É mesmo verdade?
Obrigado
Moderador: mcerqueira
Obrigado, por acaso quando li na internet fiquei em duvida!!!!!LucNun Escreveu:Eu seja cão se eles não conseguem ver o laranja!![]()
![]()
![]()
Um cão que tive provou-me que sim, que conseguem ver a cor de laranja. E digo porquê: ele tinha uma bola de espuma pintada de cor de laranja com a qual costumava brincar. Só que ao fim de algum tempo a bola já estava tão desfalcada de pedaços que acabei por metê-la no lixo. Passado um dia ou dois, sentei-me no sofá com uma clementina na mão, preparando-me para a descascar e comer. Não é que o meu cão ficou todo contente quando me viu aquela coisa redonda e da cor da sua desaparecida bola e veio de lá, todo contente, tirar-ma da mão para brincarmos?![]()
O engraçado foi ver o ar de perplexidade dele quando sentiu o sabor da casca. Largou a "bola" e ficou que tempos a olhar para ela, cheirando-a duas ou três vezes, até se convencer de que não era o que pensava.
Não foi a forma, por muitas outras coisas do mesmo tamanho e formato, mas de cor diferente, nunca o atraíram. Também não foi o cheiro, pois uma clementina não cheira de todo como uma bola de espuma de borracha cheia de saliva seca de cão, foi mesmo a cor o que o atraiu.
Sim, acho que os cães vêm as cores. Talvez de maneira diferente da nossa, devido à diferença dos cones e bastonetes dos seus olhos, mas vêem-nas.
Se nos referirmos apenas à cor em si, ao pigmento, o que destaquei a negro estará certo. Mas cada cor tem o seu comprimento de onda, mesmo quando se trata de cores compostas, como é o caso do laranja ou do verde - junção de vermelho e amarelo a primeira, junção de amarelo e azul a segunda.As cores
Que cor de bolinha escolher para brincar com seu cão? Se você for brincar sobre um relvado, o seu cão localizará mais facilmente uma bolinha azul do que uma bolinha vermelha, já que ele não consegue diferenciar vermelho do verde, que é a cor do relvado. Para os cães, as cores verde, amarelo, laranja e vermelho não têm diferença nenhuma. Para um cão, o semáforo não muda de cor, pois ele vê da mesma maneira o verde, o amarelo e o vermelho. Para que ele notasse a diferença de cores do semáforo, duas delas deveriam ser alteradas para violeta e azul, já que o cão consegue diferenciar as cores violeta, azul e verde.
bem, o que vocês estão a dizer, penso que é explicado neste esquema:LucNun Escreveu:Boa informação, Nel!![]()
Retirado do site do Nel:
Se nos referirmos apenas à cor em si, ao pigmento, o que destaquei a negro estará certo. Mas cada cor tem o seu comprimento de onda, mesmo quando se trata de cores compostas, como é o caso do laranja ou do verde - junção de vermelho e amarelo a primeira, junção de amarelo e azul a segunda.As cores
Que cor de bolinha escolher para brincar com seu cão? Se você for brincar sobre um relvado, o seu cão localizará mais facilmente uma bolinha azul do que uma bolinha vermelha, já que ele não consegue diferenciar vermelho do verde, que é a cor do relvado. Para os cães, as cores verde, amarelo, laranja e vermelho não têm diferença nenhuma. Para um cão, o semáforo não muda de cor, pois ele vê da mesma maneira o verde, o amarelo e o vermelho. Para que ele notasse a diferença de cores do semáforo, duas delas deveriam ser alteradas para violeta e azul, já que o cão consegue diferenciar as cores violeta, azul e verde.
Mas cada uma delas tem o seu comprimento de onda, e eu creio que na sua distinção pelo cão esse comprimento conta. Portanto, se no caso do laranja, cor formada pela junção de duas cores primárias "quentes", a confusão poderá ocorrer, já no verde, obtido pela junção de uma cor quente com uma fria, isso poderá não suceder. Mas isto é apenas o que penso, a realidade será com certeza outra.

Os esquemas são algo contraditórios. Partindo do que neles é dito, o cão será daltónico ao amarelo e só verá a percentagem de azul existente em cada verde. E, portanto, o mesmo se passará com qualquer cor obtida pela mistura de duas cores primárias: será isso?
sitiodosanimais Escreveu:Olá Nel.
Bons olhos o vejam, nem que não seja a cores!
dinodane Escreveu:Olá Nel!
Long time no seen, tudo bem?
Fui eu próprio que fiz esses esquemas, baseado essencialmente na combinação de cores usada na Pintura. Para o efeito pretendido, que é o ilustrar o texto de forma a torná-lo mais compreensível, julgo que são razoavelmente eficazes.LucNun Escreveu:Os esquemas são algo contraditórios. Partindo do que neles é dito, o cão será daltónico ao amarelo e só verá a percentagem de azul existente em cada verde. E, portanto, o mesmo se passará com qualquer cor obtida pela mistura de duas cores primárias: será isso?
Mas no roxo, constante da roda de cores que é suposto eles verem, entra o vermelho, pois essa cor é a fusão do vermelho, que é dito eles não verem, com o azul, que é suposto verem. Portanto, em que ficamos? ...
A explicação que dou para esta situação (presumo) não se deve propriamente à cor da bola, mas ao facto de não se tratar da bola antiga.LucNun Escreveu:E a verdade é que o meu cão confundiu a clementina - cor de laranja - com a sua bem-amada bola desaparecida - que era cor de laranja. Mais: não demonstrou nenhum entusiasmo especial perante outras bolas, estas a sério e não frutos, que mais tarde lhe apresentei e eram de outras cores...
Penso que este assunto ainda não deve estar estudado nem experimentado até mesmo ao fundo, e que tudo se resume a isso. Devemos estar ainda longe de saber com exactidão que cores vêem os cães e como é que eles vêem as imagens.nel Escreveu:Pois... ele há gostos para tudo...phoenix101 Escreveu:Então, como explicam que o meu cão vai direito a qualquer objecto amarelo e não tem o mesmo comportamento com o roxo.