Cirurgia - castração

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

LucNun
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 1:38 pm

sexta mai 08, 2009 11:22 pm

Carpeju, a camiseta não exerce qualquer peso sobre a barriga! :D A sua função é impedir que a cadela chegue ao penso e o arranque para lamber a ferida e os pontos, nada mais! Os nós de que a Condessa falou servem só para segurar a camiseta no seu lugar e ajustá-la, e ficam todos sobre o lombo. Com certeza o seu veterinário não compreendeu o modelo de alta costura que a gente arranjou para as nossas meninas! :lol:

Quanto a ela estar murchinha, é normal, são ainda restos da anestesia e o choque da intervenção. O pior já passou. Amanhã pelo meio do dia começará a movimentar-se mais naturalmente e a recuperar. E vai empancar com o colar em todo o lado, os próximos dias vão ser um tanto complicados, até ela própria começar a arranjar soluções para andar com ele. Que vai arranjar, não duvide! :wink:
Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns!
Carpeju
Membro Veterano
Registado: sexta ago 29, 2008 5:23 pm

sexta mai 08, 2009 11:38 pm

Alta costura ele não entende, vocês podem trabalhar esta idéia e vendê-la! :lol:

O peso que ele se referiu é do corpo mesmo, como o corte foi abaixo a faixa fica firme segurando o ponto, enfim, vou questioná-lo amanhã. Ele quis dizer o peso dos órgãos sobre o corte ainda não cicatrizado.

Ela está empacando direto, anda, o colar bate no chão e ela empaca. :wink:

No caso de vocês havia outro cão em casa? O meu cão não deixa ela quieta, está a cheirar-lhe nas partes íntimas direto, tenho repreendido, não sei como será a madrugada.

LucNun, você tem ajudado muito, disse algo bem real, vai ser difícil mesmo! 8)
<p><strong>Mata Atl&acirc;ntica - RBMA</strong></p>
phoenix101
Membro
Registado: quarta jan 14, 2009 6:39 pm

sábado mai 09, 2009 1:28 pm

Carpeju, o que é empaca? :oops: :oops: :oops:
LucNun
Membro Veterano

sábado mai 09, 2009 2:22 pm

Carpeju Escreveu:Alta costura ele não entende, vocês podem trabalhar esta idéia e vendê-la! :lol:

O peso que ele se referiu é do corpo mesmo, como o corte foi abaixo a faixa fica firme segurando o ponto, enfim, vou questioná-lo amanhã. Ele quis dizer o peso dos órgãos sobre o corte ainda não cicatrizado.
:D :D :D Sim, estou a ver, pensei que ele se referisse à camiseta. Ela veio ligada, portanto. Assim não precisa da camiseta, de facto. Quando a ligadura for retirada, a costura estará já consolidada e com os bordos bem unidos. :D Só há que ter cuidado e, até lá, não a deixar andar aos pulos nem em correrias ou actividades que levem a esforçar a barriga.
No caso de vocês havia outro cão em casa? O meu cão não deixa ela quieta, está a cheirar-lhe nas partes íntimas direto, tenho repreendido, não sei como será a madrugada.
Sim, até ao ano passado eu tinha quatro cães, três deles machos. A Condessa também tem dois machos, ambos castrados.

Nessas ocasiões os machos interessam-se sempre pelas fêmeas, os cortes internos e sua cicatrização geram linfas e cheiros, por isso é normal que eles estranhem e queiram farejar.

Eu costumo não fazer muita coisa, fico a vigiar com muita atenção e deixo-os chegarem sozinhos às suas próprias conclusões. Depois, quando finalmente desviam o nariz, mando-os embora, distraio-os com algo, uma saída (no seu caso, corrê-lo para jardim, por exemplo! :lol: ), uma actividade tranquila (para não incomodar a demoiselle), etc.
LucNun, você tem ajudado muito, disse algo bem real, vai ser difícil mesmo! 8)
Falo por experiência e sei o quanto os donos ficam aflitos nessas ocasiões. Portanto, disponha! :D
Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs!
LucNun
Membro Veterano

sábado mai 09, 2009 2:25 pm

phoenix101 Escreveu:Carpeju, o que é empaca? :oops: :oops: :oops:
"Empancar" significa bater em obstáculos, esbarrar. :wink:
phoenix101
Membro

sábado mai 09, 2009 3:03 pm

Obrigada, LucNun.

Não chegava lá sozinha.
Carpeju
Membro Veterano

sábado mai 09, 2009 4:26 pm

Olá!

phoenix101, aqui empacar significa parar, ficar como estátua, é comum em burros, mulas, jumentos, até cavalos. A cadelinha andava um pouco, o colar esbarrava em algo e pronto. Estátua! Imóvel por uns 5 minutos, doidinha ela... :lol:

Fui ao vet, ela não queria comer, agora comeu e vomitou e comeu de novo... :?

Ele me disse que posso colocar a camiseta sim, apenas devo manter o adesivo cirúrgico sobre os pontos. Como eu me fiz de difícil, ele disse apenas para colocar a faixa, prender e segunda feira ele limpa e observa os pontos e a cicatrização. Queria que o tempo passasse rápido... :|

Entederam meu português brasileiro? Ela está com pontos e uma faixa de pano enrolada na barriga presa por adesivos. O ponto está coberto por um adesivo cirúrgico. E o colar, que ela está se acostumando, revendo sua noção de espaço. Como estou sozinho há 2 dias, eles dormiram dentro de casa e deixei a porta aberta para saírem se for de vontade. Tudo correu bem. Ainda não dei o anti inflamatório porque a majestade não quis comer, darei daqui a meia hora. Serão 3 dias de anti inflamatório e 6 dias de analgésicos, após 10 dias, livre! Ainda bem! :)

Obrigado mesmo, disponha também. :wink:
LucNun
Membro Veterano

sábado mai 09, 2009 4:44 pm

Vai correr tudo bem! Daqui a um dia ou dois, se não for o colar e as ligaduras, já nem vai parecer que a pequena foi operada!

Português brasileiro? O que é isso? 8)
Carpeju
Membro Veterano

sábado mai 09, 2009 4:56 pm

LucNun Escreveu:Vai correr tudo bem! Daqui a um dia ou dois, se não for o colar e as ligaduras, já nem vai parecer que a pequena foi operada!

:lol: Sinto ser incompreendido algumas vezes. É abrasileirado! :wink:

Exemplo, não entendo xpto, giro, e outras palavras portuguesas portuguesas... :lol: Suponho o significado, mas não sei.

Então não sei se faixa, entende-se faixa como um pano ou gase para enrolar sobre feridas... 8)

Meu cão se eu bobear fica tentando montar a cadela. Ontem foi difícil, zanguei com ele muitas vezes coitado.
LucNun
Membro Veterano

sábado mai 09, 2009 5:17 pm

Carpeju Escreveu:
LucNun Escreveu:Vai correr tudo bem! Daqui a um dia ou dois, se não for o colar e as ligaduras, já nem vai parecer que a pequena foi operada!

:lol: Sinto ser incompreendido algumas vezes. É abrasileirado! :wink:
Em termos linguísticos, não há diferença entre o português falado no Brasil e o falado em Portugal. O que acontece é que no Brasil fala-se um português mais antigo, que linguisticamente não evoluiu como o da Península. Por outro lado, o português que se fala no Brasil está cheio de vocábulos colhidos nas línguas indígenas, o que por vezes pode acarretar alguma incompreensão por parte dos protugueses. Mas é ao nível da pronúncia que mais se fazem sentir as diferenças.
Exemplo, não entendo xpto, giro, e outras palavras portuguesas portuguesas... :lol: Suponho o significado, mas não sei.
XPTO é uma expressão coloquial que designa algo de elevada categoria: "um senhor todo XPTO", "uma ração XPTO", "um carro XPTO". :D

Giro: significa engraçado, bonitinho, com piada. Não sei de onde vem a palavra, mas posso investigar.
Então não sei se faixa, entende-se faixa como um pano ou gase para enrolar sobre feridas... 8)
Faixa é, em princípio e como significado principal, qualquer tira de pano. Também é ligadura, mas hoje em dia usamos pouco a palavra "faixa" para designar a tira de tecido que se enrola em torno de um ferimento.

Hoje, para nós em Portugal, faixa é, por exemplo e entre muitas outras aplicações, a tira de tecido que se enrola em torno da cintura, ou aqueles cartazes de pano com dizeres que transportam nos desfiles ou se afixam a edifícios.

Não se preocupe, Carpeju, a gente entende-o perfeitamente, mesmo que os mais novos tropecem de vez em quando em alguma palavra! :lol: :lol: :lol:
Meu cão se eu bobear fica tentando montar a cadela. Ontem foi difícil, zanguei com ele muitas vezes coitado.
Pois, de facto, montá-la não é a melhor das ideias que o cão possa ter. :lol: :lol: :lol: Mas o pobre deve estar um bocado desnorteado com os cheiros novos que a sua companheira tem agora. Tudo passa, e isso passará também. Distraia-o com uma brincadeira, leve-o para o jardim e brinque com ele, e durante a noite resguarde a cadelinha. Verá que não é preciso mais.
Carpeju
Membro Veterano

sábado mai 09, 2009 5:41 pm

Ah se eu tivesse uma professora assim! :D :lol:

O "giro" eu entendia então, mas o "xpto" julgava ser diferente, julgava ser semelhante ao marca "x" ou marca "y" ou ainda ao "irrelevante".

Nossas raízes indígenas confundem sim. Mas sou descendente direto de portugueses, tenho nome pereira, alvarenga. E nisso não há acordo que dê jeito. :lol:

Sei que o cão montá-la é ruim, por isso o pobre levou umas duras.
phoenix101
Membro

sábado mai 09, 2009 5:57 pm

Carpeju Escreveu:Ah se eu tivesse uma professora assim! :D :lol:

O "giro" eu entendia então, mas o "xpto" julgava ser diferente, julgava ser semelhante ao marca "x" ou marca "y" ou ainda ao "irrelevante".

Nossas raízes indígenas confundem sim. Mas sou descendente direto de portugueses, tenho nome pereira, alvarenga. E nisso não há acordo que dê jeito. :lol:

Sei que o cão montá-la é ruim, por isso o pobre levou umas duras.
Carpeju, "xpto", para mim, tem o mesmo significado, que tem para si.

Não se preocupe que nos entendemos muito bem. Por vezes uma palavra ou outra ou uma expressão ou outra, são mais dífíceis de entender, mas nada que um pedido de ajuda não resolva.

Embora a raíz seja a mesma, sofremos influencias diferentes e isso reflete-se nos vocábulos empregues.

As melhoras da sua menina.
LucNun
Membro Veterano

sábado mai 09, 2009 7:00 pm

phoenix101 Escreveu:
Carpeju Escreveu:...mas o "xpto" julgava ser diferente, julgava ser semelhante ao marca "x" ou marca "y" ou ainda ao "irrelevante".

...
Carpeju, "xpto", para mim, tem o mesmo significado, que tem para si.

...
:D :D :D Sim, XPTO pode ter esse sentido, mas na realidade o que indica é mesmo "alta categoria", o seu sentido é superlativo. "Irrelevante" é que nunca!

Para além de tudo o mais, também estamos muito habituados, aqui em Portugal, à lingua tal como se fala no Brasil, através das telenovelas, que a partir do final dos anos 70 começaram a passar aqui.

No entanto, é bom não esquecer que esse português que nos chega é por norma um falar mais "normalizado", e que tanto no Brasil como em Portugal há regiões em que o sotaque e o vocabulário se podem tornar difíceis de compreender para qualquer um de nós.
Carpeju
Membro Veterano

sábado mai 09, 2009 7:18 pm

E como! Aqui se você sair do sul e ir ao nordeste, vai passar por muitos países... :)

As gírias nos pegam de jeito. Mas o pior de tudo são os jovens com a netlinguistica.

Minha cadela comeu muito, sabem o que? Aquele enlatado da pedigree com muita química, coloquei o remédio no meio e pronto. A bichinha ficou doida. :lol:

Exemplo diferente da língua. "Adoptar", aqui é "adotar". "Humida", aqui, "úmida", "caniche" = "poodle", "cão de fila" = "fila". E tem um cão cuja raça é "não sei lá o que xitz... alguma coisa" que aqui é "pelado mexicano"... :lol: :lol: :lol: Essa nós facilitamos! :wink:
LucNun
Membro Veterano

sábado mai 09, 2009 7:23 pm

Carpeju Escreveu:E como! Aqui se você sair do sul e ir ao nordeste, vai passar por muitos países... :)

As gírias nos pegam de jeito. Mas o pior de tudo são os jovens com a netlinguistica.

Minha cadela comeu muito, sabem o que? Aquele enlatado da pedigree com muita química, coloquei o remédio no meio e pronto. A bichinha ficou doida. :lol:

Exemplo diferente da língua. "Adoptar", aqui é "adotar". "Humida", aqui, "úmida", "caniche" = "poodle", "cão de fila" = "fila". E tem um cão cuja raça é "não sei lá o que xitz... alguma coisa" que aqui é "pelado mexicano"... :lol: :lol: :lol: Essa nós facilitamos! :wink:
Algo como xolocuintzle. :lol: :lol: :lol: Não garanto que esteja escrito correctamente, também tropeço nessa!

Quanto à cadela, ora pois, quando eles recusarem comida de lata... é porque estão a morrer! Por isso é que por cá damos sempre os comprimidos escondidos numa pedaço de patê... :wink:

Edito para dizer que fui à procura e é xoloizcuintle! Calcule-se! :lol: :lol: :lol: Eu sabia que tinha um z algures...
Responder

Voltar para “Cães”