A minha gata vai ser mãe pela 1ª vez... e cm é mt novinha e mt miudinha tenho receio de q n vá corr

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
catsweet
Registado: quarta out 16, 2002 12:45 am

quinta jul 24, 2003 4:03 am

[color=green][/color] Gostava q me elucidassem sobre o q pra mim é uma novidade. Tenho dois gatinhos, ambos muito novinhos. Mas no 1º cio dela só agora entendi q parece ter ficado cheia...
Agora a minha dúvida está em cm posso resolver este assunto, pois cm já disse é a minha 1ª experiencia nestas coisas. Como fazer? já tenho as férias marcadas pra essa altura e embora cá tenha gente em casa eu n sei cm hei-de deixar tudo preparado para q nada corra mal ...
Agradecia conselhos experientes

Obrigado desde já e fico a aguardar ansiosamente pelas vossas experiencias e conselhos

O meu mt mt obrigado
Juliachan
Membro Veterano
Registado: segunda mai 19, 2003 4:49 am

quinta jul 24, 2003 5:52 am

Catsweet, dê mais informações pra q possamos te ajudar... Qual a idade dos seus gatos? De quanto tempo a fêmea está prenha ou pra que dias está previsto o parto? Quando e por quanto tempo irá se ausentar? Quem ficará responsável pelos gatos?
A gestação dura cerca de 63 a 65 dias mas pode variar.
Geralmente a gata faz o parto toda sozinha mas tem casos em q se precisa de intervenção veterinária, no caso de um filhote ficar preso, por exemplo. Por isso q é bom ter alguém de olho nela quando o trabalho de parto começar. Isso é complicado pq geralmente o parto acontece de madrugada quando acordamos já nos deparamos com os filhotes todos nascidos! Bem, a gata se aninha em algum lugar de escolha dela algum tempo antes do parto. As contrações fazem os bebês serem expulsos. A gata os lambe, pra limpar e tb pra q comecem a respirar. Se o filhote não respirar sozinho depois de 1 minuto, pode ser q tenha líquidos demais obstruindo as vias respiratórias, então é preciso q uma pessoa massageie com uma toalha com cuidado mas com rapidez e leve pressão, pra estimulá-lo. Virar de cabeça pra baixo enquanto é massageado ajuda a sair os líquidos. Bem, a gata faz toda a limpeza deles, come a placenta e todas as coisas nojentas. É incrível, ela faz tudo direitinho só pelo instinto.
Oq vc pode fazer é separar umas toalhas e/ou panos velhos (o mais limpos possível) pra colocar no lugar q ela escolher de ninho. Esse local tem q ser limpo com frequência depois q os nenéns nascerem. Tem q ser um local protegido do vento e de outros animais, como cachorros por exemplo. Vc pode separar uma caixa de papelão com um lado cortado (deixar uns centímetros pra os gatinhos não caírem pra fora). Certifique-se tb q todos os ralos e buracos no chão estejam devidamente tapados pra nenhum gatinho cair dentro. Eu não sei se tem por aí alguma ração específica pra gatas prenhas mas uma boa substituta é ração de filhotes. é bom vc dar algo do tipo pra suprir os nutrientes gastos com a gravidez e assim ela terá um leite bem rico.
Bem, pra ajudar mais é melhor vc responder às perguntas no início da msg. Se a gata for muito novinha, é capaz de ter só 1 gatinho ou até q precise de um vet. O legal mesmo é vc levar ela num vet pra ele te dar todos os conselhos e avaliar a situação da gata (algumas são pequenas demais pra parir os filhotes e precisão de cesariana).
De qualquer jeito querida, vc devia saber q quando se coloca um gato e uma gata juntos, é certo q se tenha gatinhos! Vc devia ter prevenido isso e castrado eles! Bem, agora q aconteceu não adianta chorar o leite derramado, tem q saber oq vai fazer com os filhotes e pensar em castrar a gata depois do parto. O macho vc já podia aproveitar pra castrar enquanto os filhotes não nascem... A operação é super rápida e simples. ;)
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quinta jul 24, 2003 8:59 am

Olá

Bem vinda aqui ao forum.

A Júlia já explicou o essencial. Mas gostava de lhe dar mais alguns conselhos. Se não sabe bem quando devem nascer os bébes talvez seja bom fazer uma ecografia para ver se está tudo bem. Deve levar a sua gatinha ao veterinário para ser observada. pelo que percebi ela ainda é muito jovem, uma gata não deve engravidar no primeiro cio pois ainda não tem maturidade suficiente para ter os filhos.
Se fosse a si tentava combinar com o veterinário para o caso de precisar do auxílio dele. É verdade que as gatas fazem os partos sózinhas, mas quando são tão novinhas podem ter complicações, o parto pode prolongar-se por demasiado tempo colocando em risco quer os gatinhos que a gata. Convém que esteja alguém por perto para auxilizar.
Julgo que nesta fase também deve tentar dar-lhe uma ração diferente, que seja adequanda a gatinhas grávidas.

Já tem dono para os gatinhos? Convém pensar nisso.

Depois do parto e se não quiser que ela tenha mais gatinhos, convém pensar na esterilização da gata e na castração do gato.

Beijokas
Kathleen
djinga
Membro
Registado: sexta jul 18, 2003 11:44 am

quinta jul 24, 2003 10:19 am

olá,

eu tb sou novata nisto dos gatos, mas tenho uma gatinha de 2 meses q nasceu duma gata duns amigos meus, tb no primeiro cio dela. Os gatos deles andam sp à solta e a minha amiga n se apercebeu q a gatinha já tava no cio. Eles fizeram algumas coisas erradas... n minha opinião deviam ter levado a gata grávida ao vet p ver se estava tudo bem e aconselharem-se. Mas, seja como for, tudo correu bem, a gata teve os filhotes durante a madrugada, como disse a Julia, num sitio bem escolhido: em cima da cama dos donos :roll: Nasceram apenas 3 gatinhos, 2 machos e um fêmea (a minha linda Ginguba). A gata fez o parto toda sozinha e sem nenhum problema mm sendo tão novinha, e foi uma mãe espectacular, super carinhosa e atenciosa.
Isto para dizer q consultando um vet p se prevenir de alguns possiveis problemas, vai ver q tudo correrá pelo melhor. :)

beijinhos
angie
catsweet
Registado: quarta out 16, 2002 12:45 am

sexta jul 25, 2003 4:14 am

[size=18][/size] :lol: Fico desde já muito mais esclarecida sobre como me comportar e mm assim acho q vou tentar mandar uma foto dos futuros papás ( ela chama-se Bia e tem apenas 9,5 mese e é fila de uma gata igual ao meu gato e de um bicharoco enorme Persa puro ); ele é um rafeiro enorme e latagão q faz um ano dentro de 3 semanas e q foi encontrado num contentor do lixo ainda mt bébe ) ... penso q ela deve ter emprenhado em 13 / 15 de Junho pois teve um cio de 2/3 dias em q nem deixava q ele se aproximasse e dp nc mais teve nada nem deixou nada ... daí ter concluído q nada tinha acontecido ... mas enfim ... aconteceu :)

E ... embora já muito tenha lido sobre o assunto estou um pouco receosa :(

Mas continuarei a informar-vos e a aguardar atentamente os vossos sábios conselhos

Beijocas pra todos
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

sexta jul 25, 2003 8:53 am

Olá

Não tenha receio, se der o devido acompanhamento à gatinha vai ver que tudo corre bem.
Julgo que deve mesmo consultar um vet. Não sei como é a sua gata, mas se o pai é um persa ela pode ainda vir a ter filhotes com as características dos persas. O parto de persas é difícil por os bébes terem cabeças muito grandes, por isso deve tentar ter atenção a essa questão. E uma vez que o pai dos gatinhos é um gato grande, os bébes podem nascer grandes. Tente ter um vet que faça urgências para o caso de necessitar de levar lá a gatinha.

Vai ver que tudo corre bem.

Beijokas
kathleen
Juliachan
Membro Veterano
Registado: segunda mai 19, 2003 4:49 am

sábado jul 26, 2003 4:13 am

djinga Escreveu: a gata teve os filhotes durante a madrugada, como disse a Julia, num sitio bem escolhido em cima da cama dos donos
Hum, imagino o estado em q encontraram a cama depois do parto! Deus me livre!! Heheheh!

Catsweet, a Kathleen tem razão, levá-la num vet seria bom pois ele pode fazer uns exames como a ecografia q a Kathleen falou, ultrasonografia ou até mesmo uma simples radiografia se ele julgar necessário, pois em caso de bebês muito grandes, às vezes eles ficam impedidos de sair pelo canal vaginal e é ncessário q se faça uma cesariana. Se a data q vc acha q ela tenha sido fecundada estiver certa, o parto está previsto aproximadamente pro meio de agosto mas não é regra. Pode variar pra menos e pra mais em alguns dias. Vc vai estar viajando nesse período? Uma alternativa é deixar a gata em um hotel de clínica veterinária e assim, quando ela entrar em trabalho de parto, os vets estarão lá pra ajudá-la caso necessário. Mas se vc não estiver viajando nesse período, a gata pode ter os filhotes tranquilamente com a sua observação. De qualquer forma, é preciso q um vet avalie se é ou não uma situação de risco. Creio q 9,5 meses não é tão nova mas o fato de ser o 1º cio e dos filhotes terem descendência persa agravam um pouco a situação. O ideal é q se castre os gatos já a partir dos 6 meses pois já ouvi dizer q os primeiros cios de alguns gatos são quase imperceptíveis e quando nos deparamos, ela já está grávida e é tarde demais.
Responder

Voltar para “Gatos”