GATOS EM ALVALADE, O QUE FAZER?

Pedidos de ajuda, de animais, entre outros devem ser feitos neste fórum. Aqui reflecte-se também sobre a adopção, o abandono e possíveis contributos para lutar contra este flagelo.

Moderador: mcerqueira

Responder
Olivix
Membro Júnior
Registado: terça abr 21, 2009 3:22 pm

terça mai 12, 2009 3:50 pm

Boa tarde a todos, mudei-me recentemente para o bairro de alvalade em Lisboa e deparei-me com uma quantidade enorme de gatos vadios. Os gatos são alimentados por muitas pessoas, portanto tirando o facto de serem vadios e dormirem na rua, grande parte deles não passa fome.

O problema é q são muitos mesmo, p.e, só no bocado de jardim em frente ao meu prédio, há 7 gatos "fixos". Digo fixos pq esses n saem de lá pois a minha vizinha do res do chão alimenta-os.
Para além das guerras entre eles serem uma constante (dou por mim atirar-lhes água constantemente, pois lutam à séria!!!), o grande problema com q me deparo é com são as gatas grávidas. Para além de qdo há alguma com o cio, corta o coração, são aos 10 atrás dela!

Há pouco tempo apareceu um gatinho bébé, que nem devia ter um mês a miar à minha porta. Procurei a mãe, a restante ninhada e nada.. Nesse dia estranhamente não havia gatos à minha porta, nem na minha rua. Simplemente não fui capaz de deixa-lo ali, parecia perdido e desorientado e nessa semana já tinha morrido um gato atropelado.

Eu tenho um cão e portanto n posso e tb não quero ter gato. Liguei a contactos meus a ver se alguem queria ficar com o gatinho, mas n tive sorte.
Acabei por entregá-lo no gatil de lisboa, foi uma atitude fria e q me custou muito, mas não podia ficar com o gato. E pelo o q percebi isto não é apenas um episódio, pois se fosse acho q tinha dado o tudo por tudo para convencer o meu namorado a ficarmos com ele... pergunto-me quantas vezes isto me irá acontecer, gatinhos bébés à porta de casa..

Há pouco tempo tentei fazer candidatura junto da associação "animais de rua", para esterilização das gatas dali do bairro, mas é o candidato q tem q levar as gatas para serem esterilizados. Ora, eu não consigo apanha-las, elas fogem de mim sempre q me tento aproximar. Para além de q financeiramente n me é possível pagar 20 ou sei lá quantas esterilizações.

Quando entreguei o gatinho no gatil, expus esta situação e disseram-me q n são responsaveis nem por recolher os gatos, nem por esteriliza-los.
Disseram-me para me dirigir à PSP.
PSP??? Polícia de segurança publica? Isto faz sentido?

O q eu venho aqui pedir, é se me podem dizer onde me devo dirigir?
Há alguma associação q recolha os gatos todos? Devem ser para aí 50 na minha zona, nem sei bem. Ou se há alguma associação q possa ir lá recolher todas as gatas e esteriliza-las?? Quem devo contactar?

Espero q percebam q eu não quero mal aos gatos, eu adoro animais e exactamente por isso é q estou preocupada.
Soube q há uns tempos (antes de eu ir para lá) muitas pessoas se chatearam com a quantidade de gatos e apareceram imensos envenenados. Fora os q vão aparecendo atropelados.
Daqui a uns tempos n me admiro q as pessoas voltem a fazer o mesmo, pois cada vez há mais.

é possível ajudarem-me/aconselharem-me??
Sony7
Membro Veterano
Registado: segunda ago 04, 2003 12:58 pm
Contacto:

terça mai 12, 2009 4:08 pm

Pelo que expõe não acredito que exista uma associação com capacidade para recolher todos esses gatos. Estão todas a abarrotar pelas costuras.

A Animais de Rua tem armadilhas próprias para as capturas de gatos.
E pode sempre fazer uma recolha de donativos entre os vizinhos que os alimentam, para conseguir castrar e esterilizar todos os animais.

Para além desta, não vejo outra solução.
Uma colónia, depois de "tratada", deixa de dar problemas a nível de guerras territoriais e de nascimento de ninhadas indesejadas.
<p><a href="http://www.animaisderua.org/">www.anima ... org</a></p>
<p>"Eu quero uma casa no campo... onde eu possa plantar meus amigos... meus discos e livros... e nada mais..." </p>
<p>&nbsp;</p>
seal
Membro Veterano
Registado: terça jan 06, 2004 9:34 am

terça mai 12, 2009 4:18 pm

Mais valia ter deixado o gatinho na rua
Responder

Voltar para “Pedidos e outros tópicos”