associações
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda fev 11, 2008 6:29 pm
Olá a todos,
Estou com umas certas dúvidas..eu encontrei uma cadela whippet há dois dias, levei-a ao veterinário para ver se tinha chip, não tinha. Eu era para a levar para minha casa até encontrar o dono ou alguém que a quisesse adoptar, mas o vet olhou para as patas dela e disse que podia ter sarna, e eu disse-lhe se não era melhor tratar, ele disse para eu não me meter isso, porque não se pode tratar animais sem a ordem do dono...hmmm QUAL DONO? então não a trouxe e levei-a para uma associação, como era de raça a senhora minha conhecida está com ela solta e leva-a para casa á noite. Pensamos ter fugido por ter o cio e já deve estar grávida, e as feridas nas patas pelos vistos não é sarna, estamos desesperados á procura do dono, se é que tem dono. Hoje falei com a senhora e esta quer lhe dar a injecção para a cadela abortar naturalmente. A minha questão é..agora que a cadela está na associação, eles são obrigados a esperar pelo dono quanto tempo para a poderem tratar? já pode ser adoptada? ou também têm de esperar um prazo? Eu estou serialmente a pensar adoptar a cadela, mas com estas confusões todas, já nem sei onde me meter..
Obrigada
Estou com umas certas dúvidas..eu encontrei uma cadela whippet há dois dias, levei-a ao veterinário para ver se tinha chip, não tinha. Eu era para a levar para minha casa até encontrar o dono ou alguém que a quisesse adoptar, mas o vet olhou para as patas dela e disse que podia ter sarna, e eu disse-lhe se não era melhor tratar, ele disse para eu não me meter isso, porque não se pode tratar animais sem a ordem do dono...hmmm QUAL DONO? então não a trouxe e levei-a para uma associação, como era de raça a senhora minha conhecida está com ela solta e leva-a para casa á noite. Pensamos ter fugido por ter o cio e já deve estar grávida, e as feridas nas patas pelos vistos não é sarna, estamos desesperados á procura do dono, se é que tem dono. Hoje falei com a senhora e esta quer lhe dar a injecção para a cadela abortar naturalmente. A minha questão é..agora que a cadela está na associação, eles são obrigados a esperar pelo dono quanto tempo para a poderem tratar? já pode ser adoptada? ou também têm de esperar um prazo? Eu estou serialmente a pensar adoptar a cadela, mas com estas confusões todas, já nem sei onde me meter..
Obrigada
Boa Noite! Na minha opinião, visto que o animal não tem chip que o identifique e até ao momento ainda não foi "reclamado", não vejo razão para não adoptar o animal
. Sempre estaria melhor do que numa instituição, onde o seu futuro é incerto.
Cmps, Gpsc

Cmps, Gpsc
-
- Membro Veterano
Pois é, eu não sei é se há leis que o proibam agora adoptá-la logo visto que está numa associação, estou tão irritada, ela já podia estar aqui comigo, se não fosse aquele problema da sarna, mas também não queria pôr os meus animais em risco 

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda abr 27, 2009 9:09 pm
Eu acho que o que fez, foi muito bom e um exemplo para as situações anedóticas que surgem aqui no fórum.Quando a adopção, não há problema, ali´s, o animal é abandonado, não tem indentificação, nem forma de o ser.
Mesmo que apareça o dono nao tem forma de provar queo cao é dele, já que o boletim nao vale de nada... A unica forma de reclamar um cao como sendo seu é pelo chip. Se pegar na cadela, for com ela ao veterinario e lhe meter um chip dando os seus dados, a cadela passa a ser sua!
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda fev 19, 2007 12:39 pm
Não ficava mal colocar uns anuncios, nomeadamente no encontra-me 
Lá por não ter chip, não significa que não tem dono e que este até, não esteja desesperado a sua procura...
Se porventura, não aparecer ninguém, aí sim, poderá colocar-se a hipótese de ficar com ela
Abraço

Lá por não ter chip, não significa que não tem dono e que este até, não esteja desesperado a sua procura...
Se porventura, não aparecer ninguém, aí sim, poderá colocar-se a hipótese de ficar com ela

Abraço
O que esse veterinário disse é uma patetice, desculpe que lhe diga, e isto é para não dizer pior.jclarinos Escreveu:...era para a levar para minha casa até encontrar o dono ou alguém que a quisesse adoptar, mas o vet olhou para as patas dela e disse que podia ter sarna, e eu disse-lhe se não era melhor tratar, ele disse para eu não me meter isso, porque não se pode tratar animais sem a ordem do dono...hmmm QUAL DONO?

E as feridas poderão ser sarna?

Essa injecção nem sempre dá resultado, além de ser penalizadora para a cadela. Além disso, só é dada dentro de uma determinado prazo após a cópula, e não se sabe há quantos dias ela aconteceu, se aconteceu. E aqui, sim, penso que tem de ter o acordo do possível dono, pois trata-se de uma intervenção que eliminará possíveis filhotes, que serão igualmente propriedade desse dono. Não se sabe se ele quererá que a possível ninhada nasça. Mas aqui terá de ser um advogado a esclarecê-la melhor.Hoje falei com a senhora e esta quer lhe dar a injecção para a cadela abortar naturalmente. ...
A lei dá o direito, a quem acha um animal extraviado, de reclamar ao seu seu dono o pagamento das despesas que fizer com ele, desde a alimentação aos cuidados de saúde de que esse animal precise e às despesas a que quem o encontrou seja obrigado: telefonemas, deslocações, equipamento para o conforto do animal, etc.A minha questão é..agora que a cadela está na associação, eles são obrigados a esperar pelo dono quanto tempo para a poderem tratar? já pode ser adoptada? ou também têm de esperar um prazo? Eu estou serialmente a pensar adoptar a cadela, mas com estas confusões todas, já nem sei onde me meter..
Obrigada
Não sei quanto tempo se é obrigado a esperar pelo aparecimento do dono de uma coisa perdida (sim, porque à face da lei um cão é uma coisa, um objecto), mas é de facto o chip que prova a propriedade.
A caderneta de saúde não chega para constituir prova, terá de ser a reacção do animal à pessoa que se apresente como sua dona, talvez com a corroboração de alguma testemunha, como, por exemplo, o veterinário que a tiver tratado antes.
O criador também poderia ser um caminho para se chegar ao dono, mas nesse caso a cadela teria sido chipada antes de ser entregue ao comprador. Só que essa deve ser produto de alguma daquelas criações domésticas que aqui são tão faladas...
Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns!
Por vezes fico a pensar nas mensagens que aqui leio...será que é a brincar ou serão verdadeiras???
Ainda á muito pouco tempo encontrei perdida e a vaguear no meio de uma estrada uma Epagneul Breton. Não hesitei em para o carro e "lançar-me" para o meio da estrada para a salvar. Sei que se não o fizesse ela já não estaria viva!
Levei-a ao Vet pois não estava maltratada mas apresentava muitas borbulhas na zona da barriga. A Vet verificou se tinha chip e como realmente tinha, ficamos á aguardar pois como não tinha sido "chipada" aqui mas sim em Odemira, estava mt complicado chegar até ao dono.
No entanto não foi por isto que eu e a Vet não avançamos com o tratamento das borbulhas...levou uma injecção, passou-lhe uma pomada e levei-a para casa para junto do meu cão e do meu filho de 4 anos.
Demorou 5 dias a localizar o dono e foi esse o tempo em que tratei da alergia que lhe afectava a barriga e foi esse tempo que permaneceu em minha casa como se da familia fosse.
Isto só para exprimir a minha revolta com a resposta desse Vet de "não se meter a tratar da cadela"...sinceramente não se diz tal coisa!
Com dono ou sem dono, a prioridade é tratar mas aconselho vivamente a procurar outro Vet pois esse já provou que não vale nada. Depois logo se vê a questão do dono...se fosse um dono a sério teria a pequenina com chip para o caso de lhe acontecer alguma coisa, não?
Enfim...
Ainda á muito pouco tempo encontrei perdida e a vaguear no meio de uma estrada uma Epagneul Breton. Não hesitei em para o carro e "lançar-me" para o meio da estrada para a salvar. Sei que se não o fizesse ela já não estaria viva!
Levei-a ao Vet pois não estava maltratada mas apresentava muitas borbulhas na zona da barriga. A Vet verificou se tinha chip e como realmente tinha, ficamos á aguardar pois como não tinha sido "chipada" aqui mas sim em Odemira, estava mt complicado chegar até ao dono.
No entanto não foi por isto que eu e a Vet não avançamos com o tratamento das borbulhas...levou uma injecção, passou-lhe uma pomada e levei-a para casa para junto do meu cão e do meu filho de 4 anos.
Demorou 5 dias a localizar o dono e foi esse o tempo em que tratei da alergia que lhe afectava a barriga e foi esse tempo que permaneceu em minha casa como se da familia fosse.
Isto só para exprimir a minha revolta com a resposta desse Vet de "não se meter a tratar da cadela"...sinceramente não se diz tal coisa!
Com dono ou sem dono, a prioridade é tratar mas aconselho vivamente a procurar outro Vet pois esse já provou que não vale nada. Depois logo se vê a questão do dono...se fosse um dono a sério teria a pequenina com chip para o caso de lhe acontecer alguma coisa, não?
Enfim...
Olá eu tenho uma whippet e é um verdadeiro miminho. O melhor cão de companhia q conheci até hoje!
Se tiver condições e se quiser ficar com a cadela, acredito vivamente q não se irá arrepender se a adoptar, não a deixe na associação.
Para além dos whippets serem uma excelente companhia, são meigos, dóceis, calmos, fáceis de educar, raramente ladram, largam pouquissimo pêlo, dormem muuuuuuuuuuuuuitas horas, habituam-se bem a gatos... enfim.. para mim é raça perfeita.. mas eu sou suspeita, claro!
Eles gostam muito de correr e por isso facilmente se perdem, pois se se assustam com algum carro, ou outra coisa qq, e desatam a correr tipo flecha. E depois claro n há quem os apanhe...
Se tiver condições e se quiser ficar com a cadela, acredito vivamente q não se irá arrepender se a adoptar, não a deixe na associação.
Para além dos whippets serem uma excelente companhia, são meigos, dóceis, calmos, fáceis de educar, raramente ladram, largam pouquissimo pêlo, dormem muuuuuuuuuuuuuitas horas, habituam-se bem a gatos... enfim.. para mim é raça perfeita.. mas eu sou suspeita, claro!
Eles gostam muito de correr e por isso facilmente se perdem, pois se se assustam com algum carro, ou outra coisa qq, e desatam a correr tipo flecha. E depois claro n há quem os apanhe...
Há muito poucos criadores de whippets em Portugal e praticamente todos se conhecem uns outros, percebi isso qdo quis comprar a Olivia. Na altura em q a comprei já tinha 5 meses, e era a unica cadela "disponivel", pois n havia mais ninhadas.
Julgo q se mostrar fotografias da cadela aos criadores e falar com eles ao telefone, eles poderão reconhecer a cadela e talvez saber quem é o dono.
Não sei se essa whippet é tigrada ou não, suponho q sim, pois em portugal praticamente só há tigrados.
Se o criador ainda tiver fotografias, pode ser q a consiga reconhecer, isto pode parecer pateta, mas há características na Olivia q as distinguem dos outros, devido às manchas.
Pois realmente o dono pode estar desesperado. Caso não encontre o dono, poderá sempre adopta-la tal como disse no outro post.
Julgo q se mostrar fotografias da cadela aos criadores e falar com eles ao telefone, eles poderão reconhecer a cadela e talvez saber quem é o dono.
Não sei se essa whippet é tigrada ou não, suponho q sim, pois em portugal praticamente só há tigrados.
Se o criador ainda tiver fotografias, pode ser q a consiga reconhecer, isto pode parecer pateta, mas há características na Olivia q as distinguem dos outros, devido às manchas.
Pois realmente o dono pode estar desesperado. Caso não encontre o dono, poderá sempre adopta-la tal como disse no outro post.
Sempre impecável, não é amigo Vitor?CasadelMar Escreveu:Não ficava mal colocar uns anuncios, nomeadamente no encontra-me
Abraço

Quando encontrei o meu amigo Pitt bull ele estava identificado mas não havia dados dos donos. Telefonei então para todas as juntas de freguesia da zona (11). Telefonei para as esquadras de Benfica, Alfragide, Damaia e Amadora.
A Policia informou-me então que os procedimentos a ter seríam, identificar o cão e a mim na Esquadra da Zona para o caso de haver queixa de perca e aguardar 8 dias até poder legalizar no nome em que ía ficar.
Não coloquei cartazes apenas por dois motivos, Buraca e cão todo partido das lutas. Caso contrário tería afixado um anuncio em locais visiveis.
Pode haver ou não um dono desesperado à procura dessa cadelita. Portanto, dirija-se à esquadra e dê parte dela bem como pretende ficar com ela. Não custa nada afixar alguns apelos pelos locais mais visiveis, sem foto da cadela. O dono terá de a identificar. Colocar o apelo no encontra-me. E depois, de consciência tranquila ficar com o animal.
E o veterinário procedeu de forma muitissimo ética a meu ver. Mais 8 dias, menos 8 dias (prazo legal) não vai atrasar nem adiantar nada na possivel gravidez da cadela.
Já me ía esquecendo, acho que tem de colocar um anuncio no jornal. Mas ao certo, ao certo já não me lembro se é assim.
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
-
- Membro Veterano
Olá a todos e obrigada pelas respostas!
Eu já falei com toda a gente da zona, restaurantes, seguranças, lojas de animais, papelarias, associações, canis, e sem contar com os contactos da dona da associação que pelo que ela me diz, ninguém sabe de nada.. no encontra-me ainda não pus, mas eu daqui a bocado vou á associação tiro-lhe uma foto e coloco lá, assim talvez seja mais fácil. Eu não percebo é como é que alguém perde um cão de raça e não fala com os canis municipais, associações lojas e etc, porque pelos vistos ninguém sabe de nenhum whippet perdido, pelo menos eu era a primeira coisa que fazia, e também acho muito estranho não ter chip com dois anos, nem coleira tinha. É que a cadela é lindissima, está um pouco mal tratada, mas penso ser normal, não sei há quanto tempo já anda na rua.
Enfim, não sei que fazer..eu tenho uma gata e uma cadela yorkie, mas realmente aquela cadela conquistou-me. Eu vou daqui a bocado lá falar com a senhora a ver o que ela me diz, mas claro que em primeiro está o dono e o que eu mais queria era encontrá-lo, mas cada vez estou a ver isto mais impossivel.
Há e em relação ao veterinário, é triste mas é verdade! Eu também fiquei parva, ele é o vet da minha cadela e gata e nunca se tinha saido com uma destas. É que eu até me ofereci para a tratar e ele disse que não podia sem a autorização do dono, então andava eu com a cadela atrás com suposta sarna a passear, enfim.. foi por isso que a levei para a associação.
Eu já falei com toda a gente da zona, restaurantes, seguranças, lojas de animais, papelarias, associações, canis, e sem contar com os contactos da dona da associação que pelo que ela me diz, ninguém sabe de nada.. no encontra-me ainda não pus, mas eu daqui a bocado vou á associação tiro-lhe uma foto e coloco lá, assim talvez seja mais fácil. Eu não percebo é como é que alguém perde um cão de raça e não fala com os canis municipais, associações lojas e etc, porque pelos vistos ninguém sabe de nenhum whippet perdido, pelo menos eu era a primeira coisa que fazia, e também acho muito estranho não ter chip com dois anos, nem coleira tinha. É que a cadela é lindissima, está um pouco mal tratada, mas penso ser normal, não sei há quanto tempo já anda na rua.
Enfim, não sei que fazer..eu tenho uma gata e uma cadela yorkie, mas realmente aquela cadela conquistou-me. Eu vou daqui a bocado lá falar com a senhora a ver o que ela me diz, mas claro que em primeiro está o dono e o que eu mais queria era encontrá-lo, mas cada vez estou a ver isto mais impossivel.
Há e em relação ao veterinário, é triste mas é verdade! Eu também fiquei parva, ele é o vet da minha cadela e gata e nunca se tinha saido com uma destas. É que eu até me ofereci para a tratar e ele disse que não podia sem a autorização do dono, então andava eu com a cadela atrás com suposta sarna a passear, enfim.. foi por isso que a levei para a associação.
Última edição por jclarinos em quarta mai 06, 2009 1:05 pm, editado 1 vez no total.
Não faça isso. Coloque apelo com a raça mas sem foto. E vá identificar o caso à policia. Boa sortejclarinos Escreveu:mas eu daqui a bocado vou á associação tiro-lhe uma foto e coloco lá,

<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>