Ajuda na criaçao de cobra

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

segunda mai 11, 2009 3:55 pm

Essa lâmpada é uma das que te referi (infra-vermelhos) e se não conseguires encontrar um tapete ou manta térmica então faz o serviço, podendo estar ligada de dia e de noite para manter as temperaturas desejadas.

Tens apenas que decidir sobre a potência da lâmpada. Se de facto optares por colocar a corn num faunário (ou uma caixa de plástico com medidas razoáveis, do género 40cmx20cm ou 30cmx 20cm) não precisas de uma lâmpada de 75w, a de menor potência dá perfeitamente para o efeito, e convem afastares um pouco da tampa (uns 5 ou 8cm). Colocas a sonda do termostato no solo, na zona quente e ficas com o problema solucionado.

Mas mais uma vez te digo, se conseguires mandar vir pela Net um cabo de aquecimento ou manta térmica consegues mais fácilmente controlar as coisas (é mais prático e fácil para cobras terrestres de pequeno porte).
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

segunda mai 11, 2009 4:03 pm

Procura no eBay, há muita coisa para os lados dos States :wink:
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
rafadoido
Membro
Registado: domingo mai 10, 2009 12:10 am
Localização: Tigre d'agua ~ V. paranaensis ~ L. klugi, Pantherophis guttatus ~ BCC ~ mamiferos

segunda mai 11, 2009 5:13 pm

Blz vou dar mais umas pesquisadas ou ver se consigo pelo meu cunhado que esta no japao.

Agora como eu preciso disso com uma certa urgencia, acho que por enquanto melhor seria eu comprar essa lampada e fazer a adaptaçao, e essa lampada ficara ligada 24h ?

Pessoal quando voceis se referem a faunario etc .... >>
Tens apenas que decidir sobre a potência da lâmpada. Se de facto optares por colocar a corn num faunário (ou uma caixa de plástico com medidas razoáveis, do género 40cmx20cm ou 30cmx 20cm)
Issu quer dizer que eu nao posso fazer esse serviço no terrario que montei (aquario), que é onde ela esta ?
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

segunda mai 11, 2009 7:42 pm

rafadoido Escreveu:Blz vou dar mais umas pesquisadas ou ver se consigo pelo meu cunhado que esta no japao.

Agora como eu preciso disso com uma certa urgencia, acho que por enquanto melhor seria eu comprar essa lampada e fazer a adaptaçao, e essa lampada ficara ligada 24h ?

Pessoal quando voceis se referem a faunario etc .... >>
Tens apenas que decidir sobre a potência da lâmpada. Se de facto optares por colocar a corn num faunário (ou uma caixa de plástico com medidas razoáveis, do género 40cmx20cm ou 30cmx 20cm)
Issu quer dizer que eu nao posso fazer esse serviço no terrario que montei (aquario), que é onde ela esta ?
Pessoalmente acho que se preencheres bem o espaço do terrário, com muitos locais onde ela se pode esconder e sentir segura, E for à prova de fuga podes deixa-la aí. Em qualquer caso vai vendo o seu comportamento, e deixa-a ganhar confiança no seu espaço lentamente. Regra geral utilizamos faunários para cobras bébés já que é mais fácil elas sentirem-se seguras em espaços mais pequenos, mas com um terrario bem pensado e preenchido não deverá haver problema.

Em relação à lâmpada estar ligada 24h a resposta é Sim e não... na verdade deveria estar ligada a um termostato que iria ligar e desligar a lâmpada à medida que atingisse os parâmetros programados, e isto é um MUST, especialmente com lâmpadas de cerâmica, caso contrario irás ter, de forma constante, temperaturas sempre muito altas...
rafadoido
Membro
Localização: Tigre d'agua ~ V. paranaensis ~ L. klugi, Pantherophis guttatus ~ BCC ~ mamiferos

terça mai 12, 2009 12:10 pm

Bom dia Thorgarth, bom relaçao ao terrario, acho que esta beleza a montagen, por final vou postar umas fotos e voce da uma olhada.

Certo, mas o fato da lampada acender e apagar a qualquer momento nao tendo periodos certos ex; dia e noite, issu nao estressaria ou interfiria no metabolismo da cobra ?

Relaçao a alimentaçao e sexo :

Alimentaçao; queria saber se quando eu for alimenta-la eu teria que tirar ela do terrario ?

Sexo; como faço para saber o sexo ?

Segue as fotos :

Imagem
Fóto de como esta a montagen, coloquei o tronco só para nao ficar tao vazio, mas esta faltando ainda eu dar uma boa lixada nele.

Imagem
Coloquei uma lampada no improviso, e ela gostou bastante de ficar emroladinha no tronco, acho eu pelo fato de estar mais quentinho, ou se nao ela fica dentro do rolo.

Imagem

Bom esta ai espero que gostem :D
PedroC10
Membro Veterano
Registado: quarta dez 31, 2008 9:12 am

terça mai 12, 2009 12:47 pm

Faltam esconderijos, o terrário é mt grande ara os poucos esconderijos que tens..

A cobra é mt bonita :D
http://faunaselvagem.blogs.sapo.pt/ Blog sobre animais selvagens e animais de companhia
Nazgul93
Membro Veterano
Registado: quarta set 10, 2008 1:12 pm

terça mai 12, 2009 3:14 pm

Para acrescentar a aquilo que o PedroC10 disse, acho que devias ter as pedras que tens enconstadas á parede, no meio do terrário, de maneira a criar um espaço mais acolhedor, no sentido de ocupares o enorme vazio que se encontra a meio do terrario, para compensar o facto do terrário ser grande.

Faz-me lembrar um cenário de guerra, de um lado, trincheiras, no outro oposto, trincheiras e no meio, a chamada "terra de ninguém" :lol: .

Tens termometros e higrômetro?

Ps: Gira a miuda :wink:
<strong>

__"Dias de luta, Dias de gl&oacute;ria"__</strong><strong> </strong> 1.0.0 Homo sapien<strong> - </strong><strong>Homo Libero 1.0.0 : </strong>Nuno Santos. <u> </u>
texuga
Membro Veterano
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

terça mai 12, 2009 3:26 pm

PedroC10 Escreveu:Faltam esconderijos, o terrário é mt grande ara os poucos esconderijos que tens..

A cobra é mt bonita :D
Os esconderijos estão lá... um de cada lado... 8)

O termómetro está na 1ª foto, à esquerda, atrás do tronco... vocês andam ceguetas andam... 8)

Um conselho: Como ela é muito pequenina, eu sugiro que cortes mais um pouco o cartão do esconderijo, de modo a que a toca fique mais baixa, ela sentir-se-á muito mais segura se o seu corpo tocar nas paredes da toca quando está escondida :wink:

Agora para rematar, a meu ver, falta apenas e só um tapete de aquecimento :D
Última edição por texuga em terça mai 12, 2009 3:30 pm, editado 1 vez no total.
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
texuga
Membro Veterano

terça mai 12, 2009 3:30 pm

rafadoido Escreveu:Bom dia Thorgarth, bom relaçao ao terrario, acho que esta beleza a montagen, por final vou postar umas fotos e voce da uma olhada.

Certo, mas o fato da lampada acender e apagar a qualquer momento nao tendo periodos certos ex; dia e noite, issu nao estressaria ou interfiria no metabolismo da cobra ?

Relaçao a alimentaçao e sexo :

Alimentaçao; queria saber se quando eu for alimenta-la eu teria que tirar ela do terrario ?

Sexo; como faço para saber o sexo ?
Alimentação: Eu não tiro nenhuma do terrário quando a alimento, há quem o faça, mas não é obrigatório.

Sexo: para sexar só indo a um veterinário ou a um herpetólogo experiente para sexar com sonda :wink:
rafadoido
Membro

terça mai 12, 2009 3:52 pm

Pedro obrigado pelo elogio da cobra.....tambem estou encantado com ela :D

Nazgul93....rs....essa foi boa.....campo de guerra :P

Valeu galera brigadao pela ajuda, mas e ai colocar uma toca ao meio ou nao ?

Sobre o igometro li que nao se tem problemas de humidade com as corn ?

Texuga valeu pelas dicas...assim que chegar em casa vou diminuir o espaço dos esconderijos e pela explicaçao da sexagem. Em relaçao ao tapete estou a procura ainda, por aki esta meio dificil, coloquei uma lampada e estou monitorando a temperatura que até agora estabilizou nos 26ºc, onten estava a procura e achei uma pedra que possa ser controlada a temperatura, mesmo assim nao serveria ?

Bom mais uma perguntinha; seria possivel ter 1M e 1F juntas no mesmo terrario ?

Bom galera é issu, que bom que estou seguindo os caminhios certos, e logo vou imprimir estas paginas e levar aos meus amigos da faculdade, pois tenhu certeza que nenhum estao seguindo as regras, por esse fato tambem que estou a fazer bastantes perguntas pois penso que, como quisermos adiquirir um animalzinho qualquer temos que proporcionar o melhor a ele.

abs a todos.
texuga
Membro Veterano

terça mai 12, 2009 4:01 pm

rafadoido Escreveu:Pedro obrigado pelo elogio da cobra.....tambem estou encantado com ela :D

Valeu galera brigadao pela ajuda, mas e ai colocar uma toca ao meio ou nao ?

Sobre o igometro li que nao se tem problemas de humidade com as corn ?

Texuga valeu pelas dicas...assim que chegar em casa vou diminuir o espaço dos esconderijos e pela explicaçao da sexagem. Em relaçao ao tapete estou a procura ainda, por aki esta meio dificil, coloquei uma lampada e estou monitorando a temperatura que até agora estabilizou nos 26ºc, onten estava a procura e achei uma pedra que possa ser controlada a temperatura, mesmo assim nao serveria ?

Bom mais uma perguntinha; seria possivel ter 1M e 1F juntas no mesmo terrario ?

Bom galera é issu, que bom que estou seguindo os caminhios certos, e logo vou imprimir estas paginas e levar aos meus amigos da faculdade, pois tenhu certeza que nenhum estao seguindo as regras, por esse fato tambem que estou a fazer bastantes perguntas pois penso que, como quisermos adiquirir um animalzinho qualquer temos que proporcionar o melhor a ele.

abs a todos.
As corn não sofrem de problemas com humidades, desde que não sejam altas demais de modo a causarem problemas respiratórios.

As pedras de aquecimento não são recomendadas para animal nenhum :wink:

Que temperaturas consegues manter sem aquecimentos, dentro do terrário? (O Brasil é bem mais quente do que Portugal, por isso pergunto :wink: )

Juntar 2 cobras é sempre má opção. Haverá sempre competição pelo melhor esconderijo, pela comida, pelo melhor spot de descanso, enfim, só é aconselhável juntar se quisermos criar, e só na altura da reprodução. Os répteis são animais, na sua generalidade, solitários. :wink:

Ah, não vale a pena colocar uma toca a meio, basta uma em cada zona, uma na fria e uma na quente.

Como o terrário é ainda um pouco grande, eu sugeria a colocação de plantas artificiais, das próprias para terrários que até se colam ao vidro com uma ventosa, para ela ter o espaço mais cheio e não ficar nesse vazio enorme, isto apenas a pensar no stress que ela possa sofrer por ter espaços enormes e amplos demais... Assim ela sempre tem a "folhagem" onde se esconder quando sair do esconderijo.
Isto é o que eu faria, não é regra atenção :wink:
Nazgul93
Membro Veterano
Registado: quarta set 10, 2008 1:12 pm

terça mai 12, 2009 4:02 pm

Estou pior ja vi :twisted:

Não vi o esconderijo debaixo do tronco nem o termo.
Eu a meio punha as pedras.

Faz o que a Texuga te disse, corta os rolos, assim:
Imagem
Última edição por Nazgul93 em terça mai 12, 2009 4:06 pm, editado 1 vez no total.
<strong>

__"Dias de luta, Dias de gl&oacute;ria"__</strong><strong> </strong> 1.0.0 Homo sapien<strong> - </strong><strong>Homo Libero 1.0.0 : </strong>Nuno Santos. <u> </u>
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

terça mai 12, 2009 4:05 pm

Pela foto não consigo ver se o fundo escuro é do terrario se é apenas a imagem do outro lado, mas eu forraria nem que fosse a papel pelo exterior, a traseira e as laterais e até talvez dois dedos de altura em baixo na frente, para delimitar mais o espaço que ela tem para controlar visualmente.
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
rafadoido
Membro

terça mai 12, 2009 6:01 pm

Texuga Sobre a humidade acho que nao estou tendo problemas, apesar deque ela esta no meu quarto junto ao aquario, entao vou comprar o medidor só por precauçao. Voce poderia me passar o ideal que o igometro tem que informar ?

A temperatura sem a lampada fica em torno dos 21~~22ºc, ja com a lampada vai pra 26ºc

Relaçao as plantas, gostei da ideia hoje emsmo vou até a loja buscar os neonatos de pinkie e ja vou ver se eles tem as plantas.

Nasgul93 obrigado pela imagen, hoje mesmo irei diminuir o espaço.

Native cara bem lembrado.... sim o fundo esta pintado de preto (somente o fundo), mas acho que estou com um problema pois como esta refletindo, ela fica pra la e pra ca no terrario tocando no vidro. Penso eu q ela estaja pensando em ser outra cobra nao ? Vou retirar a tinta e colocar uma cartolina preto fosco.

Obrigado pelas dicas .... :D

Bom galera.... vou postar uma fotinhu da minha outra paixao só para descontrair, espero que gostem.... :P

Imagem

Obrigado mais essa vez galera ....abs
JaimeSousa
Membro Veterano
Registado: quarta out 01, 2008 1:47 pm
0.0.1 pantherophis guttata

terça mai 12, 2009 8:15 pm

Oi rafadoido, parabéns pelo Malawi, tb sou aquariofilista :wink:

Em relação ao terrário, 26ºC no ponto mais quente é um pouco baixo, 28/29 seria o ideal. A fonte de aquecimento deve estar num dos lados do terrário para que se crie um gradiente de temperatura, e ela consiga fazer a sua termorregulação (quando se quiser aquecer vai para o lado quente, quando precisar de arrefecer vai para o frio). Como te disseram o meio devia estar mais preenchido, essas pedras e uma plantas falsas no meio dar-lhe-iam uma sensação de maior segurança e mais confiança para explorar o espaço em que se encontra. De resto penso que tens tudo em ordem. Cumps
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”