Como ensinar o "junto"?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Olivix
Membro Júnior
Mensagens: 50
Registado: terça abr 21, 2009 3:22 pm
Localização: Olivia

terça mai 05, 2009 9:44 am

Bons dias,
desde a semana passada q tenho passeado a minha cadela solta (tem 6 meses). Solto-a apenas nas traseiras dos prédios, onde tem jardim e não há carros por perto, pois ela assusta-se com o barulho.
Tem corrido bem, nem sempre vem logo à 1ª qdo a chamo, pois é muito curiosa e quer cheirar tudo, mas à 2ª ou 3ª vem logo com o rabinho a abanar (acho q tem medo de se perder de mim).

No entanto não consigo q ela ande junto a mim, vai sempre uns 2 a 3 metros à frente toda apressada. Tenho algum receio disso, pois ela corre muito e se se assustar com alguma coisa, sai disparada q nem um foguete e n há hipotese nenhuma de eu a apanhar, nem sequer tentar!

Gostava de saber como ensinar o "junto". Eu bem q digo "junto" nos seguntos q ela está ao meu lado solta e mesmo qdo está com trela, mas sinto q ela n percebe o q lhe estou a tentar ensinar.
sesu
Membro
Mensagens: 66
Registado: segunda mai 31, 2004 2:13 pm

terça mai 05, 2009 10:05 am

Ola bom dia

aquilo que te posso dizer é que para lhe ensinares o junto o melhor será com trela depois de ela assimilar a palavra ao gesto podes começar a tentar solta... da-lhe sempre prémio "algum tipo de comida" quando ela vem ter contigo para saber que teve uma boa atitude e estando com trela vai insistindo a palavra e fazendo com que ela caminhe ao teu lado, vai dando premio para ela saber que esta a fazer bem
podes tambem faze-lo em casa para que ela n se distraia tanto com os barulhos exteriores.
a melhor maneira de se treinar um cao é com comidinha...
espero ter ajudado.
cbranquinho
Membro Júnior
Mensagens: 33
Registado: quinta abr 23, 2009 12:40 pm

terça mai 05, 2009 10:21 am

boas,

A minha menina te 7 meses e tenho andado a ensinar o "junto ao dono" comecei com trela e ao fim de 2 dias estou a começar a tirar a trela para o fazer, e está-se a sair muito bem.

Ps - alem do "junto" estou tambem no "senta" e "deita" (pois ela só teve o seu dono com 6 meses), mas ando num local perto de casa mas sem barulhos por perto para ela não se distrair (li na net que se deve fazer nos primeiros dias em sitios sossegados para não se distrairem)

espero ter ajudado em algo, mas se algo estiver mal não esitem em corrigir.

Obg
Olivix
Membro Júnior
Mensagens: 50
Registado: terça abr 21, 2009 3:22 pm
Localização: Olivia

terça mai 05, 2009 10:22 am

Eu tenho-lhe dado biscoito e feito uma grande festa qdo ela vem ter comigo. E para sentar tb ensinei com o biscoito. Com o "junto", tento dizer junto e mostro-lhe o biscoito (ou basta te-lo na mão q ela percebe), e ela senta-se. Mesmo q eu diga junto, sinto q ela só associa o biscoito a sentar-se..
De qq das formas vou tentar fazer isso, ensinar o junto em casa e insistir mais qdo estiver de trela.
Obrigada
xenita
Membro Veterano
Mensagens: 847
Registado: quinta jul 24, 2008 12:07 pm

terça mai 05, 2009 11:49 am

olá
Não sei se é certo mas comigo deu resultado.

Quando passeio a cadela rot ela vai sempre encostada as minhas pernas.

Comecei por passeá-la no meu espaço com trela bem curta e dizia junto.
Mesmo que ela quisesse fugir não conseguia.
Fazia assim umas voltas a casa e terreno e dava-lhe sempre uma guloseima. Já se habituou a andar junto que mesmo que não tenha atrela ela mantêm-se junto.
Quando é para correr ela tb já percebe o gesto e vai livre
sesu
Membro
Mensagens: 66
Registado: segunda mai 31, 2004 2:13 pm

quarta mai 06, 2009 8:37 am

Olivix Escreveu:Eu tenho-lhe dado biscoito e feito uma grande festa qdo ela vem ter comigo. E para sentar tb ensinei com o biscoito. Com o "junto", tento dizer junto e mostro-lhe o biscoito (ou basta te-lo na mão q ela percebe), e ela senta-se. Mesmo q eu diga junto, sinto q ela só associa o biscoito a sentar-se..
De qq das formas vou tentar fazer isso, ensinar o junto em casa e insistir mais qdo estiver de trela.
Obrigada
É NORMAL QUE ELA ASSOCIE O BISCOITO AO SENTA POIS FOI ASSIM QUE APRENDEU... DIZ-LHE UM NAO FORTE (POIS NAO A MANDASTE SENTAR, E LEVANTA-A) ELA TEM QUE ASSOCIAR A PALAVRA E NAO O BISCOITO. APROVEITA PARA A MANDAR SENTAR SEM LHE DAR QUALQUER TIPO DE RECOMPENSA... SE PASSADOS INSTANTES ELA CONTINUAR SENTADA AI SIM DAS-LHE A RECOMPENSA... O JUNTO PODES TAMBEM TREINA-A NA RUA. COM UMA TRELA PEQUENA ELA OBRIGATORIAMENTE VAI MAIS PROXIMA DE TI E VAIS USANDO A PALAVRA E RECOMPENSANDO ATE QUE ELA VAI ASSOCIANDO QUE O ANDAR PROXIMA DE TI VAI HAVER COMIDINHA...
NADA MELHROR QUE UMA ESCOLA DE TREINO PARA APRENDER, MAS ESPERO TER AJUDADO.BOA SORTE
Acena
Membro Veterano
Mensagens: 1952
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

quarta mai 06, 2009 11:20 am

Olá,

Ensinar o Junto também foi o mais complicado para mim. Ensinei-o na rua com o uso de trela. Sempre que o meu cão se adiantava ou atrasava levava um puxão porque ou eu parava bruscamente, mudava de direcção, adiantava o passo, etc. Eu contrariava sempre a direcção que o meu cão se achava no direito de escolher. Foi complicado porque ele estava sempre a puxar e também não percebia o que é que teu queria dele, mas acabou por perceber que tinha que estar atento a mim senão levava um puxão da trela. Sempre que ele andava junto eu recompensava-o. Com a memorização do Junto a recompensa deixou de ser necessária, passando só a ser dada algumas vezes em vez de sempre. Deu muito mais trabalho que os outros comandos e tive que andar na rua para a trás e para a frente feita maluquinha até ele andar direitinho.

Não recompenso o meu cão com comida, nem acho que seja a melhor recompensa, mas se lhe desse a comida como prémio separava um pouco de ração para não ter que dar biscoitos.
tiagocarneiro
Membro Veterano
Mensagens: 346
Registado: quarta set 08, 2004 2:53 pm
Localização: "Labradeiras" e galináceos
Contacto:

quarta mai 06, 2009 11:52 am

Para andar junto solta tem que aprender a andar com trela.

E uma coleira estranguladora é a forma certa. Se for bem efectuado basta dois ou três "puxões" que eles aprendem.

Se for mal feito....

....vai andar a vida toda a puxar e eles não aprendem....

Os cães não adivinham o que queremos e não nascem ensinados.

O melhor para um dono de um cão é ir com ele para uma escola canina. É lá que se aprende a ensinar.

Abraço
TC
<strong>http://caolabrador.blogspot.com</strong><strong style="background-color: rgb(255, 255, 0);"> </strong>
7Sansoni
Membro Veterano
Mensagens: 256
Registado: segunda jan 12, 2009 12:26 pm
Localização: Chow Chow

quarta mai 06, 2009 12:04 pm

Olivix Escreveu:
Gostava de saber como ensinar o "junto".
Enviei Mensagem Privada com uns links...oxalá ajudem.
Carpeju
Membro Veterano
Mensagens: 655
Registado: sexta ago 29, 2008 5:23 pm
Localização: Cadela: Kira

quarta mai 06, 2009 10:19 pm

Olivix, olá.

Naquele site que lhe enviei tem umas dicas com vídeo-aulas, aliás já mencionadas aqui. É o tal de mudar de direção sempre que o cão achar que comanda; e mantenha-o junto, com trela. Tente não dar muitos petiscos, sua cadela está condicionada, assim como aqueles cães "amestrados" que parecem de circo. O animal deve fazer com prazer. Concordo que é mais prático colocar um pouco de ração no bolso e as vezes recompensar.

Detalhe importante, paciência, poucos cães aprendem isso rápido, acredite. :wink:

Se der muito trabalho, talvez possa procurar ajuda profissional.
<p><strong>Mata Atl&acirc;ntica - RBMA</strong></p>
7Sansoni
Membro Veterano
Mensagens: 256
Registado: segunda jan 12, 2009 12:26 pm
Localização: Chow Chow

quinta mai 07, 2009 7:54 am

Carpeju Escreveu: Detalhe importante, paciência, poucos cães aprendem isso rápido, acredite. :wink:
Para além de que...parece que «esqueceram» tudo aquilo que aprenderam no dia anterior.... :roll:

É mesmo um jogo de paciência e persistência. :idea:
kitten
Membro Veterano
Mensagens: 5667
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm
Localização: muitos !!!!!

quinta mai 07, 2009 8:09 am

Ensinar o "junto" a um whippet? Boa sorte!!!!! 8)

Eu adoro a minha whippet mas tenho que reconhecer que coitados quando Deus Nosso Senhor distribuiu a inteligência eles deviam estar num buraco bem fundo :lol: são uns doces, a minha especialmente, mas se há cães dificeis de ensinar o whippet é um deles. conseguem torrar a paciência a um santo. Estão vocacionados para uma coisa só, correr atrás de tudo quanto se movimente (o que fazem muito bem diga-se de passagem) e quando não o fazem estão a fazer a 2ª. coisa que mais gostam, dormir.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Carpeju
Membro Veterano
Mensagens: 655
Registado: sexta ago 29, 2008 5:23 pm
Localização: Cadela: Kira

quinta mai 07, 2009 10:53 pm

...e dormindo devem sonhar que estão correndo! :lol:
<p><strong>Mata Atl&acirc;ntica - RBMA</strong></p>
phoenix101
Membro
Mensagens: 95
Registado: quarta jan 14, 2009 6:39 pm

sábado mai 09, 2009 9:25 pm

Confesso que tenho sentimentos pouco positivos, quanto aos cães andarem soltos na cidade.
Não só porque podem magoar ou magoar-se, como os que vi a serem ensinados a andar soltos, foi à pancada, o que me revolta e nenm sempre reajo muito bem.
jcsousa
Membro Veterano
Mensagens: 1947
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

sábado mai 09, 2009 9:32 pm

É normal a cadela associar o biscoito a sentar-se, foi o comando que aprendeu.

Sente-a ao seu lado esquerdo e, em vez de a recompensar, de 2 ou 3 passos e pare. Qdo ela se sentarde novo, recompense-a.

Vá aumentando o nº de passos a pouco e pouco. Introduza então o comando "junto" e de-lhe as recompensas sem se deter no movimento.
Responder

Voltar para “Cães”