--VERGONHA NO PORTO--

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

sandrobernardo
Membro
Registado: segunda mai 26, 2003 10:50 am
Localização: 3 Cães 1 castro laboreiro 1 Rhodesian Ridgeback 1 SRD; Caturras

quarta jul 23, 2003 4:25 pm

Uma reportagem emitida no sábado (salvo erro) no jornal da tarde da

RTP1 mostrava aquilo q se passa semanalmente no Porto, na chamada

[b]feira dos pássaros[/b]. A verdade é que apesar do nome, o mais dificil

mesmo é encontrar as tais aves. O que se passa é que se vende sem o

minimo de condições, cães e gatos, de raça definida ou nao, a partir da

idade de [b]1 mês[/b], ao desbarato. É fenomenal como as autoridades nada

fazem, sabendo que tal se passa todas as semanas, ás claras. Também é

giro observar que os defensores dos animais, tao preocupados com as

touradas, nao se insurjam contra este facto. :!: [color=darkred][/color]
bbaixo
Membro Veterano
Registado: quinta jul 03, 2003 10:59 am

quarta jul 23, 2003 4:34 pm

O mesmo acontece em Braga ao domingo de manhã na praça municipal...

:( :( :( :(
isabelpo
Membro Veterano
Registado: quarta dez 19, 2001 12:41 pm
Localização: Tartaruga Casquinha, cadelinha Meggy, gatinha Joana, gatinhos João e Bernardo, Dogue Alemão Aylah

quarta jul 23, 2003 5:09 pm

Olá Sandro!!!
Antes de mais bem vindo!
É do Porto? Não deve de ser, não parece! Não quero com isto dizer que concordo com o que se faz todos os domingos pela manhã ao lado da estação de S. Bento, mas não concordo também com a forma como colocou o tópico. Infelizmente é um acontecimento que se realiza um pouco por todo o país (como podemos ver pela primeira resposta ao seu tópico). É realmente reprovável o que fazem naquela "feira",não concordo com o título que escolheu, ainda por cima com letras garrafais. Nesse aspecto podia ter mais cuidado! Chame-lhe bairrismo...mas não gostei!

Quanto à feira propriamente dita, é verdade, chama-se feira dos pássaros mas lá há de tudo! Todos os animais que ali estão encontram-se em condições degradantes. Estão pássaros às dúzias em gaiolas, os peixes às centenas nos aquários, os cães e gatos...têm caixinhas minúsculas onde esperam que alguém os leve. Outros esperam mesmo nas malas dos carros que apareça alguém a perguntar o preço. Até mostram os pais, mas de puros aqueles animais têm muito pouco. O facto é que aquela feira é muito concorrida, tem sempre gente para trás e para a frente. A maior parte vai só para ver, mas muito negócio se faz por lá. Não tem jeito nenhum nem condições, mas já se faz desde que me conheço. Porque ninguém faz nada...não sei nem imagino. Será um ponto turístico? Tradição talvez!!! Nem todas as tradições deste país são de louvar! Podemos ver isso com as touradas!!! E por esta também. O pior é que como esta há muitas mais!!! :(
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta jul 23, 2003 5:51 pm

Dizem-me (nunca lá fui) que o mesmo se passa na feira da Malveira.
E acho muito pertinente a questão que pôs

[quote]é

giro observar que os defensores dos animais, tao preocupados com as

touradas, nao se insurjam contra este facto[/quote]

Se calhar não é mediático...
Mila
Membro
Registado: quinta jan 16, 2003 9:11 pm

quarta jul 23, 2003 6:57 pm

Esse problema não existe só no Porto, mas sim por todo o país.

Pelo país fazem-se as denominadas Feira da Ladra ou Feira de Usados, onde também vendem animais.

A questão é, será melhor matar cachorros ao nascer (pois nunca se sabe muito bem quem os compra, pois em pequeninos todos são muito queridos, e depois quando crescem?...).
Normalmente são rafeiros, mas o que deve ser feito é alertar as consciências das pessoas sobre o sofrimento dos animais.

Acontece que, educar adultos é muito dificil, senão impossivel...

Suzana da Silva

Vilamoura

Algarve
Mila
Membro
Registado: quinta jan 16, 2003 9:11 pm

quarta jul 23, 2003 7:04 pm

Em relação ao título do post, temos de começar por algum lado, se acontece no [b]Porto[/b], porque não divulgar, até porque na comunicação social falou no Porto...

Não costumam dizer que o Porto é uma Naçaue.

Como já disse e repito deve-se começar por algum lado.

Suzana da Silva

Vilamoura

Algarve
musa
Membro
Registado: quinta abr 10, 2003 9:34 pm

quinta jul 24, 2003 1:52 pm

Estas feiras acontecem em todo lado, os animais até são vendidos nas feiras normais.
Há um ano atras fui a feira, e estou eu a passar na parte das hortaliças quando me deparo com uma senhora que estava a vender hortaliça tinha também à venda dois cães ou seja dois cachorrinhos. até me cortou o coração e a senhora dizia que os vendia a 10€.
Eu só não trouxe os dois porque moro num apartamento e não pudia mas a minha vontade foi trazer os dois. Mas trouxe um porque tinha quase a certeza que se não trouxesse o fim dele não seria bom. Porque quem vende um cão a 10€ é pq não esta a pensar na felicidade do cão. E hoje digo que o meu Tuga teve muita sorte, é feliz ,amado e nada me faz arrepender de o ter trazido. Mas muitas vezes penso se o outro teve a mesma sorte e espero que sim.
Mas estas feiras acontecem em todo lado e esperemos que todos os animais tenham a sorte que o meu teve.
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta jul 24, 2003 4:06 pm

Olá Musa,
Por favor não me leve a mal, mas fez o pior que podia ter feito. De facto, 'salvar' esse cãozinho significa condenar muitos mais! Mais valia que tivesse ido buscar um a uma associação ou que adoptasse um da rua.
Com efeito, se estas feiras existem e continuam a existir há tanto tempo é precisamente porque há gente que compra esses cachorros. Acha que se ninguém comprásse continuavam a levá-los para lá para vender?
Pois é....não é só quem vende que é culpado! Mesmo aqueles que compram cheios de boas intenções são responsáveis pelo que acontece.

Cumprimentos
Paulo C.
anavaz
Membro Veterano
Registado: quarta mar 13, 2002 1:56 pm

quinta jul 24, 2003 4:31 pm

O Paulo tem razão, só existe oferta enquanto houver procura!
Nikitagatita
Membro Veterano
Registado: quinta fev 27, 2003 11:10 am

quinta jul 24, 2003 4:35 pm

Pois é....infelizmente é mais pura realidade, soube de um caso há um tempo atrás , através de uma amiga minha, de uma senhora que tinha trazido dois gatinhos brancos também de uma feira, estavam dentro de uma gaiola á torreira do sol sem água sem nada, estão a ver a imagem não estão :x , era um toxicodependente que os tinha, já não me lembro do valor mas foi qualquer coisa como 5€ ou 10€, a sra. por pena também as trouxe para casa e depois colocou o anuncio para a adopção. :|
Romy
Membro
Registado: quinta out 10, 2002 1:25 pm

quinta jul 24, 2003 4:59 pm

Mas isso nao se passa so nas feiras, se formos a Serra da Estrela, naquelas povoaçoes em redor vendem-se caes que dizem ser Serras da Estrela, mas na maioria nao o sao (claro), a beira da estrada e em frente aos estabelecimentos comerciais, por 50 ou 60Euros e se formos a ver por vezes estao 2 e 3 dentro da mesma gaiola e dias inteiros ao sol sem agua nem comida, so sao tirados quando alguem os quer ver ou se e de noite e vao para casa.
Um conhecido meu comprou la um cao que o senhor lhe dizia que era "da Serra da Estrela" claro que nao mentiu ele nasceu la :lol: mas de Serra da Estrela (como raça) nao tinha nada, mas enfim ainda ha pessoas que vao nessa conversa...
tom
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: bulldog americano,iguana,peixes,pavões, varias especies de patos etc

quinta jul 24, 2003 6:06 pm

PauloC Escreveu: Mesmo aqueles que compram cheios de boas intenções são responsáveis pelo que acontece.
Em parte não posso deixar de concordar csg.Quem compra é responsavel tb.Mas neste caso não concordo q seja assim.Não acho q os 10€ q a senhora ganhou com o cão sejam incentivo suficiente para tentar uma nova reprodução.Mas esta é apenas a minha opinião.
musa
Membro

quinta jul 24, 2003 7:29 pm

Olhe Paulo C o que lhe posso dizer é que também não concordo que os cães sejam vendidos assim mas se eu o deixava ali de certeza que o MATAVAM e quando essa imagem me passou pela cabeça fiz o que o meu coração mandou.
por isso acho qe foi o melhor que fiz.
musa
Membro

quinta jul 24, 2003 8:33 pm

Até porque fui a essa feira para comprar algumas coisas e nunca imaginei que estivessem a vender cães.
Só que ao passar nessa parte deparei-me com aquele cenário.
Aém de o ar dele ser assustado, estava com frio e tremia muito portanto n resisti.
bbaixo
Membro Veterano
Registado: quinta jul 03, 2003 10:59 am

segunda jul 28, 2003 4:12 pm

O tema deste tópico foi objecto de uma reportagem no Jornal de Noticias de hoje: http://jn.sapo.pt/textos/out20311.asp :evil: :evil: :evil:

BB
Responder

Voltar para “Cães”