Vamos lá a escovar

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta jul 31, 2008 9:12 pm

kitten Escreveu:Eu tenho uma maneira melhor, não tenho carpetes nem tapetes
YUP! :)

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Daisizinha
Membro Júnior
Registado: terça jul 29, 2008 10:09 am

sexta ago 01, 2008 1:06 pm

nel Escreveu:
(...) Os pêlos do Guga, que não sei porquê são ligeiramente mais duros, espetam-se como agulhas nos estofos e só mesmo puxando-os um a um... E na roupa é para esquecer. A gente até já faz de conta. É que lavando não sai... Imaginem os pêlos brancos nas roupas escuras.
A solução é escovar, escovar, escovar (...)
Colocar as peças de roupa no secador, frio só para levarem com ar, costuma soltar os pêlos...
É claro que não podemos pôr os bancos do carro no secador... :roll:
"Todos os cães merecem o céu"
IsabelNobre_
Membro Veterano
Registado: sexta set 17, 2004 9:44 pm
sexta ago 01, 2008 6:25 pm

suhhh Escreveu:Este tópico é deveras interessante e já aprendi bastante.
Elsa, será que me podia dar uma ajudinha em relação à minha Dálmata.

Ainda não toma banho porque só tem 3 meses e a vacinação ainda não está completa, mas a vet disse que quando der banho não convém secar porque ela tem a pele muito sensivel. Eu escovo a minha Keara de 3 em 3 dias com uma luva de borracha, por agora não deita muito pelo por ser bébé (penso eu), mas sei que vai deitar muito e durante todo o ano. Existe alguns produtos ou técnica que possam ajudar a minimizar a queda do pêlo?
Não percebi porque não pode secar. :? Será que não percebeu o contrário? Não convém secar ao ar? É que o que faz mal é o cão ficar com o pêlo molhado muito tempo, no caso do dalmata não é muito porque tem o pêlo muito curtinho, mas a humidade não faz bem nenhum à pele.

Em cães de pêlo curto, durante o banho esfregar muito bem em todos os sentidos do pêlo, o truque é levantar o pêlo durante a secagem,com uma cardadeira tb funciona muito bem, fica lá tudo agarradinho. Há quem goste das luvas de borracha, que eu só uso durante o banho, na secagem gosto de usar as mãos e em casos de queda moderada/elevada uso a carda ou cardadeira.
No fim costumo colocar um spray acondicionador ou de brilho, uma coisa moderada com pouco oleo, é só para dar brilho. Também há quem use uma camurça, mas eu pessoalmente não uso, nada contra só não tenho o hábito.
Acho que não custa nada escovar um cão de pêlo curto com um sray e uma cardadeira, em todos os sentidos do pêlo para aí uma vez por semana, acho que além de minimizar os banhos dá um cheirinho agradável e o pêlo pela casa diminiu bastante. Claro que isso e um suplemento de ácidos gordos durante as alturas criticas da mudança do pêlo fazem milagres.
Mas cá a je prefere mil vezes cães de pêlo comprido, posso cortar se me der na real gana, posso mudar o look as vezes que eu quiser e o pêlo que não cai, só parte, fica pelos cantos da casa, e podem-se perfeitamente apanhar com uma mopa. :twisted:

Para retirar os pêlos da roupa uso o meu expulsador no máximo e umas dodots ou um pano húmido, também funciona nos tapetes (só tenho dois) sem a parte do expulsador só o pano humido :lol: .
Mas realmente quem arranja cães de pêlo curto por causa dos pêlos em casa, vai realmente muito enganado. :P

Ah é verdade agora me lembrei do El Mariachi, os Samoiedos, podem perfeitamente levar um sprayzinho também, aliás eu uso em todos os cães, de todas as raças com excepção dos de pêlo duro.
Penteiam-se com um pente de dentes largos de madeira ou um ancinho, eu gosto mais do pente de madeira, dá-me mais jeito. Nos Samoiedos é preciso insistir no peito/pescoço, coxas e cauda, que é onde fazem mais nós e têm mais lã. Cardadeira também é utilizada para tirar a lã e gosto desta combinação, carda e pente.
Eu não gosto do pó de talco, mas admito que funciona bem nos nórdicos apesar de secar o pêlo por isso prefiro o grooming powder da Mr Groom. Acho que o uso excessivo do pó de talco pode ser o que lhe está a secar o pêlo, o nosso clima também não ajuda e pode ser por isso que o seu cão está a perder o brilho, apesar de se manter branco. Normalmente o que faz com que um Samoiedo perca o branco é tudo o que possa oxidar o pêlo, ou seja água, baba, etc. Portanto é mantê-lo seco, o grooming powder que não seca tanto o pêlo como o pó de talco et voilá Samoiedo guapissimo.
Durante a escovagem pode perfeitamente usar um spray acondicionador eu gosto do flash da artero ou do Demelant Eclat da Héry são assim os mais fáceis de arranjar nas lojas, tanto um como o outro não são demasiado gordurosos e são fácilmente absorvidos pelo pêlo, nutrem e dão brilho só e apenas.
E o Grooming powder use apenas quando necessário, e principalmente nas patas e pescoço/parpado, que são as zonas que mais oxidam.

Acho que o número de banhos, é relativo, depende muito da zona onde se vive, um cão que viva num apartamento na cidade precisa menos de banho que um que viva no campo. Mas a média é entre uma a doze semanas. Nódicos é um pain in the ass para secar por isso quem aconselha, aconselha assim mais espaaaaaçado não é que faça mal é que é mesmo um martírio. :lol:
http://anothergroomingday.blogspot.com/
Workshops para donos
Isabel
suhhh
Membro Júnior
Registado: domingo abr 20, 2008 11:02 pm

quinta ago 07, 2008 7:19 pm

Não percebi porque não pode secar. :? Será que não percebeu o contrário? Não convém secar ao ar? É que o que faz mal é o cão ficar com o pêlo molhado muito tempo, no caso do dalmata não é muito porque tem o pêlo muito curtinho, mas a humidade não faz bem nenhum à pele.
Secalhar percebi mal, de qualquer forma vou à consulta dia 19 deste mês e vou falar no assunto.

Obrigada pelas dicas, já comprei um spray que dou aquando da escovagem e o pêlo ficou bonito e macio.
patriciaf1
Membro Júnior
Registado: quinta jan 19, 2006 6:15 pm

domingo mar 29, 2009 6:53 pm

Boas a todos! Bem sei que este topico ja foi iniciado á muito tempo, acabei agora de ler todos os posts, e queria dizer que este topico esta EXCELENTE!!! Não desfazendo os conselhos de todas as pessoas gostaria de dar os parabens e agradecimento á Elsa, e ao Nel por ter iniciado o topico. Aprendi muito e irei pôr alguns conselhos em pratica.
Obrigada! Bem hajem a todos!
Katy500
Membro Veterano
Registado: sábado mar 14, 2009 4:22 pm

domingo mai 03, 2009 12:52 am

Boas a todos.
A minha Kyara é de uma raça de pêlo comprido, por isso escovoa todos os dias de manhã e á noite, com uma escova dupla com serdas de um lado e bicos metálicos e encurvados do outro e uso também um pente metálico duplo (de um lado com espaços mais curtos e do outro com espaços maiores) para tirar os nós mais dificeis.
Deve dar banho aos seus cães de 15 em 15 dias, e nos periodos mais quentes diminuir essa frequencia para um banho por semana.
Também deve escovalos todos os dias.
Espero ter ajudado.
colette
Membro Veterano
Registado: quarta set 04, 2002 1:49 pm

quarta mai 06, 2009 12:20 pm

Dar banho aos cães de 15/15 dias ou todas as semanas? Nunca tal ouvi dizer, nunca nenhum veterinário recomendou tal coisa, excepto em casos de doenças de pele, sarna e similares, e tenho cães há mais de 40 anos. Quantos mais banhos, pior para o pêlo. As raízes enfraquecem porque se lhe retiram os óleos naturais e nem se dá tempo a que a pele recupere. Daí o cheiro intenso a cão. Vem do pêlo apodrecido pelas frequentes lavagens.
Escovar sim, sempre que possível, e dependendo do tipo de pelagem.
Banhos, no máximo, 4 vezes por ano, a menos que o animal se suje rebolando-se em porcarias, comportamento atávico nalguns deles. Nesses casos, o banho impõe-se.
xenita
Membro Veterano
Registado: quinta jul 24, 2008 12:07 pm

quarta mai 06, 2009 6:02 pm

Já bastante tempo atrás li na1º pagina da arca sobre banhos e com que frequência se devia dar banho. Lá dizia que com bastante frequência por causa dos ácaros.
Quando a muda do pelo no banho sai imenso pelo, e é pelo que não fica espalhado pela casa ao em cima dos sofás.
Uns dizem uma coisa . Cada um faz como achar melhor
colette
Membro Veterano
Registado: quarta set 04, 2002 1:49 pm

quinta mai 07, 2009 10:57 am

Exacto.
Mas eu adoro ácaros. Tenho uma relação de grande amizade e um sentimento de profundo carinho pelos ácaros. Não há nada de que mais goste do que de fazer festas aos ácaros. E quanto mais patas tiverem, melhor. Do que não gosto mesmo é de cães ou gatos com pêlo podre e mal cheiroso.
Quanto aos pêlos no sofá são assaz decorativos. E então aqueles novelos de pêlo a esvoaçar pelo soalho? Um espectáculo!! Um deleite para os olhos! Fico ali pespegada horas e horas a olhar e é uma dor de alma vê-los a serem sorvidos pelo aspirador.
LucNun
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 1:38 pm

quinta mai 07, 2009 11:59 am

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Os ácaros também são criaturas de Deus, não é verdade? Ele que oscriou lá deve ter tido as suas razões! :lol: :lol: :lol:
Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns!
xenita
Membro Veterano
Registado: quinta jul 24, 2008 12:07 pm

quinta mai 07, 2009 4:41 pm

Os rotts têm um cheiro característico (catinga)
Com a continuação dos banhos o cheiro não existe.
Quando dou banho sinto um cheiro a frango mas depois de secar com o secador passa tb seco muito bem as almofadinhas das patas.
E não ficam com mau cheiro pois são escovadas varia vezes.
Há gostos para tudo e porque não de ácaros

http://img222.imageshack.us/img222/9756 ... c503d1.gif
taniaxana
Membro Veterano
Registado: quinta jul 18, 2002 7:00 pm

segunda set 14, 2009 4:48 pm

Este tópico já tem um tempinho e só agora o vi.

Há algum tipo de tratamento vip para os boules? :lol: :wink:

Eles têm o pêlo curto e liso, mas tb é bom de ver quando andam com o pêlo bem brilhante.
Se me puderem dar umas dicas agradecia. :wink:

Obrigada
feriksare
Membro Júnior
Registado: segunda fev 08, 2010 6:22 pm

terça mai 11, 2010 1:02 pm

Elsa Escreveu:
olá fiquei muito sensibilizada com todas estas perguntas e respostas gostava de saber se existe para gatos esse tal produto ?
Existe sim, é o Démêlant Félin Eclat .

Imagem
Já agora também gostava de fazer uma pergunta à Elsa...
O meu SRD tem o pêlo semi-longo meio cerdoso. Torna-se um bocado difícil explicar, pois ele tem um sub-pêlo muito denso e macio e tem o outro semi-longo mais solto. Se ajudar, veja s.f.f uma das fotos dele no meu albúm, pois gostaria de saber que tipo de champô ou outros produtos de manutenção do pêlo me aconselha. Desde já, o meu muito obrigado.
É dificil só pela foto saber exactamente a textura do pêlo do seu cão. Vou supor que é um pêlo cerdoso.
Os pêlos cerdosos são naturalmente muito secos e ásperos e é essa a textura que se quer manter, principalmente se o cão for a exposições, que não é o seu caso.
Existem shampoos especiais para pêlos duros que evitam o amolecimento do pêlo. Não se deve colocar amaciador nestes pêlos e se possivel evitar os banhos, pois a água quente também ajuda a perder a textura dura do pêlo. Obviamente toda a regra tem a sua excepção e se o animal tiver caspa ou a pele muito ressequida pode-se usar um shampoo para pêlos curtos que contem mais óleo de forma a hidratar a pele.
No final do banho ainda se pode vaporizar o pêlo com uma loção para pêlos duros, para recuperar a textura do pêlo.

Normalmente os pelos duros não deitam cheiro, nem tem queda de pêlo e nem tem tendência a formar nós. É um pêlo todo-o-terreno!
As escovagens são mais ou menos regulares conforme o tamanho do pêlo. Por ex. um westy precisa de ser escovado mais vezes do que um fox terrier.
Nas escovagens uso o shampoo seco em pó da JP héry, "Confort spray" e escovo com uma luva de terrier ( parece um brossa mas tem pinos metálicos ). Isto vai desembaraçar o pêlo e massagar a pele. Se tiver nós mais firmes, uso a cardadeira. Se tiver um pêlo muito comprido nas barbas e nas pernas uso o Eclat nessas partes ( se for um cão branco uso o " demelant deuceur" que não contém óleos para não amarelecer o pêlo, mas desembaraça e evita a electricidade estática).

Os pêlos cerdosos necessitam de fazer stripping de 3 em 3 meses de forma a provocar a queda artificial destes pêlos. O pêlo duro morre no foliculo mas não cai sozinho, temos que ser nós a puxá-lo manualmente. Se não o fizermos, o cão começa a coçar-se e a mutilar-se causando posteriormente dermatites ou piodermites.
Essa tarefa deve ser feita por um profissional.
Eu já agora aproveito a boleia do Jcachorro e também coloco uma dúvida.
Por princípio, como a Elsa referiu, os produtos e processos para o doberman e para o whippet são os mesmos. No entanto, chamava a atenção de um pormenor que não sei se entrou com ele em consideração. É que o whippet não tem sub-pêlo. Não sei se o mesmo acontece com o doberman e se isto é ou não relevante.
O Dobermann também não tem subpêlo.
E sim é relevante ter ou não ter subpêlo. Se fosse um Rottweiller que é um pêlo curto mas com subpêlo eu recomendaria a mesma coisa á excepção de usar o aro metálico e substituir por uma cardadeira ou um pente de arraste com dentes muito juntos e curtos, para remover o subpêlo.

Eu normalmente faço esta classificação de tipos de pêlo:

Pêlos Rasos - Dobermann, Pinsher, whippet, boxer, bracos....
Pêlos Curtos - Rottweiller, Labrador, Malinois, etc..
Pêlos Densos Curtos - Pastor alemão, Husky, Akita ...
Pêlos Densos Semi- compridos- Samoiedo, Spitz alemão, Groenandael, Collie, Pekinois, Chow-Chow...
Pêlos Semi - compridos- Cocker, Setter, English Springer Spaniel, Golden retriever....
Pêlos Compridos de Textura Sedosa - Afegão, Yorkshire, Shi-tzu, Maltês..
Pêlos Compridos de Textura Áspera - Bobtail, Serra D'Aires, Collie barbudo, Briard...
Pêlos Duros - Fox terrier, Irish Wolf Hound, Scotish Terrier, Griffon ....
Pêlos Encaracolados - Caniche, Cão dágua, Kerry Blue terrier, Bichon Frisé..
Pêlos Acordonados - Puli, Komondor, Pastor Bergamasco...

É claro que nem todos são assim tão tipicos, mas isto é apenas uma orientação.

Ola Elsa. E para S.Bernardos o que recomendas?

Excelente as tuas explicações.
Silk2010
Membro Júnior
Registado: quarta out 06, 2010 9:58 pm

quinta out 21, 2010 3:41 pm

Penso que o problema da queda de pelo nos cocker deve ser mais acentuada que em qualquer outra raça. Como pensava que cada vez que lhe punha a pipeta anti-pulgas tinha de lhe dar banho, e que também o banho poderia resolver a queda de pelo todos os meses, toca a dar banho à Silk... Até que entrei na "Arcadenoé" e vi os disparates que tenho andado a fazer, pois nunca fiz à vet. esse tipo de perguntas. Quantas vezes deve ser escovada? Basta dar-lhe banho 3 vezes ao ano? Pode-se por a bisnaga sem lhe dar banho? Agradecia que me tirassem essas dúvidas.

Obrig. M.Carmo
Minuxa
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 4:09 pm

quinta out 21, 2010 3:54 pm

Um cocker deveria ser escovado todos os dias, mas o pelo não fica feio por escovar com menos regularidade. Eu tento escovar a Minuxa pelo menos de 2 em 2 dias.

Quanto aos banhos, se estiver suja vai ao banho, mas por norma é uma vez por mês.

A questão das pipetas anti-pulgas, é bastante importante, porque o banho acaba ou diminuir a eficacia do produto. Deve-se dar banho pelo menos 2 a 3 dias antes da colocação da pipeta e esperar no minimo uma semana para lhe dar banho novamente.
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos c&atilde;es iriam para o c&eacute;u, e poucas pessoas tamb&eacute;m." - James Thurder</p>
Responder

Voltar para “Cães”