Cães da Pradaria
Moderador: mcerqueira
Bem aqui vai uma ajuda:
O cão da pradaria faz um excelente animal de estimação pois é muito sociável e meigo. Normalmente e quando bebés levam pouco tempo a habituarem-se ao dono.
É conhecido também por ser um animal que lhe irá retribuir toda a atenção que lhe for depositada (ao contrario dos outros roedores). Este facto irá fazer com que este seja um animal que necessite de muita, muita atenção.
Devido a serem animais que crescem bastante (chegam a aproximadamente 30cm de altura em pé em adultos) necessitam de uma gaiola bastante grande, no mínimo uma gaiola de coelho com 80cm de comprimento e 50cm de largura. As gaiolas devem sempre ser em comprimento e nunca em altura como outros roedores, pois podem causar quedas. A rede da gaiola também nunca pode ser mais pequena que 1cm por 1cm pois pode causar unhas partidas e ferimentos nas patas, e muito grande também não pois pode causar pernas partidas.
Deverão ter um sítio onde dormir na gaiola por ex. uma caixa do tipo tupperware para fazer de cama e deverão ter lençóis feitos de qualquer tipo de material que não se desfie muito. Um bom truque será fazer lençóis de t-shirts usadas pelo dono pois assim será uma ajuda para a habituação do animal ao cheiro do seu dono.
A gaiola deverá ter uma camada de areia absorvente para gato para evitar o mau cheiro das fezes e por cima uma camada espessa de feno para roedores (nunca ALFALFA)
Convém também ter uma roda para o animal fazer exercício, normalmente as de Furão servem pois são as maiores.
Caso o cão da pradaria goste muito de roer pode-se por brinquedos de madeira próprios para roedores.
Alimentação
Devido ao facto de ser impossível emular a alimentação que estes animais possuem na vida selvagem (comem grande variedade de erva, insectos), a melhor solução será fornecer uma grande quantidade de feno para além de elemento de forro da gaiola mas também como alimento principal.
No caso de ter possibilidades de comprar a dieta própria para cão da pradaria poderá fornecer da mesma em porções de aproximadamente 25g duas vezes ao dia dependendo do animal, complementando com 1/2 folha de couve ou um pouco de cenoura.
Caso não tenha acesso a essa dieta específica deverá focar-se em fornecer ao animal (nas mesmas porções) um granulado à base de feno como existe para coelhos e chinchilas mas sempre livre de Alfalfa e sempre o mais magro possível, complementando com os vegetais já referidos.
Quando o cão da pradaria é ainda bebé (até aos 6meses) poderá fornecer-lhe uma dose diária de biscoitos para cão, substituindo uma das porções de 25g, a fim de fornecer as proteínas necessárias a um bom desenvolvimento.
No período da muda de pelo deve-se também fornecer este granulado. E se tiver acesso a erva fresca, acabada de colher, livre de pesticidas ou qualquer poluição pode também dar como se dá o feno, em grandes quantidades.
Como já foi referido os cães da pradaria são animais que necessitam de muita atenção, pois se não possui tempo para estar com o animal deverá desistir da sua compra.
Outro cuidado importantíssimo já referido é a alimentação. Os cães da pradaria estão muito sujeitos a engordarem e podem mesmo morrer se não tiverem uma alimentação equilibrada, sempre livre de gorduras.
Tal como qualquer animal de estimação deve se levar periodicamente ao veterinário a fim de ver se está tudo OK.
Deve se ter muita paciência pois existem fases difíceis da vida dos cães da pradaria, nomeadamente no período do chamado cio. Nessa altura as hormonas farão com que o mais dócil cão da pradaria se transforme num animal nervoso e ataque o dono.
Ao deixar de ser bebé (por volta dos 6meses de idade) o Cão da Pradaria irá tornar se um verdadeiro roedor ou seja passará a adorar roer tudo o que seja madeira macia, plástico, cartão, papel, especialmente coisas que se desfaçam. Por esta razão não aconselho nada a deixar o animal sozinho pela casa pois quando chegar lá passado 10min, 1 vaso pode estar com a terra esgravatada, um móvel roído, um fio eléctrico (muito perigoso), etc.
O cão da Pradaria de cauda preta (o mais vulgar) tem origem nas pradarias do Oeste dos E.U.A. No seu habitat natural estes simpáticos roedores vivem em autenticas cidades de túneis com grandes colónias que chegam a ter milhares de indivíduos.
Retirei de um site o supra descrito. Espero que ajude.
Eu já aprendi alguma coisa.
Em relação à idade, ninguem nasce ensinado, e como já referi, acabei de aprender alguma coisa.
Beijinhos
Suzana da Silva
Vilamoura
Algarve
O cão da pradaria faz um excelente animal de estimação pois é muito sociável e meigo. Normalmente e quando bebés levam pouco tempo a habituarem-se ao dono.
É conhecido também por ser um animal que lhe irá retribuir toda a atenção que lhe for depositada (ao contrario dos outros roedores). Este facto irá fazer com que este seja um animal que necessite de muita, muita atenção.
Devido a serem animais que crescem bastante (chegam a aproximadamente 30cm de altura em pé em adultos) necessitam de uma gaiola bastante grande, no mínimo uma gaiola de coelho com 80cm de comprimento e 50cm de largura. As gaiolas devem sempre ser em comprimento e nunca em altura como outros roedores, pois podem causar quedas. A rede da gaiola também nunca pode ser mais pequena que 1cm por 1cm pois pode causar unhas partidas e ferimentos nas patas, e muito grande também não pois pode causar pernas partidas.
Deverão ter um sítio onde dormir na gaiola por ex. uma caixa do tipo tupperware para fazer de cama e deverão ter lençóis feitos de qualquer tipo de material que não se desfie muito. Um bom truque será fazer lençóis de t-shirts usadas pelo dono pois assim será uma ajuda para a habituação do animal ao cheiro do seu dono.
A gaiola deverá ter uma camada de areia absorvente para gato para evitar o mau cheiro das fezes e por cima uma camada espessa de feno para roedores (nunca ALFALFA)
Convém também ter uma roda para o animal fazer exercício, normalmente as de Furão servem pois são as maiores.
Caso o cão da pradaria goste muito de roer pode-se por brinquedos de madeira próprios para roedores.
Alimentação
Devido ao facto de ser impossível emular a alimentação que estes animais possuem na vida selvagem (comem grande variedade de erva, insectos), a melhor solução será fornecer uma grande quantidade de feno para além de elemento de forro da gaiola mas também como alimento principal.
No caso de ter possibilidades de comprar a dieta própria para cão da pradaria poderá fornecer da mesma em porções de aproximadamente 25g duas vezes ao dia dependendo do animal, complementando com 1/2 folha de couve ou um pouco de cenoura.
Caso não tenha acesso a essa dieta específica deverá focar-se em fornecer ao animal (nas mesmas porções) um granulado à base de feno como existe para coelhos e chinchilas mas sempre livre de Alfalfa e sempre o mais magro possível, complementando com os vegetais já referidos.
Quando o cão da pradaria é ainda bebé (até aos 6meses) poderá fornecer-lhe uma dose diária de biscoitos para cão, substituindo uma das porções de 25g, a fim de fornecer as proteínas necessárias a um bom desenvolvimento.
No período da muda de pelo deve-se também fornecer este granulado. E se tiver acesso a erva fresca, acabada de colher, livre de pesticidas ou qualquer poluição pode também dar como se dá o feno, em grandes quantidades.
Como já foi referido os cães da pradaria são animais que necessitam de muita atenção, pois se não possui tempo para estar com o animal deverá desistir da sua compra.
Outro cuidado importantíssimo já referido é a alimentação. Os cães da pradaria estão muito sujeitos a engordarem e podem mesmo morrer se não tiverem uma alimentação equilibrada, sempre livre de gorduras.
Tal como qualquer animal de estimação deve se levar periodicamente ao veterinário a fim de ver se está tudo OK.
Deve se ter muita paciência pois existem fases difíceis da vida dos cães da pradaria, nomeadamente no período do chamado cio. Nessa altura as hormonas farão com que o mais dócil cão da pradaria se transforme num animal nervoso e ataque o dono.
Ao deixar de ser bebé (por volta dos 6meses de idade) o Cão da Pradaria irá tornar se um verdadeiro roedor ou seja passará a adorar roer tudo o que seja madeira macia, plástico, cartão, papel, especialmente coisas que se desfaçam. Por esta razão não aconselho nada a deixar o animal sozinho pela casa pois quando chegar lá passado 10min, 1 vaso pode estar com a terra esgravatada, um móvel roído, um fio eléctrico (muito perigoso), etc.
O cão da Pradaria de cauda preta (o mais vulgar) tem origem nas pradarias do Oeste dos E.U.A. No seu habitat natural estes simpáticos roedores vivem em autenticas cidades de túneis com grandes colónias que chegam a ter milhares de indivíduos.
Em relação à idade, ninguem nasce ensinado, e como já referi, acabei de aprender alguma coisa.
Beijinhos
Suzana da Silva
Vilamoura
Algarve
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am
Olá
Bom justiça seja feita também ficou a saber o que ( mais ou menos) é um cão da pradaria. Mas não sei se ela tomou consciência de que uma pradaria não tem as dimensões de um apartamento e muito menos de uma gaiola. E continuo na minha; cão da pradaria porquê e para quê ?
Sem querer entrar em polémicas apenas porque temos visões diferentes do que é formar uma criancinha, mas direi que ao ler o seu post a dita criança não ficou puto formada (mais) sobre a vida e as espécies selvagens, apenas ficou com melhores e mais conhecimentos sobre o tratamento que eventualmente há-de dar ao animaleco.Caro gary, uma coisa é ser-se intolerante contra a situação, a questão que refere, outra coisa é ser-se intolerante para com uma criança que só precisa que a ensinem, pois não nasce ensinada, e que não percebe destes assuntos
Bom justiça seja feita também ficou a saber o que ( mais ou menos) é um cão da pradaria. Mas não sei se ela tomou consciência de que uma pradaria não tem as dimensões de um apartamento e muito menos de uma gaiola. E continuo na minha; cão da pradaria porquê e para quê ?
Um abraço
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm
A criança vai fazer o que lhe der na cabeça, não nos armemos em educadores. Repito que fico trsite com isto.
Quando foi a mjda das iguanas, a primeira fornada delas morreu quase toda porque não se sabia nada. Depois foi as tartarugas e as tarântulas.Agora são os cães da pradaria.
Que mania de brincar com vidas só porque é giro.
Quando foi a mjda das iguanas, a primeira fornada delas morreu quase toda porque não se sabia nada. Depois foi as tartarugas e as tarântulas.Agora são os cães da pradaria.
Que mania de brincar com vidas só porque é giro.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
-
- Membro Veterano
Mila Escreveu:
Mas eu pessoalmente, gosto muito de vacas, não posso ter nenhuma em casa, e por acaso até como dos bifes delas... lol
Olá, mas uma vaca é muito menos exigente do que um cão da pradaria ja que para termos uma vaca em casa basta uma boa arca figorifica

Um abraço
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:
CasadAnaval, concordo a 100%CasadeAnaval Escreveu: Num àparte faz-me pena um cão da pradaria sozinho numa casa.Eles são animais tão sociáveis, habituados a viver em comunidade...
em comunidade de cães da pradaria, bem entendido.
A Hermione imagine-se afastada de sua familia e a viver com pessoas estranhas para o resto da sua vida...

<p><strong>Saudações!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p> </p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mai 11, 2003 3:02 pm
- Localização: 2 rotts lindas, uma labradora linda e três gatos incríveis!
Alguma diferença???Mila Escreveu: Sinceramente, então não percebem que é aquela série "Uma casa na Pradaria".
"Uma casa na pradaria" (1974-1983) é uma série dramática com Michael Landon, Melissa Gilbert, Karen Grassle e Melissa Sue Anderson.
É baseada na história veridica da familia Ingalls vivendo no Oeste americano no inicio do século.
[image]http//www.geocities.com/seriestv2001/casanapradaria1.jpg[/image]
Pois é eles tinham um cão... lol lol
Agora, Será que é este o cão?...
Suzana da Silva
Vilamoura
Algarve

Bem, ao menos alguém entendeu e concordou com o que eu disse, ou pelo menos assim parece (corrija-me se estiver errado). Bem, parece que a Hermione ficou tão assustada com certas e determinadas respostas que fugiu o mais rápido que pode para longe deste Fórum... Eu no lugra dela faria o mesmo.Mila Escreveu: Bem aqui vai uma ajuda
Beijinhos
Suzana da Silva
Vilamoura
Algarve
Fiquem bem
-
- Membro Veterano
Vamos então por partes. Uma discussão saudável nunca fez mal a ninguém.gary Escreveu: Olá
Sem querer entrar em polémicas apenas porque temos visões diferentes do que é formar uma criancinha, mas direi que ao ler o seu post a dita criança não ficou puto formada (mais) sobre a vida e as espécies selvagens, apenas ficou com melhores e mais conhecimentos sobre o tratamento que eventualmente há-de dar ao animaleco.Caro gary, uma coisa é ser-se intolerante contra a situação, a questão que refere, outra coisa é ser-se intolerante para com uma criança que só precisa que a ensinem, pois não nasce ensinada, e que não percebe destes assuntos
O meu objectivo nunca foi que a criança ficasse formada sobre a vida e as espécies selvagens. Que eu saiba, é preciso muito mais que um tópico para ensinar e formar uma criança quanto a isso. O meu objectivo foi mesmo, visto que ela pedia informações sobre os cães da pradaria e sobre como tratar deles, ajudá-la. Outra coisa: eu concordo e não concordo com a questão de não se dever ter cães da pradaria. Eu explico. Eu percebo que sejam animais selvagens, que vivam em liberdade, e etc. Mas sendo assim, o homem nunca teria domesticado o lobo, a fim de se tornar mais tarde, um cão, nem domesticaria os gatos, nem os cavalos, nem nenhum desses animais que hoje se denominam animais domésticas (o cavalo nem tanto), pois também eles, num dia longínquo, foram animais selvagens! No entanto, concordo que, como eles vivem num habitat diferente do que lhes podemos fornecer, e como vivem em colónias, com muitos deles, seja uma crueldade privá-los disso. Mas por isso mesmo, estes animais necessitam de tanta atenção por parte dos donos. E como eu já disse, quem não lhes pode dar esta atenção, não os deve comprar, pois um animal que é sociável, meigo, e brincalhão, tornar-se-á nesse caso um animal nervoso e desequilibrado.
Fiquem bem
-
- Membro Veterano
Eu não concordo CasadeAnaval. Se a criança fosse realmente fazer o que lhe desse na cabeça, não viria aqui colocar esta questão. Além disso, acho que os pais terão a última palavra, e foi a pensar nisso que eu me "armei em educador", como você refere. Ou não será um bocado por isso que aqui estamos? Ajudar pessoas que têm dúvidas, e ser ajudados também? Não me diga que só por ser uma criança não devemos ajudá-la? Muito pelo contrário! Se temos a chance de informar uma pessoa mal-informada, principalmente sendo "o futuro do Mundo", porque não fazê-lo?CasadeAnaval Escreveu: A criança vai fazer o que lhe der na cabeça, não nos armemos em educadores. Repito que fico trsite com isto.
Fiquem bem
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda abr 15, 2002 12:08 am
pois... e mesmo se ela não soubesse o que é um cão da pradaria simplesmente explicamos... assim só ajudam a cada vez mais pessoal deixar de vir para a arca. ainda por cima sabiam que se tratava de uma criança, mais um motivo para não a assustar 

São precisos muitos animais para se fazer um casaco de peles, mas só um para o usar...
-
- Membro Veterano
OláArcanus Escreveu: [ Mas sendo assim, o homem nunca teria domesticado o lobo, a fim de se tornar mais tarde, um cão, nem domesticaria os gatos, nem os cavalos, nem nenhum desses animais que hoje se denominam animais domésticas (o cavalo nem tanto), pois também eles, num dia longínquo, foram animais selvagens!
É aqui que reside a nossa diferença. O homem quando tirou partido das potencialidades dos outros animais, domesticando-os, fê-lo por imperiosa necessidade de sobrevivência, e grande parte dessas espécies, oportunistas, souberam fazer-se ainda mais utéis, tirando também eles partido da segurança que o Homem lhe dava, da alimentação ( já não tinham que competir) etc. etc... e com esta estratégia asseguravam que as ninhdas sobreviveriam em percentagens elevadissímas, estando assim garantida a sobrevivência da espécie, que é o que importa, o resto é folclore.
Agora . já não lhes basta os béus-béus, a gataria, a passarada, os répteis, etc.
E nós , adultos , damo-lhes tudo com um sorriso nos lábios. Creio que estamos a criar os monstrengos....
Vocês bem que podiam deixar de ser tão... obtusos!!! Sinceramente, é só respostas destas que vocês sabem dar?
Reconhece este verso;
" Eles comem tudo
eles comem tudo
e não deixam nada"
Eu enquanto adulto não me demito

Um abraço
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado abr 05, 2003 6:08 pm
não podiam ser menos bruscos com uma pessoa que segundo parece é uma criança ou adolescente?por favor, têm tanto direito de ser compreendidos os canitos, como os humanitos, vá lá, então?Gary, por favor, tente ser mais compreensivo.
P.S.-se calhar quando for maior vou publicar um livro de título:-"o nosso amigo, o Humano"
era só a brincar
P.S.-se calhar quando for maior vou publicar um livro de título:-"o nosso amigo, o Humano"

era só a brincar

<p>Dizem-se extintos os génios e esquecidos os geniais. Pois eu acho que génio é qulaquer pessoa que perceba que o genial é estar em comunhão com a natureza que o rodeia e consigo próprio.</p>
-
- Membro Veterano
Sim, eu sei isso tudo, mas no meio das minhas leituras não vi porque o homem se aliou ao gato... qual o interesse do homem em domesticar o gato, e dar-lhe protecção e etc? Em relação ao cão e os outros animais, tudo muito bem, mas e os gatos? Não seria a companhia o único objectivo do homem? Domesticar uma animal selvagem que vive em liberdade, que gosta da companhia dos humanos, para lhes dar o carinho que os gatos dão? Eu creio que sim...Olá
É aqui que reside a nossa diferença. O homem quando tirou partido das potencialidades dos outros animais, domesticando-os, fê-lo por imperiosa necessidade de sobrevivência, e grande parte dessas espécies, oportunistas, souberam fazer-se ainda mais utéis, tirando também eles partido da segurança que o Homem lhe dava, da alimentação ( já não tinham que competir) etc. etc... e com esta estratégia asseguravam que as ninhdas sobreviveriam em percentagens elevadissímas, estando assim garantida a sobrevivência da espécie, que é o que importa, o resto é folclore.
Agora . já não lhes basta os béus-béus, a gataria, a passarada, os répteis, etc.
E nós , adultos , damo-lhes tudo com um sorriso nos lábios. Creio que estamos a criar os monstrengos....
"Nós adultos damos-lhes tudo com um sorriso nos lábios"? Desculpe, mas fale por você... Caso se desse às crianças tudo o que elas quisessem, e se fizessem todas as vontades, aí sim, haveria um problema. Mas não creio que seja esse o caso. A criar monstrengos? Quem? Se há pessoas que não sabem educar os seus filhos, problema deles! O meu único problema são precisamente as pessoas que metem os pobres animais no meio dessa desordem e má-educação! Porque creio que nisto estamos de acordo, quem vai acabar por sofrer com tudo isto, esta má-educação dada ás crianças, são os animais. Se virmos bem, o bem-estar dos animais no futuro e no presente depende muito dos pais, e da forma como eles educam os seus filhos.
Fiquem bem
-
- Membro
- Registado: quarta mai 21, 2003 9:16 pm
Sim, eu sei isso tudo, mas no meio das minhas leituras não vi porque o homem se aliou ao gato... qual o interesse do homem em domesticar o gato, e dar-lhe protecção e etc? Em relação ao cão e os outros animais, tudo muito bem, mas e os gatos? Não seria a companhia o único objectivo do homem? Domesticar uma animal selvagem que vive em liberdade, que gosta da companhia dos humanos, para lhes dar o carinho que os gatos dão? Eu creio que sim...Arcanus Escreveu:
"Nós adultos damos-lhes tudo com um sorriso nos lábios"? Desculpe, mas fale por você... Caso se desse às crianças tudo o que elas quisessem, e se fizessem todas as vontades, aí sim, haveria um problema. Mas não creio que seja esse o caso. A criar monstrengos? Quem? Se há pessoas que não sabem educar os seus filhos, problema deles! O meu único problema são precisamente as pessoas que metem os pobres animais no meio dessa desordem e má-educação! Porque creio que nisto estamos de acordo, quem vai acabar por sofrer com tudo isto, esta má-educação dada ás crianças, são os animais. Se virmos bem, o bem-estar dos animais no futuro e no presente depende muito dos pais, e da forma como eles educam os seus filhos.
Fiquem bem
[/quote]
Oh Arcanus o homem aliou-se ao gato porque ele caçava ratos

Eu tenho gato mas não tenho ratos em casa...

Gary por acaso tem filhos? Tenho a certeza que se tiver ou quando os tiver vai ser um óptimo pai!!!
Bom fim-de-semana a todos