aprendiz1 Escreveu:boa tarde a todos .passei por aqui através de outro forum apareceu lá este topico.
verdade que realmente havia esses cantos mas quem acabou com eles zé e ainda acaba?
as capturas sempre as houve e continuam a haver e acho que agora até mais e sem respeito por nidificação nem por nada errado antigamente e nos dias de hoje não havendo necessidade de tal coisa.
a lei está mal quanto a mim em certos pontos.primeiro um major não existe cá se poderia criar, tentilhão montes exemplo e muitos mais isto com anilha. verdade seja dita que muitos os poderiam ir buscar aos ninhos e meter debaixo de canarios, mas os canarios não criam certas aves donfafes ect fora os que não nidificam cá.
como se pode criar cá aves se ainda pensam em capturar nos outros paises tambem capturam claro ás escondidas e conheço casos onde é proibido so que a mentalidade é outra.não é como cá muitos fazem vida a conta destas.entre capturas fora os que morrem gostava de saber numeros desses mortos antes de chegarem ás feiras ect se criar é crime me digam o que será isto pena de morte?zé se tentasses era criar esses que gostas e introduzir esses cantos naturais e belos que haviam ai sim estava 100% de acordo e quem sabe um dia libertar uns quantos na natureza para assim não se extinguir esses cantos mas como sabes se libertava e lá passava um olha que belo canto e zás muitos nem respeitam a altura das criações ja com filhos os capturam já era grave pior fica.graças a estes foruns e outros aos poucos se vai induzindo as pessoas a ver as coisas pelo lado positivo e ai sim induzir estas pelo lado positivo fazelas ver a realidade muitos que apanhavam hoje os criam e compram no estrangeiro já é um avanço aos poucos se vai mudando as mentalidades ontem era poucos hoje já são mais quem sabe daqui a 1 ano ou dois seremos milhares.não pode ser so do bota abaixo tem de ser com calma e tempo se consegue resultados e todos nós temos de ajudar outros a perceberem isto não so trabalho de um ou outro eu vou tentando ajudar outros e leva los por outros caminhos. so assim se vai lá não quero andar atrasado mais 50 anos já chega.com lei ou sem lei primeiro se devia fazer este trabalho e depois pensar em lei.criar e´ilegal verdade mas se tendo a consciencia tranquila nem nos lembramos disso.pior era outras coisas essas sim temos de tentar mudar,mentalidades,e pessoas que tem isso na cabeça acredito que nem seja por maldade mas por gerações de fazerem o mesmo e lhes está incutido na cabeça fazelas ver as coisas de outra maneira so assim lá chegamos.e não so criticar que de nada serve eu tenho razão ect devagar se vai ao longe.um abraço a todos
mero aprendiz até morrer
Boas amigo de facto está aqui dito umas coisitas bem reflectidas ,este é e será toda a eternidade um caso complicado de resolver ,e não vejo meio pra isso ,mas de qualquer forma é nisto que acabas-te por escrever que quero e acredito ,Pelo mundo inteiro se vê disto ,agora tb dizer que acabamos com os bons cantares isso de forma alguma concordo até porque a esperança de vida duma ave destas ronda os 13 anos e duvido muito que lá chegue estes cantos teem mais de 50 ou muito mais anos ,temporal e predadores ,migração,guerras etc... etc teem tb afastado esses pássaros ,não vamos põr só as culpas na malta que os apanha e continuo a dizer se ainda existem somos alguns de nós (amantes destas aves ) que os mantemos e vamos ensinando aves novas que por vezes escapam dos viveiros e outras situações conseguindo ainda fazer descendentes imbutindo então estes cantares rarissimos nos filhos .
Não me venham agora dizer que só aqui se captura porque é uma tremenda mentira ,em todo o mundo se apanha aves destas e sabem perfeitamente disso assim como na pesca e caça , como se faz tanta coisa maligna a muitos outros animais ,basta ver o que aparece no you tube e tiramos logo á primeira grandes conclusões e factos .
Quero deixar aqui bem claro que acho a captura mal ,podem ter a certeza disso e muito por culpa dos nossos governos que assim lá vão encaixando uns dinheiritos e pôem pessoas a trabalhar nestes casos que normalmente resolvem cá com uma rapides do caraças deixando outros casos muito mais complicados a anos de se resolverem existe casos que ainda ao fim de 50 anos anda a ser discutido e ajuizado nos tribunais portugueses ,pilhas de arquivos faço uma pequena ideia ao dinheiro que encaixou desde 1989 aí em vez de concertarem a lei não simplesmente a eliminaram ,mas como disseste foi passando de geração em geração e ainda vai continuar ,mas acredito profundamente que se aparecer uma lei que determine uma certa captura ,(porque tem que ser feita ) pra depois então começar a procriação em nossas casas decerto a captura diminui como da noite pró dia como fazem em Espanha com os pintassilgos, nós portugueses somos os únicos do mundo que damos valor a estes cantares e temos os melhores eu fui a Espanha e pude constatar isso ,ninguém no mundo ouve estes pássaros como nós ninguém e podem ter a certeza disso assim como o tipo de concursos que fazemos (tentilhôes) , por isso quando criarmos andaremos muito ocupados em criá-los que até nem nos lembramos que existem no campo ,e vão ver se o que digo passa a ser uma realidade e então tudo volta ao normal pelo menos do meu lado se consiguo ter o melhor em casa porquê ir aos campos gastar dinheiro tempo gasolina e sujeito a ser eu o caçado ,nem pensar nisso é isto que defendo ,não fiquem naquela que só quero apanhá-los nunca na vida é mais que lógico isso ,das vezes que vou ao campo ouço e venho-me embora e porquê ,porquecantam mal muito mal e claro que não quero nem um ,antes prefiro trazer um mas bom(pra registar o canto ) e que possa ensinar outras aves do que 100 sem valer nada e como eu são todos os que lido ,temos todos isso em comum
Obrigado pela tua visâo na matéria isto sim é um ótimo dialogo
BEM HAJAS RAPAZ
Agora uma pequena história
Aqui á uns 10 anos fui a Espanha pois tenho familia em Madrid um irmão que me disse que iria ficar maluquinho quando então visse como eram os espanhóis ,como se fosse verdade mas pronto adiante !!!
Quando chegamos lá a uma terrazita aquilo era só tentilhões e eu claro a primeira coisa que fiz foi meter ou ouvidinhos bem em alta ,eles todos contentes e eu ria-me de surra ,bem cantavam todos cantares chouriços todos e quando lá apresentei uns cantares que levava num cd ,fomos ouvir num carro dum espanhol que me disse nunca ter ouvido aquele tipo de cantar e dizendo que não prestava ,bem como devem de calcular fiquei de boca aberta e parvo com toda aquela situação foi demais e ainda como se não chegasse pediram-me pássaros a cantar choeu e chuim (cantares do pioriu) e davam-me pássaros a cantar repartido

(intointointointruluchéu) cá com um comprimento e o meu irmão tentou explicar que esses cantares deles não prestavam mas eles não acreditaram simplesmente .
O bom pra gente é o pior pra eles percebem assim como na Belgica que só os pássaros que cantam chuim é que vão a concurso ,não pode ser com outros cantares e este é o pior dos cantos destes pássaros diria mesmo irritantes
Abraço a todos