Carpeju Escreveu:LucNun Escreveu:Vai correr tudo bem! Daqui a um dia ou dois, se não for o colar e as ligaduras, já nem vai parecer que a pequena foi operada!
Português brasileiro? O que é isso? 

Sinto ser incompreendido algumas vezes. É abrasileirado!
Em termos linguísticos, não há diferença entre o português falado no Brasil e o falado em Portugal. O que acontece é que no Brasil fala-se um português mais antigo, que linguisticamente não evoluiu como o da Península. Por outro lado, o português que se fala no Brasil está cheio de vocábulos colhidos nas línguas indígenas, o que por vezes pode acarretar alguma incompreensão por parte dos protugueses. Mas é ao nível da pronúncia que mais se fazem sentir as diferenças.
Exemplo, não entendo xpto, giro, e outras palavras portuguesas portuguesas...

Suponho o significado, mas não sei.
XPTO é uma expressão coloquial que designa algo de elevada categoria: "um senhor todo XPTO", "uma ração XPTO", "um carro XPTO".
Giro: significa engraçado, bonitinho, com piada. Não sei de onde vem a palavra, mas posso investigar.
Então não sei se faixa, entende-se faixa como um pano ou gase para enrolar sobre feridas...
Faixa é, em princípio e como significado principal, qualquer tira de pano. Também é
ligadura, mas hoje em dia usamos pouco a palavra "faixa" para designar a tira de tecido que se enrola em torno de um ferimento.
Hoje, para nós em Portugal, faixa é, por exemplo e entre muitas outras aplicações, a tira de tecido que se enrola em torno da cintura, ou aqueles cartazes de pano com dizeres que transportam nos desfiles ou se afixam a edifícios.
Não se preocupe, Carpeju, a gente entende-o perfeitamente, mesmo que os mais novos tropecem de vez em quando em alguma palavra!
Meu cão se eu bobear fica tentando montar a cadela. Ontem foi difícil, zanguei com ele muitas vezes coitado.
Pois, de facto, montá-la não é a melhor das ideias que o cão possa ter.

Mas o pobre deve estar um bocado desnorteado com os cheiros novos que a sua companheira tem agora. Tudo passa, e isso passará também. Distraia-o com uma brincadeira, leve-o para o jardim e brinque com ele, e durante a noite resguarde a cadelinha. Verá que não é preciso mais.