"Dona de Gata diz-se alvo de chantagem"

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda mai 04, 2009 12:21 pm

Suzana1 Escreveu:Pois eu penso precisamente o contrário. A própria dona da gata diz que já lhe tinha fugido outra. Ora se ela não se preocupa em fechar a varanda ou em não deixar a gata ir para lá, é porque é negligente. Não digo que não goste da gata, mas deixou-a fugir. E 13 km para uma gata de casa (eles costumam é aninhar-se num canto com medo) é muito, na minha opinião.
13 Km não é nada para um gato. Alguns poderão ficar num canto anichados mas a maioria vai mesmo é aproveitar a liberdade conquistada. Começo a achar que percebem tanto de gatos como de fabrico caseiro de enchidos.
O facto de a dona ter deixado a gata fugir não dá o direito a ninguém de resolver ficar com o animal. Por isso mesmo a dona investiu num Chip.
Suzana1 Escreveu:Essa história de a gata ter fugido outra vez é que não me convenceu, cá para mim a gata deve estar em casa de algum familiar da tal "bem feitora" E fez ela muito bem, nesta situação eu fazia o mesmo.
Espero bem que nunca tenha o azar de perder um animal seu, porque acredite, pode acontecer a qualquer um. E que o seu animal encontre uma alminha destas que se outorga o direito de julgar os outros em vez de olhar para si propria. No dia em que a Suzana1 levar pela frente com uma benfeitora iluminada destas a não lhe querer devolver o seu animal, talvez mude de opinião. E espero que os seus gatos tenham chip, caso contrário, como vai provar que é seu? Não prova!

Espero nunca ter o azar de perder nenhum animal meu e que tenha o azar de encontrar a Suzana1 pela frente. Porque já sei que vou ser roubada sem qualquer remorso ou civilidade, uma vez que dá os parabéns e diz que faria o mesmo.

Haja um pouco de bom senso.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
pendragon
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 5:47 pm
cacau, o terror peludo
lindinha, a senhora gata

segunda mai 04, 2009 12:59 pm

vou opinar...

acho que não é assim tão usual por cá colocarem-se chips nos gatos, por isso, se a dona do gato se preocupou em colocar um chip no gato, quanto a mim isso denota alguma preocupação por parte da senhora... o que não invalida a negligencia dela ao ter deixado o gato fugir, ok, acontece, mas não foi o primeiro... "à primeira toda a gente cai, à segunda só cai quem quer" é o que eu penso!

quanto à benfeitora pedir exclarecimentos dos 13 km... só posso dizer isto, conheci um cão que entrava no comboio e saia em Cascais, o gajo pirou-se de casa e lá ia ele todo feliz da vida passear!

ou seja, ambas têm culpa e a vitima é o gato!
Filipa Costa
jcmac
Membro Veterano
Registado: domingo ago 19, 2007 6:28 pm
Localização: 3 gatas: Tusca Farrusca, Miona (Micas Peluda) e Cd Ervilha.

segunda mai 04, 2009 5:25 pm

LuMaria Escreveu:13 Km não é nada para um gato. Alguns poderão ficar num canto anichados mas a maioria vai mesmo é aproveitar a liberdade conquistada. Começo a achar que percebem tanto de gatos como de fabrico caseiro de enchidos.
A maioria LuMaria :o?
Desculpe, mas não posso de modo algum concordar consigo.
Das minhas 3 gatas só uma é que tem alguma curiosidade em espreitar para o patamar da entrada, e mesmo assim se lhe fecho a porta desata a miar porque quer entrar para aquela que é a sua casa. As outras 2 nem podem sequer sentir que a campaínha toca porque pensam que é o bicho papão que as vem buscar. Não generalize por favor LuMaria. Não sei se já reparou mas estamos em Portugal, e gatos à inglesa é para outras bandas :?!
LuMaria Escreveu:Espero bem que nunca tenha o azar de perder um animal seu, porque acredite, pode acontecer a qualquer um.
Pois é LuMaria, realmente pode acontecer a qualquer um. Mas 2 vezes? Desculpe mas isto é pura negligência e nem o facto da senhora ter posto o chip à gata a livra disto.

A questão é que se eu, tal como a senhora que está a ser processada, encontrasse uma gata a vaguear pelas ruas, descobrisse que afinal ela tinha donos, e depois disto ficasse com a miníma suspeita que esses donos eram negligentes :arrow: pode crer que também não a entregava!
Mas prontos, para alguns é preferível o verdadeiro dono embora negligente, do que um novo 5*... enfim, são opiniões :roll:!
LuMaria Escreveu:Haja um pouco de bom senso.
Finalmente algo em que concordamos :lol:!
<p><a href="http://bichanosdoporto.blogspot.com/">< ... ng></a></p>
<p><strong><u></u></strong>&nbsp;"Be the change you wish to see in the world." (Gandhi)</p>
LuMaria
Membro Veterano

segunda mai 04, 2009 5:54 pm

jcmac Escreveu:A maioria LuMaria :o?
Desculpe, mas não posso de modo algum concordar consigo.
Das minhas 3 gatas só uma é que tem alguma curiosidade em espreitar para o patamar da entrada, e mesmo assim se lhe fecho a porta desata a miar porque quer entrar para aquela que é a sua casa. As outras 2 nem podem sequer sentir que a campaínha toca porque pensam que é o bicho papão que as vem buscar. Não generalize por favor LuMaria. Não sei se já reparou mas estamos em Portugal, e gatos à inglesa é para outras bandas :?!
O que disse não mostra o que cada uma delas faria em caso de fuga. Portanto não faz a menor ideia de qual sería a reacção delas em caso de estarem efectivamente na rua.
jcmac Escreveu:Pois é LuMaria, realmente pode acontecer a qualquer um. Mas 2 vezes? Desculpe mas isto é pura negligência e nem o facto da senhora ter posto o chip à gata a livra disto.
É a sua opinião e aceito-a. Mas não é suficiente para roubar um animal ao seu dono. Além disso a "iluminada" nem sabía quantos gatos já tinham desaparecido à senhora. Certo?
jcmac Escreveu:A questão é que se eu, tal como a senhora que está a ser processada, encontrasse uma gata a vaguear pelas ruas, descobrisse que afinal ela tinha donos, e depois disto ficasse com a miníma suspeita que esses donos eram negligentes :arrow: pode crer que também não a entregava!
A isso chama-se roubo.
jcmac Escreveu:Mas prontos, para alguns é preferível o verdadeiro dono embora negligente, do que um novo 5*... enfim, são opiniões :roll:!
Nada me indica que a senhora em questão seja uma dona 5*. Sei sim que é ladra.

E não precisa colocar o meu nick a bold, se quiser arranjo-lhe um nequinho com um martelo :wink:

:arrow: Imagem
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

segunda mai 04, 2009 6:25 pm

Tambem vou opinar... :D
Por acaso desde que vim morar para o campo que a minha gata anda por onde quer, o tempo que quer.
Tambem por acaso nunca se afasta muito nem está muito tempo fora.
Ainda por acaso , ou não, está esterelizada, chipada, vacinada , etc.
Se alguma " iluminada " me sequestrasse ( porque para mim isso é sequestro ) a gata e ainda por cima me chamasse negligente.... :evil:
Certinho, certinho era uma acção em tribunal pelo roubo/sequestro e outra por difamação.
Agora as pessoas são negligentes por dá cá aquela palha ??????
Por tudo e por nada aponta-se logo dedos.... será que nunca nenhuma de vocês, altas sumidades em tratamento animal, tiveram uma falha??????
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
LuMaria
Membro Veterano

segunda mai 04, 2009 6:30 pm

nicasxi Escreveu:Tambem vou opinar... :D
Por acaso desde que vim morar para o campo que a minha gata anda por onde quer, o tempo que quer.
Se alguma " iluminada " me sequestrasse ( porque para mim isso é sequestro ) a gata e ainda por cima me chamasse negligente.... :evil:
Certinho, certinho era uma acção em tribunal pelo roubo/sequestro e outra por difamação.
Por tudo e por nada aponta-se logo dedos.... será que nunca nenhuma de vocês, altas sumidades em tratamento animal, tiveram uma falha??????
É melhor não dar morada ou essa gata já era. :roll:
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

segunda mai 04, 2009 6:35 pm

Mas no campo é muito natural os gatos andarem soltos.
E animais que são neglicenciados veem-se bem.
Estão magros e nota-se o pêlo.

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
Suzana1
Membro Veterano
Registado: sábado fev 09, 2008 6:56 pm

segunda mai 04, 2009 8:33 pm

É claro que ninguém está livre de acontecer um acidente, mas duas vezes :o Para além disto, o facto de a dona não ter explicado à "iluminada" o que teria acontecido para a gata andar tão longe, também é estranho.
Se fosse a minha gata, ficaria agradecida à senhora, pagaria os gastos com o vet e vedava de imediato na varanda mostrando à "iluminada" que tinha realmente sido um acidente e que não voltaria a acontecer :wink:
Su
mlusa
Membro Veterano
Registado: terça jul 10, 2007 11:49 pm

segunda mai 04, 2009 8:50 pm

Nem uma nem outra teve os devidos cuidados com o animal, a verdade é essa!
A dona "chipou " a bichana e deixou-a à vontade, a que a acolheu, ao detectar o chip devolvia à dona, mas não, resolveu armar em "cuidadora" de animais abandonados e deixa-a fugir novamente, eh eh! Incrível! :roll:
<p>" A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o pode ser julgada pelo modo que seus animais s&atilde;o tratados."&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; <strong>M. Gandhi</strong></p>
<p>"Se souberem ser dignos de um gato, ele tornar-se-&aacute; vosso amigo, mas nunca vosso escravo." <strong>T. Gautier</strong></p>
<p><strong>mlusa</strong></p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda mai 04, 2009 9:32 pm

Encontrou a gata "Maria" abandonada e prestou-lhe cuidados médicos. Em troca, a dona do animal "presenteou-a" com um processo judicial, acusando-a de sequestrar "Maria", pelo qual começou, esta quarta-feira, a ser julgada.
pendragon Escreveu:vou opinar...

acho que não é assim tão usual por cá colocarem-se chips nos gatos, por isso, se a dona do gato se preocupou em colocar um chip no gato, quanto a mim isso denota alguma preocupação por parte da senhora... o que não invalida a negligencia dela ao ter deixado o gato fugir, ok, acontece, mas não foi o primeiro... "à primeira toda a gente cai, à segunda só cai quem quer" é o que eu penso! (…)
Gatos com o LOP, portanto comprados a criadores ou lojas, já saem para o comprador com o CHIP! Ora, como todo o texto referência SÓ o nome da gata em epígrafe e não a raça, quem pode garantir aqui que o CHIP tenha sido colocado pela "extremosa" Proprietária? Ela diz que sim mas da dessa "verdade" à realidade, não sei porque não vi. Pode ter acontecido o animal já ter ido para ela com o chip e ter havido sim uma transferência de Propriedade a que ela refere como: "pus o chip" Além do mais, o que não falta por este Mundo fora, são animais com chip, totalmente negligênciados pelos donos.
Tambem vou opinar... :D
Tem todo o direito em o fazer, desde que educadamente, tal como qualquer pessoa tem todo o direito a dar a sua opinião e anote-se que, sem ter que se adjectivar seja quem for que tenha opinião contrária da nossa.
Sendo que o seu caso não é em naaaaadinha um caso como o, eventual, descrito por si, mas sim um caso duma gata que se escapou, saltando pela varanda e já não era a primeira gata pertencente à mesma proprietária a fazer a mesmíssima fuga, é SIM NEGLIGÊNCIA PURA!!! Quem tem varandas e gatos tem a obrigação SIM de os manter protegidos ao máximo!!! Pelo menos é o que as "sumidades", adjectivadas por si, fazem com os seus animais de estimação :arrow: Protegem-nos o mais possível de eventuais perigos, ao máximo! E, se na eventualidade tiver acontecido uma fuga, com queda ou não, por uma varanda, com um animal, por distracção ou descuido, levo em crer que essas "sumidades" passem a ter mais cuidado para que a mesma situação não se repita, para bem dos animais que possui!

Coitada da Sra. Maria Emília que teve o azar de ser descuidada/negligente, 2 vezes.
No canto da sala de audiências, inconsolável, Maria Emília lá admitiu ser perseguida pelo azar. Ao JN, acabou por confessar que antes de "Maria" já uma outra gata se tinha escapulido. E talvez pelo mesmo método de fuga encetado pela sua sucessora: um salto da varanda. "Por isso é que pus um 'chip' na "Maria", frisou.

lagutrop Escreveu:Mas no campo é muito natural os gatos andarem soltos.
E animais que são neglicenciados veem-se bem.
Estão magros e nota-se o pêlo.
Magreza ou pêlo com mau aspecto, não são de forma alguma os únicos indícios de negligência a ter-se em conta na vasta lista que compreendem negligência para com animais, por parte dos seus proprietários.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
jcmac
Membro Veterano
Registado: domingo ago 19, 2007 6:28 pm
Localização: 3 gatas: Tusca Farrusca, Miona (Micas Peluda) e Cd Ervilha.

segunda mai 04, 2009 9:54 pm

nicasxi Escreveu:Ainda por acaso , ou não, está esterelizada, chipada, vacinada , etc.
Acho que faz muito bem nicasxi :roll:!
LuMaria Escreveu:É melhor não dar morada ou essa gata já era. :roll:
Oh LuMaria (eu agora ponho os nicks de todos a bold, e por isso lamento mas não abro uma excepção para si :wink:), não vamos exarcebar e ironizar a questão, ok?
Por acaso a dita senhora foi buscar a gata Maria a casa da dona? Parece-me que não :wink:!
LuMaria Escreveu:O que disse não mostra o que cada uma delas faria em caso de fuga. Portanto não faz a menor ideia de qual sería a reacção delas em caso de estarem efectivamente na rua.
Pois não mostra :wink:, mas posso dizer-lhe com toda a certeza que nenhuma das minhas gatas sobreviveria se de repente se encontrasse na rua :cry:!
É que sabe LuMaria, a ideia de ser algo bucólico, liríco e quase até paradisíaco como quer fazer parecer não me convence. Acha mesmo que um gato criado e habituado a uma casa, a uns donos, a comida a horas, a miminhos, etc e tal, se de repente se visse na rua sem ter o que comer, sujeito às condições climatéricas, e mais um etc e tal, ficaria assim feliz e contente pela liberdade finalmente conquistada :roll:? Naaa, não me parece :wink:!

Em relação a tudo o resto: pelo que sei nem sequer é roubo. O termo da acusação mais correcto é "apropriação de coisa achada", que tem uma moldura penal mais leve e ligeira, e tanto que o próprio Ministério Público iria tentar alterar isso :wink:!
E tem razão, realmente eu não posso afirmar que a senhora é uma dona 5*. Mas os indícios dizem-me que ela gosta de animais e preocupa-se com eles - recolheu a gatinha, tratou dela, até teve a preocupação de a levar ao veterinário onde verificou que tinha chip e uma dona, e depois até contactou essa dona.
A dona: não posso nem devo questionar a sua forma de amar, mas tenho indícios de que ela foi negligente. Lamento os que não concordam comigo e acham que o digo de forma leviana, mas esta é a minha opinião com base na informação que consigo ter acesso :wink:!
Posto isto mantenho aquilo que disse bem como aquilo que faria, e preferia mil vezes ser considerada ladra :lol:, a deixar a gata Maria nas mãos do seu verdadeiro dono mas negligente :?!
nicasxi Escreveu:Por tudo e por nada aponta-se logo dedos.... será que nunca nenhuma de vocês, altas sumidades em tratamento animal, tiveram uma falha??????
Já, já tive algumas ligeiras falhas e não tenho pejo nenhum em assumi-lo. A diferença é que não falhei 2 vezes na mesma coisa, e sendo essa coisa grave :twisted:!
<p><a href="http://bichanosdoporto.blogspot.com/">< ... ng></a></p>
<p><strong><u></u></strong>&nbsp;"Be the change you wish to see in the world." (Gandhi)</p>
Gypsfulvus
Membro Veterano
Registado: segunda abr 27, 2009 9:09 pm

segunda mai 04, 2009 10:30 pm

Boa noite

Parece que ainda não se deram conta do seguinte.

Uma pessoa que chipa um gato é porque se preocupa com ele.

De igual forma se uma pessoa se dá ao trabalho de ir para tribunal por causa de um animal é porque lhe dá valor e muito...

Qualquer pessoa pode ser considerada como sendo negligente. Há quem nos considere negligente por os nossos gatos não dormirem na nossa cama, não comerem à mesa e por aí. Há que haver bom senso.

Não me parece lógico que uma pessoa, desconhecendo outra decida não lhe entregar um animal porque entende que "um gato não anda 13 km". A mulher nem sabia na altura se outro teria já fugido.

Não há soluções milagrosas quando se tem empregadas...basta UM segundo.

A Leo se não me falha a memória electrificou as suas redes para evitar a fuga dos gatos. Alguém duvida que n pessoas que não saibam do que se trata em concreto e de como ela trata bem os animais, a quereriam crucificar ?
Ou a pessoas que para evitar que os gatos saíssem do quintal estabelecem um perimetro sónico que os impede de se aproximar do muro ?

Ou ainda quantas pessoas acham cruel os animais estarem presos num apartamente ou por sua vez os que acham cruel eles não andarem soltos.

Eu já tive um problema de um gato me fugir porque a idiota da empregada da limpeza deixar uma janela aberta. Na altura estava em Londres e tentei tomar medidas de prevenção. Terei sido negligente ?

Os vizinhos têm uns gatarrões que apanham sol no meu quintal todos os dias no verão. que devo fazer ? roubá-los ?

Por todos os exemplos acima acham correcta a atitude de uma pessoa que se arroga decidir se deve ou não devolver um animal ?

P.S SUPREMA IRONIA
Essa sra fica com a gata e diz que não o devolve porque a outra tinha deixado fugir a gata...ma anedoticamente agora vem dizer que a gata por sua vez...fugiu. Ora pela lógica... a sra que roubou a gata...é segundo a p´ropria definição dela mesma...NEGLIGENTE :lol: :lol: :lol: :lol:
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

segunda mai 04, 2009 10:39 pm

Bem... tenho que concordar plenamente com o Gypsfulvus!

...(temos mesmo que lhe chamar isso...?!)
Gypsfulvus
Membro Veterano
Registado: segunda abr 27, 2009 9:09 pm

segunda mai 04, 2009 11:03 pm

pathelen Escreveu:Bem... tenho que concordar plenamente com o Gypsfulvus!

...(temos mesmo que lhe chamar isso...?!)
Grifo, para os amigos. :lol:

Imagem
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda mai 04, 2009 11:10 pm

Gypsfulvus Escreveu: Boa noite

Parece que ainda não se deram conta do seguinte.

Uma pessoa que chipa um gato é porque se preocupa com ele.
O que mais se vê são animais chipados e depois completaente negligenciados! OU alguém vem dizer que não é bem assim e tal...?
leonildecarvalho Escreveu:
Gatos com o LOP, portanto comprados a criadores ou lojas, já saem para o comprador com o CHIP! Ora, como todo o texto referência SÓ o nome da gata em epígrafe e não a raça, quem pode garantir aqui que o CHIP tenha sido colocado pela "extremosa" Proprietária? Ela diz que sim mas da dessa "verdade" à realidade, não sei porque não vi. Pode ter acontecido o animal já ter ido para ela com o chip e ter havido sim uma transferência de Propriedade a que ela refere como: "pus o chip" Além do mais, o que não falta por este Mundo fora, são animais com chip, totalmente negligênciados pelos donos.

Gypsfulvus Escreveu:De igual forma se uma pessoa se dá ao trabalho de ir para tribunal por causa de um animal é porque lhe dá valor e muito...
Eu não punha as minhas mãos no lume por alguém que vai a tribunal por algo que "perdeu". Ou por acaso será que não existem pessoas que simplesmente não gostam de "perder"...?

Gypsfulvus Escreveu:Qualquer pessoa pode ser considerada como sendo negligente. Há quem nos considere negligente por os nossos gatos não dormirem na nossa cama, não comerem à mesa e por aí. Há que haver bom senso.
Nem tanto ao mar nem tanto à terra! Já me faz lembrar alguém que diz que um pouco de pele de bacalhau no bacalhau de natas, tinha quase um metro de comprimento :lol:

(...)

Gypsfulvus Escreveu:A Leo se não me falha a memória electrificou as suas redes para evitar a fuga dos gatos. Alguém duvida que n pessoas que não saibam do que se trata em concreto e de como ela trata bem os animais, a quereriam crucificar ?
Ou a pessoas que para evitar que os gatos saíssem do quintal estabelecem um perimetro sónico que os impede de se aproximar do muro ?
A Leo não serve de exemplo para negligencias... e falhou-lhe a memória sim já que não tenho redes electrificadas mas sim uma cerca eléctrica para animais. Agora se houver gente que não saiba para que servem e pensem o pior, estou-me a borrifar (não me preocupo minimamente com gente dessa) para esse tipo de gente, porque a mim o que mais me preocupa é a segurança e bem estar dos meus animais.

Gypsfulvus Escreveu:Os vizinhos têm uns gatarrões que apanham sol no meu quintal todos os dias no verão. que devo fazer ? roubá-los ?
O seu vizinho tem a sorte do dono do quintal ter animais qb e como tal não precisa de os roubar. Mas se forem parar a outros quintais, está sempre sujeito a ficar sem os gatos, sim!

Gypsfulvus Escreveu:P.S SUPREMA IRONIA
Essa sra fica com a gata e diz que não o devolve porque a outra tinha deixado fugir a gata...ma anedoticamente agora vem dizer que a gata por sua vez...fugiu. Ora pela lógica... a sra que roubou a gata...é segundo a p´ropria definição dela mesma...NEGLIGENTE :lol: :lol: :lol: :lol:
Na sua óptica de ver as coisas..., será?
Na minha, é, sem dúvida a ser verdade que a deixou fugir o que, não me parece ser a questão mas... oxalá que seja mentira e que a gata esteja finalmente com alguém que a saiba proteger. :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”