A Agua e as rações

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Arcanjo
Membro Veterano
Registado: sexta mai 02, 2003 1:58 pm
Localização: Dogue Alemão (Golias), O Mainof e o Pequinino (PRPs)
Contacto:

terça jul 22, 2003 9:37 am

Boas!!!

Existe uma dúvida que gostaria de tirar e por isso aqui vai!

Quando compramos uma ração seja ela qual for, existe sempre uma coisa comum nas mesmas ou seja, recomendam que exista sempre muita agua para o cão, e aqui está a minha dúvida

1ºserá que isto não é prejudicial??? - visto que o mais provavel (penso eu) é que a ração aumente o seu volume pois incha!!!

2º Não poderá isto causar uma eventual dilatação no estomago do animal causando outros maleficios incluíndo a torção de estomago?.

Penso ser questões pertinentes e que me preocupam pois não sei se serão responsaveis por muitos dos problemas da torção de estomago.

Abraços,

Arcanjo
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça jul 22, 2003 6:58 pm

Olá Arcanjo,
Por alguma razão não devemos dar ao cão a quantidade que ele quer, mas sim e apenas a quantidade que reputamos necessária ( aconselhada pelo Vet, pela marca e pela nossa experiência). Também por isso, mas aqui já é uma opção pessoal, se deva dividir a alimentação em duas vezes por dia.
Se fizermos isto, em principio, a quantidade que damos não apresentará 'perigos' se misturada com a água que o animal ingere.
A Razão dos fabricantes recomendarem que se tenha água À disposição do animal penso que tem a ver com o facto de que, ao contrário das rações húmidas ou da alimentação natural, o cão não obtem quaiquer liquidos da comida. Por isso tem mais necesidade de obtê-los directamente ingerindo água.

Abraços
Paulo C.
sea
Membro Veterano
Registado: domingo jun 22, 2003 8:20 pm

terça jul 22, 2003 8:14 pm

;) Olá,
O PauloC respondeu-te como o veterinário da Goldie, ele disse que temos que dar a quantidade de ração apropriada para cada idade e mesmo conforme a energia despendida pelo cão.
A minha cadela tem um estomago sensível e ele disse-me para dar menos de cada vez e mais uma vez ao dia se ela quizer. Isto se ela quizer porque nós, por vezes, cometemos o erro de pensar que os cães precisam de comer como nós, chegando ao ponto de insistir.
Outro coisa que sempre ouvi dizer é que qualquer que seja a alimentação que o cão tem deve ter sempre água em abundância.
Se fores a ver a ração seca é a mais utilizada, quer para os cães, quer para os gatos. se houvesse indícios que ela originaria essas preturbações já se tería sabido e tentado encontrar uma substituta à altura.
nynf
Membro Veterano
Contacto:

quarta jul 23, 2003 9:56 am

A quantidade de ração dada varia conforme a raça, tamanho e idade do cão. Também terá que ter em conta a energia dispendida pels eu cão durante o dia. Penso que todas as marcas têm no saco a quantidade diária em gramas a dar, contudos e o seu cão tiver muita actividade fisica deverá aumentar ligeiramente essa quantidade de forma a ajustá-la ás necessidades especificas dele.

Quanto á água, os animais desidratam com grande facilidade, especialmente no Verão e quando fazem esforços fisicos. A ração seca é seca ;) , pelo que eles necessitam de ingerir liquidos (muitas vezes em quantidades alarves heheheheheheh).

O que os Veterinários aconselham normalmente é ter água sempre á disposição, dessa forma o cão nunca ficara com uma sede tal que o leve a beber mais sofregamente que o normal de um cão.
Pode experimentar misturar agua na ração seca, de forma a que a digestão seja facilitada...eu fiz isso com a Shiva durante o primeiro mês mas agora come a ração seca 2 vezes ao dia.
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
Arcanjo
Membro Veterano
Contacto:

quarta jul 23, 2003 1:32 pm

Boas!!!

Obrigado a todos pelas vossas opiniões.
Esta questão que pus é mais um receio visto eu ter um Dogue Alemão que adora comer tudo(nós é que não damos he he) e bebe tanta agua parece um alarve, eo que Urina (parece uma torneira :lol:) por isso estava com um bucado de receio, mas ja fui esclarecido.

Obriagadão!!!

Arcanjo
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

quarta jul 23, 2003 2:29 pm

Ó Arcanjo....do Golias é de esperar tudo em grande!!! Aliás, quando andar a passear com ele "em cidade", não se esqueça de levar consigo uma pá bem grande e um saco que comporte com uns bons kilos de......... :lol:
Arcanjo
Membro Veterano
Contacto:

quarta jul 23, 2003 9:58 pm

Boas!!!

PauloC lololololol :lol:

É mesmo, qualquer dia sou chamado ao Ministerio do Ambiente, por causa do impacto ambiental causado pelo Golias He he he he

Arcanjo
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quarta jul 23, 2003 10:04 pm

Olá

Em relação aos cães eu não sei bem qual será a explicação, mas deve ser a mesma dos gatos. A ração seca não fornece liquidos nenhuns ao animal e para além disso dá muito mais sede. Deve-se ter sempre água á disposição ou os animais podem vir a ter probelmas renais (nos gatos é mais frequente pois não são muito dados a beber água).

Beijokas
Kathleen
Responder

Voltar para “Cães”