quinta mai 07, 2009 9:02 pm
Bem, parece-me que ambos devem pesquisar bastante acerca do tema para poderem dar uma boa qualidade de vida aos vossos amiguinhos que vos irão dar muitas alegrias.
Quanto à alimentação via seringa, dê-lhe até ele querer, os criadores gostam de desmamar com 3 meses, mas isso é um mito, as araras por exemplo, aos 10 meses apesar de comerem sozinhas, ainda recebem alguma comida dos pais, isto na natureza claro.
Agora pense, o seu papagaio toma-o como a mãe dele, quem lhe dá comida? Logo, quanto mais tempo o ritual de alimenta-lo durar maior afinidade criará consigo. Pense sempre no seu papagaio como sendo uma criança, neste momento é um bebe de 2 meses que poderia comparar a uma criança com 3 a 6 meses, come, dorme e começa a perceber quem lhe faz coisinhas boas. Mas claro que um papagaio desenvolve-se mais rápido que uma criança, aos 4 anos são adultos com maturidade para acasalar. Aproveite estes próximos meses muito bem, pois nos próximos 6 meses o seu papagaio será um adolescente de 13 anos naquela fase chamada do armário... Tem de lhe dar a melhor educação possivel para que se torne um adulto educado, simpatico e que gosta muito de si.
Quando começar a voar, deve ensina-lo a vir ter consigo, pode usar o momento da alimentação para isso, quando ele começar a voar deixe-o solto e afaste-se e vá chamando, isto com a ave no chão, e cada vez que ele for ter consigo faça uma festa e dê-lhe comida, aproveite o momento da alimentação para o ensinar a vir ter consigo, inicialmente a andar e depois a voar, assim, quando crescer virá a voar ter consigo sempre que o chamar. Espero que dê para perceber a ideia, não queria treinar nada nesta fase mas sim ensinar os habitos que gostava que o seu papagaio tivesse.
Quanto a viver no poleiro ou em gaiola, penso que é uma decisão individual, não concordo que porque voa de um lado para o outro se feche na gaiola, eles adoram voar, se os ensinarmos a vir ao chamamento podem voar para vir ter conosco e assim não andam a voar para todo o lado. Eu infelizmente e por na altura não saber mais, cortei as guias às minhas mas estão a começar a crescer e vou ensinar-lhes mais tarde vôo livre, por agora quero que comecem a voar em casa...
As minhas vivem soltas num parque de diversões e não fazem muitas asneiras, claro que sei que arrisco ao deixa-las soltas na cozinha quando não estou em casa, estou até a pensar em comprar uma gaiola para quando não estou. O ideal é que tenham uma gaiola e um poleiro, quando estão sozinhos em casa ficam na gaiola e quando estamos deixamos que andem pela casa e fiquem no poleiro.
A corrente na pata é algo imensamente errado, traumatiza a ave e é muito perigoso, imagine que se enrola e passa o dia todo sem beber nem comer, pode daí desencadear uma doença, isto para não falar que com um susto podem saltar do poleiro e partir a pata com o esticão.... Enfim, corrente NÃO.
Espero ter ajudado, e peço desculpa se feri alguma susceptibilidade mas acreditem, um papagaio é uma ave muito complexa, o estudo é imprescindivel a um dono dedicado.