muda além de borrifar não vejo o que mais de util se possa fazer, consigo prever com algum grau de certeza quando é que a cobra vai mudar depois de ver que está na pré muda portanto espero, não ando a manusear ou a espreitar a cobra (como fiz pouco tempo depois de ter chegado, dando origem a um problema na muda, tive depois de tirar eu a pele da cauda)
Da observação podemos concluir que a cobra está muito desidratada, com a pele demasiado seca e quebradiça, o que nos levará a rectificar ou aumentar a humidade, verificar a toca humida, colocar mais musgo, ou mesmo obrigar a uns banhos de água morna (nas cobras que o permitem sem originar situações de stress relevante).
Liedson
Membro Veterano
Registado: terça abr 17, 2007 12:23 pm

terça abr 28, 2009 9:27 pm

Com os meu Dbs o unico "problema " que tive foi exactamente com a cauda, mudou a pele do corpo todo mas continuava com a parte final da cauda com a pele antiga. Arranjei uma soluçao que comigo funcionou e o Db ate gostou . Enquanto ele estava no banho ia esfregando devagar , com uma escova de dentes a parte que ainda nao tinha mudado...repeti este processo umas 4 ou 5 vezes (4 ou 5 dias ) e resultou , a pele foi saindo sem qualquer problema e sem magoar o animal! :wink:

cumps
limao
Membro Veterano
Registado: domingo abr 24, 2005 2:00 pm

terça abr 28, 2009 9:32 pm

Thorgarth Escreveu:
limao Escreveu:Durante a muda de uma cobra o que vai mudar se se a for verificando? verificar é logo após a muda e tirar logo, caso a muda corra mal, qualquer resto de pele. Durante a muda além de borrifar não vejo o que mais de util se possa fazer, consigo prever com algum grau de certeza quando é que a cobra vai mudar depois de ver que está na pré muda portanto espero, não ando a manusear ou a espreitar a cobra (como fiz pouco tempo depois de ter chegado, dando origem a um problema na muda, tive depois de tirar eu a pele da cauda)
Da observação podemos concluir que a cobra está muito desidratada, com a pele demasiado seca e quebradiça, o que nos levará a rectificar ou aumentar a humidade, verificar a toca humida, colocar mais musgo, ou mesmo obrigar a uns banhos de água morna (nas cobras que o permitem sem originar situações de stress relevante).
Não bastará apenas borrifar regularmente o terrário? desidratada não ficará se assim se fizer, mas quando dizes observação referes-te a dar uma vista de olhos rápida levantando o esconderijo ou uma examinação mais detalhada pegando até mesmo na cobra?
Thorgarth
Membro Veterano

terça abr 28, 2009 9:59 pm

limao Escreveu:
Thorgarth Escreveu:
Não bastará apenas borrifar regularmente o terrário? desidratada não ficará se assim se fizer, mas quando dizes observação referes-te a dar uma vista de olhos rápida levantando o esconderijo ou uma examinação mais detalhada pegando até mesmo na cobra?
Em principio uma rápida observação será o suficiente para te aperceberes de algum problema, isto tendo em conta o histórico do exemplar ( problemas recorrente ou algum elemento de risco, não beber muita água, se a fonte de calor é superior ou inferior, e neste último caso se a cobra tem por hábito esconder-se em cima dessa fonte, aplicação de medicação ou sprays, etc...), e na maioria dos casos de facto não teremos muito com que nos preocuparmos, MAS não se esqueçam que existem cobras mais sensiveis, com maiores probabilidade de surgirem problemas, etc...

Em relação ao stress volto a dizer que não devemos generalizar. Em qualquer caso o facto de um exemplar sofrer um pouco de stress durante um curto periodo de tempo não quer dizer que o vá afectar ou ser minimamente relevante. Em muitos casos passados 15m o exemplar está perfeitamente recuperada (enquanto noutros casos pode estar a olhar para ti com olhar de morte e boca aberta durante 1h). Por outro lado para verem o extremo já tive um caso de uma que, por não ter reparado que o processo de muda ainda ia a meio, ofereci-lhe um rato e ela estava toda preparada para o agrafar.... Por sorte reparei que a tempo que o processo ia apenas a meio :twisted:
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”