Meu gato está com inicio de insuficiencia Renal

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Hayrinha
Membro
Registado: terça mar 31, 2009 12:10 pm

segunda mai 04, 2009 9:30 am

O meu gatinho esta com inico de insuficiencia renal.... os niveis de critirina (??!!) está normais mas os da ureia já vão em 68. Em janeiro ainda estava com 38 sendo que o máximo é 36.... já piorou. Foi a pior noticia que me deram este fdsemana... fiquei em estado de choque pois já tive um gatito que faleceu do mesmo...

ele sabado, domingo e hoje esta a soro deve ser pa limpar o rim não?... eu nem ouvi bem a explicação da veterinário.. serei normal?... fiquei mm deprimida com a noticia. Ele é o meu bebe.

Quarta feira irá fazer as analises para ver se os niveis baixaram... equaciona-se a hipotese de adormecer o gato caso não seja assim de modo a evitar o sofrimento do gato no futuro...

Estamos a falar em que futuro? meses??.... nem posso acreditar!!

Não sei o que pense..

Na internet as respostas não são nada animadoras..

Existe alguem com uma resposta animadora??...

Bejinhos..
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

segunda mai 04, 2009 11:01 am

Imagino que esteja a sofrer imenso, mas está a fazer tudo pelo gatinho... Os gatos são animais muito fortes!! Força, vai tudo correr bem!!

Tenho dois exemplos...

O gato do meu primo, tem menos de 2 anos... esteve internado uns dias, a soro, a veterinária admitiu que com os valores que ele lá entrou dificilmente sobreviveria... Mas ele sobreviveu, agora tem de comer uma ração melhor (foi por causa da ração que ele ficou doente), depois teve uma pequena recaída mas voltou a ficar bem... É um gato com o qual terão de ter muitos cuidados com a alimentação, mas está bem, recuperou muito bem!!
O facto dele ser muito novinho ajudou imenso!!

O gato dos meus tios, com cerca de 10 anos, teve até de ser operado porque os tratamentos não resultaram... a veterinária não dava grandes esperanças... Mas aos poucos ele foi recuperando e, hoje, apesar de não estar ainda a 100%, faz a vidinha dele, está bem e, pelo meio, teve ainda de lidar com uma série de mudanças muito grandes para um gato, aliás, foi uma dessas mudanças que o fragilizou... Os meus tios também tiveram de passar a dar-lhe uma ração mais indicada à condição dele, deixaram de lhe dar comida da nossa da qual ele tanto gostava, passou a ser gato exclusivamente de interior...
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
Hayrinha
Membro

segunda mai 04, 2009 11:10 am

Obrigado pelas palavras.. reconfortaram-me imenso!!

O que eu acho estranho e me preocupa é que eles apenas comem royal canine Renal para evitarmos estes problemas. no entanto o Kiko só tem piorado. Será que a ração lhe faz mal?... Foi com a indicação do veterinário.

Mas vou te esperança. Quarta feira saberei o resultado das analises e irão fazer o prognostico.

Espero que tudo corra bem ... ainda tenho muito que partilhar com ele :)

Beijinhos e obrigado
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

segunda mai 04, 2009 11:17 am

Sei que agora é essa a ração que o gato do meu primo tem de comer, e reagiu muito muito bem...
Mas cada gato é um gato...
Se ele não melhora, corra para uma outra clínica veterinária, peça uma segunda opinião... não custa nada e é para o bem dele!!
No caso do gato dos meus tios, a primeira veterinária não estava a fazer o tratamento mais indicado, não o queria operar porque ele já não era novo e eles não viam melhoras, só viam o gato piorar de dia para dia... Os meus tios salvaram-no quando procuraram uma outra opinião!!

As melhoras para o pequeno!!
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

segunda mai 04, 2009 11:40 am

tudo depende da idade do gato e do tratamento que fizer. descobriram que o pantufinha era i.r. , tinha ele um ou dois anos. apesar das crises que tinha, de aumentar constantemente os níveis de cratinina e ureia, de eu andar sempre com o coração nas mãos, o menino durou 12 anos e meio. ou seja uns 10 anos depois de detectada a doença. mas não é muito normal um animal tão novo ser i.r. se calhar já nasceu assim. normalmente isto acontece aos gatos com mais de 10 anos.
o pantufinha comia a ração renal. tomou o legaphyton e outros comprimidos para a i.r. sei que apareceu um novo medicamento para a doença. é um spray com que se pulveriza a ração.
o stress não ajuda nada. as melhoras do menino
anjjazul
Hayrinha
Membro

segunda mai 04, 2009 12:04 pm

Eu acho que tem a ver com o pai deles.. a mana dele tem um rim poliquistico e não tem nenhum comportamento que acuse i.renal muito menos beber tanta agua como o kikinho. A mana é a Hayrinha!... Ela já foi diagnosticada há 4 anos mas c esta história toda no proximo mes irei fazer as analises. Ela estava pa ter uma ninhada e abortou.. foi assim que descobrimos. Ate achamos melhor " castrar" a gata para não transmitir este mau gene a nenhum filhote e posteriormente causar sofrimento a um dono/dona.

Sim stressar não me adianta de nada mas com as vossas mensagens fiquei um pco melhor! :)

Quarta feira dar-me-ão noticias quanto ao prognóstico e logo se verá.

De qualquer modo espero mesmo que ele viva muitos aninhos!

Obrigada a todos
Hayrinha
Membro

segunda mai 04, 2009 4:02 pm

A minha mae ligou me agora. Ja veio do veterinário com o kikinho. La anda... deprimido com a falta da dona mas enfim!! amanha vai fzr soro outra vez.. nao percebbo pk o que me deu um aperto no coração. mas tudo pelo melhor certo? caso os niveis da ureia nao baixa faz-se uma ecografia...

Amanha e outro dia.
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

segunda mai 04, 2009 4:18 pm

Pensar sempre positivo e não deixar transparecer a ansiedade para o gato.

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda mai 04, 2009 9:50 pm

Estando os níveis da creatinina dentro do normal, é bom sinal :wink: O resto, estando a soro e nas mãos de um Vet que saiba o que está a fazer, por certo que o seu gatinho vai sair deste "drama" e viver ainda muito tempo :wink:
NUNCA se deve falar em eutanasiar sem todas as hipóteses de tratamentos estarem esgotadas... :|

Boa sorte e as melhoras,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Hayrinha
Membro

terça mai 05, 2009 7:45 am

Bom dia,

A minha mãe colocou esse hipotese lembrando o sofrimento que foi com o primeiro gatinho... mas OBVIO que enquanto não esgotar as minhas hipoteses e saber que há esperança para o meu gatinho nem isso me passa pela cabeça...

Tenho uma questão...

Infelizmente estou a trabalhar e a estudar longe dele e onde estou não o posso ter e preocupa-me se ele for medicado. Os comprimidos para a i.r são diarios? Falaram no spray na comida mas tenho mais 3 gatinhos e casa e todos a tomarem o medicamento sem necessidade nenhuma... :S

Isto é preocupação por antecipação.

anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

terça mai 05, 2009 10:50 am

normalmente os comprimidos tomam-se durante 1 mês e repetem-se em casos agudos. infelizmente o pantufa, no final, já não passava sem eles. se não os tomasse, deixava de comer. e isso só aconteceu uns 2 dias antes de falecer. na penúltima crise foi-se muito abaixo e deixou de comer. mas depois recuperou e estava gordinho.
quanto ao spray na comida...os outros animais não precisam de comer renal. já para não falar no preço. tinha de separar o pantufa. ele já dsabia e pedia-me a paparoca dele. eles aprendem. agora o isaias anda há tempos a fazer uma raçao por causa duma infecção urinária e tb. pede :lol:
anjjazul
Hayrinha
Membro

terça mai 05, 2009 12:07 pm

anjjazul, optamos por dar renal a todos porque são todos filhos do mesmo pai e a minha gatinha tem um rim poliquistico e para prevenir entendemos que seria melhor assim. Pode ser um problema genético.... De vez em quando lá vem a ração que eles mais gostam misturada e uns docinhos. O meu kikinho que adora isso já nem lhe dou mais.

Entristeçe-me não poder estar com ele.. sei que está bem entregue mas ele não tem sido um gatinho muito feliz desde que tive de me ausentar para mais longe! vou sempre que posso, geralmente de 15 em 15 dias e quando tenho uma folguita lá vou todos os fdsemanas. É uma alegria ver o meu bixano...

Agora está fexado durante a noite no meu quarto com comida e aguinha fresca que a minha mãe tem posto e uma caixa de areia e os brinquedos. A minha mãe solta-o durante o dia e lá vai ele a correr pa cozinha ( local de eleição ). A sorte é que ela esta de ferinhas e tem ido c ele ao veterinário... Para a semana já ficará fechado durante o dia e solto à noite! ... isto porque: ele tem andado a urinar e a defecar por tudo o que é canto da casa. Tem sido um horror.. já tantamos de tudo mas ele lá se habitua ao replente.. e vai ser assim... Doi-me porque sei que ele não é feliz!! e sei que ele é capaz de ficar ainda mais deprimido e não há nada que possa fazer...

Se não é de uma coisa é de outra.. enfim...

beijinhos
Hayrinha
Membro

quarta mai 06, 2009 3:50 pm

O Kikinho já foi fazer as análises...

O nivel de Ureia baixou e o da creatinina aumentou :? :? :? :?

Amanha vai fazer uma ecografia porque a veterinaria quer ve in loco o que se passa c os rins dele...

Enfim... amanha é outro dia!!
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

quarta mai 06, 2009 4:42 pm

As melhoras do gatinho...

Nesse campo, felizmente não sei dar conselhos...
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta mai 06, 2009 6:16 pm

Sinto muito, Hayrinha.

Já alguma vez fizeram os despiste do PKD a esse gatinho?

Bem, de qualquer forma, aqui lhe deixo informacao dum local para onde se pode enviar a colheita ja que não tenho a certeza de se fazer cá este tipo de exame:

Laboratorio de Genética de la Facultad de Veterinaria de la Universidad Complutense de Madrid:
http://www.ucm.es/info/genetvet

Boa sorte e as melhoras do gatinho,

Leo

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”