Em 1º lugar desculpem mas tenho um virus que nao me permite fazer acentos ortograficos.
Sou apenas um leitor assiduo deste forum e nunca enviei nenhuma mensagem, esta e a 1ª vez!
Acabei agora de ler o topico onde se discute o porque de estar a colocar anuncios neste forum quando o lugar proprio para os fazer e nos classificados, depois vem uma serie de ataques, ofensas e defesas.
Nao quero dizer com isto que concordo com o novo membro que colocou a venda uma ninhada de labradores para novembro, mas este facto leva-me a escrever devido a um problema que e o facto da criaçao vs criadores.
De facto os concursos servem para premiar, deste modo os animais que obtenham mais premios tanto nacionais como internacionais sao aqueles que mais proximo do pradrao da raça se encontram.
Ora bem, ninguem leva um animal a exposiçoes para obter titulos apenas para decorar paredes, leva com o intuito de valorizar o seu animal de estimaçao, que mais tarde faz uma cruza e deste modo podera dar algumas garantias aos futuros compradores e talvez puxar um pouco o preço.
O que e facto e que quando se fazem as inscriçoes para os concursos ninguem solicita mais do que o boletim de vacinas, assim como no CPC quando se regista uma ninhada ninguem pede mais nada que nao seja o LOP dos papas.
Portanto quando se diz "vendem-se .... com execelente LOP, descendentes de campeoes", nao e garantia nenhuma, a unica garantia que se pode ter e esta tb nao e total sao os exames medicos que fazem os despites as doenças geneticamente transmissiveis pelos pais, displasia da anca DiSPLASIA DO COTOVELO, taras oculares etc.
A meu ver e com conhecimento de causa porque possuo um labrador descendente de campeoes que tem displasia do cotovelo e de tudo tenho feito por ele( devem conhecer e o afonso, Alface), o LOP nada garante, ainda mais grave se torna quando o criador foi referenciado pelo CPC, como sendo um exelente criador e uma pessoa seria.
Tudo isto para dizer que enquanto nao se se mudarem as regras do jogo em relaçao ao registo de ninhadas e de concursos , ao seja, a apresentaçao de exames medicos no acto das inscriçoes nao conseguimos ter bons CRIADORES, e e por esta lacuna que temos cada vez mais pseudo-criadores cujo o unico objectivo e o $$$$.
Contam-se pelos dedos de uma mao os criadores que fazem o despiste a displasia do cotovelo.
Obrigado pelo tempo dispenssado a quem ler este topico.[/b]
criaçao vs criadores
Moderador: mcerqueira
-
- Membro
- Registado: quinta out 10, 2002 1:25 pm
Ola taliban
Em 1º lugar estou solidaria contigo em relaçao aos acentos, comigo passa-se a mesma coisa
Quanto a tua questao queria so dizer-te uma coisa, o LOP nao e nem nunca foi garantia de nada, apenas comprova a veracidade da raça e seus ascendentes, de qualquer forma ja muito foi discutido sobre doenças geneticamente hereditarias e tambem se chegou a conclusao que certas doenças apesar de ter um grande factor genetico nem sempre dependem so disso, no caso das displasias do cotovelo ou coxofemural para alem do caracter genetico que e bastante importante sem duvida, tem outros factores de influencia, tais como alimentaçao, excesso de exercicio enquanto cachorros, pisos inadequados (pe. escorregadios), ou ate determinado tipo de brincadeiras, logo poderas adquirir um cao cujos pais sao isentos e o teu vir a ter essa doença sem que tenha sido transmitida...
Quanto a haver coisas que tem de ser mudadas, isso e verdade... mas nao compete ao CPC comprovar as aptidoes dos animais para criaçao... ou ate a competendia dos criadores... penso eu
Em 1º lugar estou solidaria contigo em relaçao aos acentos, comigo passa-se a mesma coisa

Quanto a tua questao queria so dizer-te uma coisa, o LOP nao e nem nunca foi garantia de nada, apenas comprova a veracidade da raça e seus ascendentes, de qualquer forma ja muito foi discutido sobre doenças geneticamente hereditarias e tambem se chegou a conclusao que certas doenças apesar de ter um grande factor genetico nem sempre dependem so disso, no caso das displasias do cotovelo ou coxofemural para alem do caracter genetico que e bastante importante sem duvida, tem outros factores de influencia, tais como alimentaçao, excesso de exercicio enquanto cachorros, pisos inadequados (pe. escorregadios), ou ate determinado tipo de brincadeiras, logo poderas adquirir um cao cujos pais sao isentos e o teu vir a ter essa doença sem que tenha sido transmitida...
Quanto a haver coisas que tem de ser mudadas, isso e verdade... mas nao compete ao CPC comprovar as aptidoes dos animais para criaçao... ou ate a competendia dos criadores... penso eu