As causas são ainda desconhecidas, mas tenho esperança que a necrópsia que irá ser feita consiga trazer alguma luz. Foi um processo relativamente rápido, de que só me apercebi no domingo, já que até então atribuia o que se vieram a revelar ser sintomas serem meras alterações comportamentais derivada da maioridade (comportamento de afirmação da sua posição e manifestações de força, com a barba gradualmente mais escura e durante maiores periodos de tempo, inflamação da barba e produção de um som áspero).
Este domingo enquanto estava com ele em cima do joelho (como estava molinho tinha decidido pegar nele um pouco e tê-lo comigo) voltou a emitir aquele som mas desta vez acabou por vomitar uma aguadilha, e posteriormente (quando estava já no interior do terrário) os restos da sua última refeição de insectos, ainda por digerir, e as fezes forma tornando-se cada vez mais moles e esverdeadas...
Esta terça feira levei-o ao Vet, onde foram feitos vários examos, raio-x, analise às fezes, sangue, etc... inconclusivo. Dados concretos apenas que tinha o cálcio muito alto e o fósforo muito baixo, e uns parazitas internos ( coccidias, e em número que parecia à primeira vista irrelevante). Foi receitado um desparazitante e um laxante (para limpar todo o canal digestivo do que estava a provocar os vómitos) e continuei a hidrata-lo com água à seringa... Não resistiu e hoje faleceu...
José Napoleão da Silva I
R.I.P 2009.05.13