Novo debate na SIC
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda abr 27, 2009 9:09 pm
Um mero espectador não tem valor nenhum para falar per si, o que deveriam ter feito é desconvidar o Miguel Moutinho, pois não é de forma alguma a pessoa mais acertada para o assunto em causa.A direcção da UZ, por exemplo seria mais lógico...desta forma é tempo de antena a mais.
Porquê da UZ?
Há imensas associações neste pais sem visibilidade nenhuma.
Embora concorde consigo que não há grande utilidade em lá estar a Animal.
Afinal nem têem canil ou gatil.
Há imensas associações neste pais sem visibilidade nenhuma.
Embora concorde consigo que não há grande utilidade em lá estar a Animal.
Afinal nem têem canil ou gatil.
<p>"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda não há terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm
Aqui fica o link para quem não pode ontem à noite ver o programa:
http://sic.aeiou.pt/programasInformacao ... a&videoId=
Quanto a mim ficou muito por debater, mas com 50 minutos é praticamente impossível tratar mais profundamente de tantos assuntos.
http://sic.aeiou.pt/programasInformacao ... a&videoId=
Quanto a mim ficou muito por debater, mas com 50 minutos é praticamente impossível tratar mais profundamente de tantos assuntos.
<p>"Quanto mais conheço os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
Bom dia,
Pois eu gostei imenso. Centraram-se nos dois pontos que são realmente importantes, cidadania e legislação.
Não volto a dizer... a as coisas vão mudar um dia. As coisas já estão de facto a mudar.
Há mesma hora na TVI deu tourada e achei interessante a necessidade constante de ir buscar os lemas: Tourada é cultura, tourada é tradição, Tourada é Portugal.
As coisas estão de facto a mudar e rápido.
Gostei!
Pois eu gostei imenso. Centraram-se nos dois pontos que são realmente importantes, cidadania e legislação.
Não volto a dizer... a as coisas vão mudar um dia. As coisas já estão de facto a mudar.
Há mesma hora na TVI deu tourada e achei interessante a necessidade constante de ir buscar os lemas: Tourada é cultura, tourada é tradição, Tourada é Portugal.
As coisas estão de facto a mudar e rápido.
Gostei!
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta dez 18, 2008 9:51 pm
Olá!
Eu também gostei do debate, e é lógico que não dava para falar de tudo mas o que falaram foi importante e só espero que as pessoas com a mesma opinião do/a senhor/a do mail que o Rodrigo leu no início, tenham visto o debate todo especialmente aquelas imagens daqueles pobres animais!
Espero que de facto as coisas mudem principalmente a mentalidade, e que falem mais vezes dos animais!
Eu também gostei do debate, e é lógico que não dava para falar de tudo mas o que falaram foi importante e só espero que as pessoas com a mesma opinião do/a senhor/a do mail que o Rodrigo leu no início, tenham visto o debate todo especialmente aquelas imagens daqueles pobres animais!
Espero que de facto as coisas mudem principalmente a mentalidade, e que falem mais vezes dos animais!
-
- Membro Veterano
- Registado: terça out 31, 2006 2:02 pm
Pois eu não sou da opinião que as coisas estão a mudar…
Ou melhor estão a mudar realmente, mas para pior!
Não tem a ver com legislação! Tem a ver com educação e/ou mentalidade!
O Código das Estradas foi alterado. As coimas às infracções aumentaram de uma maneira assustadora, houve a criminalização de determinados comportamentos ao volante e qual foi o efeito? Houve diminuição da morte nas estradas? Houve diminuição das infracções cometidas?
A resposta é: Não!
A solução não está nas alterações Legislativas, mas sim na educação das pessoas desde a sua infância! É importante sim esta alteração Legislativa, não digo taxativamente que não! Mas, esta alteração é insignificante se não se mudar a educação de um Povo!
Todos nós que “trabalhamos” em prol da resolução deste gravíssimo problema, temos que ter consciência que este problema nunca desaparecerá apenas com alterações Legislativas! A solução está na educação que passamos aos nossos filhos e que estes a passem aos seus. Assim a mentalidade/educação vai mudando!
A discussão propriamente dita do programa, não achei muito interessante! Cada um defendeu a “sua dama”! Valeu mesmo (muito) pelas imagens que foram passando que poderão ter provocado algum tipo de choque nalgumas pessoas e que poderão ter algum efeito!
O português tem que ser confrontado com estas imagens de choque! Como dizia o outro… “uma imagem vale mais que mil palavras”!
Sou Motard (ou motoqueiro ou maluquinho das motas, como lhe queiram chamar), e percorro estradas, tanto de Portugal como de Espanha, quase todos os fins-de-semana e o ano passado no início do Verão, numa das concentrações onde estive em Espanha vi um anúncio num Placard enorme, do qual tirei uma foto, que dizia mais ou menos isto:
ALGUÉM ABANDONOU ESTE CÃO NA ESTRADA!
POR AZAR O MEU IRMÃO PASSOU DE MOTA NESSA MESMA ESTRADA E O RESULTADO FOI ESTE!
Não meto a fotografia que tirei, porque seria um choque muito grande para muita gente! Mas tanto o “irmão” como o cão… já não estão neste mundo!
Este problema não é de alguns… é de todos!
Falando um pouco dos canis municipais… estes foram criados com um determinado fim e numa realidade totalmente diferente daquela que se passa hoje.
Ou seja, hoje vemos Canil Municipal = Canil de Abate!
Nem sempre foi assim… Hoje, é que dada a quantidade de animais abandonados diariamente os Canis têm a necessidade obrigatória de proceder ao seu abate! Se as Associações podem recusar ficar com os animais por falta de espaço, os Canis Municipais… Não! Têm que ficar com eles todos!
Eu tenho 2 cães e 4 gatos. Tudo adoptado e recolhido directamente da rua. Estão TODOS castrados e esterilizados! Os gatos não saem de casa.
Desculpem o texto longo…
Ou melhor estão a mudar realmente, mas para pior!
Não tem a ver com legislação! Tem a ver com educação e/ou mentalidade!
O Código das Estradas foi alterado. As coimas às infracções aumentaram de uma maneira assustadora, houve a criminalização de determinados comportamentos ao volante e qual foi o efeito? Houve diminuição da morte nas estradas? Houve diminuição das infracções cometidas?
A resposta é: Não!
A solução não está nas alterações Legislativas, mas sim na educação das pessoas desde a sua infância! É importante sim esta alteração Legislativa, não digo taxativamente que não! Mas, esta alteração é insignificante se não se mudar a educação de um Povo!
Todos nós que “trabalhamos” em prol da resolução deste gravíssimo problema, temos que ter consciência que este problema nunca desaparecerá apenas com alterações Legislativas! A solução está na educação que passamos aos nossos filhos e que estes a passem aos seus. Assim a mentalidade/educação vai mudando!
A discussão propriamente dita do programa, não achei muito interessante! Cada um defendeu a “sua dama”! Valeu mesmo (muito) pelas imagens que foram passando que poderão ter provocado algum tipo de choque nalgumas pessoas e que poderão ter algum efeito!
O português tem que ser confrontado com estas imagens de choque! Como dizia o outro… “uma imagem vale mais que mil palavras”!
Sou Motard (ou motoqueiro ou maluquinho das motas, como lhe queiram chamar), e percorro estradas, tanto de Portugal como de Espanha, quase todos os fins-de-semana e o ano passado no início do Verão, numa das concentrações onde estive em Espanha vi um anúncio num Placard enorme, do qual tirei uma foto, que dizia mais ou menos isto:
ALGUÉM ABANDONOU ESTE CÃO NA ESTRADA!
POR AZAR O MEU IRMÃO PASSOU DE MOTA NESSA MESMA ESTRADA E O RESULTADO FOI ESTE!
Não meto a fotografia que tirei, porque seria um choque muito grande para muita gente! Mas tanto o “irmão” como o cão… já não estão neste mundo!
Este problema não é de alguns… é de todos!
Falando um pouco dos canis municipais… estes foram criados com um determinado fim e numa realidade totalmente diferente daquela que se passa hoje.
Ou seja, hoje vemos Canil Municipal = Canil de Abate!
Nem sempre foi assim… Hoje, é que dada a quantidade de animais abandonados diariamente os Canis têm a necessidade obrigatória de proceder ao seu abate! Se as Associações podem recusar ficar com os animais por falta de espaço, os Canis Municipais… Não! Têm que ficar com eles todos!
Eu tenho 2 cães e 4 gatos. Tudo adoptado e recolhido directamente da rua. Estão TODOS castrados e esterilizados! Os gatos não saem de casa.
Desculpem o texto longo…
A legislação é apenas um reflexo da mentalidade. Ela acompanha a mentalidade e a educação de um povo. Sem uma não há outra. E é precisamente por se mudarem educações e mentalidades que se muda a lei.SiameseMaria Escreveu:Não tem a ver com legislação! Tem a ver com educação e/ou mentalidade!
Nenhum País civilizado onde se prezem os animais como seres e não como coisas dispensa o apoio legal que é tão necessário para defender uma vitima. Vitimas há em todo o lado, simplesmente nuns locais têm voz legal e noutros não.
Mais dia menos dia, vamos poder dar voz legal aos nossos animais e nesse dia vai nascer a mudança. E disso não tenho a menor duvida.
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
-
- Membro Veterano
Sem Dúvida!
Concordo a 100%, mas o que eu vejo diariamente é que esta mentalidade não está a mudar... E como não está a mudar, a Legislação que se fala que aí vem, não virá concerteza de encontro àquilo que todos esperamos dela!
Espero estar completamente enganado, sinceramente!
Concordo a 100%, mas o que eu vejo diariamente é que esta mentalidade não está a mudar... E como não está a mudar, a Legislação que se fala que aí vem, não virá concerteza de encontro àquilo que todos esperamos dela!
Engana-se, a meu ver.SiameseMaria Escreveu:Sem Dúvida!
As coisas não pioraram, há é cada vez mais pessoas a olhar com a compaixão e respeito que um animal merece. Ao olhar dessa forma, apercebemo-nos de que algo tem de mudar. E cada vez há mais vontade de mudar. Mas para mudar, infelizmente, precisamos do braço duro e inflexivel da lei. No dia em que um animal deixar de ser "objecto" abre-se um precedente que não vai parar. Acredito nisso.

-
- Membro Veterano
" Engana-se, a meu ver. " - LuMaria
Espero bem que sim!
E quero muito acreditar nisso!
Já tinha mesmo pensado... que actualmente é que se fala bastante mais sobre este assunto e daí estar a ser "posto a nú" toda esta situação e começar então a haver a tal vontade de mudar.
Espero bem que sim!
E quero muito acreditar nisso!

Já tinha mesmo pensado... que actualmente é que se fala bastante mais sobre este assunto e daí estar a ser "posto a nú" toda esta situação e começar então a haver a tal vontade de mudar.
O comentário final do apresentador do programa deixou no ar uns " pósinhos" dessa esperada mudança de mentalidade.
" Um animal precisa de coisas que as coisas não precisam ".
É aqui que alguma coisa tem de mudar. E concordo com a Lu, se a própria legislação deixar de ver os animais como coisas, nós próprios deixamos de os ver assim.
" Um animal precisa de coisas que as coisas não precisam ".
É aqui que alguma coisa tem de mudar. E concordo com a Lu, se a própria legislação deixar de ver os animais como coisas, nós próprios deixamos de os ver assim.
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...
"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson
À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...
— Emily Dickinson
À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
-
- Membro
- Registado: quarta fev 28, 2007 11:31 am
Eu tenho notado, através de alguns comentários que tenho lido aqui, até mesmo no forum do programa aqui e agora, que o Miguel Moutinho da Associação Animal, é "persona non grata". Gostaria de saber o porquê. Não interpretem mal a minha pergunta, porque não passa disso mesmo, de uma pergunta, curiosa, sim, mas devido à falta de conhecimento da minha parte.
Olá Mafapt!
Pois , pela minha parte, é-o pela sensação que me transmite.
A mim parece-me uma pessoa que se tenta auto promover, tenta aparecer em tudo o que seja meios de comunicação social.
Há muitos e muitos e muitos e muitos casos de violação dos direitos dos animais.Mas este senhor MM só se lembra dessas violações se alguma cadeia de televisão estiver presente, porque de contrário....
A mim parece-me muito hipócrita, tanto nos argumentos como nos atos.
Pois , pela minha parte, é-o pela sensação que me transmite.
A mim parece-me uma pessoa que se tenta auto promover, tenta aparecer em tudo o que seja meios de comunicação social.
Há muitos e muitos e muitos e muitos casos de violação dos direitos dos animais.Mas este senhor MM só se lembra dessas violações se alguma cadeia de televisão estiver presente, porque de contrário....
A mim parece-me muito hipócrita, tanto nos argumentos como nos atos.
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
— Emily Dickinson
— Emily Dickinson
Achei o inicío e o fecho do debate brilhante. Esta frase também me ficou na memória. Bem como a lição de educação dada logo no início do programa.nicasxi Escreveu:" Um animal precisa de coisas que as coisas não precisam ".

O argumento mais utilizado é que ele gosta de aparecer. Ora pergunto eu, se o homem não aparecer que vai conseguir ele? Se não tomar atitudes que o façam aparecer que vai conseguir ele? Que conseguem as pessoas que não aparecem? Quando o que está em causa tem de ser visto pelo publico em geral ou não há mensagem a passar? Concordar ou não com determinadas posturas tudo bem, agora o argumento de gostar de aparecer é, a meu ver, pouco inteligente. Que apareça. Conquiste tempo de antena.mafapt Escreveu:Eu tenho notado, através de alguns comentários que tenho lido aqui, até mesmo no forum do programa aqui e agora, que o Miguel Moutinho da Associação Animal, é "persona non grata". Gostaria de saber o porquê. Não interpretem mal a minha pergunta, porque não passa disso mesmo, de uma pergunta, curiosa, sim, mas devido à falta de conhecimento da minha parte.
É um "engomadinho" muito culto. Que se expressa muito bem e deve ser extremamente inteligente. E de facto, vê-se. Mas que se veja. Porque quando se vê o Miguel Moutinho o tema são animais.
Ainda não ouvi um unico argumento minimamente inteligente que mostre que é um "idiota de um oportunista". Só vejo mesmo é comentários ressabiados sem lógica. Mas esperemos por provas incontestáveis. Pode ser que as haja.