aves autóctones estranhas

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
mcamedjay
Membro Veterano
Registado: sexta set 21, 2007 11:52 pm
Localização: Rottweiler, Pastor Belga, A. aestiva, A. oratrix, A. ararauna, A. roseicollis longfeather, A. tarant

quarta mai 06, 2009 4:04 pm

Boas, vinha aqui pedir uma opinião ao pessoal que tem mais contacto com animais silvestres, ou seja, mais em concreto, vocês vigilantes da natureza,
Eu ontem vi a voar um pássaro entre vários carvalhos que existem aqui perto da minha casa, qual não é o meu espanto, foi a cor que ela ostentava, era um amarelo alaranjado berrante, com asas pretas, de inicio pensei em tecelão, mas depis vi o tamanho, e era quase do tamanho de um merlo, ou um pouco mais :o , que ave poderá ser?? já tentei pesquisar mas sem sucesso

uma outra ave que vi, foi de um verde fluorescente, tb do tamanho de um merlo +-, esse já encontrei num livro de fauna europeia, mas já não me recordo do nome

Obrigado
Cprs
Zahn
Membro Veterano
Registado: sábado mar 28, 2009 1:06 pm

quarta mai 06, 2009 5:04 pm

Poderá esse primeiro ser um Papa-figos?
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

quarta mai 06, 2009 6:21 pm

Podem bem ser papa-figos, sendo o primeiro um macho e o segundo uma femea.
http://www.avesdeportugal.info/oriori.html
O macho adulto é fácil de identificar: cabeça e dorso amarelos, asas pretas e bico vermelho. A fêmea é
mais esverdeada e, quando em voo, pode confundir-se com o pica-pau-verde. Apesar de raramente
pousar à vista, o papa-figos faz ouvir com frequência o seu canto aflautado, sendo este muitas vezes o
primeiro sinal da sua presença. Deve, contudo, acautelar-se a possibilidade de se tratar de um
estorninho-preto, que imita bem o canto do papa-figos.
Disprasio
Membro Veterano
Registado: quarta mar 04, 2009 8:10 pm
Localização: mamiferos, aves, repteis, peixes, anfibios e alguns invertebrados

quarta mai 06, 2009 6:23 pm

sim, deveria ser o casal de papa figos
que grande sortudo, não é toda a gente que tem esse previlégio
<p>&eacute; tudo uma cambada de parasitas</p>
<p>-----------------------------------------------------------</p>
<p>&nbsp;</p>
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

quarta mai 06, 2009 7:34 pm

Sim, como foi já referido, deve-se tratar de papa-figos (Oriolus oriolus).
Ainda por cima são aves que gostam de carvalhais.
Trata-se de uma espécie estival que vem nidificar à Europa, de Abril a Setembro, e passa o resto do ano em África.

Aqui um casal:
Imagem
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta mai 06, 2009 7:46 pm

São muito lindos, nunca tive o privilégio de ver nenhum.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Disprasio
Membro Veterano
Registado: quarta mar 04, 2009 8:10 pm
Localização: mamiferos, aves, repteis, peixes, anfibios e alguns invertebrados

quarta mai 06, 2009 8:31 pm

nem eu :( , e desde que cortaram o pinhal ao meu lado, ja quase nao vejo nada, o que salva é meia duzia de sobreiros, sempre da para ver umas poupas, gaios, e afins
<p>&eacute; tudo uma cambada de parasitas</p>
<p>-----------------------------------------------------------</p>
<p>&nbsp;</p>
Joaoejoca
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

quarta mai 06, 2009 8:38 pm

Quem quiser ver papa figos basta ir para a zona de montargil, especialmente no final de agosto, andam bandos enormes por lá. Também há uns azuis e amarelos, não sei se serão papa figos também, mas há ambos em grandes bandos no fim do verão. Para quem nunca viu e gostava muito, um belo fim de semana bem passado na calmia do alentejo e o previlégio da visão destes belos exemplares. Boa sorte
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

quarta mai 06, 2009 8:49 pm

Joaoejoca Escreveu:Quem quiser ver papa figos basta ir para a zona de montargil, especialmente no final de agosto, andam bandos enormes por lá. Também há uns azuis e amarelos, não sei se serão papa figos também, mas há ambos em grandes bandos no fim do verão. Para quem nunca viu e gostava muito, um belo fim de semana bem passado na calmia do alentejo e o previlégio da visão destes belos exemplares. Boa sorte
Bandos enormes de papa-figos, para aves que ñão são gregárias, deve haver confusão na certa. :roll:

A outra espécie que referiu é o abelharuco (Merops apiaster) que nada tem a ver com papa-figos, e esse sim é gregário e forma bandos.

Imagem
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Condessa
Membro Veterano
Registado: terça ago 03, 2004 2:00 pm

quarta mai 06, 2009 8:58 pm

fang Escreveu:Sim, como foi já referido, deve-se tratar de papa-figos (Oriolus oriolus).
Ainda por cima são aves que gostam de carvalhais.
Trata-se de uma espécie estival que vem nidificar à Europa, de Abril a Setembro, e passa o resto do ano em África.

Aqui um casal:
Imagem
Que lindos! :)
<p>Moderadora do F&oacute;rum do Chihuahua.</p>
<p>&nbsp;</p>
cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

quarta mai 06, 2009 9:39 pm

para mim em portugal nunca vi nada mesmo bonito que um abelharuco...ate ja tive o previlegio de ver o feliz casal a alimentar a prole ja saida do ninho
Joaoejoca
Membro Veterano

quarta mai 06, 2009 10:16 pm

Realmente expressei-me mal, não andam em bandos, existem é muitos e falei em bando por andarem imensos na mesma àrea...
mcamedjay
Membro Veterano
Registado: sexta set 21, 2007 11:52 pm
Localização: Rottweiler, Pastor Belga, A. aestiva, A. oratrix, A. ararauna, A. roseicollis longfeather, A. tarant

quarta mai 06, 2009 10:18 pm

Exacto era isso mesmo, impecável, nunca tinha visto até hoje, e então no ano passado vi foi a fêmea ao lado da minha figueira)
Então pelo nome devo deduzir que também se alimentem de figos :lol:

Obrigado a todos pelo esclarecimento 8)

Por acaso aqui na minha zona tenho visto várias aves interessantes, e desconfio que neste momento um casal de corvos andem a nidificar nesses carvalhos, não sei se eles fazem ninho nestas árvores, mas é que não é normal neste altura ainda andarem aqui, o bando já passou por aqui, andaram pelas bolotas e foram-se, permanecendo por aqui apenas esses dois, por isso desconfio que seja para nidificar, será?

Tenho visto águias castanhas, penso que seja a de asa redonda, mas já a 4 anos que não vejo nenhuma.

Poupas, gaios, merlos aos montes e rolas, vêm-me fazendo visitas graças às sobras de comida, que eu deito fora, e eles aproveitam 8)

Apesar de ter aves enjauladas, gosto de ver a voar em liberdade, e faz-me ter pena dos meus, conseguem voar bem, mas não é igual, é limitado, mas claro já foram criados em cativeiro, nasceram dentro de redes, acaba por ser diferente acho eu.
Mas o que detesto é ver aves habituadas em liberdade, e enfiá-las em gaiolas minúsculas isso sim, acho mal, porque já não há necessidade para fazer isso, já existem aves criadas em cativeiro, e desde que sejam bem tratados, dá para tirar o peso da consciência, por mantê-las em cativeiro

Cprs
cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

quarta mai 06, 2009 10:24 pm

mcamedjay Escreveu:Exacto era isso mesmo, impecável, nunca tinha visto até hoje, e então no ano passado vi foi a fêmea ao lado da minha figueira)
Então pelo nome devo deduzir que também se alimentem de figos :lol:

Obrigado a todos pelo esclarecimento 8)

Por acaso aqui na minha zona tenho visto várias aves interessantes, e desconfio que neste momento um casal de corvos andem a nidificar nesses carvalhos, não sei se eles fazem ninho nestas árvores, mas é que não é normal neste altura ainda andarem aqui, o bando já passou por aqui, andaram pelas bolotas e foram-se, permanecendo por aqui apenas esses dois, por isso desconfio que seja para nidificar, será?

Tenho visto águias castanhas, penso que seja a de asa redonda, mas já a 4 anos que não vejo nenhuma.

Poupas, gaios, merlos aos montes e rolas, vêm-me fazendo visitas graças às sobras de comida, que eu deito fora, e eles aproveitam 8)

Apesar de ter aves enjauladas, gosto de ver a voar em liberdade, e faz-me ter pena dos meus, conseguem voar bem, mas não é igual, é limitado, mas claro já foram criados em cativeiro, nasceram dentro de redes, acaba por ser diferente acho eu.
Mas o que detesto é ver aves habituadas em liberdade, e enfiá-las em gaiolas minúsculas isso sim, acho mal, porque já não há necessidade para fazer isso, já existem aves criadas em cativeiro, e desde que sejam bem tratados, dá para tirar o peso da consciência, por mantê-las em cativeiro

Cprs

concordo a 100%. as vezes apetece nos soltar as nossas aves mas na minha opiniao nao seria o melhor, defendo que as mesma morreriam pois nao aprenderam com os seus progenitores a procurar comida nem agua. agora apanhar aves selvagens para enfialas em gaiolas minusculas é um crime
Joaoejoca
Membro Veterano

quarta mai 06, 2009 10:24 pm

Também tenho a sorte de viver ao lado de um pinhal grande, talves o ultimo aqui da zona e como tal existem imensas aves aqui nas redondezas, melros, poupas, rolas, pombos bravos e dois casais de gaios, um deles descobri no outro dia que estão a criar aqui muito perto de casa, vi-os a carregar palhas para o ninho e tenho visto o macho e a fêmea não, desconfio que esteja no choco, felizmente ainda se vão aguentando aqui na zona.
Responder

Voltar para “Aves”