Concorda com o uso obrigatório de trela OU açaimo?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Concorda com o uso obrigatório de trela OU açaimo?

SIM
63
85%
NÃO
11
15%
 
Total de votos: 74
aisd
Membro Veterano
Mensagens: 7062
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
Localização: labradora retriever ZORRA
periquito FALCANITO

quinta jul 24, 2003 3:49 pm

Bom, como todos já devem saber a esta hora, sou contra a obrigatoriedade do uso da trela ou açaime.
Na verdade estou de acordo na medida em que é, presentemente, a única maneira de responsabilizar os donos pelos incidentes causados pelos seus cães.
Mas, teóricamente, sou contra.
Sempre vivi numa sociedade com cães à solta onde, das duas uma, ou o cão é perigoso e não sai do quintal do dono (ou sai pela trela) ou não é e anda livre.

Há, pelo menos, 1 rott, 1 serra e 1 pastor alemão que, de vez em quando, andam por ali.
Mas os perigosos que encontrei até hoje, eram pequeninos e neuróticos, e os incidentes foram com o meu cão Calvin e com a Zorra, nunca comigo.
Tenho pena dos cães que só andam de trela.
Não é natural.
Os pobres não podem correr, brincar com outros cães, não podem andar a cheirar, não podem fazer quase nada, excepto andar a passo ao lado do dono.
Melhor estariam em casa, fechados !

A Zorra anda, normalmente, com trela.
Porque é perigosa para ela mesma.
Não mete na cabeça que as estradas são perigosas...
Também tenho medo que se perca ou que seja roubada (é sociável demais).
Mas, de resto, assumo por inteiro as asneiras que ela possa fazer.
Por isso tenho cuidado com as horas e os locais onde ando com ela.
sambazuto
Membro
Mensagens: 160
Registado: quarta jan 29, 2003 4:48 pm
Localização: Golden Retriever, Perdigueiro Português, Agapornis.

quinta jul 24, 2003 5:07 pm

Boa tarde a todos,

Estou plenamente de acordo com o uso obrigatório da trela na via pública para todas as raças de cães, mas quanto ao açaimo já não concordo tanto, porque considero a trela o suficiente.

Mas a verdade, é que anda para aí muita gentinha que nem devia de estar autorizada a andar com cães.

Esses é que são o grave problema e não os cães.
aisd
Membro Veterano
Mensagens: 7062
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
Localização: labradora retriever ZORRA
periquito FALCANITO

quinta jul 24, 2003 6:35 pm

Só quero fazer notar que sítio público não é só a rua lá da terra onde vivem.
Local público são as praias, as matas, os jardins enfim, todo o local que não é privado.
Estão-me a dizer que os vossos cães andam SEMPRE de trela, mesmo nestes locais ? Mesmo nos encontros de foristas na mata da caparica ?
Ou são hipócritas ou têm outra noção de local publico.
CasadeAnaval
Membro Veterano
Mensagens: 8292
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

quinta jul 24, 2003 7:00 pm

aisd Escreveu: Estão-me a dizer que os vossos cães andam SEMPRE de trela, mesmo nestes locais ? Mesmo nos encontros de foristas na mata da caparica ?
Ou são hipócritas ou têm outra noção de local publico.
AH. com esta é que a Aisd vos lixou :D :D
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
MFR
Membro Veterano
Mensagens: 850
Registado: sexta fev 21, 2003 3:21 pm
Localização: Gatos, pássaros e cão

quinta jul 24, 2003 7:05 pm

Concordo plenamente com o uso do açaimo e da tela, considero-os um complemento seja para um são bernardo como para um pincher, a tela de enrolar é um perigo para o cão bem como para os outros transeuntes.
Se todos os cães usassem o açaimo, evitaria-se muitos acidentes, entre cães e com as pessoas, principalmente com crianças que são mais atrevidas e gostam de fazer festinhas, e os donos muitas vezes não tem tempo de avisar que o cão morde, até o cão mais dócil, um dia está de mau humor e vai de morder.
Tenho dois exemplos do que acabei de "dizer".
1º quando eu tinha uns 4/5 anos fui mordida por um pastor alemão, e porquê?, porque eu adorava mexer em todos os cães e não tinha a noção de que poderia levar uma dentada. Este cão era meigo numca tinha mordido em ninguêm eu fui a sua 1ª vitima, mas como estavamos á porta de um talho ele achou que eu ia-lhe roubar o petisco, e lá veio a dentada, a reação do dono foi horrivél desatou a bater no cão, e eu desatei a chorar agarrada á cabeça do cão para ele não lhe bater mais, no final o cão lavou-me a cara com tanta lambidela e ficamos grandes amigos, este cão todas as vezes que me via na rua ficava louco de alegria corria direito a mim e eu só não ia ao chão porque me encostava ás paredes dos prédios, era uma festa.
Se ele tivesse açaimo não me tinha mordido, nem tinha levado a tareia que levou.
2º- quando o meu filho tinha 8 anos estavamos no Jardim de Belém a jogar á bola, e derrepente vêm de lá um dalmata a correr, com as tais trelas de esticador, enrolou-se ás pernas do meu filho que estava em calções, a dona a puxar para um lado e o cão para o outro, e as pernas do meu filho cheias de sangue, muitas desculpas fomos á procura do posto médico a Sra. entretanto foi por o cão ao carro e nunca mais a vimos. eu abolia este tipo de trelas + este tipo de dona irresponsável.

Mena
Anita_ra
Membro Veterano
Mensagens: 293
Registado: segunda jun 03, 2002 2:49 pm
Localização: Dálmata -Sniff
Contacto:

quinta jul 24, 2003 9:24 pm

Olá, é só para dizer que desde cachorro que o Sniff anda com uma trela extensível, e nunca houve problemas do género que a forista Mena refere, obrigado mas não sou uma dona irresponsável e meus amigos não vamos generalizar!
É que é como tudo, é preciso consciência do que se está a fazer, não é do tipo como refere: andar num sítio principalmente com crianças com a trela esticada. O sniff só assim anda em sitios com menos gente, como aqui para os nossos lados. Basta a aproximação de alguém mais suspeito, como as crianças que nunca estão quietas e gostam dos animais (ou então não!!) para o puxar junto a mim e anda sempre ao meu lado o tempo que for necessário.
As trelas extensíveis são como as estranguladoras, é preciso saber manuseá-las, tudo depende do orientador, que dirige o cão!

Fiquem bem! ;)
Bloodberry
Membro Veterano
Mensagens: 693
Registado: segunda abr 15, 2002 12:08 am
Localização: cão, hamster

quinta jul 24, 2003 9:38 pm

continuo a não concordar com o uso do açaimo por causa da humilhação que dá aos canitos. mas tenho de admitir que ás vezes salvaria algumas peles. as trelas esticadoras nunca me encantaram, se bem que quando o neru era pequenino tinha uma, mas era sempre uma confusão quando via outro cão (quem ficava enrolada era eu :oops: )
MFR adorei a alinea numero um, a que fala do cão que lhe mordeu. a sério que gostei, achei lindo a sua atitude na altura, agora creio que deve ser uma pessoa se sangue frio e que gosta mesmo de animais, pois teria começadoa não gostar quando foi mordida e ainda por cima com a idade que tinha, mas não deixou de gostar e isso é maravilhoso :D
São precisos muitos animais para se fazer um casaco de peles, mas só um para o usar...
sea
Membro Veterano
Mensagens: 614
Registado: domingo jun 22, 2003 8:20 pm
Localização: Golden e Flat Coated Retriever

quinta jul 24, 2003 10:00 pm

Concordo com muito do que foi dito, mas considero que a trela é acima de tudo positiva considerando a saúde e segurança do animal.
Pedra
Membro Veterano
Mensagens: 2492
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

sexta jul 25, 2003 1:08 am

Trela, sim.
8)
Isabel
PauloC
Membro Veterano
Mensagens: 4980
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Caes, peixes e passaros
Contacto:

sexta jul 25, 2003 9:48 am

Só quero fazer notar que sítio público não é só a rua lá da terra onde vivem.
Local público são as praias, as matas, os jardins enfim, todo o local que não é privado.
Estão-me a dizer que os vossos cães andam SEMPRE de trela, mesmo nestes locais ? Mesmo nos encontros de foristas na mata da caparica ?
Ou são hipócritas ou têm outra noção de local publico.
Olá AISD,
Leu a mensagem inicial que deu origem a este tópico? Eu vou reproduzir a parte que interessa:
No entanto, se estivermos em espaços que apesar de públicos estejam completamente desertos ou onde nitidamente não se esteja a a incomodar ninguém (por exemplo na Mata onde efectuámos os encontros aqui do forum), é obvio que eu não tenho nada a objectar. Mas como seria dificil a Lei definir este tipo de excepçoes, pessoalmente prefiro que proiba genericamente. Quem, usando o bom senso, libertar o seu cão em tais espaços, deverá estar consciente que está a desobedecer à Lei e que pode ser chamado à responsabilidade. Confio é também no bom senso das autoridades que, em tais circunstâncias, concerteza não iriam admoestar as pessoas.
Mas mesmo estas 'desobediências à Lei' poderiam ser evitadas se os nossos legisladores, a par das proibições que tanto gostam de fazerm, criassem espaços próprios para cães. Areas de lazer onde estes pudessem ser soltos, brincar, treinar, etc...!
Estamos esclarecidos? ;)

Abraços
Paulo C.
aisd
Membro Veterano
Mensagens: 7062
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
Localização: labradora retriever ZORRA
periquito FALCANITO

sexta jul 25, 2003 11:27 am

Estamos sim, Paulo.
Na altura tinha-me esquecido desse comentário.
Como disse eu tenho muito cuidado com os sítios e horas onde deixo a Zorra livre e, na verdade, tenho feito campanha junto dos vizinhos para os seus cães usarem trela - mas na perspectiva de que é melhor para o cão.

O meu ponto de visto (ainda não muito maturado) é que se, ao acontecer um qualquer incidente com um cão (grande ou pequeno, rafeiro ou puro) se existissem multas tipo de 100€ a 10.000 € conforme as consequências e se (já são muitos se...) a lei fosse estritamente aplicada, os próprios donos tratariam de prevenir essas situações !
Quando dói no bolso toda a gente se lembra de ter cuidado...

Mas, pronto, do mal o menos !
Tendo em conta a mentalidade e ignorância das massas comuns e a alternativa real (que é a BSL ou o caos da ausência total de legislação) antes essa obrigatoriadade do que outras.

Felizmente que, de uma forma geral, e de acordo com a minha experiência, a polícia é sensata.
NaNdiNho
Membro Júnior
Mensagens: 43
Registado: quinta dez 13, 2001 4:32 pm
Localização: 1 cadela

sexta jul 25, 2003 12:33 pm

Boas a todos,

Estava aqui caladinho porque vi tanta concordancia e também é minha opinão que os cães deveriam obrigatóriamnete circular com trela.
Em outros paises da europa central, o uso de trela é obrigatório na via publica, devendo os animais andar adicionalmente açaimados se viajarem (e é frequente e lindo!!) nos transportes públicos como o metro ou o autocarro.
De qualquer das formas penso que nós os portugueses de acordo com a port 1427/01 já que temos que optar pela a trela ou pelo açaimo, optamos pela trela, por isso talvez no fundo o resultado seja o mesmo, tendo até mais liberdade de escolha.

Nos tranportes publicos é pena ser raro ver animais, talvez por apenas recentemente ser permitido, tendo criado uma certa inibição.. errado!! vamos todos organizar um passeio de comboio com a bicharada??

Respondendo á última "poster", fique desde já sabendo que já mandei aplicar perto de vinte multas por falta de treela ou açaimo funcional só este ano, e não sou policia!! heheheh

um abraço e mais uma vez, excelente tema de debate!! ::))
aisd
Membro Veterano
Mensagens: 7062
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
Localização: labradora retriever ZORRA
periquito FALCANITO

sexta jul 25, 2003 1:22 pm

Respondendo á última "poster", fique desde já sabendo que já mandei aplicar perto de vinte multas por falta de treela ou açaimo funcional só este ano, e não sou policia!!
E então ? Ficou com o seu ego muito mais afagado ?

Francamente, últimamente têm aparecido aqui no fórum uma data de pessoas preocupadas em mostrar que têm poder e importância.
Talvez mais preocupadas com isso do que com o tema em debate...
É estranho.

Ninguém tem de ter poder ou importância para ter direito a ter opinião e mais : não se segue que poder e importância valorizem especialmente as opiniões apresentadas.
Esse tipo de coisa é para revistas sociais não para conversas e debates !

As pessoas que eu mais considero neste fórum não sei quem são, nem o que têm, nem donde vêm.
Mas são óbviamente instruídas, bem educadas, inteligentes e informadas.
Sempre de ler e refletir (o que eu não faço,pe, com as intervenções do sr.presidente da república...)
Romy
Membro
Mensagens: 154
Registado: quinta out 10, 2002 1:25 pm
Localização: Cães - Rottweiler (Zeus e Lara), Tartaruga (Meggy)

sexta jul 25, 2003 1:27 pm

Ja e possivel andar com os animais nos transportes publicos? Desconhecia :oops:
Mas por acaso concordo, em casos de emergencia, ja que nem toda a gente tem meio de transporte pessoal e nem por isso deixa de levar o seu animal ao vet, ou ate em casos de urgencia veterinaria como fariam para transportar o cao ou gato???
filipa02
Membro Veterano
Mensagens: 714
Registado: segunda mai 27, 2002 12:38 pm
Localização: 1 DA (dakar), 2 rafeiros (tripé e zulu), 2 periquitos, 2 agapornis e 2 gatos (tobias e Riscas)

sexta jul 25, 2003 2:44 pm

Bem, estava eu a ler este tópico do princípio, a concordar com tudo o que aqui foi dito, mas para ser franca, já estava a ficar envergonhada, até que apareceu a AISD. Pensei - Ufa, até que enfim que aparece aqui alguém que tem a mesma linha de pensamento que eu!

Se por um lado concordo com o uso de trela, por outro, não faço disto uma regra sem excepção.

Eu explico:

Para mim um cão é um cão; é um animal que deve ser respeitado por aquilo que é, por aquilo que são os seus instintos, a sua liberdade. É claro que ao viver numa sociedade composta por leis e humanos, existem alguns aspectos que têm que ficar condicionados, provocando assim algumas adaptações do animal (neste caso os cães) ao meio onde está inserido.
Por exemplo, o Berg é um cão de caça, mas eu não sou caçadora. Como tal, não o levo a caçar, contrariando assim os seus intintos e de certa forma um prazer enorme que lhe está no sangue. No entanto, como tenho que respeitá-lo, nunca me passaria pela cabeça, que pelo facto do uso de trela ser obrigatório, privá-lo daquilo que ele mais gosta de fazer - correr e perseguir pássaros (felizmente, nunca conseguiu apanhar nenhum ;) ).
Logicamente que não deixo andar os meus animais soltos em zonas urbanas, em zonas potencialmente perigosas para eles.
Mas sou franca - se por um lado não os deixo andar soltos pelos motivos que já aqui foram focados por vários foristas, a principal razão não é bem essa, mas sim por causa da segurança deles próprios. Sei que não era muito dificil sofrerem um atropelamento, ou distrairem-se com uma borboleta que passou, ou ainda serem maltratados por pessoas que têm todo o direito de não gostar deles e sentirem-se intimidadas com a sua presença.

Quero com isto dizer, que todos os dias eu solto os meus cães. Dantes, quando morava no meio da cidade, todos os dias os levava de carro para uma zona mais isolada para os soltar. Depois, mudei-me para uma zona mais calma, onde tenho espaços com condições para que andem soltos.
Ter um cão para ter que andar sempre preso à trela, não obrigada!! Para isso, prefiro não ter. Tomar esse tipo de atitude, para mim é contrariar o bem mais precioso que eles têm e que todos temos o direito de ter - A Liberdade!!!

É triste é saber que existem imensos sítios com condições para os nossos amigos e todos eles lhes serem proibidos.
Veja-se o caso do Parque da Paz em Almada, um local lindíssimo, apelidado como o pulmão da Cidade, com imeeeeeeeennnnnnnssso espaço, e apenas ser permitida a entrada de animais, desde que andem somente nos caminhos e à trela.
Eu, amante dos animais e da natureza não ponho lá os pés. Aliás, não faz qualquer sentido para mim, ir a um lugar daqueles sem os meus cães. Será que no meio daquela imensidão de verde, não poderia ser vedada uma zona de lazer destinada aos animais e respectivos donos??? Depois dizem que os donos não são civilizados, que são uns egoístas, que não respeitam os outros cidadãos, patati, patata...depois falam nas aplicações de multas...
Muitos outros aspectos tinham que ser multados - também não gosto de ver pessoas a mandar o lixo para o chão, sim, pq esse chão também é meu, é de todos; também não gosto de ver os fulanos a escarrarem bem à minha frente na via pública...sei lá, não gosto de tanta coisa!

Saudações,
Filipa
Responder

Voltar para “Cães”