Quatro pitões jovens cujo comprimento é de 90 cm:
60 cm×45 cm=2700 cm2 de superfície de base e 45 cm de altura;

Moderador: mcerqueira
Podemos sempre aproveitar o exemplo delespsylizart Escreveu:que belo exemplo ...![]()
ui.. corn's em terrários grandes é fixe!texuga Escreveu:A última vez que eu vi um Decreto relativo a este assunto, dizia que o terrário tinha de ter o dobro do comprimento da cobra que lá habitava. Portanto para uma cobra de 1.20m, tinha de ser um de 2,40mgecofilo Escreveu:Donde vem esse número 2,4 m?
Eu, por acaso até estava a pensar mais em lagartos e assim, do que em cobras, mas a lei diz que:
Lagartos que vivem no solo
lados -> Comprimento do corpo×(2×comprimento do corpo),
altura -> 1×comprimento total.
Lagartos trepadores
lados -> Comprimento do corpo×(2×comprimento do corpo).
altura -> 3×comprimento total.
Serpentes que vivem no solo
lados -> 2/3×metade do comprimento do corpo
altura -> Metade do comprimento do corpo.
Serpentes arborícolas
lados -> 2/3×metade do comprimento do corpo
altura -> 2/3×comprimento do corpo
in Decreto-Lei n.o 276/2001
O que ainda não percebi é se a medida do corpo (nos lagartos) é, nesta lei, tomada como o comprimento da boca à cloaca (sem cauda). Já que depois aparece comprimento total.
Em relação à cobra, se considerássemos que tinha 2 metros dava 0.67 m e não 2.4 m... pelo menos se não me enganei.
texuga Escreveu:
Para elas é perfeitamente igual ao litro. Eles têm milhares de cobras, são criadores e vivem daquilo, não era de todo viável ter um terrário para cada cobra...
Nós optamos por terrários porque é um hobbie, temos os animais para os "curtir", e é por isso que temos terrários todos xpto...
Vamos lá ver se eu entendi bem.... o exemplo dado é de colocarem 4 "pitões" de 90cm (independentemente do género ou espécie) num terrário de 60x45x45cm?!texuga Escreveu:Já agora, só para compôr o ramalhete, gostei do exemplo dado no próprio Decreto:
Cada vez mais se vê uma crescente preocupação com o enriquecimento ambiental dos habitats em que os répteis são mantidos, aliás daí um crescente interesse em terrarios naturalistas. Em qualquer caso, de facto temos que ver que uma rack não tem de ser sinónimo de condições exíguas. Acesso a luz, dimensões adequadas e alguns elementos interiores permitem ao animal condições básicas para viverem adequadamente.Psynapse Escreveu:texuga Escreveu:
Para elas é perfeitamente igual ao litro. Eles têm milhares de cobras, são criadores e vivem daquilo, não era de todo viável ter um terrário para cada cobra...
Nós optamos por terrários porque é um hobbie, temos os animais para os "curtir", e é por isso que temos terrários todos xpto...
Uma coisa é dizer que um rack, para elas é o óptimo, porque lhes confere segurança...mas uma caixa rack com as condições mínimas (há caixas e caixas)...Uma gaveta de plástico não é, nem por sombras, o indicado para uma cobra adulta. Enriquecimento ambiental? Zero. Ambiente para explorar? Quase nulo. Nível de actividade? 2 voltas à gaveta e acabou-se.
Isso é uma ideia perfeitamente errada. Como é óbvio não podemos comparar o nivel de actividade da maioria das cobras a mamiferos, MAS se proporcionarmos condições e estimulos elas são bem mais activas do que muitas das vezes lemos ou ouvimos dizer que são, e falo por experiência própria. É óbvio se colocarem uma retic numa rack limitada e estérial ou num terrário minusculo sem qualquer tipo de elemento que estimule a curiosidade do animal ele vai permanecer 85% do tempo parado, movimentando-se (e mesmo assim pouco) apenas quando sente necessidade de comer ou beber água.pavlo Escreveu: Eu gosto bastante dos produtores do video em questão, e vejo sempre todos os episódios semanais que eles fazem e, como o brian diz, se nós colocássemos uma reticulada num quarto enorme ela só se moveria para procurar alimento ou água, se é uma verdade absoluta não sei mas, os répteis, por norma economizam energias, portanto talvez setups complexos tenham mais a ver com o nosso prazer de os observar do que propriamente com o que é de facto necessário para manter os nossos animais em boas condições.
É fácil verificares o facto... experimenta colocar uma cobra num terrário parco em elementos (toca, recipiente com água e pouco mais) e 2 semanas depois colocas a mesma cobra num terrário com mais elementos (plantas naturais variadas, substrato solto, troncos, rochas, áreas superiores, etc)... e depois tiras a conclusão!!pavlo Escreveu:Mas se a colocares num grande quarto ela só se movimenta para: termoregulação, alimentar e beber, portanto eu não sei se é assim tão errada quanto isso, até porque a exploração que elas fazem é em busca de alimento....
Eu acho que para quem tem até 10 cobras(ou até talvez mais) nunca é difícil ou pouco pratico de trabalhar sabendo a manutenção que requerem de higiene e atenção é relativamente pouca se chamarem um rack apenas a um móvel com prateleiras ou um móvel feito de raiz logo com divizões de habitats, poupa muito espaço e continuamos a ver os animais e poder diversificar o habitat de acordo com a espécie...podemos dizer há e tal elas não sobem os ramos não aproveitam o espaço...sim até podem raramente fazê-lo mas se quiserem podem faze-lopavlo Escreveu:(...)
Eu prefiro diversificar, em vez de minimalizar, mas pretendo conciliar os dois mundos, ou seja vou tentar criar um rack, com cx's suficientemente grandes e criar neste o melhor habitat possível e de modo a que para mim seja o mais prático possível para "trabalhar".