Gatos de rua, libertar na colónia ou tentar adopção?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
elsasmc
Membro Veterano
Registado: terça jun 17, 2008 2:46 pm
Localização: Kikas, Xaninha, Luna, Fofinha e Babsy mais todos os outros q entram e saem em FAT

terça mai 05, 2009 7:56 am

Tenho tido uma gata em FAT desde a segunda semana de Março, que se encontrava em local de risco muito grávida e decidi por esse motivo deixá-la ter os gatinhos. (o objectivo aqui não é se concordam ou não em deixar nascer ou se devia esterilizar, já tenho levado gatas grávidas para esterilizar mas não tão grávidas e esta decidi assim devido ao barrigão...)

A gata está cá desde então, gatinhos reservados e encontro-me na dúvida o que faço à mãe após a esterilização.

Faço-lhe festas mas só quando quer, umas vezes vê-se que fica toda derretida até faz romrom, outras parece um bicho a soprar. Não é gata que tenha 100% confiança. Tem alturas que me deixa fazer-lhe festas no corpo todo, tem outras em que sopra e foge. E já passaram dois meses. Que confesso que por me afeiçoar a ela, me dá pena libertá-la.

Como até agora não temos tido casos assim, todos os gatos que passaram por mim ou já eram mansos ou converteram-se totalmente às carícias humanas estou na dúvida.

Invisto mais algum tempo nesta gata na tentativa de a amansar e colocar para adopção?

Ou esterilizo e liberto?

Gostava de lhe arranjar um lar, mas não sei se é boa ideia ocupar um lugar cá em casa sem saber se consigo amansar, tendo em conta que existe tanto gato manso na rua que podia ir buscar. Ela é sociável com outros gatos.

Que vos parece?
E esta a gata em questão.
Imagem

Temos também outro caso de uma gatinha aí com 7 meses, que vamos esterilizar, que teme stado em FAT há 2. Estava muito raquítica. Passa-se que em casa da pessoa há muitos esconderijos e neste tempo todo só lhe pegou/tocou uma vez, nem fotos consegue tirar, ela está sempre escondida e só quando está sozinha corre e brinca e vai ao wc. Quando tive disponibilidade ainda sugeri essa gatinha vir para mim que tinha como colocá-la num local sem esconderijos, mas agora está complicado. Também estamos num dilema em relação a esta...

Outra decisão a tomar...
<p>O ronronar sai de uma v&aacute;lvula de seguran&ccedil;a existente no pesco&ccedil;o do gato para atenuar o excesso de satisfa&ccedil;&atilde;o.
</p>
<p>ADAP - Associa&ccedil;&atilde;o de Defesa dos Animais de Portim&atilde;o <a href="http://animaisdeportimao.blogspot.com">http://animaisdeportimao.blogspot.com</a></p>
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

terça mai 05, 2009 8:35 am

Os animais de colonia de rua depois de estarem habituados á presença de humanos é complicado voltar a soltar na rua, porque aprenderam a confiar e não ficam muito seguros.

Mas, infelizmente não se consegue ficar com todos :(

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
pinkstar
Membro Veterano
Registado: terça abr 28, 2009 11:02 am

terça mai 05, 2009 11:21 am

POdes sempre tentar durante um tempo, até porque a gata é lindissima.

Olha tenho o caso de uma gata que ha pouco tempo me ajudaram a esterilizar, era gata de rua e nunca tinha estado em casa, apenas ficava num quintal de uma velhota que a alimentava. Quando veio da esterilizaçao a sra abriu-lhe a porta de casa, e ela aos poucos ja tem ficado na cozinha e ja tem ido ate ao quarto da sra... mto a medo pois quando ouve barulhos q nao conhece la vai ela para a rua outra vez.

É uma decisao q tens de pensar e ponderar. Eu nao tenho experiencia qs nenhuma, mas secalhar qto mais tempo passar pior vai ser para dps a po.la na rua... n sei,...
SiameseMaria
Membro Veterano
Registado: terça out 31, 2006 2:02 pm

terça mai 05, 2009 11:59 am

Num gato de rua a sociabilização pode demorar bastante mais de 2 meses...
Nós temos uma gata, a Mónica, que recolhemos da rua junto com um irmão e se este passados +/- esses 2 meses tornou-se num gato igual aos nossos outros 2 (temos 4!) em que só quer colo e a companhia dos humanos, já a Mónica, passados que estão quase um ano e meio de a termos... continua a não reagir muito bem à nossa presença... Deixa-nos fazer festas de vez em quando, está normalmente onde nós estamos, dorme na nossa cama, mas... sempre com a sua "distância de segurança"... Mas daí a dar-nos mais confiança que isso... NAH! Nem pensar! Ainda lhe mordemos! :D

Aliás, foi mesmo por essa razão que nunca a pusêmos para adopção! Mas também nunca sequer colocámos a hipótese de a tonar a colocar na rua!
Gostamos dela assim, tanto como gostamos dos outros, que são o oposto dela em feitio!
Entretanto continuamos a "puxar" por ela com brincadeiras, guloseimas, muitas festas quando ela está para aí virada e ... ela há-de cá vir... :D
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça mai 05, 2009 1:41 pm

SiameseMaria Escreveu:Num gato de rua a sociabilização pode demorar bastante mais de 2 meses...
BINGO!!!!!! E, aleluia que alguém sabe do que fala :wink:

Dois meses não é tempo suficiente para a socialização completa de um animal retirado da rua, especialmente se esse animal nasceu na rua :wink:

Portanto se essa gatinha até se deixa acariciar, não é feral! Logo, é de lhe dar uma oportunidade de lhe arranjar donos que compreendam que por enquanto é arredia até que confie plenamente na raça humana!!! :wink:

Para quem não saiba, as colónia de rua que, a maioria refere como "colónias controladas", quando afinal só o são a nível de "reprodução", uma vez que vão sendo castrados e largados.
Quanto a doenças, estão SEMPRE sujeitos e em alguns casos até são tratados se, quem os alimenta se der conta de algum estar doente o que, em gatos de vidinha livre, é complicado perceber-se atempadamente para poder tratar o animal com a eficácia desejada. Muitos casos são observados só já nas últimas e nesses casos acabam por morrer mesmo após esforços de tratamento.
Ainda, essas colónia ditas "controladas" são formadas pelos humanos que ao aperceberem-se de "grupos" de gatos; vulgo colónias, que se vão alimentado com o que lhes levam, "despejam mais gatos nesses grupos/colónias" por tudo quanto é espaços públicos, sejam jardins ou terrenos baldios e até por terrenos não vedados mas com Proprietários.
Estes gatos, largados nestes espaços que referi, correm todo o tipo de perigos, seja por envenenamento, atropelamento, espancamento, ataques de cães e até por "apanha/captura colectiva" por parte dos Serviços Câmarários e que já não é a primeira vez que o fazem!!!!!!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Fanequita
Membro Veterano
Registado: domingo set 28, 2008 2:37 pm

terça mai 05, 2009 5:56 pm

Aguarde mais um pouco... eu aguardava... já tive umagata assim que depois acabei por dar a uma amiga... ela era arredia comigo... mas com ela foi uma paz de alma... é preciso é ter calma.... :oops:
Faneca &laquo;Eu conheci muitos pensadores e muitos gatos, mas a sabedoria de gatos &eacute; infinitamente superior&raquo;. (Hippolyte Taine)
CrisChaves
Membro
Registado: segunda out 22, 2007 8:56 pm

terça mai 05, 2009 6:19 pm

Conheço pessoas que tem gatos que foram criados desde bebes em casa, mas nao se deixam mexer muito.
Uma amiga minha apanhou uma gata da rua e ela super mansa e quer sempre andar no colo.
Dê tempo a gatinha.
Miboki
Membro Veterano
Registado: quinta dez 18, 2008 9:51 pm

terça mai 05, 2009 8:05 pm

A gata é linda! Eu não tenho experiência nenhuma com gatos de rua , mas se a gata se deixa acariciar também acho que deve lhe dar uma oportunidade e tentar arranjar um dono, que saiba que a gata é um pouco rebelde!
Também conheço um caso de uma gata que desde que nasceu convive com humanos, mas não gosta de festas e quem ousar em lhe tocar leva com uma arranhade la.
elsasmc
Membro Veterano
Localização: Kikas, Xaninha, Luna, Fofinha e Babsy mais todos os outros q entram e saem em FAT

terça mai 05, 2009 8:11 pm

Gosto de ver tantas opiniões :D

Eu sei que 2 meses não é muito tempo para sociabilizar, até agora tenho tido sorte porque todos os gatos (e já foram muitos) que passaram por mim adaptarem-se bem e eram meigos ou ficaram meigos rapidamente e foram adoptados.

Mas faço parte de uma associação sem instalações e enquanto as minhas colegas têm cães em FAT, eu tenho mais gatos e sou a única, embora tenhamos 2 FATs de gatos ocasionais, mas da associação sou só eu que faço sempre o desenrasca. Ora um lugar vago faz diferença, senão corro o risco de estar lotada e alguém ter a triste ideia de ir levar mais um gato ao canil e eu estou de mãos atadas por ter uma ferinha em casa a ocupar um lugar.

É que eu não pretendo adoptar nenhum, pretendo simplesmente continuar a ter disponibilidade total para ser FAT. Por esse motivo estou na dúvida. O tempo que esta gata pode levar a estar apta a que alguém a queria (já não estou a pensar na idade) pode ser muito tempo. Ou nunca acontecer esse dia.

Oh dilema... Ao menos ela dá-se bem com outros gatos, já o Max (tripatinhas) que está para adopção não gosta de outros gatos e rezo para lhe encontrar um lar, pois ele fica bem é filho único. Mas esse óbvio que não penso libertar na rua pois tem menos defesas.

Ferinha ela!
<p>O ronronar sai de uma v&aacute;lvula de seguran&ccedil;a existente no pesco&ccedil;o do gato para atenuar o excesso de satisfa&ccedil;&atilde;o.
</p>
<p>ADAP - Associa&ccedil;&atilde;o de Defesa dos Animais de Portim&atilde;o <a href="http://animaisdeportimao.blogspot.com">http://animaisdeportimao.blogspot.com</a></p>
leonildecarvalho
Membro Veterano

terça mai 05, 2009 10:08 pm

elsasmc Escreveu:Gosto de ver tantas opiniões :D
Ainda bem :D Mas, minha opinão; aqui vai outra:

Ser-se FAT dum animal requer muito mais que restrições de tempo quando se tem um animal em mão para se ajudar, como a deste caso. Porque, para salvar um de ir para um Canil, como referiu, ao libertar outro numa das tais colónias, pode estar a safar um para "matar outro"...

Ser-se FAT não é significado de "produção de trabalho"...!

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
elsasmc
Membro Veterano

terça mai 05, 2009 11:03 pm

Eu não o faço para produção de trabalho leonilde, mas que me dificulta as coisas ter um gato sem perspectivas de adopção n tempo dificulta. Claro que um gato de rua está sujeito a muita coisa, mas muitos lá vão vivendo. Alguns melhor outros pior depende. Mas os que vão para o canil acaba ali.

Antes de mudar para a minha casa quando estava em arranjos finais já tinha a marquise "em uso" aí um mês e tal com um siamês. Siamês esse que me via e roçava-se e dava cambalhotas e ronrons, mas que às vezes dava-lhe uma pancada e ferrava nos tornozelos e mordeu-me a mão que fiquei com uma infecção enorme que nem conseguia mexer a mão. Fazia isto quando eu me mexia para afastar ou não lhe dava a atenção que ele queria, mas havia a casa para pintar, móveis para carregar, etc. Claro o bichinho estava imenso tempo sozinho porque ainda não me tinha mudado. Mas teve de ser porque não podia de outra forma. Embora me tenham dito para voltar a pô-lo onde foi apanhado (entrou na armadilha que não era para ele) não o fiz por acreditar que ele ficava apenas zangado por estar carente e querer atenção. E era esse o caso. Foi adoptado este domingo e a senhora está encantada que ele parece cola e é muito meigo. E o meu pai chamava-lhe "gato sacana"!

Ainda agora fui à marquise e ela estava toda derretida com as festinhas...

:roll:
</p>
lagutrop
Membro Veterano

quarta mai 06, 2009 9:03 am

Eu tenho de dizer que há colonias e colonias e tratadores de colonias bem diferentes uns dos outros.

Há quem dê massa e apenas os alimente, há quem lhes dê ração, desparasite, apanhe e esterilize as femêas e os machos dependendo do local e esteja sempre atento a possiveis doenças.
À minima alteração são apanhados e tratados e nunca um gato que já foi muito manipulado volta para a rua.
Não se pode meter tudo no mesmo saco.

Quem apenas consegue apanhar e esterilizar fêmeas, mesmo que as volte a largar no mesmo local parece-me que apesar de tudo faz um trabalho muito meritório.

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano

quarta mai 06, 2009 1:29 pm

E, que eu saiba, EU não disse o contrário. Claro que é um altruísmo (e não trabalho) mas com limitações a nível de segurança dos animais em todos os aspectos que referi (saúde especialmente, etc..) e ninguém me venha dizer o contrário porque sei BEM e na perfeição o que é ter a cargo uma colónia de rua.
Ou não será que mesmo os de casa, havendo mais que um, por vezes, só quando o gato apresenta sintomas, já os “males” vão em estado de avanço? Ora, se nos de casa já é o que é para se detectarem atempadamente problemas de saúde e até comportamentais, ali mesmo à frente dos nossos olhos, venha cá alguém dizer que nos de rua é diferente e que ainda a “maleita vai longe” e é logo detectável, logo apanhado (se ele se deixar apanhar e sabe-se lá quando?) e tratado atempadamente?!

Continuo a dizer que uma colónia de rua a cargo de alguém é controlada sim mas com limitações a muitos níveis. O único controlo a 100% é o da natalidade e mesmo assim… chega a haver colónias tão numerosas que muitas vezes aparecem novos machos e fêmeas sem se detectar atempadamente e lá vem mais um “descalabro”!!!

Cuidado com as interpretações… porque nem referi que não é meritório nem referi que não os tratam (o que inclui desparasitar e blá, blá, blá). Referi SIM e mais uma repito que: - são chamadas de “controladas” mas só com a garantia do verdadeiro controle ser o da Natalidade!!! Outros controles, são-no com défice.

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
lagutrop
Membro Veterano

quarta mai 06, 2009 1:41 pm

Leo

Como já outras vezes expliquei, quando escrevo aqui a maior parte das vezes não é em resposta a nada que tenham escrito.
Tem como objectivo as muitas pessoas que apenas leem e nunca escrevem.

Eu entendo o que diz perfeitamente.

<p>&nbsp;</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano

quarta mai 06, 2009 1:48 pm

elsasmc Escreveu:Eu não o faço para produção de trabalho leonilde, mas que me dificulta as coisas ter um gato sem perspectivas de adopção n tempo dificulta. Claro que um gato de rua está sujeito a muita coisa, mas muitos lá vão vivendo. Alguns melhor outros pior depende. Mas os que vão para o canil acaba ali.
Pois...entendo a sua ideia... mas, para si o que são perspectivas de adopção num animal que até se deixa acariciar, nem que só de vez em quando? :? Especialmente se já se sabe que 2 meses não são, de todo, o tempo limite para a total sociaçização dum felino com a intenção em se lhe arranjar um dono?

Não existe tempos limite para a socialização de qualquer animal que se tenha a certeza de não ser feral! Portanto... a minha questão mantém-se :wink:

Leo

[/b]
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”