Como ensinar o "junto"?
Moderador: mcerqueira
Bons dias,
desde a semana passada q tenho passeado a minha cadela solta (tem 6 meses). Solto-a apenas nas traseiras dos prédios, onde tem jardim e não há carros por perto, pois ela assusta-se com o barulho.
Tem corrido bem, nem sempre vem logo à 1ª qdo a chamo, pois é muito curiosa e quer cheirar tudo, mas à 2ª ou 3ª vem logo com o rabinho a abanar (acho q tem medo de se perder de mim).
No entanto não consigo q ela ande junto a mim, vai sempre uns 2 a 3 metros à frente toda apressada. Tenho algum receio disso, pois ela corre muito e se se assustar com alguma coisa, sai disparada q nem um foguete e n há hipotese nenhuma de eu a apanhar, nem sequer tentar!
Gostava de saber como ensinar o "junto". Eu bem q digo "junto" nos seguntos q ela está ao meu lado solta e mesmo qdo está com trela, mas sinto q ela n percebe o q lhe estou a tentar ensinar.
desde a semana passada q tenho passeado a minha cadela solta (tem 6 meses). Solto-a apenas nas traseiras dos prédios, onde tem jardim e não há carros por perto, pois ela assusta-se com o barulho.
Tem corrido bem, nem sempre vem logo à 1ª qdo a chamo, pois é muito curiosa e quer cheirar tudo, mas à 2ª ou 3ª vem logo com o rabinho a abanar (acho q tem medo de se perder de mim).
No entanto não consigo q ela ande junto a mim, vai sempre uns 2 a 3 metros à frente toda apressada. Tenho algum receio disso, pois ela corre muito e se se assustar com alguma coisa, sai disparada q nem um foguete e n há hipotese nenhuma de eu a apanhar, nem sequer tentar!
Gostava de saber como ensinar o "junto". Eu bem q digo "junto" nos seguntos q ela está ao meu lado solta e mesmo qdo está com trela, mas sinto q ela n percebe o q lhe estou a tentar ensinar.
Ola bom dia
aquilo que te posso dizer é que para lhe ensinares o junto o melhor será com trela depois de ela assimilar a palavra ao gesto podes começar a tentar solta... da-lhe sempre prémio "algum tipo de comida" quando ela vem ter contigo para saber que teve uma boa atitude e estando com trela vai insistindo a palavra e fazendo com que ela caminhe ao teu lado, vai dando premio para ela saber que esta a fazer bem
podes tambem faze-lo em casa para que ela n se distraia tanto com os barulhos exteriores.
a melhor maneira de se treinar um cao é com comidinha...
espero ter ajudado.
aquilo que te posso dizer é que para lhe ensinares o junto o melhor será com trela depois de ela assimilar a palavra ao gesto podes começar a tentar solta... da-lhe sempre prémio "algum tipo de comida" quando ela vem ter contigo para saber que teve uma boa atitude e estando com trela vai insistindo a palavra e fazendo com que ela caminhe ao teu lado, vai dando premio para ela saber que esta a fazer bem
podes tambem faze-lo em casa para que ela n se distraia tanto com os barulhos exteriores.
a melhor maneira de se treinar um cao é com comidinha...
espero ter ajudado.
-
cbranquinho
- Membro Júnior
- Registado: quinta abr 23, 2009 12:40 pm
boas,
A minha menina te 7 meses e tenho andado a ensinar o "junto ao dono" comecei com trela e ao fim de 2 dias estou a começar a tirar a trela para o fazer, e está-se a sair muito bem.
Ps - alem do "junto" estou tambem no "senta" e "deita" (pois ela só teve o seu dono com 6 meses), mas ando num local perto de casa mas sem barulhos por perto para ela não se distrair (li na net que se deve fazer nos primeiros dias em sitios sossegados para não se distrairem)
espero ter ajudado em algo, mas se algo estiver mal não esitem em corrigir.
Obg
A minha menina te 7 meses e tenho andado a ensinar o "junto ao dono" comecei com trela e ao fim de 2 dias estou a começar a tirar a trela para o fazer, e está-se a sair muito bem.
Ps - alem do "junto" estou tambem no "senta" e "deita" (pois ela só teve o seu dono com 6 meses), mas ando num local perto de casa mas sem barulhos por perto para ela não se distrair (li na net que se deve fazer nos primeiros dias em sitios sossegados para não se distrairem)
espero ter ajudado em algo, mas se algo estiver mal não esitem em corrigir.
Obg
Eu tenho-lhe dado biscoito e feito uma grande festa qdo ela vem ter comigo. E para sentar tb ensinei com o biscoito. Com o "junto", tento dizer junto e mostro-lhe o biscoito (ou basta te-lo na mão q ela percebe), e ela senta-se. Mesmo q eu diga junto, sinto q ela só associa o biscoito a sentar-se..
De qq das formas vou tentar fazer isso, ensinar o junto em casa e insistir mais qdo estiver de trela.
Obrigada
De qq das formas vou tentar fazer isso, ensinar o junto em casa e insistir mais qdo estiver de trela.
Obrigada
olá
Não sei se é certo mas comigo deu resultado.
Quando passeio a cadela rot ela vai sempre encostada as minhas pernas.
Comecei por passeá-la no meu espaço com trela bem curta e dizia junto.
Mesmo que ela quisesse fugir não conseguia.
Fazia assim umas voltas a casa e terreno e dava-lhe sempre uma guloseima. Já se habituou a andar junto que mesmo que não tenha atrela ela mantêm-se junto.
Quando é para correr ela tb já percebe o gesto e vai livre
Não sei se é certo mas comigo deu resultado.
Quando passeio a cadela rot ela vai sempre encostada as minhas pernas.
Comecei por passeá-la no meu espaço com trela bem curta e dizia junto.
Mesmo que ela quisesse fugir não conseguia.
Fazia assim umas voltas a casa e terreno e dava-lhe sempre uma guloseima. Já se habituou a andar junto que mesmo que não tenha atrela ela mantêm-se junto.
Quando é para correr ela tb já percebe o gesto e vai livre
É NORMAL QUE ELA ASSOCIE O BISCOITO AO SENTA POIS FOI ASSIM QUE APRENDEU... DIZ-LHE UM NAO FORTE (POIS NAO A MANDASTE SENTAR, E LEVANTA-A) ELA TEM QUE ASSOCIAR A PALAVRA E NAO O BISCOITO. APROVEITA PARA A MANDAR SENTAR SEM LHE DAR QUALQUER TIPO DE RECOMPENSA... SE PASSADOS INSTANTES ELA CONTINUAR SENTADA AI SIM DAS-LHE A RECOMPENSA... O JUNTO PODES TAMBEM TREINA-A NA RUA. COM UMA TRELA PEQUENA ELA OBRIGATORIAMENTE VAI MAIS PROXIMA DE TI E VAIS USANDO A PALAVRA E RECOMPENSANDO ATE QUE ELA VAI ASSOCIANDO QUE O ANDAR PROXIMA DE TI VAI HAVER COMIDINHA...Olivix Escreveu:Eu tenho-lhe dado biscoito e feito uma grande festa qdo ela vem ter comigo. E para sentar tb ensinei com o biscoito. Com o "junto", tento dizer junto e mostro-lhe o biscoito (ou basta te-lo na mão q ela percebe), e ela senta-se. Mesmo q eu diga junto, sinto q ela só associa o biscoito a sentar-se..
Obrigada
NADA MELHROR QUE UMA ESCOLA DE TREINO PARA APRENDER, MAS ESPERO TER AJUDADO.BOA SORTE
Olá,
Ensinar o Junto também foi o mais complicado para mim. Ensinei-o na rua com o uso de trela. Sempre que o meu cão se adiantava ou atrasava levava um puxão porque ou eu parava bruscamente, mudava de direcção, adiantava o passo, etc. Eu contrariava sempre a direcção que o meu cão se achava no direito de escolher. Foi complicado porque ele estava sempre a puxar e também não percebia o que é que teu queria dele, mas acabou por perceber que tinha que estar atento a mim senão levava um puxão da trela. Sempre que ele andava junto eu recompensava-o. Com a memorização do Junto a recompensa deixou de ser necessária, passando só a ser dada algumas vezes em vez de sempre. Deu muito mais trabalho que os outros comandos e tive que andar na rua para a trás e para a frente feita maluquinha até ele andar direitinho.
Não recompenso o meu cão com comida, nem acho que seja a melhor recompensa, mas se lhe desse a comida como prémio separava um pouco de ração para não ter que dar biscoitos.
Ensinar o Junto também foi o mais complicado para mim. Ensinei-o na rua com o uso de trela. Sempre que o meu cão se adiantava ou atrasava levava um puxão porque ou eu parava bruscamente, mudava de direcção, adiantava o passo, etc. Eu contrariava sempre a direcção que o meu cão se achava no direito de escolher. Foi complicado porque ele estava sempre a puxar e também não percebia o que é que teu queria dele, mas acabou por perceber que tinha que estar atento a mim senão levava um puxão da trela. Sempre que ele andava junto eu recompensava-o. Com a memorização do Junto a recompensa deixou de ser necessária, passando só a ser dada algumas vezes em vez de sempre. Deu muito mais trabalho que os outros comandos e tive que andar na rua para a trás e para a frente feita maluquinha até ele andar direitinho.
Não recompenso o meu cão com comida, nem acho que seja a melhor recompensa, mas se lhe desse a comida como prémio separava um pouco de ração para não ter que dar biscoitos.
-
tiagocarneiro
- Membro Veterano
- Registado: quarta set 08, 2004 2:53 pm
- Contacto:
Para andar junto solta tem que aprender a andar com trela.
E uma coleira estranguladora é a forma certa. Se for bem efectuado basta dois ou três "puxões" que eles aprendem.
Se for mal feito....
....vai andar a vida toda a puxar e eles não aprendem....
Os cães não adivinham o que queremos e não nascem ensinados.
O melhor para um dono de um cão é ir com ele para uma escola canina. É lá que se aprende a ensinar.
Abraço
TC
E uma coleira estranguladora é a forma certa. Se for bem efectuado basta dois ou três "puxões" que eles aprendem.
Se for mal feito....
....vai andar a vida toda a puxar e eles não aprendem....
Os cães não adivinham o que queremos e não nascem ensinados.
O melhor para um dono de um cão é ir com ele para uma escola canina. É lá que se aprende a ensinar.
Abraço
TC
<strong>http://caolabrador.blogspot.com</strong><strong style="background-color: rgb(255, 255, 0);"> </strong>
-
Carpeju
- Membro Veterano
- Registado: sexta ago 29, 2008 5:23 pm
Olivix, olá.
Naquele site que lhe enviei tem umas dicas com vídeo-aulas, aliás já mencionadas aqui. É o tal de mudar de direção sempre que o cão achar que comanda; e mantenha-o junto, com trela. Tente não dar muitos petiscos, sua cadela está condicionada, assim como aqueles cães "amestrados" que parecem de circo. O animal deve fazer com prazer. Concordo que é mais prático colocar um pouco de ração no bolso e as vezes recompensar.
Detalhe importante, paciência, poucos cães aprendem isso rápido, acredite.
Se der muito trabalho, talvez possa procurar ajuda profissional.
Naquele site que lhe enviei tem umas dicas com vídeo-aulas, aliás já mencionadas aqui. É o tal de mudar de direção sempre que o cão achar que comanda; e mantenha-o junto, com trela. Tente não dar muitos petiscos, sua cadela está condicionada, assim como aqueles cães "amestrados" que parecem de circo. O animal deve fazer com prazer. Concordo que é mais prático colocar um pouco de ração no bolso e as vezes recompensar.
Detalhe importante, paciência, poucos cães aprendem isso rápido, acredite.
Se der muito trabalho, talvez possa procurar ajuda profissional.
<p><strong>Mata Atlântica - RBMA</strong></p>
-
7Sansoni
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 12, 2009 12:26 pm
Para além de que...parece que «esqueceram» tudo aquilo que aprenderam no dia anterior....Carpeju Escreveu: Detalhe importante, paciência, poucos cães aprendem isso rápido, acredite.![]()
É mesmo um jogo de paciência e persistência.
-
kitten
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm
Ensinar o "junto" a um whippet? Boa sorte!!!!!
Eu adoro a minha whippet mas tenho que reconhecer que coitados quando Deus Nosso Senhor distribuiu a inteligência eles deviam estar num buraco bem fundo
são uns doces, a minha especialmente, mas se há cães dificeis de ensinar o whippet é um deles. conseguem torrar a paciência a um santo. Estão vocacionados para uma coisa só, correr atrás de tudo quanto se movimente (o que fazem muito bem diga-se de passagem) e quando não o fazem estão a fazer a 2ª. coisa que mais gostam, dormir.
Eu adoro a minha whippet mas tenho que reconhecer que coitados quando Deus Nosso Senhor distribuiu a inteligência eles deviam estar num buraco bem fundo
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
-
phoenix101
- Membro
- Registado: quarta jan 14, 2009 6:39 pm
Confesso que tenho sentimentos pouco positivos, quanto aos cães andarem soltos na cidade.
Não só porque podem magoar ou magoar-se, como os que vi a serem ensinados a andar soltos, foi à pancada, o que me revolta e nenm sempre reajo muito bem.
Não só porque podem magoar ou magoar-se, como os que vi a serem ensinados a andar soltos, foi à pancada, o que me revolta e nenm sempre reajo muito bem.
É normal a cadela associar o biscoito a sentar-se, foi o comando que aprendeu.
Sente-a ao seu lado esquerdo e, em vez de a recompensar, de 2 ou 3 passos e pare. Qdo ela se sentarde novo, recompense-a.
Vá aumentando o nº de passos a pouco e pouco. Introduza então o comando "junto" e de-lhe as recompensas sem se deter no movimento.
Sente-a ao seu lado esquerdo e, em vez de a recompensar, de 2 ou 3 passos e pare. Qdo ela se sentarde novo, recompense-a.
Vá aumentando o nº de passos a pouco e pouco. Introduza então o comando "junto" e de-lhe as recompensas sem se deter no movimento.