Como vêem os cães

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
dewey
Membro
Registado: segunda abr 13, 2009 1:55 pm

sexta mai 08, 2009 5:57 pm

Li algures na internet que os cães conseguem ver em cinzento, azul e amarelo mas não conseguem diferenciar o vermelho, o verde e o laranja.
É mesmo verdade?
Obrigado :)
LucNun
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 1:38 pm

sexta mai 08, 2009 6:19 pm

Eu seja cão se eles não conseguem ver o laranja! :lol: :lol: :lol:

Um cão que tive provou-me que sim, que conseguem ver a cor de laranja. E digo porquê: ele tinha uma bola de espuma pintada de cor de laranja com a qual costumava brincar. Só que ao fim de algum tempo a bola já estava tão desfalcada de pedaços que acabei por metê-la no lixo. Passado um dia ou dois, sentei-me no sofá com uma clementina na mão, preparando-me para a descascar e comer. Não é que o meu cão ficou todo contente quando me viu aquela coisa redonda e da cor da sua desaparecida bola e veio de lá, todo contente, tirar-ma da mão para brincarmos? :D

O engraçado foi ver o ar de perplexidade dele quando sentiu o sabor da casca. Largou a "bola" e ficou que tempos a olhar para ela, cheirando-a duas ou três vezes, até se convencer de que não era o que pensava.

Não foi a forma, por muitas outras coisas do mesmo tamanho e formato, mas de cor diferente, nunca o atraíram. Também não foi o cheiro, pois uma clementina não cheira de todo como uma bola de espuma de borracha cheia de saliva seca de cão, foi mesmo a cor o que o atraiu.

Sim, acho que os cães vêm as cores. Talvez de maneira diferente da nossa, devido à diferença dos cones e bastonetes dos seus olhos, mas vêem-nas.
Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns!
dewey
Membro
Registado: segunda abr 13, 2009 1:55 pm

sexta mai 08, 2009 6:42 pm

LucNun Escreveu:Eu seja cão se eles não conseguem ver o laranja! :lol: :lol: :lol:

Um cão que tive provou-me que sim, que conseguem ver a cor de laranja. E digo porquê: ele tinha uma bola de espuma pintada de cor de laranja com a qual costumava brincar. Só que ao fim de algum tempo a bola já estava tão desfalcada de pedaços que acabei por metê-la no lixo. Passado um dia ou dois, sentei-me no sofá com uma clementina na mão, preparando-me para a descascar e comer. Não é que o meu cão ficou todo contente quando me viu aquela coisa redonda e da cor da sua desaparecida bola e veio de lá, todo contente, tirar-ma da mão para brincarmos? :D

O engraçado foi ver o ar de perplexidade dele quando sentiu o sabor da casca. Largou a "bola" e ficou que tempos a olhar para ela, cheirando-a duas ou três vezes, até se convencer de que não era o que pensava.

Não foi a forma, por muitas outras coisas do mesmo tamanho e formato, mas de cor diferente, nunca o atraíram. Também não foi o cheiro, pois uma clementina não cheira de todo como uma bola de espuma de borracha cheia de saliva seca de cão, foi mesmo a cor o que o atraiu.

Sim, acho que os cães vêm as cores. Talvez de maneira diferente da nossa, devido à diferença dos cones e bastonetes dos seus olhos, mas vêem-nas.
Obrigado, por acaso quando li na internet fiquei em duvida!!!!! :D
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sexta mai 08, 2009 7:28 pm

Olá

Para ficar com uma ideia um pouco mais informada, talvez valha a pena dar aqui uma olhadela:
http://whippetp.no.sapo.pt/a_vista_do_cao.htm

Um abraço
nel
LucNun
Membro Veterano

sexta mai 08, 2009 7:47 pm

Boa informação, Nel! :D

Retirado do site do Nel:
As cores
Que cor de bolinha escolher para brincar com seu cão? Se você for brincar sobre um relvado, o seu cão localizará mais facilmente uma bolinha azul do que uma bolinha vermelha, já que ele não consegue diferenciar vermelho do verde, que é a cor do relvado. Para os cães, as cores verde, amarelo, laranja e vermelho não têm diferença nenhuma. Para um cão, o semáforo não muda de cor, pois ele vê da mesma maneira o verde, o amarelo e o vermelho. Para que ele notasse a diferença de cores do semáforo, duas delas deveriam ser alteradas para violeta e azul, já que o cão consegue diferenciar as cores violeta, azul e verde.
Se nos referirmos apenas à cor em si, ao pigmento, o que destaquei a negro estará certo. Mas cada cor tem o seu comprimento de onda, mesmo quando se trata de cores compostas, como é o caso do laranja ou do verde - junção de vermelho e amarelo a primeira, junção de amarelo e azul a segunda.

Mas cada uma delas tem o seu comprimento de onda, e eu creio que na sua distinção pelo cão esse comprimento conta. Portanto, se no caso do laranja, cor formada pela junção de duas cores primárias "quentes", a confusão poderá ocorrer, já no verde, obtido pela junção de uma cor quente com uma fria, isso poderá não suceder. Mas isto é apenas o que penso, a realidade será com certeza outra.
Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns!
nel
Membro Veterano
Contacto:

sexta mai 08, 2009 8:25 pm

Olá LucNun

Eu elaborei o texto sobre a visão do cão com base em inúmeros artigos que consultei noutros sites e, com os prováveis erros inerentes a essas consultas, principalmente por serem feitas por um leigo na matéria, apesar de tudo, presumo que esses conceitos têm alguma lógica.
Por outro lado, esse texto já foi feito há alguns anos e não tenho encontrado outros que o contradigam nos aspectos essenciais.
Mas a LucNun introduziu um aspecto muito interessante que julgo não ter mencionado no meu texto, que é o comprimento de onda. De facto, o que distingue a nossa visão da deles é exactamente isso.
sitiodosanimais
Membro Veterano
Registado: domingo nov 21, 2004 8:15 pm
Contacto:

sexta mai 08, 2009 8:52 pm

Olá Nel.

Bons olhos o vejam, nem que não seja a cores! :wink:
<p>Cumprimentos, </p>
YolaeFifi
Membro Veterano
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

sexta mai 08, 2009 9:09 pm

LucNun Escreveu:Boa informação, Nel! :D

Retirado do site do Nel:
As cores
Que cor de bolinha escolher para brincar com seu cão? Se você for brincar sobre um relvado, o seu cão localizará mais facilmente uma bolinha azul do que uma bolinha vermelha, já que ele não consegue diferenciar vermelho do verde, que é a cor do relvado. Para os cães, as cores verde, amarelo, laranja e vermelho não têm diferença nenhuma. Para um cão, o semáforo não muda de cor, pois ele vê da mesma maneira o verde, o amarelo e o vermelho. Para que ele notasse a diferença de cores do semáforo, duas delas deveriam ser alteradas para violeta e azul, já que o cão consegue diferenciar as cores violeta, azul e verde.
Se nos referirmos apenas à cor em si, ao pigmento, o que destaquei a negro estará certo. Mas cada cor tem o seu comprimento de onda, mesmo quando se trata de cores compostas, como é o caso do laranja ou do verde - junção de vermelho e amarelo a primeira, junção de amarelo e azul a segunda.

Mas cada uma delas tem o seu comprimento de onda, e eu creio que na sua distinção pelo cão esse comprimento conta. Portanto, se no caso do laranja, cor formada pela junção de duas cores primárias "quentes", a confusão poderá ocorrer, já no verde, obtido pela junção de uma cor quente com uma fria, isso poderá não suceder. Mas isto é apenas o que penso, a realidade será com certeza outra.
bem, o que vocês estão a dizer, penso que é explicado neste esquema:

Imagem
LucNun
Membro Veterano

sexta mai 08, 2009 11:08 pm

YolaeFifi Escreveu:bem, o que vocês estão a dizer, penso que é explicado neste esquema:

Imagem
Os esquemas são algo contraditórios. Partindo do que neles é dito, o cão será daltónico ao amarelo e só verá a percentagem de azul existente em cada verde. E, portanto, o mesmo se passará com qualquer cor obtida pela mistura de duas cores primárias: será isso?

Mas no roxo, constante da roda de cores que é suposto eles verem, entra o vermelho, pois essa cor é a fusão do vermelho, que é dito eles não verem, com o azul, que é suposto verem. Portanto, em que ficamos?

E a verdade é que o meu cão confundiu a clementina - cor de laranja - com a sua bem-amada bola desaparecida - que era cor de laranja. Mais: não demonstrou nenhum entusiasmo especial perante outras bolas, estas a sério e não frutos, que mais tarde lhe apresentei e eram de outras cores...
Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs!
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta mai 08, 2009 11:11 pm

Olá Nel! :D

Long time no seen, tudo bem?

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Carpeju
Membro Veterano
Registado: sexta ago 29, 2008 5:23 pm

sexta mai 08, 2009 11:15 pm

Com o gráfico ficou ótimo.

Tenho um dvd produzido pela discovery que fala disso, eles fazem até um jogo de imagem para explicar como os cães enxergam no escuro bem melhor que nós. Meio que parecido com aqueles binóculos de visão noturna.
<p><strong>Mata Atl&acirc;ntica - RBMA</strong></p>
nel
Membro Veterano
Contacto:

sábado mai 09, 2009 1:55 pm

sitiodosanimais Escreveu:Olá Nel.
Bons olhos o vejam, nem que não seja a cores! :wink:
:lol: :lol: :lol:
dinodane Escreveu:Olá Nel!
Long time no seen, tudo bem?
:wink: :wink: :wink:
LucNun Escreveu:Os esquemas são algo contraditórios. Partindo do que neles é dito, o cão será daltónico ao amarelo e só verá a percentagem de azul existente em cada verde. E, portanto, o mesmo se passará com qualquer cor obtida pela mistura de duas cores primárias: será isso?

Mas no roxo, constante da roda de cores que é suposto eles verem, entra o vermelho, pois essa cor é a fusão do vermelho, que é dito eles não verem, com o azul, que é suposto verem. Portanto, em que ficamos? ...
Fui eu próprio que fiz esses esquemas, baseado essencialmente na combinação de cores usada na Pintura. Para o efeito pretendido, que é o ilustrar o texto de forma a torná-lo mais compreensível, julgo que são razoavelmente eficazes.
De qualquer modo, as cores primárias na Pintura não são as mesmas das usadas por ex. em litografia. Aqui, são o amarelo, o magenta e o azul. Aliás, há teorias que defendem que as cores primárias na Pintura não são três, mas sim quatro, magenta incluído. Eu não concordo, mas adiante.
Mais ainda, em Televisão, as cores primárias são o verde, o azul e o vermelho...
No meio disto tudo, quais serão, afinal, as cores primárias dos nossos amigos canídeos? :roll:
LucNun Escreveu:E a verdade é que o meu cão confundiu a clementina - cor de laranja - com a sua bem-amada bola desaparecida - que era cor de laranja. Mais: não demonstrou nenhum entusiasmo especial perante outras bolas, estas a sério e não frutos, que mais tarde lhe apresentei e eram de outras cores...
A explicação que dou para esta situação (presumo) não se deve propriamente à cor da bola, mas ao facto de não se tratar da bola antiga.
O meu Kiko tinha uma bola de estimação, que se foi rompendo de tal modo que já era impossível consertá-la. Entretanto, a bola perdeu-se e tratei de lhe oferecer uma novinha em folha, embora diferente. Não a quis. Disse-me para brincar eu com ela. Resolvi então procurar uma que fosse igual à desaparecida e lá consegui. Também não a aceitou. A outra, a esfarrapada (aquilo já nem era bola nem era nada), é que era boa... :lol:
Com o tempo e contrariado lá se foi habituando à bola nova.
É muito provável que a clementina, por ser exactamente da cor da bola desaparecida, o tenha confundido...
phoenix101
Membro
Registado: quarta jan 14, 2009 6:39 pm

sábado mai 09, 2009 2:04 pm

Então, como explicam que o meu cão vai direito a qualquer objecto amarelo e não tem o mesmo comportamento com o roxo.
nel
Membro Veterano
Contacto:

sábado mai 09, 2009 4:51 pm

phoenix101 Escreveu:Então, como explicam que o meu cão vai direito a qualquer objecto amarelo e não tem o mesmo comportamento com o roxo.
Pois... ele há gostos para tudo... :lol:
LucNun
Membro Veterano

sábado mai 09, 2009 5:32 pm

nel Escreveu:
phoenix101 Escreveu:Então, como explicam que o meu cão vai direito a qualquer objecto amarelo e não tem o mesmo comportamento com o roxo.
Pois... ele há gostos para tudo... :lol:
Penso que este assunto ainda não deve estar estudado nem experimentado até mesmo ao fundo, e que tudo se resume a isso. Devemos estar ainda longe de saber com exactidão que cores vêem os cães e como é que eles vêem as imagens.

Sabemos, por exemplo, que o alcance da sua visão é bastante inferior ao nosso - que eles são míopes, em termos humanos -, sabemos mais algumas coisas, mas não tudo. E as comparações entre o que nós vemos e o que eles vêem têm de ser forçosamente alteradas por inúmeros factores: o cérebro deles é diferente do nosso e os olhos são-no ainda mais. Tudo o que podemos fazer é extrapolar, mas, como sabemos pela prática quotidiana, isso pode induzir-nos em erro.
Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs!
Responder

Voltar para “Cães”