

No nosso país, as autoridades que defendem e aplicam a legislação sobre os animais de estimação são o Ministério da Agricultura e o CITES que está também representado pelo Instituto da Conservação da Natureza.
A minha busca começou justamente por ai... E imaginarão quando não foi surpresa alguma constatar que tudo o que é falado em Portugal sobre furões está relacionado com a caça.

Assim vou mostrar-vos o que encontrei...
http://www.pgr.pt/portugues/grupo_solta ... slacao.htm
Este foi o último decreto que foi aprovado sobre a caça e que menciona furões... Se estiver equivocada, por favor alguém corrija.

Mas isto leva-me a outra questão... Nós não estamos a falar de animais para caça, certo? Estamos a falar de um animal que tem uma vasta e longa história como pet noutros países e que só agora está a aparecer e a tornar-se "moda" em Portugal: O furão de estimação!

Portugal, como país de brandos costumes que é, tem ainda uma legislação muito precária sobre os animais, as suas leis, direitos e sobre as obrigações dos donos... Vemos isso tão facilmente pelas pessoas que saem sem qualquer tipo de punição quando abandonam um cão, ou metem os cachorros recem-nascidos no caixote do lixo, ou afogam os gatinhos à nascença ...


A Moya (a menina dos meus olhos) é uma serra da estrela de 9 anos, ainda não tinha um ano de idade e já eu tinha um seguro de responsabilidade civil para ela, sempre foi registada na C.M. como cão de guarda, categoria A, que a propósito paga mais 20% por não ser uma cadela esterilizada, foi o primeiro micro-chip que os vets dela implantaram... E no entanto, a lei só entrou em vigor há menos de um ano...

Quanto às especies protegidas, descobri esta informação fornecida pelo CITES, em relação a Portugal:
Mustela altaica
Mustela erminea ferghanae
Mustela kathiah
Mustela sibirica
Estas são as especies de reserva e a preservar que estão catalogadas no site deles... E a espécie que eu tenho e todos os furões que tenho visto em cativeiro é a Mustela putorius furo, mais conhecida como furão doméstico.
Assim, enviei hoje um e-mail ao Instituto de Conservação da Natureza, que representa o CITES também e o qual vou juntar aqui:
Espero que eles me respondam brevemente, e assim que o fizerem, independentemenente da resposta, irei transmiti-la aqui.Exmos Senhores,
Tenho feito alguma pesquisa na internet relacionada com a legislação sobre o furão como animal de companhia (nunca para caça)... Tudo o que encontrei fala apenas do furão como utensilio de caça...
http://www.pgr.pt/portugues/grupo_solta ... slacao.htm
http://www.diramb.gov.pt/data/basedoc/T ... 2_0002.htm
Também encontrei um site vosso, onde tirei este e-mail de contacto que fala destas especies de mustelideos, mas nada sobre o Mustela putorius furo:
http://www.cites.org/common/directy/p/portugal.html
Sabendo que Portugal é um país muito "novo" nesta moda de furões como animal de companhia, porque represento um forum sobre estes animais e porque gosto de estar dentro da lei e não cometer nenhuma "gaffe" quando esclareço alguém sobre estes animais, venho desta forma solicitar a V/ ajuda no sentido de me fornecerem dados relevantes para certas questões pertinentes que me têm sido levantadas.
A aguardar a V/ resposta que espero que seja breve e desde já agradeço a atenção dispensada para este assunto,
Atentamente,
Rita Ribeiro
Obrigada,
Rita