Morreu a duda por negligência médica

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta mai 14, 2009 6:25 pm

Fui eu que não vi... :oops:
phoenix101
Membro
Registado: quarta jan 14, 2009 6:39 pm

quinta mai 14, 2009 7:28 pm

Não quero desanimar ninguém, mas deixo aqui um email que recebi dia 12-05-2009 da Inspecção-Geral dos Serviços de Justiça.

"A Inspecção-Geral dos Serviços de Justiça apenas nesta data teve acesso à
exposição apresentada por V.Exa. por correio electrónico em 11.12.2007, por a
mesma ter sido encaminhada para uma conta de correio electrónico entretanto
substituída.
Assim, e tendo presente o tempo decorrido, solicita-se que, caso V.Exa. mantenha
interesse na intervenção desta Inspecção-Geral, apresente nova comunicação
actualizada para estes serviços, para o endereço de correio electrónico
[email protected], ou para o endereço postal Rua da Madalena, nº. 273,
1149-007 Lisboa, Portugal.
Lamentando o incómodo que a presente situação possa ter causado a V.Exa.,
apresento os meus melhores cumprimentos,
O Inspector-Geral
(Pedro de Lima Gonçalves)"

Assim vai a justiça no nosso país.
Carpeju
Membro Veterano
Registado: sexta ago 29, 2008 5:23 pm

sexta mai 15, 2009 2:46 am

E o corporativismo... 8)
<p><strong>Mata Atl&acirc;ntica - RBMA</strong></p>
phoenix101
Membro

sexta mai 15, 2009 1:57 pm

Carpeju Escreveu:E o corporativismo... 8)
Bem observado! :lol: :lol: :lol:
VeTonfire
Membro
Registado: terça jun 03, 2008 2:26 pm

sexta mai 15, 2009 3:39 pm

Lamento imenso a sua perda. A intuscepção é uma emergência cirurgica que deve ser resolvida o quanto antes.

No entanto se me permite gostava de fazer um bocado de advogado do Diabo...

Se o MV tinha as condições para operar, recebendo mais €€€ pelo serviço prestado porque não o fez?

1- Talvez porque diáriamente surjam cachorros nas clínicas que engolem os mais variados objectos, 99% das vezes correndo bem.
2- Talvez porque de tanto ouvir os clientes chorarem o seu €€€ o Veterinário Português se veja forçado a resolver tudo com uma injecção e uma consulta ( qual Macgyver qual quê!!!) e por vezes tenha dificuldade em lidar com uma pessoa que não lhe ponha constrangimentos económicos.

Não defendo de maneira nenhuma a acção do colega mas penso que estes factores podem amenizar a situação.

Quanto à O.M.V, ela possui um Conselho Deontológico que estuda estes casos e aplica sanções aos Veterinários faltosos após PROVA de falha grave. Devem chegar diáriamente inúmeras queixas e muitas não fundamentadas ou por capricho, sendo necessário avaliar cuidadosamente cada caso. Corporativismo... Alguém aqui já processou um Médico, quantos Professores q dão explicações sem passar recibo conhecem?, e os Enfermeiros ( das classes mais unidas que conheço). Alguém viu um Engenheiro a ser processado quando caem PONTES E ESCOLAS??? ... Não se chama corporativismo, chama-se MAU SISTEMA JUDICIAL e abrange todas as classes profissionais.

Boa tarde.
Carpeju
Membro Veterano

sexta mai 15, 2009 4:29 pm

Existe corporativismo em todas as classes, verdade. Falo pelo conselho de engenharia e arquitetura, aliás eles existem também para defender os profissionais credenciados. É fato que a maioria dos processos acabam em pizza, por falar em conselho, o de medicina - CRM, é conhecido por "tapar" falhas.

Estamos a discutir a ética profissional, que sendo verdadeiro o post, faltou muito.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta mai 15, 2009 5:37 pm

Carpeju Escreveu:Estamos a discutir a ética profissional, que sendo verdadeiro o post, faltou muito.
Não ponho em causa o post inicial, nem sería correcto faze-lo. Mas que levanta imensas perguntas levanta. Básicamente, depois de dissecado, está cheio situações que parecem fazer pouco sentido.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sexta mai 15, 2009 6:47 pm

Esta clínica está em falta em muitas áreas - facturas, recibos, exames (que não se deitam fora, são entregues ao cliente em qualquer vet decente), etc, etc.
O cliente poder não ter dinheiro é desculpa muito má - se necessário, pede-se um adiantamento.
Se a qualidade profissional depende do dinheiro do cliente é melhor avisar à cabeça.

O meu vet quando viu que não tinha condições para tratar a Zorra do anzol preso no esófago, enviou-me para outro (especializado em endoscopias) depois de falar com ele pessoalmente (era domingo).
Isto, para mim, é um vet como deve ser.
Não sabe, não pode, não tem instrumentos - ninguém espera que um vet seja capaz em todas as áreas - envia para quem sabe, pode e tem os instrumentos.

O meu vet é um vet honesto - que mais posso eu pedir ?

Se isto ou o que se passou com a Leonilde se tivesse passado comigo, não se livravam de uma perseguição até que as galinhas ganhassem dentes...
phoenix101
Membro

sexta mai 15, 2009 6:53 pm

VeTonfire Escreveu:Lamento imenso a sua perda. A intuscepção é uma emergência cirurgica que deve ser resolvida o quanto antes.

Se o MV tinha as condições para operar, recebendo mais €€€ pelo serviço prestado porque não o fez?

1- Talvez porque diáriamente surjam cachorros nas clínicas que engolem os mais variados objectos, 99% das vezes correndo bem.
2- Talvez porque de tanto ouvir os clientes chorarem o seu €€€ o Veterinário Português se veja forçado a resolver tudo com uma injecção e uma consulta ( qual Macgyver qual quê!!!) e por vezes tenha dificuldade em lidar com uma pessoa que não lhe ponha constrangimentos económicos.
Não defendo de maneira nenhuma a acção do colega mas penso que estes factores podem amenizar a situação.

Quanto à O.M.V, ela possui um Conselho Deontológico que estuda estes casos e aplica sanções aos Veterinários faltosos após PROVA de falha grave. Devem chegar diáriamente inúmeras queixas e muitas não fundamentadas ou por capricho, sendo necessário avaliar cuidadosamente cada caso. Corporativismo... Alguém aqui já processou um Médico, quantos Professores q dão explicações sem passar recibo conhecem?, e os Enfermeiros ( das classes mais unidas que conheço). Alguém viu um Engenheiro a ser processado quando caem PONTES E ESCOLAS??? ... Não se chama corporativismo, chama-se MAU SISTEMA JUDICIAL e abrange todas as classes profissionais.

Boa tarde.
O meu 1º cão faleceu, sei hoje, envenenado, numa clínica. Senti uma revolta enorme contra a clínica em questão, não tanto por ter falecido, mas por terem desvalorizado a situação na altura (já lá vão 6 anos).
Na clínica não chegaram a saber o motivo do falecimento.
Na altura, questionei o facto de não terem feito todos os exames a fim de fazerem um diagnóstico correcto. Informaram-me que na clínica veterinária costuma resultar ir por tentativas...
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

sexta mai 15, 2009 8:03 pm

phoenix101 Escreveu:
VeTonfire Escreveu:Lamento imenso a sua perda. A intuscepção é uma emergência cirurgica que deve ser resolvida o quanto antes.

Boa tarde.
O meu 1º cão faleceu, sei hoje, envenenado, numa clínica. Senti uma revolta enorme contra a clínica em questão, não tanto por ter falecido, mas por terem desvalorizado a situação na altura (já lá vão 6 anos).
Na clínica não chegaram a saber o motivo do falecimento.
Na altura, questionei o facto de não terem feito todos os exames a fim de fazerem um diagnóstico correcto. Informaram-me que na clínica veterinária costuma resultar ir por tentativas...
essa da tentativa e erro é prática comum. fui a um desses durante algum tempo porque não tinha alternativa. disse-me que não fazia análises aos meus animais para ei não gastar dinheiro. em pouco tempo deixei lá uns 800 euros e os animais sem melhorarem. quando lhe disse que andava a gastar muito dinheiro colocou-me várias opções - dar, abandonar os bichos, etc. esqueceu-se da principal - mudar de vet. foi o que fiz
anjjazul
Carpeju
Membro Veterano

sexta mai 15, 2009 9:14 pm

Realmente esperamos honestidade e transparência, princípios éticos.

Eu nunca fui ao vet com dinheiro na carteira, até porque nunca sei quanto custará. Ele examina, faz todos os procedimentos e depois passa o recibo. Pago depois quando passo por lá. Estou muito satisfeito e ele também! :)

Agora cabe a justiça, deixe no meio jurídico, até porque a classe tem seus meios de defesa. :wink:
Gypsfulvus
Membro Veterano
Registado: segunda abr 27, 2009 9:09 pm

sexta mai 15, 2009 9:47 pm

Eu só digo uma coisa, nunca se deve julgar sem ouvir os dois lados... tenho ouvid histórias do arco da velha e quando se vai a ver..chapéu...
phoenix101
Membro

sábado mai 16, 2009 9:30 am

Gypsfulvus Escreveu:Eu só digo uma coisa, nunca se deve julgar sem ouvir os dois lados... tenho ouvid histórias do arco da velha e quando se vai a ver..chapéu...
Não fiz qualquer julgamento, nem sequer me pronunciei sobre o assunto do tópico, mas não concordo nada com

2- Talvez porque de tanto ouvir os clientes chorarem o seu €€€ o Veterinário Português se veja forçado a resolver tudo com uma injecção e uma consulta ( qual Macgyver qual quê!!!) e por vezes tenha dificuldade em lidar com uma pessoa que não lhe ponha constrangimentos económicos. Não defendo de maneira nenhuma a acção do colega mas penso que estes factores podem amenizar a situação.
Principalmente com o que está a bold.
Quando surge uma urgência, durante a noite, feríados ou ao Domingo, em que tenho de recorrer a um Hosp. Veterinário (que por sinal, foi aonde faleceu o meu Pompeu), levo algum dinheiro e o multibanco. Nunca me perguntaram, nem eu avisei que só queria gastar "x". Peço sempre relatório do que foi observado e qual a medicação administrada, para poder levar ao Prof. Desde que faço isto,( com o meu 2º cão), noto que são muito mais cuidadosos e profissionais. Por fim, pago a conta. Se não tenho dinheiro suficiente, vou em frente, à caixa Multibanco levantar. Nunca me passam recibo, a não ser que peça e mesmo assim não vem descriminado.

Não acho mal, muito pelo contrário, que se faça um diagnóstico correcto e se fale com o dono dos animais de forma honesta.
O seu animal tem "X", tem ou não cura, o preço em €€€ é "X". Deixar os donos pensar e acima de tudo RESPEITAR a sua decisão.

Quando o meu Pompeu faleceu, a clínica andou atrás de mim para eu ficar com um cão (não vou dizer a raça, pode andar aqui o dono do cão e sentir-se...) de porte muito grande, idoso, com leishmaniose em estado avançado, já com muitos internamentos, que os donos pediram para o abater e que após quatro meses ainda se encontrava no Hosp. Veterinário.
Pergunto, se o Hosp. Vet. não queria dar a injecção, porque ficou com ele e levou o dinheiro do serviço (sim, porque en não acredito que fosse gracioso), que sabiam à partida que não iam cumprir.
É claro, que mantendo este animal vivo, e de preferencia com dono, os €€€ iriam continuar a entrar.
Não gostei desta atitude.
1º Os donos, provavelmente, a sofrerem uma morte que só existiu no bolso deles.
2º Estavam a aproveitar-se da nossa fragilidade, com a morte do Pompeu, para nos impingir um problema que eles criaram.

Desculpem, mas as palavras do VeTonfire desenterraram sentimentos muito fortes.
Gypsfulvus
Membro Veterano
Registado: segunda abr 27, 2009 9:09 pm

sábado mai 16, 2009 9:42 am

A minha frase não foi para si, foi para todos, eu leio neste fórum muitas histórias mas regra geral somente sabemos um lado e por norma nunca ligo a histórias de anónimos pois nunca ninguém aqui na arca deu a cara. Quem nos garante que não se trata de uma luta entre clinicas ? :wink:

Nunca me esqueci da senhora de Palmela que veio á arca dizer mal de um criador de labradores e até se identificou e tudo e que após aqui o pessoal da arca linchar o criador chamando-o do pior, este apareceu na arca, desmontou a história toda e a dita senhora assustada não só se desfez em desculpas como até inventou que quem tinha vindo à arca não tinha sido ela mas devia ter sido da loja de informática onde o pc estaria a reparar :) .

Verdade seja dita ainda ouço em exposições essa história , a parte em que se diz mal do criador, o desmentido e a retratação da tal senhora curiosamente não aparece.

Isso deve-se a quem ( está provado) por cada pessoa que diz bem, há 9 ou 10 a dizer mal .É a natureza humana.

Acrscento ainda que a Ordem dos Médicos Veterinários não é um grupo corporativo em defesa dos veterinários, é um orgão de regulação da profissão. E como é lógico tem de se apresentar provas de más práticas. E se as há, tenham a certeza que um médico será chamado à pedra.

O que verifico e lamento é que existem ovelhas negras em todo o lado e eu desconfio muito dos veterinários que dizem "ah, comigo seria assim e assado" sobre casos que desconhecem, pois é fogo de vista para dar boa imagem, tadinhos e nota-se isso bem quando uma pessoa depois de os oiuvir a dizer " ah o colega fez mal, eu fazia isto e aquilo" lhes pede para dar um testemunho num processo, eles arrepiam logo caminho .
phoenix101
Membro

sábado mai 16, 2009 11:08 am

Gypsfulvus Escreveu:A minha frase não foi para si, foi para todos, eu leio neste fórum muitas histórias mas regra geral somente sabemos um lado e por norma nunca ligo a histórias de anónimos pois nunca ninguém aqui na arca deu a cara. Quem nos garante que não se trata de uma luta entre clinicas ? :wink:

Nunca me esqueci da senhora de Palmela que veio á arca dizer mal de um criador de labradores e até se identificou e tudo e que após aqui o pessoal da arca linchar o criador chamando-o do pior, este apareceu na arca, desmontou a história toda e a dita senhora assustada não só se desfez em desculpas como até inventou que quem tinha vindo à arca não tinha sido ela mas devia ter sido da loja de informática onde o pc estaria a reparar :) .

Verdade seja dita ainda ouço em exposições essa história , a parte em que se diz mal do criador, o desmentido e a retratação da tal senhora curiosamente não aparece.

Isso deve-se a quem ( está provado) por cada pessoa que diz bem, há 9 ou 10 a dizer mal .É a natureza humana.

Acrscento ainda que a Ordem dos Médicos Veterinários não é um grupo corporativo em defesa dos veterinários, é um orgão de regulação da profissão. E como é lógico tem de se apresentar provas de más práticas. E se as há, tenham a certeza que um médico será chamado à pedra.

O que verifico e lamento é que existem ovelhas negras em todo o lado e eu desconfio muito dos veterinários que dizem "ah, comigo seria assim e assado" sobre casos que desconhecem, pois é fogo de vista para dar boa imagem, tadinhos e nota-se isso bem quando uma pessoa depois de os oiuvir a dizer " ah o colega fez mal, eu fazia isto e aquilo" lhes pede para dar um testemunho num processo, eles arrepiam logo caminho .

Sabe que é muito díficil, por vezes impossível provar seja o que fôr. Não se esqueça que a maioria de nós não tem conhecimentos tecnicos e os tecnicos que não estão de acordo com algumas práticas, não acusam o colega.
Fiz quote da minha participação após a morte do meu cão, num outro tópico, já há alguns anos.
Apaguei o nome do Hospital envolvido.
Como provaria, eu, não a morte, porque teria ocorrido na maesma, mas a negligência ...
--------------------------------------------------------------------------------
Não tenho por hábito discutir preços, no entanto já me senti explorada duas vezes, em situações diferentes, pelo Hospital Veterinário da ....

1ª Situação:
Eu tinha um cão de porte grande (40 Kg) que sempre foi saudável.
Em Janeiro 2003 (com 5 anos e meio) o Pompeu acordou com dispneia e taquicárdia e com enorme dificuldade em movimentar-se.
Era sábado de manhã.
Corremos com ele para o Hospital. O médico disse-me que ele não tinha febre e que não era nada.
Incrédula, perguntei-lhe se não era melhor tirar um rx. Respondeu-me que não. Já lhe tinha apalpado o pescoço e não tinha lá nada entalado.
Perguntei-lhe se não poderia ser asma, respondeu-me que os cães tambem têm asma, mas não é assim.
Mandou-me embora, com uns comprimidos de antibiótico (avulsos) que ele me vendeu e mandou-me comprar na farmácia bissolvon.

Não vi melhoras, e no Domingo de manhã vou novamente ao Hosp. Vet. ....Estava de serviço outro médico (a quem eu gostava de ter agradecido e não pude fazer) que viu o Pompeu e passando à frente das pessoas que lá estavam, po-lo a oxigénio e soro.
Após algumas horas a oxigénio, e como não via melhoras, tirou-lhe um RX ao tórax e um electrocárdiograma

Infelizmente ele teve que ceder o turno.(Já eram quase 19 Horas)
Eu ouvi, ele dizer que o Pompeu era para ser transferido para ... ou para o ..., mas que o ... era melhor para o estado dele.
A vet que tinha acabado de entrar ao serviço dizia (enquanto observava o RX) que ele tinha um desvio na aorta e o coração demasiado pequeno. O médico que estava a passar o turno, dizia que o tamanho estava bem e que não tinha qualquer desvio.
O médico foi embora e a que o substituiu pediu saíssemos e que regressássemos dali a uma hora e meia.
Quando regressamos e fomos ver o Pompeu, eu e o meu filho abraçamo-nos e choramos.Sentamo-nos no chão, abrimos a porta da box aonde o tinham posto, tiramos-lhe o açaime e ele deitou-se no nosso colo.
Ele estava cianótico...
Ainda não consigo falar disto...
Vou abreviar, na terça-feira dia 21/1/2004 às 15H o Pompeu faleceu.

Paguei muito dinheiro, mesmo que só tivesse pago uma centenas de € eu achava caro para aquilo que fizeram.
Acha, que eu como leiga, podia provar o quer que fosse?
Responder

Voltar para “Cães”