Andam a enganar-nos ou andamos a enganar-nos uns aos outros?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
vcruz
Membro Veterano
Registado: quinta nov 07, 2002 1:40 pm

quinta jul 24, 2003 12:39 pm

Olás,
1 - não sei se se recordam de há cerca de 3 meses atrás ter aberto um tópico sobre gatinhs recém-nascidos que iam ser mortos.
Pois bem, não foram :lol: , pica-miolos como eu sou, a minha prima acabou por ficar com eles e falar com várias pessoas para saber se encontrava donos. Ficou com uma, a Doquinhas e à cerca de 1 mês foi a Aveiro a uma loja de animais entregar os restantes. Entretanto, como depois de lhe morrer atropelado um gato na IP 5 e de novamente a pica-miolos ter atacado tanto, mandou castrar o outro gato, mesmo contra a vontade do marido. Ficou tão contente com o resultado, que falou com a veterinária, para lhe dizer que ía juntar dinheiro para mandar esterilizar a mãe dos gatinhos, que se tinha mudado de armas e bagagens para casa dela.
Resposta da veterinária - que não valia a pena, bastava dar a pílula.
Resposta da minha prima: mas a minha prima diz que a pílula isto e a pílula aquilo!
Resposta da médica - isso é preconceito!

2 - Tenho uma vizinha no prédio que tinha uma gatinha há 8 anos, a Tucha.
Quando começou a fazer cios, a médica mandou-lhe dar a pílula, o que ela tem vindo a fazer.
Quando a Lolita foi esterilizada, falámos sobre as nossas bichanosas (eu nunca cheguei a ver a dela) e ela disse que se calhar deveria ter feito o mesmo, pois a gata dela estava cheia de caroços na barriga e ela por ter poucas posses, teria de esperar pela reforma de Julho, que equivale ao 13º mês dos trabalhadores.
2ª fª levou-a ao veterinário e já não a trouxe :cry:
Os médicos disseram que o mais certo era ela morrer na operação, pois estava cheia de tumores que tinham sido causados pelo uso intensivo da pílula :(

3 - ontem, na minha viagem de comboio do trabalho para casa, estava a ouvir uma conversa entre um rapaz e uma rapariga, que iam à minha frente.
A rapariga tem 2 gatas que tomam a pílula de 15 em 15 dias.
Segundo o veterinário, a esterilização das gatas, provoca muito problemas :o

Amigos : os veterinários que aconselham esterilização/castração aos nossos animais estão a querer levar o nosso dinheiro?
Os veterinários que aconselham a pílula às nossas gatas, não gostam de gatos e querem que elas morram?
Sei que nada tem só 2 tons : preto e branco, também há os cinzentos, os cremes...
O que eu quero dizer é que a maioria de nós aqui no fórum já passou ou leu relatos tristes de gatinhas que tomaram a pílula. Há ainda veterinários que não sabem os problemas que isso pode causar??
A pílula não fará assim tão mal, mas influenciados uns pelo outros, e pelos veterinários, desenvolvemos ideias negativas ácerca dela?
Pela minha parte e como se devem lembrar, a Lolita foi esterilizada em Maio. A cirurgia não teve complicação nenhuma.
A Tucha foi abatida na 2ª fª :cry:

Peço desculpa por este "testamento", mas não quis deixar de partilhar estas dúvidas convosco.
Muito obrigado por terem lido tudo até ao fim :)
V.
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

quinta jul 24, 2003 12:56 pm

Olá!!

Bem, de facto fiquei espantada, siderada!! :o :o com o que relata desses veterinários, em relação à pílula! :o :o
Quando perguntei ao meu a opinião dele, disse-me logo que a pílula tem efeitos secundários graves, que desenvolvem tumores, na generalidade, não quer dizer 100%, mas não devia dar. E tenho-o em certa consideração!
Também me aconselhou a esterilização! Mas aí entra a minha reserva relativamente às intervenções cirúrgicas, que considero serem feitas apenas quando ABSOLUTAMENTE necessárias! Nunca como prevenção!
Digam o que disserem, andar a intervir internamente nos órgãos, nunca fica nada como dantes! Além de que não são seguras 100%, e ninguem pode afirmar isso!
Mas em relação à pílula ... :evil: :evil:
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
Miau
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)

quinta jul 24, 2003 1:33 pm

Eu devo confessar que me surpreendo quando ouço falar que o veterinário aconselhou a pilula. E não é só aqui no forum. O meu vizinho tem uma gata e o vet (super profissional :evil: ) disse para lhe dar a pilula de 15 em 15 dias e não o informou dos efeitos secundários. Será que anda tudo louco? Um médico sabe que a pilula é prejudicial e não fala sobre isso com os clientes???? Será que sabem mesmo?????

O meu vet é muito linear e esclareceu-me de imediato sobre estas consequencias. Aconselha vivamente a esterilização e a minha Mikinhas vai ser esterilizada antes do 1º ciu, ou seja, aos 5 meses. Acredito nele e inclusive, após a minha gata Becky ter morrido com vários tumores mamários (dei-lhe a pilula 2 vezes porque não conhecia os efeitos secundários) fez um trabalho sobre este assunto e conclusão: para evitar os ditos e malvados tumores as gatas devem ser esterilizadas antes do 1º ciu. Não tenho dúvidas. Para além disso temos que ver que a ovarioesterectomia reduz a 100% as infecções uterinas e nos ovários. Muitas são as gatas que têm infecções uterinas que podem ser fatais.

Esses veterinários deviam de ser processados... :evil: :evil: :evil:

Miau
Última edição por Miau em quinta jul 24, 2003 1:38 pm, editado 2 vezes no total.
vcruz
Membro Veterano

quinta jul 24, 2003 1:34 pm

Olá Miadores,
não gostava que alguém pensasse que eu penso que os veterinários nos querem extorquir dinheiro quando sugerem a esterilização!
Eu mandei esterilizar a Lolita, não estou um milímetro arrependida e outra gata que tenha, será esterilizada!
O que me consterna e à Miadores também, pelo que percebi, foi o conselho de alguns veterinários em se dar a pílula!
Mas porquê?
Com que intenção?
Até entendo, que uma gata por problemas de saúde, não possa ser submetida a uma cirurgia de imediato, tome a pílula por algum tempo.
Mas uso contínuo?
E que as pessoas são preconceituosas em relação à pílula? Ou que as esteilizações provocam sempre complicações??
Há coisas que o meu entendimento não alcança... :o
V.
vcruz
Membro Veterano

quinta jul 24, 2003 1:43 pm

Acho que a Miau tocou na tecla que me anda a martelar.
Será que alguns veterinários conhecem mesmo os riscos de uma toma contínua da pílula?? :evil:
Á semelhança dos médicos e demais profissionais, os veterinários não têm acções de "reciclagem"?
Se não têm, deviam ter : olhem, a anterior veterinária da Lolita, de má memória, se tivesse essa dita reciclagem, não teria receitado Brufen a uma gatinha de 4 meses, quando esse medicamente em Espanha nem sequer é comercializado!
Eu passo-me! :evil: :evil:
V.
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quinta jul 24, 2003 1:58 pm

Olá,

Como sabem eu esterilizei a Amélia e fi-lo em perfeita consciência de que era o melhor para ela. O Veterinário não me induziu a fazer, disse-me que nem sonhasse em lhe dar a pilula pois era muito má para as gatas. Explicou-me que por vezes a pessoas de poucas posses, ou que se preocupam pouco com os gatos aconselham a que se dê a pilula pois sempre é melhor do que andarem a ter ninhadas indesejáveis.
Disse-me que eu podia ou não fazer a esterilização, mas aconselhou-me a que a fizesse. Pois explicou-me que se ela não engravidasse os cios iam ser cada vez mais frequentes e a tendência seria para ela com os anos desenvolver tumores.

Acho que os médicos como os veterinários se não se vão actualizando podem estagnar. Há uns anos atrás poucos eram os vets que aconselhavam a esterilização. A medicina veterinária evoluiu bastante nos últimos anos em todos os aspectos. os vets que se mantêm actualizados aconselham a esterilização sim.

Pelos problemas da Amélia eu tenho andado a pesquisar muito na net sobre a PIF, tenho lido vários sites de médicos veterinários e de animais e em todos é aconselhada a esterilização e são explicados os efeitos nefastos da pilula.

Beijokas
kathleen
Kathleen
Membro Veterano
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

Repetida....
Última edição por Kathleen em quinta jul 24, 2003 2:03 pm, editado 3 vezes no total.
Kathleen
Membro Veterano

Repetida...
Última edição por Kathleen em quinta jul 24, 2003 2:13 pm, editado 3 vezes no total.
Kathleen
Membro Veterano

quinta jul 24, 2003 1:59 pm

Repetida...
Última edição por Kathleen em quinta jul 24, 2003 2:18 pm, editado 1 vez no total.
Kathleen
Membro Veterano

Repetida...
Última edição por Kathleen em quinta jul 24, 2003 2:28 pm, editado 1 vez no total.
Kathleen
Membro Veterano

Repetida...
Última edição por Kathleen em quinta jul 24, 2003 2:04 pm, editado 3 vezes no total.
Kathleen
Membro Veterano

Repetida...
Última edição por Kathleen em quinta jul 24, 2003 2:21 pm, editado 1 vez no total.
Kathleen
Membro Veterano

quinta jul 24, 2003 2:01 pm

repetida...
noggy
Membro Veterano
Registado: segunda ago 26, 2002 3:23 pm

quinta jul 24, 2003 2:05 pm

Há quatro anos atrás quando decidi dar a pílula à minha gata, por achar que ela era mto pikinita para ser esterilizada, foi quase preciso apontar uma pistola à cabeça da veterinária para k ela ma vendesse!!

Apresentou-me um rol tal de problemas que eu dp estive mais de um ano se ser capaz de lha dar... só quando achei que os cios estavam a incomodar os vizinhos me decidi!!

Desde diabetes, tumores mamários e uterinos e sei lá mais o quê, a lista foi interminável...

Hj a Baixinha está esterilizada e se soubesse o que sei agora teria sido logo na altura em k hesitei!
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quinta jul 24, 2003 2:24 pm

eu fico espantada. há que anos que o vet sempre se recusou a dar a pílula às gatas. até injecções. a carlota só tomou uma vez porque era a única. sei de gatas que morreram e que ficaram doentes por causa da pílula. mas isto há cada vet :o :o
Responder

Voltar para “Gatos”