Novo Membro --> Novidades :D

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

terça mai 05, 2009 5:03 pm

Zahn Escreveu:Sempre ouvi dizer que só se podiam dar banhos "secos" aos roedores. :|
Pois... eu também sempre ouvi dizer... mas eu sempre dei! Assim como também dava aos porquinhos da índia!

Já fiz criação de hamsters russos anões... e dava banho quando achava que devia! Agora tenho só este porque como tenho uma gata... a situação tornou-se complicada... era um desatino... e continuo a dar banho, claro que não é sempre... é uma coisa esporádica!

Ele nunca esteve doente... e agora está é velhinho!
Canhake
Membro
Registado: terça fev 24, 2009 5:21 pm

terça mai 05, 2009 5:24 pm

Eu vou tentar tirar uma foto... O problema é apanhá-lo... Ela para a minha mão vem que é uma maravilha... Agora para apanhá-lo? Tá quieto! Começa a guinchar e fico com pena..
Banho seco, não penso que resulte, aquilo parece saliva... Podia ser água do bebedouro, mas já teria secado... Só se rebolou em urina :S A casota tem 3 andares, e no 2º e no 3º não meto aparas... Se não saiam da gaiola... Ele ás vezes urina no 3º... Pode ter rebolado não?
Nesse caso posso passar um pano molhado, não acham? O problema é agarrá-lo com as costas para cima... Não dá..
Que dizem?

Daniel
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

terça mai 05, 2009 5:27 pm

Aos hamsters não sei, mas às ratazanas pode dar-se banho. Algumas odeiam, outras adoram.
Não pode é ser no inverno nem num sitio com correntes de ar. A água deve estar morna e NÃO SE PODE MOLHAR A CABEÇA. Cuidado também com os sabonetes, convem ser um de ph neutro (sabonete de glicerina usado em bebés é barato e deve servir).
Zahn
Membro Veterano
Registado: sábado mar 28, 2009 1:06 pm

terça mai 05, 2009 5:55 pm

Canhake Escreveu:Eu vou tentar tirar uma foto... O problema é apanhá-lo... Ela para a minha mão vem que é uma maravilha... Agora para apanhá-lo? Tá quieto! Começa a guinchar e fico com pena..
Banho seco, não penso que resulte, aquilo parece saliva... Podia ser água do bebedouro, mas já teria secado... Só se rebolou em urina :S A casota tem 3 andares, e no 2º e no 3º não meto aparas... Se não saiam da gaiola... Ele ás vezes urina no 3º... Pode ter rebolado não?
Nesse caso posso passar um pano molhado, não acham? O problema é agarrá-lo com as costas para cima... Não dá..
Que dizem?

Daniel
Mas não lhe costuma dar banho???

Deve colocar-se areia à disposição uma vez por semana.
Canhake
Membro

terça mai 05, 2009 6:26 pm

Dessa não sabia :S
Devo comprar um WC e pôr areia lá? Qui neste mesmo tópico disseram-me que é dispensável.. E acredito que seja.. Mas mesmo assim gostava de saber algumas coisas:
O hamster irá para lá de livre vontade?
Ele saberá como usar aquilo?

Eu peguei numa escova de dentes velha, molhei-a e escovei o hamster... Agora é esperar a ver se aquilo passa...
Tirei algumas fotos:

Imagem

Daniel
Nazgul93
Membro Veterano
Registado: quarta set 10, 2008 1:12 pm

terça mai 05, 2009 10:52 pm

Já criei anões russos e só vi este sintoma em dois machos que tinha, antes de morrerem (dias antes de morrer), mais a queda de pêlo.

Num a.r relativamente novo, é estranho, nao acredito que se rebole na urina como referiu, pois sao animais asseados e lavam-se frequentemente.

Parece-me um problema dermatológico.

Eu ia ao Vet com ele :|
<strong>

__"Dias de luta, Dias de gl&oacute;ria"__</strong><strong> </strong> 1.0.0 Homo sapien<strong> - </strong><strong>Homo Libero 1.0.0 : </strong>Nuno Santos. <u> </u>
Zahn
Membro Veterano
Registado: sábado mar 28, 2009 1:06 pm

terça mai 05, 2009 11:06 pm

Canhake, o WC é outra coisa. Isso é mais para outros roedores. Para banho coloque alguma areia/pó de banho de chinchila num pequeno prato à disposição do hamster durante uma hora ou duas. Ele irá lá rebolar-se. Depois disso jogue essa areia.

Mas isto é algo que provavelmente já lhe devia de ter feito. Para o seu caso eu iria ao vet antes de ver se o banho surte efeito.
pathelen
Membro Veterano

terça mai 05, 2009 11:33 pm

Boa noite

Antes de mais nada quero salientar que não sou perita em hamsters... a experiência que tenho foi a que adquiri da criacção dos meus... e tive a sorte de nunca ter adoecido nenhum...

No entanto, ao ver esta foto fiquei com uma duvida: Esse pêlo está apenas pegado ou está também a cair e a pele está vermelha?

Também nunca pus areia para banho nos meus... a gaiola era espaçosa, sem esses tubos que agora se usam e com o que discordo... o chão da gaiola era coberto com o areão igual aos dos gatos ou então com aparas de madeira... e tinha o ninho! Fora as cordinhas para treparem e a roda...

Os hamsters fazem eles próprios a sua WC... normalmente afastada do ninho.... o que já notei com hamsters em gaiolas de tubos, de amigos meus, é que eles levam os restos de comida para os tubos... por vezes fazem aí os xi-xis... e isso mais tarde agarra-se tudo ao pêlo! Por isso não gosto destas gaiolas de tubos e desaconselho!
Kathamina
Membro Veterano
Registado: domingo mai 03, 2009 4:22 pm

terça mai 05, 2009 11:49 pm

Bem, eu tal como a pathelen também não sou nenhuma perita, mas, eu não dou nem nunca dei banho aos meus hamsters, eles tratam da sua própria higiene.
Quanto ao Wc, o Alexandre escolheu um local para as suas necessidades a um cantinho longe da casa.
A minha prima tem uma chinchila e usa essa areia de limpeza de que falam.
Agora dar banho própriamente, digamos...com água, num hammster, epah não sei.

Devias ir ao Vet ;)
Canhake
Membro

quarta mai 06, 2009 7:23 am

pathelen Escreveu:Boa noite
...
No entanto, ao ver esta foto fiquei com uma duvida: Esse pêlo está apenas pegado ou está também a cair e a pele está vermelha?
...
Exacto, aquilo não é falta de pêlo... O pêlo estava duro, como se algo tivesse secado ali... A pele não está, mas sim é vermelha... Nunca viu um hamster recém-nascido? Tem a pele vermelha ;)
Logo à noite dou noticias...

Daniel
pathelen
Membro Veterano

quarta mai 06, 2009 8:34 am

Canhake Escreveu:
pathelen Escreveu:Boa noite
...
...
Exacto, aquilo não é falta de pêlo... O pêlo estava duro, como se algo tivesse secado ali... A pele não está, mas sim é vermelha... Nunca viu um hamster recém-nascido? Tem a pele vermelha ;)
Logo à noite dou noticias...

Daniel
Vi.. já vi muitos hamsters recém-nascidos... duma vez vi só 15... de 3 ninhadas... vi tantos que nem tem conta... mas posso-lhe dizer que fiz criação de hamster desde os meus 16 anos até ao ano passado, e tenho 47 anos... dá para ter uma noção de quantos posso ter visto? :wink:

E um hamster recém-nascido não tem a pele vermelha... tem cor de rosa.. e esse seu não é um hamster recém-nascido... :wink:

Ontem dei-me ao trabalho de ler o seu tópico desde o princípio e li muita coisa interessante, de gente que até sabe o que diz... mas também li muito disparate... que nem vou comentar...

Desejo-lhe apenas boa sorte com o seu animalinho...

:wink:
pathelen
Membro Veterano

quarta mai 06, 2009 8:44 am

Antes de sair definitivamente deste tópico, dou-lhe só uma deixa para esse pêlo gorduroso... (se for só isso que apresenta):

Os hamsters têm glandulas que servem para libertar um cheiro que serve para marcar território e identificar cada um deles, esse como anda pelos tubos, pode efectivamente ter essa gordura agarrada ao pelo do dorso... essa é uma situação normal, ainda mais que estamos na primavera... :wink:

Agora se esse bichinho ainda tiver "a pele vermelha de recém nascido"... :wink: convém ir ao vet...

Boa sorte.
Canhake
Membro

quarta mai 06, 2009 1:05 pm

Ele tem a pele cor de rosa... Muito mais clara que a minha... Vermelha não está de certeza.. Peço desculpa se o referi em cima :S
Essa é a 1ª vez que oiço falar de glândulas.. Vou pesquisar sobre isso mais tarde ; Obrigado
Se for essa gordura(que acredito que seja) que posso fazer? EU escovei com uma escova de dentes velha, e húmida, e aquilo já secou e tem muito melhor aspecto... Mudei agora o papel higiénico da casinha, e tudo ele estava seco... Que devo fazer?
Pedi a uma pessoa que passasse num vet e pedisse um orçamento, mas quanto poderia custar uma consulta destas? 50€?
Obrigado por tudo...acredite que já ajudou ;)

Daniel
pathelen
Membro Veterano

quarta mai 06, 2009 1:25 pm

Canhake Escreveu:Ele tem a pele cor de rosa... Muito mais clara que a minha... Vermelha não está de certeza.. Peço desculpa se o referi em cima :S
Essa é a 1ª vez que oiço falar de glândulas.. Vou pesquisar sobre isso mais tarde ; Obrigado
Se for essa gordura(que acredito que seja) que posso fazer? EU escovei com uma escova de dentes velha, e húmida, e aquilo já secou e tem muito melhor aspecto... Mudei agora o papel higiénico da casinha, e tudo ele estava seco... Que devo fazer?
Pedi a uma pessoa que passasse num vet e pedisse um orçamento, mas quanto poderia custar uma consulta destas? 50€?
Obrigado por tudo...acredite que já ajudou ;)

Daniel
Se for isso e acredito que sim, não é preciso fazer nada... logo desaparece!

Aqui mesmo na Arca, no Fórum dos exóticos tem artigos sobre hamsters que focam essa particularidade:

Pêlo gorduroso

O hamster pode por vezes apresentar o pêlo gorduroso nos flancos da bacia, mas é uma situação normal. Estes roedores têm glândulas de cheiro que segregam um líquido que é usado para marcar território e identificar indivíduos.
Há efectivamente que ter atenção a qualquer alteração na pele do animal, mas regra geral os hamsters são animais saudáveis, se as condições de higiéne em que viverem forem boas e a alimentação variada...
Canhake
Membro

quarta mai 06, 2009 1:40 pm

Obrigado ;)
Responder

Voltar para “Exóticos”