Furões de Estimação: Legal ou Ilegal?

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

Responder
Moya
Membro Veterano
Registado: sexta ago 02, 2002 10:48 am
Contacto:

sexta jul 18, 2003 1:36 am

Depois de várias questões terem sido levantadas sobre se os furões são legais ou ilegais (mais uma vez Florinda, obrigada :)), venho aqui abrir este tópico na tentativa de esclarecer esta situação... Mais importante ainda será fomentá-la, até porque como dona de vários furões de estimação, a ideia de um dia alguém tentar retirar-me os meus meninos seria um desgosto muito grande, e não quero de forma alguma cometer ou induzir a ilegalidades... :|
No nosso país, as autoridades que defendem e aplicam a legislação sobre os animais de estimação são o Ministério da Agricultura e o CITES que está também representado pelo Instituto da Conservação da Natureza.
A minha busca começou justamente por ai... E imaginarão quando não foi surpresa alguma constatar que tudo o que é falado em Portugal sobre furões está relacionado com a caça. :?
Assim vou mostrar-vos o que encontrei...
http://www.pgr.pt/portugues/grupo_solta ... slacao.htm
Este foi o último decreto que foi aprovado sobre a caça e que menciona furões... Se estiver equivocada, por favor alguém corrija. :)

Mas isto leva-me a outra questão... Nós não estamos a falar de animais para caça, certo? Estamos a falar de um animal que tem uma vasta e longa história como pet noutros países e que só agora está a aparecer e a tornar-se "moda" em Portugal: O furão de estimação! :lol:
Portugal, como país de brandos costumes que é, tem ainda uma legislação muito precária sobre os animais, as suas leis, direitos e sobre as obrigações dos donos... Vemos isso tão facilmente pelas pessoas que saem sem qualquer tipo de punição quando abandonam um cão, ou metem os cachorros recem-nascidos no caixote do lixo, ou afogam os gatinhos à nascença ... :( Mas lentamente as coisas vão mudando, parece que vai surgindo uma consciência global e aos poucos a legislação vai mudando... Quantos anos demorámos até sair uma legislação para as pessoas andarem com o "saquinho" quando levam os cães à rua? E só agora finalmente, saiu uma legislação sobre os cães que são considerados perigosos... Demorou, mas saiu :D No entanto, se houver uma consciencialização em cada um de nós, as coisas poderão ser mais fáceis, não?
A Moya (a menina dos meus olhos) é uma serra da estrela de 9 anos, ainda não tinha um ano de idade e já eu tinha um seguro de responsabilidade civil para ela, sempre foi registada na C.M. como cão de guarda, categoria A, que a propósito paga mais 20% por não ser uma cadela esterilizada, foi o primeiro micro-chip que os vets dela implantaram... E no entanto, a lei só entrou em vigor há menos de um ano... ;)

Quanto às especies protegidas, descobri esta informação fornecida pelo CITES, em relação a Portugal:
Mustela altaica
Mustela erminea ferghanae
Mustela kathiah
Mustela sibirica
Estas são as especies de reserva e a preservar que estão catalogadas no site deles... E a espécie que eu tenho e todos os furões que tenho visto em cativeiro é a Mustela putorius furo, mais conhecida como furão doméstico.

Assim, enviei hoje um e-mail ao Instituto de Conservação da Natureza, que representa o CITES também e o qual vou juntar aqui:
Exmos Senhores,
Tenho feito alguma pesquisa na internet relacionada com a legislação sobre o furão como animal de companhia (nunca para caça)... Tudo o que encontrei fala apenas do furão como utensilio de caça...

http://www.pgr.pt/portugues/grupo_solta ... slacao.htm
http://www.diramb.gov.pt/data/basedoc/T ... 2_0002.htm

Também encontrei um site vosso, onde tirei este e-mail de contacto que fala destas especies de mustelideos, mas nada sobre o Mustela putorius furo:

http://www.cites.org/common/directy/p/portugal.html

Sabendo que Portugal é um país muito "novo" nesta moda de furões como animal de companhia, porque represento um forum sobre estes animais e porque gosto de estar dentro da lei e não cometer nenhuma "gaffe" quando esclareço alguém sobre estes animais, venho desta forma solicitar a V/ ajuda no sentido de me fornecerem dados relevantes para certas questões pertinentes que me têm sido levantadas.
A aguardar a V/ resposta que espero que seja breve e desde já agradeço a atenção dispensada para este assunto,
Atentamente,
Rita Ribeiro
Espero que eles me respondam brevemente, e assim que o fizerem, independentemenente da resposta, irei transmiti-la aqui.

Obrigada,
Rita
BdM
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Gatos, Chinchilas, Furões, Petauros do Açucar, Degus, Hamsters ( vários tipos), Psitacídeos e peixes
Contacto:

domingo jul 20, 2003 10:25 am

Obrigado Moya!

A comunidade Furónica portuguesa agradece!!!
;) :D
Moya
Membro Veterano
Contacto:

domingo jul 20, 2003 6:42 pm

Oi BdM, é bom ver-te aqui :p
Se na remota hipótese os furões forem ilegais, não te devolvo 2, mas sim 5!! ;) :lol: :lol:
PNCB
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

domingo jul 27, 2003 6:48 pm

Oi Moya,
Infelizmente temos que aceitar que vivemos num pais chamado Portugal, e isto diz tudo.
Qd comprei a minha furoa (ha 6 anos) quase me olhavam como um criminoso, pois os furoes são muito agressivos, são para a caça blá blá .....
Até que como ainda eram poucos os furoes domesticos senão quase nenhuns(ou tinham medo de dizer que tinham furoes), não consegui arranjar um macho para a minha furoa até que ficou com anemia e caiu-lhe o pelo todo. Foi operada na e.v.L. pela Dª Sandra e tudo correu bem, visto ser o primeiro furão a ser operado cá em portugal.
DEpois contactei o C.I.T.E.S mandaram-me para o I.C.N., e expliquei que tinha um furao domestico, tinha médicos que me passam um documento a explicar que era realmente um animal de estimação e a resposta foi:
« O Furão é um animal selvagem e se for caçador passo-lhe uma licença se não é eu não o conheço por isso fique com o seu animal em casa»

engraçado não é?
é proibido a caça com furão mas se for caçador posso ter furoes...
vá se lá entender este pais
Moya
Membro Veterano
Contacto:

domingo jul 27, 2003 7:00 pm

PNCB,
tens razão... Vivemos num pais muito engraçado... Ainda não obtive qualquer resposta mas não desisti ;
Gostei muito de te ver aqui.
Um abraço,
Rita
exotico
Membro
Registado: terça dez 11, 2001 9:25 pm

terça jul 29, 2003 1:26 pm

Caro PNCB,

Se o seu furão foi o primeiro a ser operado em Portugal não sei, agora que muitos outros já foram também operados em Portugal, posso-lhe garantir que sim.

Vou tentar saber algo mais sobre a legislação em Portugal no que diz respeito a furões, depois digo qualquer coisa.

saudações exóticas

Rui Patrício
Moya
Membro Veterano
Contacto:

terça jul 29, 2003 1:30 pm

Exotico,
Pessoalmente, fico-te muito agradecida se conseguires dissipar esta nuvem que paira sobre a legalidade dos furões e sei que será um contributo muito valioso para o forum... Talvez como vet tenhas mais sucesso que eu, uma vez que ainda não recebí qualquer resposta.:?
Um beijinho,
Rita
Blie
Membro Júnior
Registado: quinta jul 31, 2003 8:53 pm

domingo ago 03, 2003 2:45 pm

Olá Moya . Obrigado por teres respondido á minha mensagem.
Estive a ver o teu álbum de fotografias que está espectacular, cheio de boas fotografias e de animais fantásticos.
Estou a ver que tens um grande zoo em tua casa, quem me dera ter uma casa assim, sempre rodeada de animais.
Estive a ler o texto que deixaste para todos nós no forúm "Furões de estimação legal ou ilegal". Acho que tens toda a razão, nomeadamente naquela parte em que referes o abandono dos cães e o afogamento de gatos à nascença, o que eu acho que é uma pouca vergonha... como é que é possivel fazer isso. A um animal que pode ser tão próximo de nós. Que crueldade. Por amor de deus, os animais também têm sentimentos, não é? Espero que os furões sejam legais porque senão estamos tramados.
Enfim...Mas o que eu queria mesmo era perguntar-te quais as raças de furões que há? E podias dizer-me o que é que os furões têm de pior?
Sei que nada é perfeito. Ando a constuir uma gaiola para o meu futuro furãozinho e perguntaram-me na rua para que é era a gaiola e eu disse que era para um furão, ao que me responderam "Um furão? Mas esses bichos não são bravos e cheiram muito mal?". Sinceramente fiquei em dúvida.
Li num sítio qualquer que se podia colocar um creme (de gato) para cheirarem melhor mas mesmo assim gostava de ter mais informações..
Ah! Eles têm tendência a apanhar doenças? É que o que preocupa mais minha mãe é esse tipo de coisas...
Desculpa estar a maçar-te mas mais vale prevenir do que remediar.

Bjinhos

P.S- n tens nenhuma pagina criada por ti sobre animais ou algo do género? É que as tuas informações para mim são valiosas ;)
Moya
Membro Veterano
Contacto:

terça ago 05, 2003 10:39 pm

Blie,
Obrigada pelas palavras simpáticas sobre os meus animais... De momento ainda não tenho nenhuma página, talvez em breve ;)
A raça dos furões é Mustela Putorius Furo, tal como já foi referido aqui... O que pode variar é o padrão de cores, e existem alguns criadores na Holanda, Suécia e USA que estão a tentar desenvolver uma variante do pêlo comprido nos furões.
Se os furões cheiram muito mal? Olha, eu acho que não... Claro que concordo que eles têm um cheiro activo mas um cão cheira a cão, um gato cheira a gato e por aí adiante... Se tiveres bastante cuidado com a higiene dele, com certeza não irá cheirar mal ;)
Creme de gato? :? Experimenta pó de talco e toalhitas de bébé! ;)
Quanto à saúde deles, os furões são bastante resistentes... Uma alimentação correcta e as vacinas em dia, muita actividade e carinho - Essa parece-me ser a formula para os 5 saudáveis furões que tenho cá em casa ;)
exotico
Membro
Registado: terça dez 11, 2001 9:25 pm

quinta ago 07, 2003 4:06 pm

Boa tarde a todos,

Após alguns telefonemas e algumas conversas cheguei a uma conclusão em relação à posse de furões cpmo animal de estimação. De acordo com a conversa que mantive com o chefe dos serviços de fiscalização do CITES do ICN, não existe nenhuma legislação que proíba a posse de furões. De acordo com um funcionário da DGF, também não existe qualquer impedimento à posse de furões como animal de estimação mas aconselhou-me a dirigir uma carta ao Director Geral de Florestas. Em relação à DGV também me parece que não existe qualquer impedimento. Portanto, e de acordo com o que pude apurar até ao momento unto das autoridades responsáveis, é permitido vender e ter furões como animais de estimação.

Saudações exóticos,

Rui Patrício
Moya
Membro Veterano
Contacto:

quinta ago 07, 2003 6:07 pm

Rui,
Um beijão enorme para ti e um grande obrigada! A tua ajuda foi muito preciosa :D
Rita
Carol15
Registado: sexta fev 18, 2011 12:56 pm

sexta fev 18, 2011 12:59 pm

Mas então podemos ter furões como animais de estimação ou não?
É ke eu acho-os muito queridos e gostava de ter um quando tivesse dinheiro.
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

sexta fev 18, 2011 8:27 pm

Infleizmente, ainda não são totalmente legais...esse tópico é de 2003, altura em que havia ainda muita confusão sobre a legalidade deles.
Carol15
Registado: sexta fev 18, 2011 12:56 pm

sábado fev 26, 2011 10:46 am

Ent... Mas posso comprá-los e levar ao veterinário ou...?
Responder

Voltar para “Furão”