Luxo e discriminação...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quarta mai 06, 2009 3:27 pm

Uma estância de eco-turismo, toda moderna e toda xpto, tem esta ressalva:

Os animais são permitidos nos Alvéolos (excepto raças perigosas*) mediante pagamento de taxa extra de 2,50€/dia.

* Da lista de raças consideradas perigosas constam: o Pit bull, o Rottweiler, o Cão de Fila Brasileiro, o Dogue Argentino, o Staffordshire Terrier Americano, o Staffordshire Bull Terrier e o Toza Inu.

em: http://www.zmar.eu/index.php

Seguiu um email para eles com este conteúdo:

Exmos. Senhores,

Foi com muito agrado que visitei o vosso website, e constatei que finalmente temos um "campismo de luxo" em Portugal. As instalações parecem-me de alta qualidade, e os serviços que os Exmos. Srs. oferecem, igualmente de alta qualidade.

No entanto fiquei chocada, desiludida e quase revoltada, ao ler o seguinte:

Os animais são permitidos nos Alvéolos (excepto raças perigosas*) mediante pagamento de taxa extra de 2,50€/dia.

* Da lista de raças consideradas perigosas constam: o Pit bull, o Rottweiler, o Cão de Fila Brasileiro, o Dogue Argentino, o Staffordshire Terrier Americano, o Staffordshire Bull Terrier e o Toza Inu.

Que fique desde já bem claro que não sou dona de nenhum cão descriminado na lista dos POTENCIALMENTE perigosos, o que é bastante diferente de Cão Perigoso.

A título informativo, TODOS os cães, independentemente da raça ou porte, podem constar na lista de CÃES PERIGOSOS, pois segundo a Lei, Cão Perigoso é todo aquele que tenha mordido ou morto outro animal ou pessoa. Já o Cão POTENCIALMENTE Perigoso, é qualquer um das raças citadas em cima, e injustamente descriminado.

Independentemente destas terminologias, bastante importantes a meu ver, acho uma vergonha os Exmos. Srs. apelarem à "ética campista" (Proteja o ambiente agindo conforme a ética do campista.) quando a ética tão básica como o respeito pela liberdade de escolha de cada um, não é respeitada. Se autorizam a entrada e permanência de cães no vosso parque, então não descriminem mais ainda do que a nossa vergonhosa Lei já faz. Quanto muito o que podem e devem fazer, é exigir a TODOS os visitantes, o boletim de vacinas em dia e o uso de trela, conforme também está previsto na Lei. Para os cães da lista dos Potencialmente Perigosos, devem acrescentar, tal como a Lei o faz, o uso de açaime funcional. Agora proibir a entrada é um abuso e uma ofensa para os donos dos cães destas 7 raças.

Não espero nenhuma reflexão da V/ parte, pois infelizmente estamos em Portugal e valores mais altos se levantam, mas considerem este meu email como um alerta, pois acreditem que com esta postura podem e vão perder bastantes clientes, donos desses "cães perigosos"... ou não.

Melhores cumprimentos,
Última edição por texuga em quarta mai 06, 2009 4:08 pm, editado 1 vez no total.
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Katy500
Membro Veterano
Registado: sábado mar 14, 2009 4:22 pm

quarta mai 06, 2009 3:55 pm

Concordo plenamente com a Texuga, acho uma injustiça aos donos destas 7 raças, que eu não acho nada perigosas.
Eu acho que um pitt bull pode ser tão perigoso como, por exemplo um caniche, mas esta é só a minha opinião.
"Não há cães maus, existem sim donos irresponsáveis"
__dani__
Membro Veterano
Registado: sábado jul 01, 2006 10:43 pm

quarta mai 06, 2009 4:00 pm

É uma grande injustiça! Adorei a carta :D

Era bom que a mesma os fizesse pensar, e eventualmente alterar a actual regra!
texuga
Membro Veterano
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quarta mai 06, 2009 4:02 pm

__dani__ Escreveu:É uma grande injustiça! Adorei a carta :D

Era bom que a mesma os fizesse pensar, e eventualmente alterar a actual regra!
Alterar não acredito, mais valia proibirem cães, ponto final.
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Ponky
Membro Veterano
Registado: sexta jan 25, 2008 2:44 pm

quarta mai 06, 2009 4:03 pm

Katy500 Escreveu:Concordo plenamente com a Texuga....
Xiiii agora é que ninguem a atura :roll: ...
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

quarta mai 06, 2009 4:07 pm

Que espécie de iluminação tiveram para fazer uma ressalva tão ridícula?! Foram ainda mais iluminados do que a própria lei! Concordo que era preferível proibir, evitavam fazer figuras ridículas.

Só um aparte, descriminar (desculpar) não é o mesmo que discriminar (diferenciar).
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

quarta mai 06, 2009 4:08 pm

Ponky Escreveu:
Katy500 Escreveu:Concordo plenamente com a Texuga....
Xiiii agora é que ninguem a atura :roll: ...
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Imagina quando lhe responderem ..... :roll: :roll:
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
texuga
Membro Veterano

quarta mai 06, 2009 4:09 pm

Acena Escreveu:Que espécie de iluminação tiveram para fazer uma ressalva tão ridícula?! Foram ainda mais iluminados do que a própria lei! Concordo que era preferível proibir, evitavam fazer figuras ridículas.

Só um aparte, descriminar (desculpar) não é o mesmo que discriminar (diferenciar).
:oops: Fui ali e já volto... :oops:
LucNun
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 1:38 pm

quarta mai 06, 2009 4:16 pm

Acena Escreveu:...Só um aparte, descriminar (desculpar) não é o mesmo que discriminar (diferenciar).
Só mais um aparte: descriminar não significa diferenciar, mas sim explicitar, pormenorizar. :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs!
texuga
Membro Veterano

quarta mai 06, 2009 4:18 pm

LucNun Escreveu:
Acena Escreveu:...Só um aparte, descriminar (desculpar) não é o mesmo que discriminar (diferenciar).
Só um aparte: descriminar não significa diferenciar, mas sim explicitar, pormenorizar. :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
descriminar - Conjugar
v. tr.
Tirar a culpa a; absolver do crime imputado.

:wink:

Prontus, fui burra... :cry:
Ponky
Membro Veterano

quarta mai 06, 2009 4:19 pm

dão cabo de ti :( ...
nicasxi
Membro Veterano

quarta mai 06, 2009 4:19 pm

LucNun Escreveu:
Só mais um aparte: descriminar não significa diferenciar, mas sim explicitar, pormenorizar. :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
E sim , descriminar significa tirar a culpa, absolver.
http://www.priberam.pt/dlpo/dlpo.aspx
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
Ponky
Membro Veterano

quarta mai 06, 2009 4:21 pm

E que tal mudar o titulo..." Luxo e manias de serem parvos"
Pronto assim fica bem não? :P
nicasxi
Membro Veterano

quarta mai 06, 2009 4:22 pm

Mas esta conversa paralela toda não descrimina :lol: o tal campismo de luxo por discriminar :lol: os cães dos possiveis clientes.

— Emily Dickinson

LucNun
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 1:38 pm

quarta mai 06, 2009 4:27 pm

texuga Escreveu:
LucNun Escreveu:
Só um aparte: descriminar não significa diferenciar, mas sim explicitar, pormenorizar. :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
descriminar - Conjugar
v. tr.
Tirar a culpa a; absolver do crime imputado.

:wink:

Prontus, fui burra... :cry:
Não é nada burra, a confusão surge sempre nessas palavras. E essa definição deve ser brasileira, em português lusitano (como dizia uma amiga minha brasileira) "tirar a culpa a" diz-se despenalizar, desculpabilizar, descriminalizar, etc., todas as palavras com o prefixo "des". :lol: :lol: :lol:

Até podem ser formas lexicalmente incorrectas, mas são as de uso comum, e é o povo que faz a língua, dizem os filólogos.

"Descriminar" é de facto citar pormenorizadamente qualquer coisa: descriminar os itens de uma lista, por exemplo. :wink:
Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs!
Responder

Voltar para “Cães”