Gotas de limão na agua evita infecçoes urinarias?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
LenaPS
Membro
Registado: quinta fev 28, 2008 2:18 pm

quarta mai 06, 2009 7:17 pm

Olá amigos,

Hoje venho aqui colocarvos uma questao.
Tenho uma amiga minha que tem um gatinho que infelizmente tem vindo a sofrer de infecçoes urinárias. O gatinho tem cerca de um ano e a veterinária disse que nunca viu nada assim. Ele por vezes tinha periodos em que passava bem, outras lá voltava a ser internado.
Eis senao quando....tudo passou..!! Essa minha amiga foi aconselhada, por uma senhora que tem uma longa experiencia com gatos, a colocar 3 gotinhas de limao na agua em que ele bebe. O que é certo é que desde que ela fez isso ele nunca mais fopi internado. A justificação dela é que o limao torna a agua mais acida e essa acidez combate os cristais da urina e por isso diminui a quantidade de cristais e dessemodo evita as infeçoes urinarias.

Será coincidência?
Eu também tenho 2 gatinhos, graças a Deus nunca tiveram infecçoes mas gostava de saber se isso as evita ou nao. Na proxima consulta falo nisto à vet, e voces? Já ouviram falar disto?a minha dúvida é...essa acidez na agua nao fará mal ao estômago?

Obrigada

Cumprimentos a todos :)
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta mai 06, 2009 7:30 pm

Nunca ouvi tal coisa e francamente cheira-me a mezinha.
A justificação dela é que o limao torna a agua mais acida e essa acidez combate os cristais da urina e por isso diminui a quantidade de cristais e dessemodo evita as infeçoes urinarias.
Não me soa bem essa justificação. Se isso fosse verdade toda a gente estaria a par disso nomeadamente veterinários.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

assis78
Membro Júnior
Registado: quinta mai 07, 2009 11:21 am

quinta mai 07, 2009 11:41 am

Não sei ao certo se deve a isso, mas apenas hipotéticamente, a acidez do limão na água poderá ajudar caso se trate de uma infecção com cristais de estruvite, os quais se desenvolvem devido à urina se encontrar demasiado alcalina, sendo que ao acidificá-la, os cristais dissolvem.

Mas pode piorar caso se tratem de cristais de cálcio de oxalato, que se desenvolvem devido exactamente ao oposto, ou seja, à urina ser demasiado ácida.
Convém sempre pedir ao veterinário um exame de Urina 2, para ver que tipo de cristais se encontram na urina e tratar adequadamente.

Infelizmente tenho muita experiência nesta área... Quando os meus gatos têm cristais de estruvite, alimento-os com comida HÚMIDA (para não desidratar o gato e exacerbar a condição) com DL-Metionina (que acidifica a urina), e caso tenham cristais de oxalato, alimento-os com comida HÚMIDA Purina Veterinary Diets NF, que torna a urina mais alcalina.

Muita água através da alimentação e o ph na urina adequado é do que estes gatos necessitam.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta mai 07, 2009 1:31 pm

E, se houver a coincidência de haverem de ambos os tipos de Cristais que os chega a haver, pode agravar a situação...!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”