Andam a enganar-nos ou andamos a enganar-nos uns aos outros?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

vcruz
Membro Veterano
Registado: quinta nov 07, 2002 1:40 pm

sexta jul 25, 2003 8:07 am

Pois Vasco, eu também não conheço nenhum vet. que recomende a pílula como toma contínua, pois não conheço o vet da rapariga que ouvi no comboio nem a vet dos gatos da minha prima.
Mas que existem, existem, e o que me dói mais, é que a minha prima já estava sensibilizada para a esterilização da gatinha e até se tinha proposto a fazer economias para tal, e é dissuadida daquela maneira pela médica!
É decepcionante, não? :o
V.
Miau
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)

sexta jul 25, 2003 9:59 am

Kathleen Escreveu: Olá,

Sobre atrasar o crescimento se a esterilização for antes do 1º cio, nunca ouvi ou li nada. Do que sei a discussão gira em torno do seguinte, há vets que defendem que se a gata for esterilizada antes do 1º coi esta pode vir a ter problemas de incontinência.
Quando foi da Amélia eu perguntei ao vet e ele disse-me que da forma que a operação agora era feita esse problema já não se colocava. E esterilizando antes do primeiro cio eliminava-se definitivamente as probabilidades de futuros tumores mamários.

Beijokas
Kathleen
Eu como já referi vou esterilizar a minha gatinha aos 5 meses. Após observar várias duvidas sobre esterilizar ou não antes do primeiro cio tendo como consequencia vários efeitos secundários, tal como a incontinencia, consultei o meu veterinário, que tal como tambem já referi, é de minha inteira confiança.

Segundo me disse a incontinencia após a ovarioesterectomia poderá acontecer nas fémeas devido à quebra de produção do estrogénio. As probabilidades são minimas (tanto que ele nunca teve um caso de incontinencia nas inumeras operações que realizou) e tanto pode acontecer a fémeas com 5 meses, com 1 ano, 5 ou 6! No entanto, se as gatas forem esterilizadas por volta dos 5 meses, a recuperação é muito mais fácil e as probabilidades de desenvolver os malditos tumores mamários reduz a larga escala. Até em termos de anestesia é favoravel nessa idade.

Importante mesmo é não administrar pilulas e tentar ilucidar as pessoas para os efeitos secundários deste anticoncepcional!

Miau
Brum
Membro Veterano
Registado: quarta jul 16, 2003 1:23 pm

sexta jul 25, 2003 12:27 pm

Bom dia
Desde pequena que tenho gatos, neste momeno tenho 1 gatinho que tem 4 meses e que se chama tigrinho.Tenho o Nico que vive em casa dos meus Pais e que tem 14 anos, o Nico foi castrado na alura que tinha que ser, e não ficou com problemas nenhuns, a única coisa que se modificou foi que ficou gordinho. Há una anos atrás tive uma gatinha que se chama Kikas, e que infelizmente tive que a dar a um amigo meu,ela também foi esterilizada e hoje que já tem 4 anos é uma gata muito saudável e nunca teve problemas. :D
Eu nem sempre vou por tudo o que os veterinários me dizem, dá-me ideia que alguns devem ter acordos com farmaceuticas ou com marcas de comida pois por vezes são totalmente intransigiveis em certas questões. Ouço o que eles me aconselham , mas depois também faço o que o meu bom senso me diz, pois os animais são como nós , nem todos são iguais e uns reagem de uma maneira e outros de maneira diferente.
Beijinhos
ChinaBlue
Membro Veterano
Registado: segunda set 30, 2002 8:28 am
Localização: 3 Gatas (Maga, Charlie e Kika) e 4 Gatos (Sebastião, Alfredo, Samuel e Simão)

sexta jul 25, 2003 2:30 pm

Boa tarde

Eu esterilizei a Maga aos 7 meses logo apos o 1º cio e os veterinarios do hospital onde vou com os 4 gatinhos são todos da opinião de o fazer entre o 6º e o 7º mês para elas ja terem o aparelho urinario de adulto e a operação correu maravilhosamente (com pontos absorviveis) e ela agora porque ha um gato bebe na casa esta a engordar um bocadinho pois come a comida dele.
Quanto as pilulas os laboratorios não gastam "milhões" a investigar medicamentos para os animais pois não lhes é rentavel e então adaptam os medicamentos dos humanos ... como o nivel de hormonas numa gata é diferente daquele que tem uma mulher ... ai temos os efeitos secundarios que no caso das nossas meninas são os temíveis tumores ...

Pilula nunca :evil:

Jokas
ChinaBlue
kika_cat
Membro
Registado: quarta set 11, 2002 8:07 pm

sexta jul 25, 2003 6:46 pm

Ola!

Tive hoje um exame de fisiologia (estou a tirar o curso de veterinaria), e uma parte da materia girava toda a volta da reproduçao. Havia um segmento que falava exactamente nesta questao. Assim, o que nos e ensinado na faculdade e que expor as glandulas mamarias as hormonas produzidas pelos ovarios (progesterona e estrogenio) aumenta de sobremaneira as probabilidades de neoplasia. Ora, a pilula nao e mais do que fornecer ao organismo quantidades destas hormonas, o que nao pode deve ser muito aconselhavel... Quanto a questao de se fazer a esterilizaçao antes ou depois do primeiro cio, a incidencia de tumores mamarios e mais biaixa antes da manifestaçao do primeiro cio, mas aumenta bastante depois do segundo ciclo ovariano, sendo que apos o terceiro ou quarto cio a esterilizaçao perde quase o efeito sobre as neoplasias. Assim, ha mesmo um paragrafo do livro a incitar os leitores (futuros veterinarios) a orientar os seus clientes a realizar a operaçao antes de qualquer cio... Claro que, como em tudo, ha sempre correntes diferentes, mas so quis expor a opiniao veiculada pelos meus professores e pelo livro de estudo da cadeira.
anaromanielo
Membro Júnior
Registado: quarta jun 18, 2003 6:35 pm

sexta jul 25, 2003 6:51 pm

Olá,
quando fui procurar saber mais sobre esterelizar ou não minha gatinha, o primeiro vet que fui me disse: "se vc castrar sua gata vai estar mutilando-a!" Juro, com essas palavras! :evil: Daí fiquei meio indecisa e procurei saber mais, com outros vets, entretanto, nenhum deles me recomendou castrar, mas todos advertiram quanto aos problemas causados pelas pílulas. Uma vet jovem me disse que era pra eu ficar passando um cotonete na vulva da gatinha até que ela ovulasse e então o cio acabava.
Que fizesse isso todas as vezes que entrasse no cio... No fim, achei melhor castrar mesmo...
Bazan
Membro
Registado: terça jan 01, 2002 1:01 pm

sexta jul 25, 2003 8:02 pm

Olá. Não posso deixar de dar a minha opinião sobre este assunto.
A informação que o vet dos meus gatos sempre me deu foi a seguinte:
Ele acha que antes de mais deve informar o proprietário da gata quanto aos efeitos secundários de ambas as situações (tanto na administração da pílula como da esterilização). Ambas têm efeitos secundários. Os da pílula provavelmente a curto ou médio prazo e os da esterilização a longo prazo Pena é que a maior parte dos Vets. não adopte uma postura aberta e directa com os proprietários.
A pílula é perigosa quando dada sistematicamente (aliás o vet. dos meus gatos aconselha a que se programem fases de administração da pílula e fases de descanso), no caso da esterilização ele é da opinião que os problemas surgem a longo prazo, tais como: problemas de ossos e de pele, muitas vezes a gata tem de tomar hormonas para superar esses mesmos problemas ou então medicamentos que minimizem esses efeitos secundários.
Nas gatas para reprodução (que é o meus caso) não dou nada, por conselho do Vet. a separação física da fêmea e do macho é a melhor solução, mas a menos prática e a que, como podem imaginar, a que dá mais transtorno.
Devemos também ponderar antes de partirmos para a esterilização, sobre as razões que nos levam a tal decisão. Estamos a cair na massificação das esterilizações, tudo é razão para se esterilizar...
Não devemos esquecer que todas as intervenções cirúrgicas envolvem riscos e isso deve ser dito pelo veterinário, ele deve alertar e informar, a decisão cabe ao dono do animal, mas sempre bem informado.
A minha Tuga (já falecida), tomou a pílula, durante dois anos, o veterinário estipulava os fases de administração e as fases de descanso.
Pergunto eu agora...Será que estamos a ser bem informados?
Será que é só chegar à farmácia e comprar a pílula e dar sempre...sem parar?
Para terminar pensem em nós, mulheres, quantas de nós tomam a pílula?
E as mulheres tiram o útero sem mais porquê? As que tiram por razões de saúde não têm de tomar substitutos hormonais?
Nas nossas gatas será assim tão diferente?
Esta é a minha opinião baseada na informação que o vet. dos meus gatos me dá respondendo sempre com muita sabedoria a todas as minhas questões.
Este problema tem muita razão de ser e devemos pensar nele com muita moderação e calma.
Cumprimentos a todos
Ana Bazan
Bazan
Membro
Registado: terça jan 01, 2002 1:01 pm

sexta jul 25, 2003 8:03 pm

Olá. Não posso deixar de dar a minha opinião sobre este assunto.
A informação que o vet dos meus gatos sempre me deu foi a seguinte:
Ele acha que antes de mais deve informar o proprietário da gata quanto aos efeitos secundários de ambas as situações (tanto na administração da pílula como da esterilização). Ambas têm efeitos secundários. Os da pílula provavelmente a curto ou médio prazo e os da esterilização a longo prazo Pena é que a maior parte dos Vets. não adopte uma postura aberta e directa com os proprietários.
A pílula é perigosa quando dada sistematicamente (aliás o vet. dos meus gatos aconselha a que se programem fases de administração da pílula e fases de descanso), no caso da esterilização ele é da opinião que os problemas surgem a longo prazo, tais como: problemas de ossos e de pele, muitas vezes a gata tem de tomar hormonas para superar esses mesmos problemas ou então medicamentos que minimizem esses efeitos secundários.
Nas gatas para reprodução (que é o meus caso) não dou nada, por conselho do Vet. a separação física da fêmea e do macho é a melhor solução, mas a menos prática e a que, como podem imaginar, a que dá mais transtorno.
Devemos também ponderar antes de partirmos para a esterilização, sobre as razões que nos levam a tal decisão. Estamos a cair na massificação das esterilizações, tudo é razão para se esterilizar...
Não devemos esquecer que todas as intervenções cirúrgicas envolvem riscos e isso deve ser dito pelo veterinário, ele deve alertar e informar, a decisão cabe ao dono do animal, mas sempre bem informado.
A minha Tuga (já falecida), tomou a pílula, durante dois anos, o veterinário estipulava os fases de administração e as fases de descanso.
Pergunto eu agora...Será que estamos a ser bem informados?
Será que é só chegar à farmácia e comprar a pílula e dar sempre...sem parar?
Para terminar pensem em nós, mulheres, quantas de nós tomam a pílula?
E as mulheres tiram o útero sem mais porquê? As que tiram por razões de saúde não têm de tomar substitutos hormonais?
Nas nossas gatas será assim tão diferente?
Esta é a minha opinião baseada na informação que o vet. dos meus gatos me dá respondendo sempre com muita sabedoria a todas as minhas questões.
Este problema tem muita razão de ser e devemos pensar nele com muita moderação e calma.
Cumprimentos a todos
Ana Bazan
noggy
Membro Veterano
Registado: segunda ago 26, 2002 3:23 pm

sexta jul 25, 2003 11:33 pm

Agora ficam perguntas no ar:

E ter cios de 15 em 15 dias, como acontecia com a minha gata, por não procriar, vivendo em constante ansiedade e deixando até de se alimentar convenientemente não será tb prejudicial?

A Baixinha com 1 ano pesava à roda de 2,5kg pq simplesmente não comia e vivia em permanente desassossego! Será que não sofria?

Hj é uma gatinha absolutamente tranquila e passou a alimentar-se correctamente tendo aumentado de peso sem contudo se ter tornado obesa!

Sinceramente, acho que o saldo é absolutamente positivo!
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

sábado jul 26, 2003 12:37 am

há tempos, quando levei a cinderela à vacina, o vet perguntou se ela era esterelizada. eu respondi que sim. ele teve pena. de facto, a gata é bonita. eu mesmo tive tentações. mas não deixa de ser uma rafeira. a mãe era branca de pelo curto. o pai deve ser um gato preto e branco peludo. os irmãos, era cada um de sua cor. que garantias teria de nascerem gatos brancos, peludos de olhos azuis? e que garantias tinha eu de serem estimados? trouxe uma da rua, para lá deixar n? isto vindo de um vet :o :o :o que ainda por cima trabalha numa clínica que colabora com aa :o :o :o dá vontade de dizer- olhe, o próximo que aparecer atropelado, trata-o à borla. o que não arranjar dono, fica com ele :p :p
Juliachan
Membro Veterano
Registado: segunda mai 19, 2003 4:49 am

sábado jul 26, 2003 6:44 am

anaromanielo Escreveu: Olá,
quando fui procurar saber mais sobre esterelizar ou não minha gatinha, o primeiro vet que fui me disse "se vc castrar sua gata vai estar mutilando-a!" Juro, com essas palavras! evil Daí fiquei meio indecisa e procurei saber mais, com outros vets, entretanto, nenhum deles me recomendou castrar, mas todos advertiram quanto aos problemas causados pelas pílulas. Uma vet jovem me disse que era pra eu ficar passando um cotonete na vulva da gatinha até que ela ovulasse e então o cio acabava.
Que fizesse isso todas as vezes que entrasse no cio... No fim, achei melhor castrar mesmo...
Ana, é um absurdo a atitude desse vet! E isso de passar cotonete na vulva é coisa de louco! Cada uma q inventam!

Ana (Bazan), concordo com oq disse. Acho q os vets, antes da sua opinião pessoal, eles tem q dar todas as infrmações sobre todos os métodos. Como disse, tanto a pílula quanto a esterilização tem efeitos colaterais, sim, concordo, mas pelo fato de q uma das 2 medidas contraceptivas precisa ser tomada, não é muito mais jogo a esterilização? Com ela, retiramos de circulação grande parte dos hormônios sexuais, com a pílula, apenas jogamos mais desses hormônios na circulação. As gatas já tem mais propensão a desenvolver tumores e nódulos do q os humanos e ainda jogamos mais hormônios q podem causar alteração genética nas células? Acho q mesmo com os efeitos da castração, ainda é muito melhor do q a pílula. Confesso q há pouco tempo, nem sequer tinha ouvido falar de pílula pra gatas... Mas por todos os depoimentos e histórias q já ouvi, acho q esse tipo de anticoncepcional devia é ser banido de vez! Acho q não é uma coisa muito comum aqui no Brasil (ainda bem) e mesmo pq, sigam o meu raciocínio:

- uma gata q não sai de casa, só seria castrada por causa dos cios irritantes (não considerando o caso de se ter um macho no ambiente pois a castração do macho é bem mais simples e menos polêmica)e pelo q entendi, a pílula não acaba com a reação q o cio implica.
- uma gata q sai de casa, precisa de um método contraceptivo não pela reação do cio em si, mas sim pra não engravidar, mas se ela sai de casa, qual a garantia q a gata vai estar em casa no dia certo pra tomar a pílula e se for q nem em humanos, se não se respeitar as datas, a pílula perde o efeito.

Logo, não vejo muita utilidade pra pílula.

Quanto à Hannah, ela está com cerca de 7 meses e não teve o primeiro cio. A minha vet disse q a castração pode ser feita a partir dos 6 meses. Eu desde cedo decidi q esperaria o primeiro cio dela, não por questão de saúde, de algum argumento qualquer q me disseram, mesmo pq a vet disse q não precisa esperar, e sim pq eu sempre tive a curiosidade de saber como a Hannah agiria no cio. Mas depois de ouvir essas coisas q antes do 1º cio reduz muito os riscos de câncer e q depois do 1º essa prevenção diminue, a minha decisão ficou balançada. Vou pensar melhor e se for o caso, vou castrar a Hannah logo, mesmo pq começo a faculdade no meio de agosto e gostaria de estar em casa o tempo todo pra cuidar do pós-operatório dela. Oq acham? Ela tb é muito pequena pra idade dela e não sei se já tem tudo desenvolvido por dentro. Eu acho q antes dos 6 meses é muito cedo, acho maldade, mas às vezes há a necessidade. Se não há a necessidade, acho melhor esperar pelo menos até os 6 meses.
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

domingo jul 27, 2003 7:07 am

Juliachan Escreveu: [ Ana, é um absurdo a atitude desse vet! E isso de passar cotonete na vulva é coisa de louco! Cada uma q inventam!
Aí está a solução para os cios das gatas. Esse veterinário é um génio :D

:D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D :D
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
MaLuCat
Membro
Registado: sábado jul 19, 2003 6:37 am

domingo jul 27, 2003 7:26 am

Julia,
como já disse aqui, minha gatinha faz 6 meses daqui há alguns dias e o vet sugeriu esperar mais uns 2 meses pára opera-la por acha-la pequena. Converse com o vet da Hannah e veja a opinião dele. Se acharem por bem esperar mais um pouco vc poderia marcar a operação para a véspera de um fim de semana (já q acho q não teremos mais feriados esse ano :| ), assim pelo menos nos 2 primeiros dias do pós operatório vc poderia estar com ela o tempo todo.

anaromanielo,
também sou de BH. Gostaria, se for possível) q me dissesse por PM o nome ou clínica desses vets :o q vc mencionou. Estou muito satisfeita com o da Guizmo, mas no caso de eu precisar algum dia de uma 2ª opinião poderia assim evitar a deles ;)

"mius" bjos
Guizmo e Renatta
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

domingo jul 27, 2003 11:33 am

CasadeAnaval Escreveu: ...

Eu não conheço nenhum veterinário ( e conheço largas dezenas) que advogue o uso continuado da pílula...
Mas pode acreditar que os há. E professor da Escola Medicina Veterinária em Lisboa. Ele disse-me que se a pílula fosse dada desde muito cedo (antes do início do 1º cio), nos dias certos e sem interrupção, as gatas não sofreriam alterações hormonais o que, segundo ele, é que ocasionaria os tumores e piómetras. É verdade que isto passou-se há mais de dez anos e que provavelmente, nessa altura não se saberia o que se sabe hoje. Actualmente, conheço pessoas que dizem o mesmo mas, como o caso não se passou comigo, não se houve deturpação da informação. Sei que a vet. que assiste os meus animais diz que a administração da pílula não deve ser dada uma única vez.

Quanto à minha opinião, tenho muitas dúvidas que o facto de não se esterilizar as gatas lhes vá originar os tais tumores. Mas se não queremos que elas procriem e se não lhes queremos dar anticonceptivos, só se fôrmos santos (ou surdos) é que aguentamos a barulheira que fazem a maior parte das raças. Além de que não há limites na imaginação de uma gata para arranjar maneira de se escapulir e só aparecer depois de consumado o acto. Ou seja, para mim, a esterilização das gatas é mais para a minha comodidade do que por ter a convicção de que estou a beneficiar a saúde delas, confesso.
Maria Jo&atilde;o
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

domingo jul 27, 2003 12:44 pm

mjoaomarques Escreveu: Ele disse-me que se a pílula fosse dada desde muito cedo (antes do início do 1º cio), nos dias certos e sem interrupção, as gatas não sofreriam alterações hormonais o que, segundo ele, é que ocasionaria os tumores e piómetras.
Isso para mim é um teórico, todos sabemos como é a realidade até para as mulheres , então imaginem com as gatas :D
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Responder

Voltar para “Gatos”