Golden a Lamber as patas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

ruialberto
Membro Júnior
Registado: domingo ago 24, 2008 11:51 am

quinta mai 07, 2009 12:45 pm

Boas,

tenho uma golden com 5 anos e meio que, de há uns tempos para cá tem lambido as patas insistentemente, e ficou com o pelo vermelho entre os dedos.

Fui ao veterinário, que me indicou possíveis causas:

- aborrecimento- descartámos esta hipótese porque ela faz isso mesmo depois de grandes passeios, chega a casa, deita-se e lá vai disto
- chamar a atenção- não faz sentido pq o faz mesmo quando não estamos ao pé dela, e além disso nunca lhe ligamos quando o faz

- alergia a detergente do chão- tenho o chão em soalho flutuante e normalmente só aspiro e limpo com água morna. só se estiver sujo é que uso detergente e daqueles fraquinhos, o que só acontece reramente. e nessa altura o chão fica quase seco e ela não anda lá em cima
- fungos - esteve a olhar para as patas e disse-me que não seriam fungos
- dermatite atópica- pode ser, mas pensa que não

- alergia alimentar- é a candidata mais provável. ela comia RC e desde o início do ano que come Acana de frango. a composição é relativamete pacífica e a ração é tiada em boa conta, mas nunca se sabe.

neste momento estamos a tentar despistar a hipotese alimentar. comprei uma saca de RC hipoalergénica (cara pra burro... :S) que, em teoria, não causa alergias nenhumas por ter as proteinas hidrolisadas. vamos ver se deixa de acontecer e depois, se for da comida, vamos tentar mudar de ração e monitorizar os resultados.

o que vos parece? haverá mais alguma coisa que possa provocar isto? tb estou inclinado para a comida, porque ela não o fazia anteriormente. mas de qq maneira estou sempre aberto a sugestões.

cps

rui
Cooki3
Registado: segunda mai 04, 2009 9:02 pm

quinta mai 07, 2009 1:30 pm

ola Rui!

Pois eu também nao vejo o que possa ser...eu ja tive um cão mas nao era golden r., entretanto estou á espera da minha cachorrinha, que dia 9 vem para casa. estou com imensas duvidas em relação à comida, estava a pensar na RC para cachorro, mas nao sei se será a mais indicada. entretanto queria também saber se, na primeira noite, a ponho logo a dormir no sitio onde quero que ela durma sempre ou se a ponho a dormir ao pé de mim...tenho medo de a mimar muito e de depois nao a conseguir controlar.

obrigada
Olivix
Membro Júnior
Registado: terça abr 21, 2009 3:22 pm

quinta mai 07, 2009 1:38 pm

Cooki3:
ponha a cadela a dormir no sítio onde é suposto ela dormir. Se ela chorar nas primeiras 2 a 3 noites, então durma ao pé dela (ponha um colchão ou umas mantas para si ao pé do lugar dela se for necessário), pois ela de início vai estranhar tudo e vai sentir falta da mãe e da restante ninhada. Por isso não a deixe sozinha, mas n a leve para dormir consigo, senão qdo a quiser pôr a dormir no lugar dela, ainda vai estranhar mais e chorar.
SiameseMaria
Membro Veterano
Registado: terça out 31, 2006 2:02 pm

quinta mai 07, 2009 2:23 pm

Não terá havido nenhuma alteração no quotidiano da cadela?

O meu sogro tem um Rott. e nas férias passadas trouxe-o para minha casa (vivenda com terreno) durante as férias dele (do meu sogro).
Passados 8 dias de lá estar em casa começou a lamber as patas até ficar vermelhinho... levei-o logo ao veterinário e segundo ele... era apenas ansiedade pela separação do Dono!
Disse-me o vet. que nós roemos as unhas, eles lambem as patas...
Voltou no dia seguinte para junto do meu sogro e ... mistério/assunto resolvido: deixou de lamber as patas!
ruialberto
Membro Júnior

quinta mai 07, 2009 2:31 pm

houve uma alteração há mais de um mês, já que tive de estar fora, em trabalho, durante um mês. mas a cadela ficou com a minha namorada e com os pais, e só ficou estranha um dia ou dois. para mais, já voltei há mais de um mês e ela continua... e ou é de estar a reparar mais, parece que tem aumentado... vamos a ver o que acontece com a ração. eu estou confiante, conheço muitas pessoas que vao a este vet e todos me dizem maravilhas. eu proprio já la tinha ido uma vez e tb me pareceu bom:)

vamos a ver, como dizia o cego

cps

rui
Balthazar
Membro Júnior
Registado: sexta ago 08, 2008 11:07 am

quinta mai 07, 2009 5:04 pm

Boa tarde

Todos os anos por esta altura eu tenho o mesmo problema com o meu Balthazar. No entanto não foi fácil descobriu o motivo nem chegar á conclusão que era algo sazonal. Após análises de despitagens de alergias descobriu-se que ele tinha uma componente alérgica muito forte a determinada erva que lhe provoca comichão nas patas e depois o resto vem por "arrasto".
Ele lambe (não sabe fazer doutra maneira), morde e acaba mesmo por fazer infecção e ficar a coxear. Para além dessa erva á qual tem alergia, existe também um componente na água do mar que lhe provoca a mesma reacção e quando vai á prai, acontece exactamente o mesmo.

Isto é só a minha experiência, cada caso é um caso.

Espero que a sua pequena tenha rápidas melhoras.
WhiteLirium
Membro
Registado: sexta mar 13, 2009 11:54 am

quinta mai 07, 2009 8:16 pm

Olá a todos.

Cooki3:

desde a primeira noite deve habituar o seu amiguinho a dormir onde é suposto, pois quanto a deixá-los dormir connosco ou é nunca ou é sempre. provavelmente ele vai "chorar". Ignore - sei que custa muuuito! Experimente pedir ao criador - ou, enfim, à pessoa onde o for buscar - um pouco de tecido com o cheiro da mãe e dos irmãos (se os tiver). outra sugestão é deixar na caminha dele uma t-shirt ou outra peça de roupa sua, que tenha usado em brincadeira com ele. pode ainda deixar um rádio ligado com o volume baixinho, perto dele, para não se sentir tão sozinho. brinque muito com ele nesse primeiro dia, pois se ele estiver cansado talvez não "chore" tanto por ter sono e querer é descansar.

Um abraço e boa sorte. E coragem, para resistir à tentação de o ir buscar :)
Nascemos de um sonho, vivemos num sonho e morremos quando o sonho acaba.
WhiteLirium
Membro
Registado: sexta mar 13, 2009 11:54 am

quinta mai 07, 2009 8:23 pm

P.S. Também não é conveniente dormir perto dele. Pense que só lhe estará a criar (maus) hábitos, que não poderá manter para sempre. Pensamos que são comportamentos "inofensivos" mas eles estabelecem logo hábitos e associações.

Felicidades =)
Nascemos de um sonho, vivemos num sonho e morremos quando o sonho acaba.
Carpeju
Membro Veterano
Registado: sexta ago 29, 2008 5:23 pm

quinta mai 07, 2009 11:05 pm

Olá, voltando ao golden, o meu springer apresenta eventualmente isso, sempre no verão brasileiro, quente e chuvoso, ele tem dermatite umida, detectada em exames e tudo mais. Sempre nesta época tosamos as patas e mantemos o cão seco.

Hoje, ao pegar o hemograma de minha cadela, meu vet disse que havia alteração, ainda não sintomática, ela apresentou propensão a alergias, talvez ocasionada por picada de inseto no olho há 2 semanas atrás. Depois de 2 meses farei outro exame.

Mantenha contato com seu vet. :wink:
<p><strong>Mata Atl&acirc;ntica - RBMA</strong></p>
ruialberto
Membro Júnior

sexta mai 08, 2009 10:02 am

obrigado pelas dicas,

é possível fazer algum tipo de análise para ter a certeza das alergias ou terá sempre de passar por tentativa e erro?

cps

rui
snoppy
Membro Veterano
Registado: quinta mar 04, 2004 9:08 am

sexta mai 08, 2009 10:23 am

O vet só deveria de descartar a hipotese de fungos depois de fazer uma cultura com pelos retirados da zona.
Peça para ele fazer isso.
O meu cão de vez em quando começa tambem a lamber as patas e ficam muito vermelhas entre os dedos, fazendo mesmo pequenas crostas.
No caso dele, e vet fez uma cultura e o resultado foi fungos.

Por isso não deve de todo descartar essa hipotese.
<a class="postlink" target="_blank" href="http://imageshack.us/"></a><a href="http://www.pitbulloeste.org">www.pitbulloeste.org</a>
MARROQUINO
Membro Júnior
Registado: terça jul 18, 2006 3:11 pm

sexta mai 08, 2009 10:40 am

Bom dia

A minha Íris tb lambe mto as patas, mas apenas na zona onde teve que rapar o pelo para tirar sangue, (5 vezes). Não sei será o caso.
ruialberto
Membro Júnior

sexta mai 08, 2009 11:05 am

e é normal/provável um eventual fungo atacar todas as patas? ela lambe todas de igual modo...

para a semana passo no vet para ele dar uma olhadela e ver se a comida esta a fazer alguma coisa ou não.

cps

rui
LucNun
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 1:38 pm

sexta mai 08, 2009 11:19 am

snoppy Escreveu:O vet só deveria de descartar a hipotese de fungos depois de fazer uma cultura com pelos retirados da zona.
Peça para ele fazer isso. ...
Pois, foi precisamente esse o meu primeiro pensamento quando vi o primeiro post: em noventa por cento dos casos, essa manifestação deve-se a fungos. Os espaços interdigitais dos cães são muito propensos a infecções por fungos. E só de "olhar" não se consegue saber se anda ali fungo ou não...
ruialberto Escreveu:e é normal/provável um eventual fungo atacar todas as patas? ela lambe todas de igual modo...

para a semana passo no vet para ele dar uma olhadela e ver se a comida esta a fazer alguma coisa ou não.

cps

rui
Pode acontecer, sim, se o cão pisar um terreno infectado, como o podem ser, por exemplo, um chão de cimento ou de mosaico deficientemente lavado e seco, terra solta, etc.

Um cuidado que é importante ter é o de secar bem as patas dos cães quando eles as molharem, pra evitar que a humidade propicie a proliferação de fungos, bolores, etc.

Peça ao vet para fazer uma cultura, conforme sugerido pela Snoopy.

Embora não sendo veterinária, e falando apenas pelo conhecimento dado pela prática, duvido muito que se trate de uma alergia alimentar, que regra geral não se localiza assim.
Última edição por LucNun em sexta mai 08, 2009 11:24 am, editado 3 vezes no total.
Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs!
Carpeju
Membro Veterano
Registado: sexta ago 29, 2008 5:23 pm

sexta mai 08, 2009 11:21 am

No hemograma pode-se detectar a taxa de IgE, imunoglobulina E, esta participa das reações alérgicas, atua contra protozoários parasitas. A IgE está alterada em minha cadela, talvez como resposta a picada de inseto no olho.

Investigue junto ao vet.
<p><strong>Mata Atl&acirc;ntica - RBMA</strong></p>
Responder

Voltar para “Cães”