boa tarde,
tenho 2 caes, um que vai fazer 13 meses este mês e outro com menos 2 meses sensivelmente.
estão juntos desde que tinham 4 e 3 meses e sempre se deram muito bem.
na ultima semana assisti a brigas entre os dois. o problema é que têm acontecido muitas vezes e cada vez mais violentas.
o que devo fazer quando os separo? devo ralhar?
será que umas aulas ajudavam no sentido de não se agredirem?
agradecia que me dessem conselhos
obg
agressividade entre caes
Moderador: mcerqueira
-
roquesoares
- Membro
- Registado: sábado jun 19, 2004 9:58 pm
Boas!!!!
Um tem 13 meses e o outro deve ter perto de 2 anos?!
Será necessário mais alguma informação para te poderem ajudar. Qual a raça dos cães? Têm portes fisicos semelhantes? O seu sexo? O local onde estam? Se as brigas acontecem perante determinadas situações, tais como alimentação, brincadeiras, etc.?
Assim que responderes a estas questões certamente te poderemos ajudar de formas mais precisa.
Um tem 13 meses e o outro deve ter perto de 2 anos?!
Será necessário mais alguma informação para te poderem ajudar. Qual a raça dos cães? Têm portes fisicos semelhantes? O seu sexo? O local onde estam? Se as brigas acontecem perante determinadas situações, tais como alimentação, brincadeiras, etc.?
Assim que responderes a estas questões certamente te poderemos ajudar de formas mais precisa.
-
ramosjimymax
- Registado: segunda mai 04, 2009 1:31 pm
um deles(o max é labrador e faz 13 meses dia 12/5)
o jimmy(é srd e tem mais ou menos 2 meses a menos do max ou seja +-11 meses)
são os 2 machos, não esterilizados, o max é um pouco maior do que o jimmy mas é este que parace ter mais atitudes agressivas.
quando estou em casa eles estão comigo, enquato estou fora ficam no pateo e jardim com cerca de 1000m para correr e brincar.
saem de casa para passeios 2 vezes por dia.
não consigo achar padrao em relação ás brigas.ainda ontem vinha descer as escadas com eles para o jardim e pegaram-se!
o jimmy(é srd e tem mais ou menos 2 meses a menos do max ou seja +-11 meses)
são os 2 machos, não esterilizados, o max é um pouco maior do que o jimmy mas é este que parace ter mais atitudes agressivas.
quando estou em casa eles estão comigo, enquato estou fora ficam no pateo e jardim com cerca de 1000m para correr e brincar.
saem de casa para passeios 2 vezes por dia.
não consigo achar padrao em relação ás brigas.ainda ontem vinha descer as escadas com eles para o jardim e pegaram-se!
Olá,
Estão nitidamente a definir hierarquias. Se são mais ou menos do mesmo tamanho vai ter de os deixar lutar e definir lugares. Claro, estando a postos para o caso de a coisa ficar demasiado feia.
Por norma as lutas nos machos é mais barulho e posturas do que efectivamente danos. Se fossem fémeas a coisa era bem pior.
Se fossem meus, deixava-os brigar. Mas lá está, não estou a ver o que entende, quando diz, briga violenta. Pode efectivamente ser mesmo violenta ou pode ser a sua sensibilidade a falar. Já se magoaram mesmo?
Estão nitidamente a definir hierarquias. Se são mais ou menos do mesmo tamanho vai ter de os deixar lutar e definir lugares. Claro, estando a postos para o caso de a coisa ficar demasiado feia.
Por norma as lutas nos machos é mais barulho e posturas do que efectivamente danos. Se fossem fémeas a coisa era bem pior.
Se fossem meus, deixava-os brigar. Mas lá está, não estou a ver o que entende, quando diz, briga violenta. Pode efectivamente ser mesmo violenta ou pode ser a sua sensibilidade a falar. Já se magoaram mesmo?
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
-
roquesoares
- Membro
- Registado: sábado jun 19, 2004 9:58 pm
Boas!!!
A idade sugere que se estão a avaliar, e segundo o comentário anterior deixe as coisas seguirem o seu caminho, que eles acabaram por se entender.
Por norma o labrador é uma raça mais submissa, mas mesmo assim há individuos bastante autoritários e neste caso parece não querer perder o seu estatuto.
Procure sempre que possivel assistir às quesilias e certifique-se que não são muito graves. parece que é só sobre dominio territirial, mas poderá haver alguma femea na zona?!
Já referiu que passeia bastante com eles, mas procure levá-los para locais diferentes, que ambos não conheçam e aí proporcione momentos de brincadeira entre eles e do seu dominio sobre ambos (treino).
Até à próxima!!!
A idade sugere que se estão a avaliar, e segundo o comentário anterior deixe as coisas seguirem o seu caminho, que eles acabaram por se entender.
Por norma o labrador é uma raça mais submissa, mas mesmo assim há individuos bastante autoritários e neste caso parece não querer perder o seu estatuto.
Procure sempre que possivel assistir às quesilias e certifique-se que não são muito graves. parece que é só sobre dominio territirial, mas poderá haver alguma femea na zona?!
Já referiu que passeia bastante com eles, mas procure levá-los para locais diferentes, que ambos não conheçam e aí proporcione momentos de brincadeira entre eles e do seu dominio sobre ambos (treino).
Até à próxima!!!
-
ramosjimymax
- Registado: segunda mai 04, 2009 1:31 pm
olá, obg pelas ajudas.
nos ultimos dias, enquanto tenho estado em casa não se têm pegado(espero que ja tenham resolvido zanga
)
que eu saiba aqui nas redondezas só há machos, por isso deve ser mesmo uma questão de liderança.
na ultima briga o jimmy ficou com uns arranhoes na orelha e o max com um ao pé do olho, mas está tudo a ser tratado.
De qualquer maneira vou tentar arranjar um treinador para umas aulas de obediência, pelo que consegui na net aqui há poucos e muito caros.
o ultimo que contactei disse que por 6 aulas para os 2 caes ficava em 360€.
Sei que é um bom investimento mas por agora está acima das minhas possibilidades.
nos ultimos dias, enquanto tenho estado em casa não se têm pegado(espero que ja tenham resolvido zanga
que eu saiba aqui nas redondezas só há machos, por isso deve ser mesmo uma questão de liderança.
na ultima briga o jimmy ficou com uns arranhoes na orelha e o max com um ao pé do olho, mas está tudo a ser tratado.
De qualquer maneira vou tentar arranjar um treinador para umas aulas de obediência, pelo que consegui na net aqui há poucos e muito caros.
Sei que é um bom investimento mas por agora está acima das minhas possibilidades.
Pequenas feridas de combate. Nada de mais. Há um pormenor muito importante a que vai ter de dar atenção. Vai ter de descobrir, e isso é fácil, quem é o animal dominante. E é a esse que vai ter de se dirigir primeiro. Quando alimenta, quando faz festas. Se não o fizer, as brigas entre eles podem continuar. Pode parecer cruel, mas resulta muito bem e eles não se incomodam porque é a linguagem deles. Mas no meio disto tudo, a sua supremacia continua e ela pode actuar por exemplo, se o dominante quiser roubar a comida ao outro.ramosjimymax Escreveu:na ultima briga o jimmy ficou com uns arranhoes na orelha e o max com um ao pé do olho, mas está tudo a ser tratado.
Há por aqui pessoal muito mais experiente e com exemplos práticos da coisa que poderiam dar dicas muito mais informadas, mas não aparecem
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
-
WhiteLirium
- Membro
- Registado: sexta mar 13, 2009 11:54 am
Também não tenho muita experiência, mas já li um artigo sobre este assunto e tenho pena de não o ter aqui agora. Também diria que estão a estabelecer a hierarquia e no artigo eles aconselhavam a deixá-los brigar, a não ser (claro) quando vemos que se vão ferir com gravidade (sem bem que podemos questionar: ora defina-se então gravidade). Também aconselhavam a moderar as manifestações de afecto a um em frente ao outro, eles comerem em lugares bem separados, etc.
Espero que tudo fique bem. Abraço e boa sorte.
Espero que tudo fique bem. Abraço e boa sorte.
Nascemos de um sonho, vivemos num sonho e morremos quando o sonho acaba.