GATOS EM ALVALADE, O QUE FAZER?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Bloqueado
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

quinta mai 14, 2009 11:03 am

Suzana1 Escreveu:
pathelen Escreveu: Agora podem-me cair todas em cima... :twisted: :wink:
Moche à Helenaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa......!!! :lol:

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Eu sabia que ía sair qualquer coisa do género... quando escrevi aquilo! :twisted:

Mas cuidado... é que eu sou gordinha :oops: , mas sou pequenina... e se forem muitos posso ficar tipo "bolacha"... :D
Última edição por pathelen em quinta mai 14, 2009 11:09 am, editado 1 vez no total.
Olivix
Membro Júnior
Registado: terça abr 21, 2009 3:22 pm

quinta mai 14, 2009 11:07 am

Olá novamente, postas à parte as guerrilhas (obrigada dinodane por acalmar os ânimos), aqui ficam as recentes novidades.
Infelizmente hoje apareceu outro gato morto na estrada de manhã, era bébé e devia ser da mesma ninhada do q encontrei da outra vez.

O mais importante é q enviei um mail à "animais de rua" e já me responderam, agora vamos ver o q se segue.....
Deixo-vos aqui o meu mail, e a resposta q tive:

MEU MAIL:
Bom dia,
na zona onde moro, em Alvalade há muito gatos vadios, julgo que o termo correcto será uma "colónia" de gatos. A título de exemplo, só no jardim da entrada de minha casa há cerca de 7 gatos que lá estão sempre, pois são alimentados pela vizinha. Como tal, em todo o bairro há muitos, muitos gatos e por essa razão as lutas entre eles são uma constante e os atropelamentos também (ainda hoje de manhã estava um gatinho morto na estrada, devia ter para aí um mês).

O maior problema para além de serem muitos gatos, são as ninhadas. Estas são são uma constante e qdo há alguma gata com o cio, mete dó ver aos 10 gatos atrás dela. O q eu gostaria de saber, é como se trata todo o processo de esterilização junto da vossa associação, pois tenho bastantes duvidas e sou novata neste "mundo das associações":

- apanhar os gatos/ ou gatas - eu não consigo sequer dar-lhes uma festa, são ariscos e desconfiados, e claro tenho medo. Estaria disposta a transportá-los no meu carro por uma questão de custos, mas teriam q me ajudar a apanha-los. Vocês fariam isso?

- esterilizar os gatos ou as gatas? - qual a melhor opção? para além de q eu n consigo identificar o sexo dos gatos, apenas percebo q são gatas qdo as vejo grávidas. Mas as q n estão, eu n consigo distinguir, pois n se deixam tocar por mim.

- pagamento das esterilizações - Posso pagar algumas esterilizações, mediante o custo de cada uma (q n faço ideia). Mas como n tenho dinheiro para fazer 10 ou 20 esterilizações, estou disposta a fazer um peditório no bairro para ajudar a esterilizar os(as) gatos(as)

- Pós-operatório - Como funciona, quantos dias são? Este para além do dinheiro, julgo ser o maior problema. Tenho uma cadela e não me é possível ficar com nenhum gato nem gata em período de PO. Dos meus amigos e contactos, ou n podem ficar pq já têm cães, ou simplemente não estão para isso. Como resolver esta questão? Vocês têm possibilidade de ficar com o animal neste período?

Fico ansiosamente a aguardar uma resposta ou um contacto vosso.
Obrigada
Carla Gonçalves

RESPOSTA ASSOCIAÇÃO:
Olá Carla! :)
Teremos todo o gosto em ajudá-la a esterilizar a colónia de gatos que protege.
Envio este email com cc das responsáveis do Núcleo de Lisboa da Associação Animais de Rua, para que possam responder às suas questões.
Um abraço,
Maria
Suzana1
Membro Veterano
Registado: sábado fev 09, 2008 6:56 pm

quinta mai 14, 2009 11:17 am

A ver então se dá em alguma coisa...
Su
Suzana1
Membro Veterano
Registado: sábado fev 09, 2008 6:56 pm

quinta mai 14, 2009 11:18 am

pathelen Escreveu:
Mas cuidado... é que eu sou gordinha :oops: , mas sou pequenina... e se forem muitos posso ficar tipo "bolacha"... :D
São só meia duzia!!
Su
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

quinta mai 14, 2009 11:18 am

Bem... Olivix, não perdeu tempo! :wink:

Agora é desejar boa sorte... :)
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta mai 14, 2009 11:28 am

[Editado pela moderação (tlopes)]
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Olivix
Membro Júnior

quinta mai 14, 2009 9:59 pm

[Editado pela moderação (tlopes)]

Obrigada aos restantes foristas pela contribuição em me informarem e aconselharem.
Agora já tenho umas luzes por onde começar e vejo que a única alternativa é mesmo arregaçar as mangas e meter mãos ao trabalho!

Wish me luck!:D
Olivix
Membro Júnior

sexta mai 15, 2009 4:05 pm

Já tive resposta da associação!!!:

Olá Carla!
Antes de mais obrigado pelo contacto! Respondo-lhe abaixo noutra cor, ok?
Já agora deicxo os meus contactos: XXX
Um abraço,

Consegue ter uma ideia por alto do total de gatos? Para começarmos, vou-lhe pedir o favor de tirar 3 fotografias com qualidade e de submeter a colónia à candidatura das esterilizações aqui. Basta preencher os campos pedidos.

- apanhar os gatos/ ou gatas - Somos profissionais nisso :) Temos uma espécie de gaiola em que os gatos entram à procura de um isco saboroso e que quando os gatos entram clicam num pedal que fecha uma porta. É assim que são apanhados.

- esterilizar os gatos ou as gatas? - qual a melhor opção? Esterilizar TUDO. Claro que de preferência, esterilizar as gatas todas, mas se vierem machos também é útil. No final, o que se pretende é ter todos os animais esterilizados. Ou seja, quem entra na armadilha vai a esterilizar.

- pagamento das esterilizações - Isso de angariar donativos com os vizinhos é fantástico. Até porque não é nada caro, se for distribuido por todos. Veja: para as gatas 30€, para os gatos 15€. Parece-lhe bem?

- Pós-operatório - Como funciona, quantos dias são? Os machos são soltos no dia a seguir depois de comerem e de beberem. Até podem ser soltos no próprio dia se a esterilização tiver sido cedo e se estiverem bem ao fim do dia. As gatas em princípio fazem 4 dias, ou 3 se estiverem bem e se o facto de estarem presas estiver a revelar-se contra-producente.

- possibilidade de ficar com o animal neste período? Tem garagem ou uma casa de banho que nºao tenha de usar nesses dias? As gatas ficam numa transportadora durante o pós-operatório e basta mudar o jornal duas vezes ao dia e por água e comiga através da porta. Pode ver como se faz aqui. Se não puder arranjar ninguém que faça os pós-operatórios, teremos de procurar FAT's que o faça. Normalmente estas FAT's só albergam 1 ou 2 animais de cada vez, o que é pouco vantajoso quando temos esse número de gatos para esterilizar. Entretanto, é tb necessário salvaguardar o pré-operatório, ou seja, os gatos são capturados ao final do dia, fazem o jejum de noite e vão ao vet no dia a seguir. A Carla poderia assegurar o transporte ao veterinário?

A MINHA RESPOSTA:

Bom dia Filipa!
Que óptimas notícias q me deu!! Sei q vai ser uma tarefa díficil, mas vejo luz ao "fim do túnel"! E já sei por onde começar, confesso q me sinto um bocado perdida..

Em relação às suas questões:

- Quantidade de gatos: n sei mesmo a quantidade e é díficil de estimar. Ali no bairro há muitas zonas de anexos e baldios nas traseiras dos prédios e vêem-se gatos ao virar de cada esquina. Se tiver q estimar um nº diria para aí 30 a 40 gatos. Amanhã tiro fotografias de alguns, envio-lhe e submeto a candidatura no site, conforme me indicou.

- Dinheiro: em relação ao custo das esterilizações, os valores parecem-me bem, pensei q seria mais :) Ficava contente se começassemos pelas gatas apesar de serem mais caras, mais sei q será dificil distingui-las. Por isso julgo q será como disse, os q se conseguirem apanhar serão esterilizados, se forem gatas, melhor!
Vou começar a fazer um peditório ali pelo bairro e junto dos meus conhecidos/amigos, tenho receio q as pessoas "desconfiem" de mim e não contribuam, mas........... vamos ver como corre!

- Pós-operatório: se os machos podem ser soltos no proprio dia (caso a operação seja cedo) perfeito!
Em relação às gatas é q é mais complicado... Mas a sua resposta fez-me lembrar de uma opção q nem tinha pensado! Todas as casas ali em alvalade têm anexos. Portanto eu tb tenho um anexo nas traseiras do prédio, se bem q aquilo mais parece um barracão abandonado e a porta não fecha bem. Nunca foi usado por nós, está meio "abandonado" com algumas tralhas dos antigos proprietários da minha casa. Inclusivamente acho q no inverno e qdo chove os gatos vão para lá dormir. Mas para um gato de rua, acho q é um excelente "quarto" para pós operatório. O q acha?

- Transporte e minha disponibilidade: eu posso assegurar o transporte e respectivos custos. O meu unico problema é a minha disponibilidade. Durante a semana é mais complicado, só estou "livre" a partir das 19h30 depois do trabalho. Portanto praticamente só tenho o fim de semana para me dedicar a esta situação, quer seja transportá-los, capturá-los, etc. Portanto durante a semana não consigo leva-los ao veterinário de manha, só ao fim de semana. Gostava de ter mais tempo, mas n tenho :(

Resumindo tudo.. Próximos passos:
- vou tirar fotografias e fazer candidatura no site
- angariar dinheiro

- o meu anexo pode servir como "quarto de pós operatório"?
- o facto de eu só ter disponibilidade ao final do dia durante a semana e ao fim de semana, é um problema? Como faríamos para tratar das capturas e idas para o vet? As capturas poderiam ser ao final do dia? E no dia a seguir (novamente ao final do dia) ia busca-los e punha-os no anexo e tratava deles. Tb podíamos capturar na 6ª feira e ao sabado levava-os ao vet e trazia-os e depois sempre o podia acompanhar mais no pos-operatorio (caso sejam gatas) durante o resto do fim de semana

Obrigada
Carla
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

sexta mai 15, 2009 4:14 pm

Olivix, felicito-a pela sua determinação.

Tambem por aqui , certamente haverá quem possa e queira ajudar... " grão a grão..."
:wink:

Editei para acrescentar a palavra " queira " que como é obvio é uma palavra que faz toda a diferença.... :lol:
Última edição por nicasxi em sexta mai 15, 2009 4:43 pm, editado 2 vezes no total.
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
Olivix
Membro Júnior

sexta mai 15, 2009 4:20 pm

Sim é uma ideia, vou ter que abrir uma conta e depois irei pôr aqui o NIB.
Para tantos gatos vou mesmo ter q bater a todas as portas..

Este fim de semana vou fazer panfletos a explicar quem sou e o que pretendo fazer, para distribuir por alvalade para começar a consciencializar as pessoas antes de lhes bater à porta a pedir dinheiro.
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

sexta mai 15, 2009 4:30 pm

Aconselho-a ir falar com a Sra que os alimenta.
Nos dias combinados, na vespera peça para ela não lhes dar de comer ou nunca entrarão na armadilha.
Explique-lhe o que vão fazer e que voltarão para o mesmo sitio.

Boa sorte :D

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
pinkstar
Membro Veterano
Registado: terça abr 28, 2009 11:02 am

sexta mai 15, 2009 4:34 pm

Depois quando tiver o dia em que vai apanhar os gatos avise, pois pode ser que consiga arranjar mais ajudas para tal! :wink:

Só estranho as esterilizações tao baratas! Incrivel!! Devem ter uma grande lista de espera não?! :o (nao percebo nada de como isso funciona). Se as pessoas do bairro contribuissem era excelente dava para castrar ainda mais!! às vezes basta uma pessoa dar e as outras verem para se conseguir q os outros tb dêm!!

Boa sorte!!
Ja agora é em alvalade em que rua? è q eu trabalho pertissimo de alvalade! (se n quizer dizer aqui pode faze-lo por MP, desculpe a indiscriçao)
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

sexta mai 15, 2009 4:51 pm

As esterilizações de animais errantes são sempre mais baratas.
As associaçoes teem normalmente protocolos com veterinarios de bom coração que cobram apenas o material que utilizam e o seu trabalho é pro-bono.

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

sexta mai 15, 2009 8:10 pm

oxalá que consiga que isso vá para a frente. há locais que são uma praga, cheia de animais a definharem. há tempos, vi um caso desses numa aldeia no algarve. acho que havia mais gatos que pessoas :(
anjjazul
tlopes

segunda mai 18, 2009 11:13 am

O tópico foi editado e bloqueado, já que foi entretanto criado um novo tópico sobre o assunto em http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=67729

"Informação importante para os frequentadores do fórum" em http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=47647

"2 - Dos utilizadores que possuem mais experiência e conhecimentos (quer de utilização do fórum quer sobre determinada temática), espera-se que recebam e aconselhem os membros menos experientes. Caso uma pergunta de um membro lhes pareça disparatada ou repetitiva é sempre mais útil uma resposta pedagógica ou simplesmente absterem-se de responder.

Apontar erros ou criticar alguma observação será normal e muitas vezes necessário, o que não é normal é a agressividade patente e imediata com que isso é feito por alguns utilizadores. Isso não é o espirito do fórum e quem assim procede aqui não tem lugar.

Lembrem-se que por detrás de qualquer destas questões está muitas vezes um animal que poderá beneficiar de uma resposta mais construtiva."

Melhores cumprimentos,
Bloqueado

Voltar para “Gatos”