Andam a enganar-nos ou andamos a enganar-nos uns aos outros?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quinta jul 24, 2003 2:25 pm

eu fico espantada. há que anos que o vet sempre se recusou a dar a pílula às gatas. até injecções. a carlota só tomou uma vez porque era a única. sei de gatas que morreram e que ficaram doentes por causa da pílula. mas isto há cada vet :o :o
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta jul 24, 2003 3:58 pm

Olá.

O que me foi dito sobre a pílula, foi que mesmo que uma gata a tome uma única vêz, ou só algumas vêzes, pode vir a sofrer dos efeitos secundários...e é interessante que presenciei uma conversa, entre vet e cliente, em que a senhora ( dona da gatinha ) dizia que não tinha dinheiro para a estirilização...então o vet disse-lhe: a senhora é que sabe o que quer fazer...só que repare que a pílula, a longo prazo, ou talvêz não, acaba por provocar problemas ao animal, que depois a senhora acába por gastar o mesmo ou mais...a gata ter que sofrer uma intervenção cirurgíca, na mesma, provávelmente com complicações e sem garantias de sucesso...e pode perder o animal...isto não falando no sofrimento que a gata terá com cios, bem como possíveis problemas do efeito da dita pílula...
O que sei é que a senhora acabou por decidir operar a gatinha. :D

Agora o que me fáz confusão é uns vets dizerem que a melhor altura da esterilização é antes do 1º cio e outros dizem que só depois...houve um que até me argumentou que esterilizar uma gatinha antes do 1º cio atráza-lhe o crescimento...que seria o mesmo que fazer uma ovarioesterectomia a uma menina ( ainda criança- sem ter entrado no periodo menstrual ).
Acabo por ficar bastante indecisa prq uns dizem uma coisa e outros, outra ...!

As minhas gatas estão esterilizadas, a Leo tb o será, mas fica a minha dúvida em relação á altura da dita...

Leonilde
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
vcruz
Membro Veterano
Registado: quinta nov 07, 2002 1:40 pm

quinta jul 24, 2003 4:24 pm

A Lolita começou a ter cios cedissímo!
A vet. dela na altura, disse que se não fizesse muito barulho para esperar pelo menos até aos 8 meses. A justificação que deu, foi que antes, os orgãos são tão pequeninos que poderiam ocorrer acidentes :|
No entanto, ela começou a ter cios quase quinzenalmente e acabou por ser operada com 7 meses, com a actual veterinária.
Conforme disse, não teve nenhum problema pós operatório, aliás, está a ter agora : a rapariguinha está a ficar redondinha :oops:
V.
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quinta jul 24, 2003 4:27 pm

Olá,

Sobre atrasar o crescimento se a esterilização for antes do 1º cio, nunca ouvi ou li nada. Do que sei a discussão gira em torno do seguinte, há vets que defendem que se a gata for esterilizada antes do 1º coi esta pode vir a ter problemas de incontinência.
Quando foi da Amélia eu perguntei ao vet e ele disse-me que da forma que a operação agora era feita esse problema já não se colocava. E esterilizando antes do primeiro cio eliminava-se definitivamente as probabilidades de futuros tumores mamários.

Beijokas
Kathleen
sunymok
Membro
Registado: quinta fev 13, 2003 12:20 pm

quinta jul 24, 2003 4:32 pm

enganei-me :oops:
Última edição por sunymok em quinta jul 24, 2003 4:40 pm, editado 1 vez no total.
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

quinta jul 24, 2003 4:38 pm

Olá!

A mim parece-me que sim, que é excessivamente cedo .... :o :o
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quinta jul 24, 2003 4:43 pm

Olá

Cinco meses parece-me muito cedo. A mim o vet disse-me que a altura ideal seriam os 7/8 meses. Mas a Amélia é persa e os persas atingem a maturidade mais tarde. Mas não sei se em caso de gatos de outras raças esterilizam mais cedo. mas se fosse a sim perguntava a outro vet só para confirmar.

Beijokas
kathleen
Miau
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)

quinta jul 24, 2003 4:59 pm

estou a ficar preocupada...

Eu tenho muita confiança no meu vet, mas começo a ficar preocupada em relação à esterilização da minha gatinha... eles querem esterilizá-la em Setembro. Em Setembro ela tem 5 meses. Será muito nova para uma cirurgia destas?

Miau
igualdade
Membro Veterano
Registado: terça abr 08, 2003 11:23 am
Contacto:

quinta jul 24, 2003 5:27 pm

Olá,

Penso que não há problemas em esterializar a sua menina com cinco meses, é melhor fazê-lo o quanto antes, desde que ela não não tenha tido problemas de saúde de certeza que vai correr tudo normalmente. o meu gatinho tb foi castrado muito cedo e isso não lhe alterou nada no crescimento.

Boa sorte

Miaus

Guida
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta jul 24, 2003 5:32 pm

A minha Siamêsa foi esterilizada depois do parto e desmame dos gatinhos.

As outras duas foram depois dos 7 meses...se não me engano, a Sasha foi aos 9 meses e a Nana foi aos 7 ( mais ou menos ) prq teve cios seguidos.

Pois é..pergunta-se a um e diz uma coisa e pergunta-se a outro e diz outra...e como geralmente vamos por aquele em quem confiamos...apesar de correr o risco de não ser a decisão acertada...

Leonilde
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Rafacavaleiro
Membro Veterano
Registado: terça abr 01, 2003 4:31 pm
Localização: Pusky e Cusca(cães);Linda,Tita, Mia,Becas ,kiko, Teco,Tico (gatos)

quinta jul 24, 2003 6:10 pm

Ola!

Ja que se fala aqui de esterelização e pilula queria perguntarvos se sabem alguma coisa das injecções que ha tb para as gatas como contaceptivo?
Segundo uma vet q conheço da-s d seis em seis meses, mas ñ sei mais nda...Será que tb pode provocar quistos como a pilula? Sinceramente acham que eram as unicas formas de contracepção para gatas que conhecia antes de vesitar este forum!! :oops: Ja tinha conhecimento nos gatos mas nas gatas ñ.... :|

Realmente acho estranho e incrivel uns vets dizerem uma coisa e outros dizerem outra ou nem se preocuparem com tal!! :evil:

Bjcas
sfigueira
Membro Veterano
Registado: terça set 10, 2002 10:49 am

quinta jul 24, 2003 6:48 pm

Olá!

As gatinhas devem ser operadas antes do primeiro cio, ou quando muito após o primeiro. Quanto mais cedo melhor e a partir dos 4 meses já é seguro fazer a operação.

Isto das opiniões dos vets... Eu conheci um que dava as injecções para evitar o cio e nunca alertou para os malefícios das mesmas.
Também um outro que dizia que esterilizando uma cadela ela teria "menopausa" como as mulheres!

Acho que é como em tudo nesta vida: há os bons e os maus profissionais, há os que se preocupam em se manter actualizados e há aqueles que saem da faculdade e nunca mais pegam num livro!
Enfim :?

Rafacavaleiro, respondendo à sua questão, a injecção ainda é pior do que a pílula, uma vez que o medicamento é mais forte pois a sua acção tem que durar 6 meses :(

Cumprimentos,
Susana
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

quinta jul 24, 2003 6:48 pm

Acho que algumas pessoas não se apercebem da deturpação da mensagem. Muitas vezes os veterinários dizem que a curto-médio prazo podem não advir problemas.

As pessoas que ouvem essa explicação deturpam inconscientemente para: Não há problemas em dar a pilula.

Claro que de forma continuada pode induzir problemas.

Eu não conheço nenhum veterinário ( e conheço largas dezenas) que advogue o uso continuado da pílula...
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
camie
Membro Veterano
Registado: quinta nov 21, 2002 7:30 pm

sexta jul 25, 2003 12:43 am

A vet que eu levo minhas meninas nunca falou bem das pilulas ...me disse que o uso constante poderia causar problemas e que ela não receitaria e não concordaria comigo caso eu optasse por esse metodo.
Recomendou -me então a estelilização e foi o que eu fiz , confesso que me partiu o corãção ve-las com aquelas incisões enormes na barriga mas me confortava saber que os riscos de problemas nas mamas e outros mais estariam diminuidos (não impedidos , como disse a vet) .
Foram operadas com 6 meses aproximadamente e estão otimas , e eu não daria pilulas , não daria mesmo.
MaLuCat
Membro
Registado: sábado jul 19, 2003 6:37 am

sexta jul 25, 2003 4:55 am

desde a 1ª vez que levei minha gatinha no vet este me aconselhou a esterelizá-la antes do 1º cio....disse q isto de esperar pelo 1º cio já estava ultrapassado e nem mencionou as pílulas.
A Guizmo faz 6 meses dia 1º e o vet quer operá-la daqui há uns 2 meses pq ela está se curando de fungo e otite e, assim como o vet da vcruz, ele disse q ela é muito miúda (tem 2kg).
Bom, pretendo esperar e torço para q o 1º cio não chegue antes...

Ah, esqueci de dizer q ela é SRD

Renatta :D e Guizmo :evil:
Responder

Voltar para “Gatos”