Dúvida - Tartarugas e Aquaterrario

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Zahn
Membro Veterano
Registado: sábado mar 28, 2009 1:06 pm

sexta mai 15, 2009 1:30 pm

Boa tarde,

Ando interessado em adquirir duas tartarugas aquáticas, portanto tenho vindo a fazer alguma pesquisa, mas surgem-me algumas dúvidas. Queria então pedir uma opinião aos mais entendidos na matéria.

1. Primeiro e mais importante que tudo gostava de saber se um aquaterrario de dimensões 50x30x25cm é suficiente para albergar duas tartarugas hieroglíficas ou duas tartarugas de faces rosadas. Isto serão provavelmente 25 litros, não?

2. Que termostato devo usar para o aquecimento da água (por exemplo, quantos watts?) e que filtro?
Tenho lido que a água deve estar a uma temperatura constante de 25º.

3. Que tipo de lâmpada UVB devo usar e a que distância da zona seca. Tenho lido que as tartas devem ter acesso a esta durante pelo menos 10h diárias.

4. É necessário mais algum tipo de aquecimento exterior (para a zona seca)? Se sim, de que tipo, temperaturas, etc.

5. É possível a distinção de sexos das tartas nas tenras idades em que são vendidas?

6. Por fim e para terminar o questionário, devo colocar algum tipo de decoração dentro de água? Pedras, cascalho, etc? Do que tenho lido tenho encontrado opiniões contraditórias.

Um muito obrigado a quem puder ajudar nalguma destas questões.
Z
limao
Membro Veterano
Registado: domingo abr 24, 2005 2:00 pm

sexta mai 15, 2009 1:59 pm

Zahn Escreveu:Boa tarde,

Ando interessado em adquirir duas tartarugas aquáticas, portanto tenho vindo a fazer alguma pesquisa, mas surgem-me algumas dúvidas. Queria então pedir uma opinião aos mais entendidos na matéria.

1. Primeiro e mais importante que tudo gostava de saber se um aquaterrario de dimensões 50x30x25cm é suficiente para albergar duas tartarugas hieroglíficas ou duas tartarugas de faces rosadas. Isto serão provavelmente 25 litros, não?

Não, não chega de modo algum, o minimo para 1 adulta é 100 litros de água, isso nem para uma dá. As faces rosadas são proibidas :wink: , lembra-te que as mais comuns (pseudemys, trachemys, graptemys) crescem até aos 25 cm de comprimento... aconselho, se o guito não abunda por ai, a comprares uma caixa de arrumações de 120l para quando grandita

2. Que termostato devo usar para o aquecimento da água (por exemplo, quantos watts?) e que filtro?
Tenho lido que a água deve estar a uma temperatura constante de 25º.

O termostato deve ter mais ou menos os mesmo watts que os litros de água, ou seja, um aquario com 100 litros tem de ter um termostato de 100watts ou um pouco mais,
Filtro é contigo, aconselho um potente e principalmente com muito espaço para materiais filtrantes, os externos são melhores. Sim 25 graus é bom.

3. Que tipo de lâmpada UVB devo usar e a que distância da zona seca. Tenho lido que as tartas devem ter acesso a esta durante pelo menos 10h diárias.

Uma lampada uvb 5.0, as mais comuns são as reptiglo da exoterra, a distancia minima da parte seca é 30cm, mais do que isso e não irá fazer nada, tem de ser mudada de 6 em 6 meses, 12 horas ligada e 12 desligada.

4. É necessário mais algum tipo de aquecimento exterior (para a zona seca)? Se sim, de que tipo, temperaturas, etc.

Depende das temperaturas na parte seca, se tens a água a 25 graus e tiveres a parte seca proxima desses valores não precisas, se vires que a variação de temperatura é grande tens de ter aquecimento adicional, mas no geral, dentro de casa não há problema.

5. É possível a distinção de sexos das tartas nas tenras idades em que são vendidas?

Não, a não ser que utilizes uma sonda, mas isso tem de ser feito por alguem que o saiba fazer, caso contrário só o descobrirás lá para os 5/7 anitos, altura em que pela observaçao das caracteristicas fisicas é possivel diferenciar.

6. Por fim e para terminar o questionário, devo colocar algum tipo de decoração dentro de água? Pedras, cascalho, etc? Do que tenho lido tenho encontrado opiniões contraditórias.

Não precisas de colocar decoração, se colocares coloca apenas coisas que não lhes caibam na boca para evitar impactações, pedras grandes e afins...

Um muito obrigado a quem puder ajudar nalguma destas questões.
Z
Zahn
Membro Veterano

sexta mai 15, 2009 2:09 pm

:O

Provavelmente confundi a faces rosadas com a trachemys. My bad...

Mas eu não vou adquirir uma adulta, quero duas dos tamanhos que tanto por aí se vendem nas lojas. Elas não levam anos até terem o tamanho adulto? Para já não estava a pensar colocar dois bichinhos do tamanho duma moeda de 2 Euros numa "banheira" de 100 litros.

As minhas questões referiam-se a para já e aos próximos anos até elas serem demasiado grandes para ficar num aquaterrario daquelas dimensões.

E quando falava do filtro era mesmo porque tenho lido que elas gostam de águas calmas e aí, qualquer "típico" filtro de aquário tornaria a agua demasiado agitada.
limao
Membro Veterano

sexta mai 15, 2009 2:23 pm

Zahn Escreveu::O

Provavelmente confundi a faces rosadas com a trachemys. My bad...

Mas eu não vou adquirir uma adulta, quero duas dos tamanhos que tanto por aí se vendem nas lojas. Elas não levam anos até terem o tamanho adulto? Para já não estava a pensar colocar dois bichinhos do tamanho duma moeda de 2 Euros numa "banheira" de 100 litros.

As minhas questões referiam-se a para já e aos próximos anos até elas serem demasiado grandes para ficar num aquaterrario daquelas dimensões.

E quando falava do filtro era mesmo porque tenho lido que elas gostam de águas calmas e aí, qualquer "típico" filtro de aquário tornaria a agua demasiado agitada.

Faces rosadas são trachemys, mais precisamente trachemys scripta elegans, mas tens as trachemys scripta scripta que são legais e parecidas.
As tartas aquáticas quando bem tratadas crescem a uma grande velocidade, em 5 anos têm o tamanho adulto e estão prontas a reproduzir, mas com 1 aninho ou 2 já tão bestinhas, do tipo 15cm de carapaça, sem problema. Elas não se chateiam por estar numa ''banheira'' de 100 litros, podes telas num aqua mais pequeno no primeiro ano, eu tenho 2 numa caixa de 60litros cheia até ao topo com mais outra caixa de 60litros a fazer de parte seca, vão fazer 1 ano em breve e posso dizer-te que estam grandinhas, tanto que vou em breve passalas para uma caixa de 120 litros.
Quanto ao fluxo de água, há muitas maneiras de o diminuir, podes apontar a saida de água para uma parede do aquário por exemplo, elas aguentam-se bem, se for externo então ainda há mais maneiras de tornar o fluxo menos significativo, em ultimo caso se vires que as tartas nadam com dificuldade tens sempre o botãozinho para regular a intensidade.
tiagosk8
Membro Veterano
Registado: terça fev 17, 2009 4:17 pm

sexta mai 15, 2009 3:50 pm

nem com a cites consegues ter uma faces rosada?ha aqui muita gente no forum que as tem =SS
e inda publicam nas
ja agora quando e que as tartrugas custumam mudar de pele?
a segunda que obtive parece ja nao faltar muito :?
limao
Membro Veterano

sexta mai 15, 2009 3:59 pm

tiagosk8 Escreveu:nem com a cites consegues ter uma faces rosada?ha aqui muita gente no forum que as tem =SS
e inda publicam nas
ja agora quando e que as tartrugas custumam mudar de pele?
a segunda que obtive parece ja nao faltar muito :?

Nem com cites nem sem cites, é proibido manter ou vender trachemys scripta elegans, são consideradas praga no nosso pais.
As tartarugas mudam de pele quando crescem, não há uma época.
VeTonfire
Membro
Registado: terça jun 03, 2008 2:26 pm

sexta mai 15, 2009 4:11 pm

Boa Tarde,

Gostava só de acrescentar que deves ter em consideração que a temperatura e o número de horas por dia devem permanecer constantes nos primeiros 5 anos.

Após isso aconselho-te a procurares informação a respeito da Brumação ( Hibernação) que deverás respeitar por forma a que a tua tartaruga tenha um ciclo reprodutivo certo, impedindo a formação de carcinomas ováricos.

Os filtros para aquários de alta densidade ou para peixes de grande dimensão são os mais adquados.

As lâmpadas 5.0 produzem tanto substrato em termos de UVB como as lâmpadas de luz negra Sylvania Black Light... sendo a um preço muito mais acessivel. NÃO COMPRES as 2.0 da EXOTERRA porque não são eficazes.
Zahn
Membro Veterano

sexta mai 15, 2009 4:42 pm

No que toca à iluminação e sendo da exo-terra, deverá ser uma reptiglo 5.0 compact de 13 ou 26w?
limao
Membro Veterano

sexta mai 15, 2009 4:49 pm

Zahn Escreveu:No que toca à iluminação e sendo da exo-terra, deverá ser uma reptiglo 5.0 compact de 13 ou 26w?
Depende da dimensão do espaço, se for pequeno 13W chega
tiagosk8
Membro Veterano
Registado: terça fev 17, 2009 4:17 pm

sexta mai 15, 2009 6:45 pm

praga?=SS
mas por que motivo elas sao ilegais?
CHGA
Membro Veterano
Registado: terça abr 07, 2009 9:15 pm

sexta mai 15, 2009 7:17 pm

Porque apoderaram-se do espaço que era das espécies autóctones e por isso ele se referiu como praga. Estavam digamos.. melhor equipadas e safavam-se melhor o que destronou as nossas espécies de um habitat que era seu. Daí terem sido proibidas
<strong>"A man who dares to waste one hour of time has not discovered the value of life." </strong> &nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; Charles Darwin
Disprasio
Membro Veterano
Registado: quarta mar 04, 2009 8:10 pm
Localização: mamiferos, aves, repteis, peixes, anfibios e alguns invertebrados

sexta mai 15, 2009 7:31 pm

isto por miudos, elas ficam mini tanques, comem tudo que mexa, seja peixe, ave, mamifero etc
crescem muito mais rapido que as tartarugas portuguesas
<p>&eacute; tudo uma cambada de parasitas</p>
<p>-----------------------------------------------------------</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”