Que peixes

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
VB75
Membro
Registado: sábado abr 21, 2007 11:29 am

sábado mai 02, 2009 9:38 pm

Olá a todos.
Actualização do meu aqua:
Introduzi 2 troncos verdadeiros (mais pequenos) no aqua tenho feito TPA`s com água engarrafada de pH 5,68 e consegui baixar o pH para 7.5 o que não é o ideal mas pelo menos baixou :D
Entretanto tive um aumento de NO2 e NO3 e tive de fazer vários TPA`s e colocar Sera toxivec o que me fez baixar o KH e o gH o que não sei se é bom ou mau.
De momento o estado o aqua é o seguinte:

Tamanho.100x40x50

Iluminação: 3x 39w(T5)

filtragem: filtro ext. EHEIM ecco 2234

Aquecimento: term. 200w; água mantem-se a 26º

pH: 7.5
KH: 4
gH: 7
NH4: 0
NH3: 0
NO2: 0
NO3:entre 0 e 10
Fe: 0.1 ( introduzi um ferro debaixo do areão para aumentar o valor, foi o que me aconselharam a fazer)
valores medidos à 5 dias

Fauna: 4 olho-de-fogo
4 tetra viúva
4 serpae
2 tetra fantasma
2 botia paquistanês
2 escalares
1 ramirezi
1 gourami pérola
1 corydora
1 ancistrus
1 rineloricaria
1 neritina natalensis

Flora: 5 anubias
1 bacopa caroliniana
1 cryptocoryne beckettii "petchii"
2 echinodorus x barthii
1 cabomba verde
1 egeria densa

Estou a pensar adquirir ainda 1 ramirezi, 1 gourami, 3 corydoras, 2 khuli e um bicolor ( o meu filho insiste, mas não sei se é muito boa ideia).
Gostava da vossa opinião e ajuda no que esteja mal.
Obrigada.
FÁCIL é ferir quem nos ama....DIFÍCIL é curar essa ferida!
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo mai 03, 2009 12:07 pm

Na minha opinião não deve acrescentar nem o 2º gourami, nem o tubarão bicolor.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

domingo mai 03, 2009 7:28 pm

cuidado com a populaçao excessiva. também tenho um tronco que ajuda na acidificação mas nao chega pois muda agua diariamante e o ph da torneira é bem alto, entao uso um acido para baixar o ph
VB75
Membro

sexta mai 08, 2009 9:09 pm

Olá,
aqui ficam algumas fotos dos meus meninos.

Imagem
neritina natalensis

Imagem
ancistrus(se souberem a espécie digam :) )

Imagem
ramirezi macho

Imagem
rineloricaria lanceolata(acho)

Imagem
escalar+corydora

Imagem
a pedir comida, não posso aproximar-me que só fazem pedinchar :)

Imagem
botia paquistanês

Imagem
já agora será que me conseguem confirmar se isto que as folhas tem é algas, a mais larga tem umas manchas pretas nas margens e está a aparecer no meio, a egeria parece ter pêlos.

Outra coisa, nas futuras aquisições foi dito para não pôr o segundo gourami mas pelo que li deve ser mantindo um casal, podia explicar porque só devo ter um.
E já agora o ancistrus deve estar sozinho ou devo de adquirir mais.
Obrigada.
Última edição por VB75 em segunda mai 11, 2009 9:48 pm, editado 1 vez no total.
dinodane
Membro Veterano

sexta mai 08, 2009 11:29 pm

Na minha opinião, o gourami-pérola deve ser peixe único no comunitário se existirem escalares. Por vezes tornam-se territoriais quando emparelhados e para isso já tem aí o par de escalares que vão crescer e dominar o aqua num instante.

VB75
Membro

domingo mai 10, 2009 8:45 pm

dinodane Escreveu:Na minha opinião, o gourami-pérola deve ser peixe único no comunitário se existirem escalares. Por vezes tornam-se territoriais quando emparelhados e para isso já tem aí o par de escalares que vão crescer e dominar o aqua num instante.
Agora já percebo estava-me a fazer confusão em relação ao que tinha lido, obrigada.

Em relação ao ancistrus e às plantas é possível que me possa ajudar também?

Obrigada.
dinodane
Membro Veterano

segunda mai 11, 2009 12:45 pm

Em relação ao ancistro não vou poder ajudar, não consigo ver qual a espécie.

Em relação à outra questão, sim parecem-me algas, todos os aquários maduros as têm.

Cumprimentos.

VB75
Membro

segunda mai 11, 2009 9:46 pm

dinodane Escreveu:Em relação ao ancistro não vou poder ajudar, não consigo ver qual a espécie. quote]

Sei que na 1ª foto não se vê muito bem por lembrei-me de mostrar outras assim pode ser que ajude, suspeito que seja um ancistrus dolichopterus mas não tenho a certeza, outra duvida que tenho é se deve ser unico ou se devo adquirir outro.
Aqui fica...
Imagem
Imagem

Já agora aqui ficam os novos moradores:
Imagem
limpa-vidros (otocinclus affinis)

Imagem
corydora paleatus

Imagem
e ramirezi fêmea

Espero que gostem! :)

Cumprimentos
VB75
Membro

quinta mai 14, 2009 9:39 am

Bom dia.

Se me puderem ajudar em mais esta agradeço.
Para baixar o pH tenho feito as Tpa`s com água engarrafada, o que resultou já que o pH baixou para 7.5 o pior é que me fez baixar o Kh de 9 para 3, pelo que sei devia de estar igual ou acima de 5, a minha dúvida é se o Kh a 3 não é prejudicial, se sim qual a melhor forma de aumenta-lo, volto a usar água da torneira e arrisco-me a aumentar o pH ou utilizo algum produto para o aumentar.
Mais uma vez obrigada.
VB75
Membro

quarta mai 20, 2009 7:00 pm

Por favor dêem alguma opinião, please. :(
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

quarta mai 20, 2009 7:19 pm

Boas

O ph está directamente relacionado com a dureza da água, logo se um baixa o outro também.
O problema do kh baixo é facto de tornar o ph instavel, mas 3º não é assim tão baixo, basta ir controlando.

Volto a repetir (não é directamente para a VB75), tentar jogar com os parametros da água num aqua não é para iniciados. É preferivel ter o ph um pouco mais alto do que o desejado mas estável, do que um ph instavel.
VB75
Membro

sexta mai 22, 2009 4:02 pm

element Escreveu:Boas

O ph está directamente relacionado com a dureza da água, logo se um baixa o outro também.
O problema do kh baixo é facto de tornar o ph instavel, mas 3º não é assim tão baixo, basta ir controlando.

Volto a repetir (não é directamente para a VB75), tentar jogar com os parametros da água num aqua não é para iniciados. É preferivel ter o ph um pouco mais alto do que o desejado mas estável, do que um ph instavel.
Muito obrigada, estava a ficar preocupada, pois já nem sabia se deveria usar a água engarrafada nos TPA`s ou não, já agora será que se introduzir CO2 (caseiro) iria ajudar o pH a baixar naturalmente, pelo menos até chegar a 7.

Cumprimentos.
Ivone Pires
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

sexta mai 22, 2009 9:50 pm

Sim, a introdução de CO2 faz o ph baixar. Mas se usar um sistema caseiro não vai conseguir controlar e estabelizar o ph com o CO2.
Para controlar o ph com CO2 seria indicado um sistema pressurizado com controlador de ph.
Mas com o volume de áqua que tem, com o sistema caseiro de apenas uma garrafa de 1,5l não deverá ter problemas, mas é controlar diáriamente para não ter surpresas.
VB75
Membro

sábado mai 23, 2009 10:23 pm

element Escreveu:Sim, a introdução de CO2 faz o ph baixar. Mas se usar um sistema caseiro não vai conseguir controlar e estabelizar o ph com o CO2.
Para controlar o ph com CO2 seria indicado um sistema pressurizado com controlador de ph.
Mas com o volume de áqua que tem, com o sistema caseiro de apenas uma garrafa de 1,5l não deverá ter problemas, mas é controlar diáriamente para não ter surpresas.
Olá,
Fiz o CO2 caseiro e está a soltar 1 bolha +- de 3 em 3 segundos, só o deixo no aqua nas horas de luz amanhã vou fazer os testes para controlar, estou a fazer bem ou falha-me alguma coisa.
Quando chegar ao pH desejado devo retirar o CO2 ou este é para ficar para sempre, esta parte eu não consegui perceber no que li até agora sobre a introdução de CO2 sendo este utilizado para baixar o pH.
Santa ignorânca eu sei mas é o que dá ser iniciante e prefiro fazer má figura do que asneira. :oops:
Obrigada.
zarbon
Registado: segunda abr 06, 2009 10:40 pm

terça mai 26, 2009 12:04 am

éum ancistrus dolichopterus
Responder

Voltar para “Peixes”