Experiencia com Trionyx sinensis, tartaruga de carapaça mole

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
esmifra
Membro
Registado: segunda fev 28, 2005 12:59 pm
Localização: Chinchila Cinza Standard,Testudo Horsfieldi, Testudo Graeca, Pelodiscus sinensis

quinta mai 07, 2009 6:29 pm

Boas, alguém tem alguma experiencia com Trionyx sinensis, tartaruga de carapaça mole, que possa partilhar? Já li muita coisa pela net mas quero "ouvir" a voz da experiencia. Qual a medida indicada do aquário para os primeiros anos e depois para fase adulta já que ela cresce até cerca dos 20 / 30 cm, o seu manuseamento, sei que é uma espécie muito agressiva, devido á falta de carapaça óssea a sua agressividade é a sua defesa e que também como qualquer tartaruga nao sao animais para serem manuseados mas que por vezes é necessário para limpeza do aquário ou alimentaçao. Qual a rapidez de crescimento.
Ando sériamente a pensar em adquirir uma mas como só para o próximo ano espero mudar de casa e ter o quarto para os bichinhos tem que ser uma coisa bem ponderada.

Cumprimentos a todos!
<strong>S&eacute;rgio Bas&iacute;lio</strong>
limao
Membro Veterano
Registado: domingo abr 24, 2005 2:00 pm

quinta mai 07, 2009 6:44 pm

esmifra Escreveu:Boas, alguém tem alguma experiencia com Trionyx sinensis, tartaruga de carapaça mole, que possa partilhar? Já li muita coisa pela net mas quero "ouvir" a voz da experiencia. Qual a medida indicada do aquário para os primeiros anos e depois para fase adulta já que ela cresce até cerca dos 20 / 30 cm, o seu manuseamento, sei que é uma espécie muito agressiva, devido á falta de carapaça óssea a sua agressividade é a sua defesa e que também como qualquer tartaruga nao sao animais para serem manuseados mas que por vezes é necessário para limpeza do aquário ou alimentaçao. Qual a rapidez de crescimento.
Ando sériamente a pensar em adquirir uma mas como só para o próximo ano espero mudar de casa e ter o quarto para os bichinhos tem que ser uma coisa bem ponderada.

Cumprimentos a todos!
Diria 100 litros como minimo para uma adulta, um bocadito mais era porreiro, aquelas caixas de 120 litros mais parte seca á parte é aceitavel (se bem que é raro deixarem a água)
Usa areia como substracto, elas passam bastante tempo enterradas.
Cria uma zona de repouso em que ela mesmo estando enterrada consiga respirar esticando o pescoço até á superficie
Não crescem particularmente rápido, penso que têm um crescimento mais lento do que as usuais trachemys/graptemys/pseudemys, pelo que tenho lido.
Manuseamento usa luvinha de cabedal :lol: ou então usa uma rede para a apanhar, eu não arriscaria pegar numa adulta sem estar com as mãos protegidas...

Tem especial atenção com os fungos nessas tartas...

Não tenho mas já estive para ter, quem mantem não uma trionix mas uma apalone é o membro ''apalone'' :lol: que tambem é uma softshell, ele poderá falar de experiencia própria mesmo, conheces o forum da tartarugaaquática? era boa ideia dar uma espreitadela no tópico dele.
Disprasio
Membro Veterano
Registado: quarta mar 04, 2009 8:10 pm
Localização: mamiferos, aves, repteis, peixes, anfibios e alguns invertebrados

quinta mai 07, 2009 8:18 pm

olha que elas crescem mais rapido que esperamos, se a alimentares bem, cresce num piscar de olhos
<p>&eacute; tudo uma cambada de parasitas</p>
<p>-----------------------------------------------------------</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”