YUP!kitten Escreveu:Eu tenho uma maneira melhor, não tenho carpetes nem tapetes

Moderador: mcerqueira
Colocar as peças de roupa no secador, frio só para levarem com ar, costuma soltar os pêlos...nel Escreveu:
(...) Os pêlos do Guga, que não sei porquê são ligeiramente mais duros, espetam-se como agulhas nos estofos e só mesmo puxando-os um a um... E na roupa é para esquecer. A gente até já faz de conta. É que lavando não sai... Imaginem os pêlos brancos nas roupas escuras.
A solução é escovar, escovar, escovar (...)
Não percebi porque não pode secar.suhhh Escreveu:Este tópico é deveras interessante e já aprendi bastante.
Elsa, será que me podia dar uma ajudinha em relação à minha Dálmata.
Ainda não toma banho porque só tem 3 meses e a vacinação ainda não está completa, mas a vet disse que quando der banho não convém secar porque ela tem a pele muito sensivel. Eu escovo a minha Keara de 3 em 3 dias com uma luva de borracha, por agora não deita muito pelo por ser bébé (penso eu), mas sei que vai deitar muito e durante todo o ano. Existe alguns produtos ou técnica que possam ajudar a minimizar a queda do pêlo?
Elsa Escreveu:Existe sim, é o Démêlant Félin Eclat .olá fiquei muito sensibilizada com todas estas perguntas e respostas gostava de saber se existe para gatos esse tal produto ?
É dificil só pela foto saber exactamente a textura do pêlo do seu cão. Vou supor que é um pêlo cerdoso.Já agora também gostava de fazer uma pergunta à Elsa...
O meu SRD tem o pêlo semi-longo meio cerdoso. Torna-se um bocado difícil explicar, pois ele tem um sub-pêlo muito denso e macio e tem o outro semi-longo mais solto. Se ajudar, veja s.f.f uma das fotos dele no meu albúm, pois gostaria de saber que tipo de champô ou outros produtos de manutenção do pêlo me aconselha. Desde já, o meu muito obrigado.
Os pêlos cerdosos são naturalmente muito secos e ásperos e é essa a textura que se quer manter, principalmente se o cão for a exposições, que não é o seu caso.
Existem shampoos especiais para pêlos duros que evitam o amolecimento do pêlo. Não se deve colocar amaciador nestes pêlos e se possivel evitar os banhos, pois a água quente também ajuda a perder a textura dura do pêlo. Obviamente toda a regra tem a sua excepção e se o animal tiver caspa ou a pele muito ressequida pode-se usar um shampoo para pêlos curtos que contem mais óleo de forma a hidratar a pele.
No final do banho ainda se pode vaporizar o pêlo com uma loção para pêlos duros, para recuperar a textura do pêlo.
Normalmente os pelos duros não deitam cheiro, nem tem queda de pêlo e nem tem tendência a formar nós. É um pêlo todo-o-terreno!
As escovagens são mais ou menos regulares conforme o tamanho do pêlo. Por ex. um westy precisa de ser escovado mais vezes do que um fox terrier.
Nas escovagens uso o shampoo seco em pó da JP héry, "Confort spray" e escovo com uma luva de terrier ( parece um brossa mas tem pinos metálicos ). Isto vai desembaraçar o pêlo e massagar a pele. Se tiver nós mais firmes, uso a cardadeira. Se tiver um pêlo muito comprido nas barbas e nas pernas uso o Eclat nessas partes ( se for um cão branco uso o " demelant deuceur" que não contém óleos para não amarelecer o pêlo, mas desembaraça e evita a electricidade estática).
Os pêlos cerdosos necessitam de fazer stripping de 3 em 3 meses de forma a provocar a queda artificial destes pêlos. O pêlo duro morre no foliculo mas não cai sozinho, temos que ser nós a puxá-lo manualmente. Se não o fizermos, o cão começa a coçar-se e a mutilar-se causando posteriormente dermatites ou piodermites.
Essa tarefa deve ser feita por um profissional.
O Dobermann também não tem subpêlo.Eu já agora aproveito a boleia do Jcachorro e também coloco uma dúvida.
Por princípio, como a Elsa referiu, os produtos e processos para o doberman e para o whippet são os mesmos. No entanto, chamava a atenção de um pormenor que não sei se entrou com ele em consideração. É que o whippet não tem sub-pêlo. Não sei se o mesmo acontece com o doberman e se isto é ou não relevante.
E sim é relevante ter ou não ter subpêlo. Se fosse um Rottweiller que é um pêlo curto mas com subpêlo eu recomendaria a mesma coisa á excepção de usar o aro metálico e substituir por uma cardadeira ou um pente de arraste com dentes muito juntos e curtos, para remover o subpêlo.
Eu normalmente faço esta classificação de tipos de pêlo:
Pêlos Rasos - Dobermann, Pinsher, whippet, boxer, bracos....
Pêlos Curtos - Rottweiller, Labrador, Malinois, etc..
Pêlos Densos Curtos - Pastor alemão, Husky, Akita ...
Pêlos Densos Semi- compridos- Samoiedo, Spitz alemão, Groenandael, Collie, Pekinois, Chow-Chow...
Pêlos Semi - compridos- Cocker, Setter, English Springer Spaniel, Golden retriever....
Pêlos Compridos de Textura Sedosa - Afegão, Yorkshire, Shi-tzu, Maltês..
Pêlos Compridos de Textura Áspera - Bobtail, Serra D'Aires, Collie barbudo, Briard...
Pêlos Duros - Fox terrier, Irish Wolf Hound, Scotish Terrier, Griffon ....
Pêlos Encaracolados - Caniche, Cão dágua, Kerry Blue terrier, Bichon Frisé..
Pêlos Acordonados - Puli, Komondor, Pastor Bergamasco...
É claro que nem todos são assim tão tipicos, mas isto é apenas uma orientação.