Castração!
-
- Membro Veterano
- Registado: terça nov 21, 2006 11:54 pm
ola os meus machos nao tem comportamento estranhos , o que mais me errita e urinarem para fora da gaiola em jacto , mas ja remediei isso , eu necessito dos meus inteiros para criarem , quem quer so para companhia acho que é uma boa opção
Daniel
Daniel
A vida é bem melhor com um siberian Husky
-
- Registado: domingo fev 08, 2009 9:04 pm
Não é bem "vale apena sem dúvida". Tem que pensar muito bem se é MESMO necessário recorrer a uma cirúrgia. Estes pequenos animais são muito frágeis. Cirurgia é sempre último recurso. (não se tratam de cães...!)
Tenho um coelho macho, 3 anos, castrado e em termos de alterações de comportamento, só se for a de marcação de território (que deixou de acontecer). De resto continua animado como sempre.
Tenho um coelho macho, 3 anos, castrado e em termos de alterações de comportamento, só se for a de marcação de território (que deixou de acontecer). De resto continua animado como sempre.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta set 12, 2008 4:03 pm
- Localização: Coelha mini lop, 6 hamsters sírios, 7 cães e muita passarada
Vale a pena sem dúvida, dito por todos os veterinários que percebem de exóticos que conheço e com quem já falei. Claro que tem de ser feito devidamente e por gente competente, mas é algo muito importante para a saúde dos coelhos (especialmente nas fêmeas).JoseCidOline Escreveu:Não é bem "vale apena sem dúvida". Tem que pensar muito bem se é MESMO necessário recorrer a uma cirúrgia. Estes pequenos animais são muito frágeis. Cirurgia é sempre último recurso. (não se tratam de cães...!)
E se tiver problemas com as respostas pode contactar-me por PM que respondo-lhe a tudo.
-
Eu não tenho problema nenhum com as respostas. Simplesmente dei o meu parecer.
Mas continuo a dizer que submeter um coelho a uma anestesia/cirurgia não é a melhor opção. Claro que se tiver um casal, e não pretender fazer criação é uma hipótese a considerar. Agora castrar só por castrar...
O questionado aqui foi só: alterações de comportamento e castração. Como não foi dito quais as razões para a castração, acho que não se deve dizer "vale apena sem duvida" sem conhecer o caso.
Mas continuo a dizer que submeter um coelho a uma anestesia/cirurgia não é a melhor opção. Claro que se tiver um casal, e não pretender fazer criação é uma hipótese a considerar. Agora castrar só por castrar...
O questionado aqui foi só: alterações de comportamento e castração. Como não foi dito quais as razões para a castração, acho que não se deve dizer "vale apena sem duvida" sem conhecer o caso.
Penso que a Tinha deu uma boa razão para castrar.
Mas claro, esta é apenas a minha opinião. Eu estou a pensar em castrar o meu coelho, simplesmente porque não gosto de o ver frustrado. Também o facto de marcar o território o tempo todo ajuda nessa decisão. Se eu não quero fazer criação e o meu coelho nunca vai conhecer uma fêmea, porque não castrar e consequentemente melhorar a vida dele?
Só o que está a negrito, para mim, seria o suficiente para castrar.Para além de prevenir montes de doenças etc, evita certos comportamentos chatos que possam ter e ajuda a acalmar as hormonas.
Mas claro, esta é apenas a minha opinião. Eu estou a pensar em castrar o meu coelho, simplesmente porque não gosto de o ver frustrado. Também o facto de marcar o território o tempo todo ajuda nessa decisão. Se eu não quero fazer criação e o meu coelho nunca vai conhecer uma fêmea, porque não castrar e consequentemente melhorar a vida dele?
é óbvio que a pessoa é que decide se quer castrar o seu animal ou não, consoante o que achar melhor para o seu caso.
a minha opinião é: castração sim, sem dúvida. agora se a pessoa fizer criação qual seria a lógica de vir perguntar se a castração vale a pena ? parte-se do presuposto que não irá fazer criação.
tal como o user anterior, a prevenção de doenças é o meu foco principal para ter decidido castrar o meu macho quando tiver idade para tal.
a minha opinião é: castração sim, sem dúvida. agora se a pessoa fizer criação qual seria a lógica de vir perguntar se a castração vale a pena ? parte-se do presuposto que não irá fazer criação.
tal como o user anterior, a prevenção de doenças é o meu foco principal para ter decidido castrar o meu macho quando tiver idade para tal.
-
Mas digam-me uma coisa. Vocês sabem que o coelho pode morrer devido à cirurgia, certo?
Não estou aqui para entrar em conflitos com ninguém. Só me parece que estarem a dizer que castração é a melhor coisa que há no mundo, não está lá muito correcto.
Independentemente de o Veterinário ser "o melhor ou menos bom", podem ocorrer complicações. É para isso que se assinam "termos de responsabilidade" antes da cirurgia.
(Agora off-topic: conhecem assim tantos casos relacionados com tumores mamários e por aí, em coelhos? Não está a ser usada ironia aqui, estou mesmo a perguntar.)
Não estou aqui para entrar em conflitos com ninguém. Só me parece que estarem a dizer que castração é a melhor coisa que há no mundo, não está lá muito correcto.
Independentemente de o Veterinário ser "o melhor ou menos bom", podem ocorrer complicações. É para isso que se assinam "termos de responsabilidade" antes da cirurgia.
(Agora off-topic: conhecem assim tantos casos relacionados com tumores mamários e por aí, em coelhos? Não está a ser usada ironia aqui, estou mesmo a perguntar.)
-
- Membro Veterano
Bem, eu agora estou com pressa e não consigo responder devidamente, mais tarde volto cá. Mas sim, conheço muitos casos de coelhas com tumores e muitas que morrem devido a eles. Aos 4 anos poucas são as coelhas que não têm tumores (isto dito por vets com experiência em exóticos).JoseCidOline Escreveu:Mas digam-me uma coisa. Vocês sabem que o coelho pode morrer devido à cirurgia, certo?
Quanto ao resto volto cá mais tarde.
Edit: já voltei, por isso vou continuar nesta resposta para evitar 2 seguidas.
Estou completamente ciente dos riscos e ainda assim continuo a dizer que vale a pena, porque foi exactamente isso que foi perguntado. Caso se decida proceder à castração a pessoa deve informar-se completamente e não foi pedido que fosse explicado tudo ao pormenor. A castração vale a pena? Vale e muito.
Quanto ao comportamento, quando feito na altura devida consegue fazer grandes diferenças nos coelhos, além de que para a saúde é bastante benéfico dada a taxa de cancro nos ovários e útero que aparece em fêmeas até aos 4 anos de idade (bastante jovens ainda) e respectiva taxa de mortalidade.
Se tem riscos? Tem, mas um bom veterinário deverá ter uma taxa de sucesso de 99% destas cirurgias, pelo que o risco não é tão elevado quando feito por alguém competente. Agora a questão é que tem de ser o dono a averiguar se o veterinário poderá ser considerado competente e procurar referências, mas penso que não era esse o objectivo do post.
-
Loriath Escreveu:Não entendeu que quando me referi a riscos estava a falar da saúde do animal e não da competência do Médico Veterinário - sim, existem de facto complicações (= problemas que podem surgir sem que o Médico o possa prever). Mas pronto.JoseCidOline Escreveu: Se tem riscos? Tem, mas um bom veterinário deverá ter uma taxa de sucesso de 99% destas cirurgias, pelo que o risco não é tão elevado quando feito por alguém competente. Agora a questão é que tem de ser o dono a averiguar se o veterinário poderá ser considerado competente e procurar referências, mas penso que não era esse o objectivo do post.
De minha parte dou por terminada a discussão.
-
- Membro Veterano
JoseCidOline Escreveu:Acho que o senhor é que não compreendeu... Um bom veterinário conhece as complicações que podem surgir e está pronto para actuar caso surjam, daí a necessidade de ser alguém competente. Um dono informado sabe quando deve levar o coelho parao veterinário o ver no pós-operatório.Loriath Escreveu:Não entendeu que quando me referi a riscos estava a falar da saúde do animal e não da competência do Médico Veterinário - sim, existem de facto complicações (= problemas que podem surgir sem que o Médico o possa prever). Mas pronto.JoseCidOline Escreveu: Se tem riscos? Tem, mas um bom veterinário deverá ter uma taxa de sucesso de 99% destas cirurgias, pelo que o risco não é tão elevado quando feito por alguém competente. Agora a questão é que tem de ser o dono a averiguar se o veterinário poderá ser considerado competente e procurar referências, mas penso que não era esse o objectivo do post.
Complicações pós recuperação completa da cirurgia e após cicatrização nas a conheço.
Loriath Escreveu:Acho que o que o JoseCidOline quis dizer é que qualquer cirurgia comporta riscos!JoseCidOline Escreveu:Acho que o senhor é que não compreendeu... Um bom veterinário conhece as complicações que podem surgir e está pronto para actuar caso surjam, daí a necessidade de ser alguém competente. Um dono informado sabe quando deve levar o coelho parao veterinário o ver no pós-operatório.Loriath Escreveu:Não entendeu que quando me referi a riscos estava a falar da saúde do animal e não da competência do Médico Veterinário - sim, existem de facto complicações (= problemas que podem surgir sem que o Médico o possa prever). Mas pronto.JoseCidOline Escreveu: Se tem riscos? Tem, mas um bom veterinário deverá ter uma taxa de sucesso de 99% destas cirurgias, pelo que o risco não é tão elevado quando feito por alguém competente. Agora a questão é que tem de ser o dono a averiguar se o veterinário poderá ser considerado competente e procurar referências, mas penso que não era esse o objectivo do post.
Complicações pós recuperação completa da cirurgia e após cicatrização nas a conheço.
Sim, mas vale existem riscos que uma pessoa (ou neste caso animal) corre para evitar riscos maiores, o risco de uma castração ou esterilização é menor do que os potenciais problemas que poderão surgir... é pesarmos os 2 lados da questão... no entanto para fêmeas a esterilização deve ser "obrigatória", não o fazem agora provavelmente no futuro terão chatices muito grandes e graves.
No caso em particular dos coelhos os beneficios são muito maiores que os riscos.
No caso em particular dos coelhos os beneficios são muito maiores que os riscos.
Muito obrigado a todos pelas vossas respostas! Eu fiz a questão porque li um site em que dizia que as coelhas a partir dos 6 meses mais ou menos, quando atingem a idade adulta mudam completamente o seu comportamento... Por exemplo começam a fazer as necessidades fora do sitio como se voltassem ao inicio da aprendizagem, podem ficar um pouco agressivas e que o melhor tratamento era a castração! E o que eu queria mesmo saber é se estas alterações são mesmo notorias sendo necessário mesmo a castração!