DB inteligente!! :D

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Shiz
Membro Veterano
Registado: segunda set 29, 2008 1:43 pm

sexta mai 15, 2009 12:49 pm

O meu Db quando era mais novo nos inícios que veio para cá, fazia as necessidades no seu terrário sem problema nenhum, o que não acontece agora. Recusa-se determinantemente a fazer qualquer tipo de necessidades dentro do terrário e tem um comportamento muito engraçado que sempre que tem vontade começa a correr de um lado para o outro e quer mesmo sair de lá de dentro para vir fazer cá fora. Este comportamento é normal? Já aconteceu a alguém? Eu não me importo claro, até é da maneira que o terrário está sempre limpo, o problema é quando não estiver e ele não puder vir cá fora..Pq será que ele faz isso?

Cump's
Liedson
Membro Veterano
Registado: terça abr 17, 2007 12:23 pm

sexta mai 15, 2009 1:48 pm

Eu acho que no dia em que nao tiveres se ele estiver mesmo apertado , vai acabar por fazer la dentro..lol
cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

sexta mai 15, 2009 2:44 pm

sim concordo com o liedson...a minha igg por exemplo n gosta de fazer no terrario porque mal a solto caga me logo a casa toda :twisted: mas se nao a deixar sair do terrario ela faz la dentro por estar muito apertadinha
jmangelico
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 6:14 pm

sexta mai 15, 2009 3:07 pm

O meu também não faz dentro do terrário (ou muito raramente). Mas, meu ver, o que tu chamas "inteligência" é um fenómeno bem diferente. Quando os dragões estão dentro do terrário, têm tendência para serem menos activos, movimentam-se do spot para o esconderijo, do esconderijo para o tronco e do tronco para a zona fria, mas levantam-se de A, dão umas voltinhas e vão espalhar-se para B, portanto acabam por nunca se mexer demasiado. Agora, ao soltares o teu dragão permites que ele ande livremente pela, e estes passeios estimulam o processo de defecar. Corrige-me se estiver errado, mas o teu dragão não dá um passeiozinho antes de te presentear com a real poia?
É certo que ele pode acabar por fazer determinadas associações, mas, genericamente, é só uma questão da ginástica estimular o processo de defecar.
<p>
</p>
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

sexta mai 15, 2009 3:19 pm

jmangelico Escreveu:O meu também não faz dentro do terrário (ou muito raramente). Mas, meu ver, o que tu chamas "inteligência" é um fenómeno bem diferente. Quando os dragões estão dentro do terrário, têm tendência para serem menos activos, movimentam-se do spot para o esconderijo, do esconderijo para o tronco e do tronco para a zona fria, mas levantam-se de A, dão umas voltinhas e vão espalhar-se para B, portanto acabam por nunca se mexer demasiado. Agora, ao soltares o teu dragão permites que ele ande livremente pela, e estes passeios estimulam o processo de defecar. Corrige-me se estiver errado, mas o teu dragão não dá um passeiozinho antes de te presentear com a real poia?
É certo que ele pode acabar por fazer determinadas associações, mas, genericamente, é só uma questão da ginástica estimular o processo de defecar.
O que acontece também por vezes no banho, não só em virtude do movimento da água provocar um certo estímulo, mas também pelo exercício que representam andar na água, ou mesmo nadar.
Psynapse
Membro Veterano
Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm

sexta mai 15, 2009 8:12 pm

Para além de a mobilidade estimular a motilidade intestinal, o que poderá ser um factor, lembrem-se que as fezes, e aqui no caso dos saurios, aplica-se muito bem, são também um sinal de marcação territorial. Embora este comportamento não seja muito desenvolvido em repteis, eu sou da opinião de alguns autores que consideram que se trata também ele um sinal de «isto é o meu domínio", coisa ainda mais visível nas iguanas.
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
PedroC10
Membro Veterano
Registado: quarta dez 31, 2008 9:12 am

sexta mai 15, 2009 8:53 pm

Pelo que tenho lido, os dinossauros faziam isso. Sendo os répteis actuais parentes ou descendentes dos dinossauros, é mais do que normal que também eles marquem território com as fezes..
http://faunaselvagem.blogs.sapo.pt/ Blog sobre animais selvagens e animais de companhia
AlunoBioGeo
Membro Veterano
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm

sexta mai 15, 2009 9:34 pm

PedroC10 Escreveu:Pelo que tenho lido, os dinossauros faziam isso. Sendo os répteis actuais parentes ou descendentes dos dinossauros, é mais do que normal que também eles marquem território com as fezes..
Não existe qualquer evidência que permita inferir, sem dúvida, que os dinossáurios usassem as fezes para marcar território, se bem que pelo que vemos no Reino Animalia actualmente, existem muitas espécies das mais variáveis Classes dos Cordados que o fazem inequivocamente...

Mas como disseram, mesmo nos répteis actuais não existem grandes indícios de acontecer tal situação...

Quanto a essa parte dos répteis actuais serem parentes ou descendentes dos dinossáurios é outra afirmação que pode enganar... Tal não é totalmente verdade, uma vez que os mamíferos têm um ancestral comum a um grupo de dinossáurios, os Synapsida...

Tal evidência é-nos revelado pelo crânio do tipo sinapsídeo (uma única abertura temporal) dos mamíferos que revela a evolução de um nicho deste tipo de répteis primitivos (os mamíferos são a única classe actual a possuir este tipo de crânio)...

As Aves e os Répteis actuais (à excepção das tartarugas) possuem um ancestral comum aos dinossauros evolutivamente mais recentes que o ancestral dos mamíferos.

Brevemente irei colocar um artigo informativo sobre a Origem dos Répteis e a sua evolução... Claro que, por curiosidade, falarei no caso dos Mamíferos e das Aves que possuem percursos evolutivos, a partir dos dinossáurios, totalmente diferentes...
PedroC10
Membro Veterano
Registado: quarta dez 31, 2008 9:12 am

sexta mai 15, 2009 10:12 pm

AlunoBioGeo Escreveu:
PedroC10 Escreveu:Pelo que tenho lido, os dinossauros faziam isso. Sendo os répteis actuais parentes ou descendentes dos dinossauros, é mais do que normal que também eles marquem território com as fezes..
Não existe qualquer evidência que permita inferir, sem dúvida, que os dinossáurios usassem as fezes para marcar território, se bem que pelo que vemos no Reino Animalia actualmente, existem muitas espécies das mais variáveis Classes dos Cordados que o fazem inequivocamente...

Mas como disseram, mesmo nos répteis actuais não existem grandes indícios de acontecer tal situação...

Quanto a essa parte dos répteis actuais serem parentes ou descendentes dos dinossáurios é outra afirmação que pode enganar... Tal não é totalmente verdade, uma vez que os mamíferos têm um ancestral comum a um grupo de dinossáurios, os Synapsida...

Tal evidência é-nos revelado pelo crânio do tipo sinapsídeo (uma única abertura temporal) dos mamíferos que revela a evolução de um nicho deste tipo de répteis primitivos (os mamíferos são a única classe actual a possuir este tipo de crânio)...

As Aves e os Répteis actuais (à excepção das tartarugas) possuem um ancestral comum aos dinossauros evolutivamente mais recentes que o ancestral dos mamíferos.

Brevemente irei colocar um artigo informativo sobre a Origem dos Répteis e a sua evolução... Claro que, por curiosidade, falarei no caso dos Mamíferos e das Aves que possuem percursos evolutivos, a partir dos dinossáurios, totalmente diferentes...
Ui, porque é que fui falar nisto xD

Pronto, explicação mais detalhada acho que é difícil lol.

Mas se de facto os dinossauros não usavam as fezes para marcar território, então fui "enganado" por um programa da BBC, aqui há tempos eles fizeram uns episódios sobre o Cretássico, se não estou em erro, e falavam mesmo nisso, que alguns dinossauros carnívoros usavam as fezes para marcar território.

Uma vez que tenho um primo paleontólogo, quando estiver com ele vou pedir-lhe que me fale um pouco sobre este assunto..
http://faunaselvagem.blogs.sapo.pt/ Blog sobre animais selvagens e animais de companhia
Shiz
Membro Veterano

sábado mai 16, 2009 5:46 pm

jmangelico sim por vezes lá dá o seu passeiozito diário e acaba por defecar numa zona que também é muito interessante da parte dele que é o WC:) Lá vai dando as suas voltas mas acaba sempre por fazer atras da porta da casa de banho..é impressionante mas é verdade:) a minha iguana por exemplo fazia onde bem lhe apetecia, carpetes então era um luxo :evil: mas o db não é bem asseadinho por sinal :wink:
No banho nem por isso, até pq ele não é muito apreciador de grandes banhocas :P
Brake
Membro Veterano
Registado: sexta jun 13, 2008 1:31 pm

sábado mai 16, 2009 8:06 pm

Este comportamento é novo para mim, nunca presenciei esse comportamento no meu DB, faz sempre as necessidades no interior do terrario e em sítios diferente, sempre que assume aquele comportamento de tentar sair do terrario, eu abro-lhe a porta, mas nunca defecou no exterior.
No banho também nunca aconteceu.
Brake
psylizart
Membro Veterano
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm

sábado mai 16, 2009 10:55 pm

no caso da minha iguana, ela defeca sempre na banheira que tem dentro do terrario. Nunca faz fora da banheira. Este comportamento deve se ( penso eu) , porque eu dou lhe banho todos os dias. E ela deve fazer a associaçao de agua é para defecar.
Penso eu de que..... :lol:

cumps
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
AlunoBioGeo
Membro Veterano
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm

sábado mai 16, 2009 11:01 pm

PedroC10 Escreveu:
AlunoBioGeo Escreveu:

Ui, porque é que fui falar nisto xD

Pronto, explicação mais detalhada acho que é difícil lol.

Mas se de facto os dinossauros não usavam as fezes para marcar território, então fui "enganado" por um programa da BBC, aqui há tempos eles fizeram uns episódios sobre o Cretássico, se não estou em erro, e falavam mesmo nisso, que alguns dinossauros carnívoros usavam as fezes para marcar território.

Uma vez que tenho um primo paleontólogo, quando estiver com ele vou pedir-lhe que me fale um pouco sobre este assunto..
É a falar as coisas que a gente se entende, não tens que ter problemas em dizer o que pensas ou o que te falaram...

Quanto à marcação pelas fezes, eu continuo a apoiar que é impossível vir a provar tal facto, uma vez que características comportamentais não ficam impressas em fosseis, à excepção das grandes migrações devido à impressão de pegadas ou outras parecidas ;) hehehe...

Podemos é presumir que possam ter usado as fezes como marcação de territórios, tal como os grandes predadores da actualidade; uma vez que muitos dos répteis da altura (como os da actualidade) possuíam um sentido de olfacto muito desenvolvido... Mas tudo isto são conjecturas apenas.

Este é o problema dos documentários... temos que ser críticos com o que vimos e ouvimos na TV uma vez que além de estes programas serem informativos, também servem como entretenimento e por isso usam-se afirmações algo "fantásticas" para darem um maior impacto ao público, prendendo-o ao ecrã :)
Shiz
Membro Veterano

sábado mai 16, 2009 11:33 pm

Brake Escreveu:Este comportamento é novo para mim, nunca presenciei esse comportamento no meu DB, faz sempre as necessidades no interior do terrario e em sítios diferente, sempre que assume aquele comportamento de tentar sair do terrario, eu abro-lhe a porta, mas nunca defecou no exterior.
No banho também nunca aconteceu.
O meu não, quando era mais novo defecava dentro do terrário mas sempre no mesmo sítio nessa zona eu até reforçava o papel :wink: as vezes queria sair e fazia cá fora mas quando fazia dentro era sempre no mesmo sítio, agora desde que cresceu quando quer sair é para vir fazer as necessidades cá fora :wink:
golfadas
Membro Júnior
Registado: segunda set 08, 2008 12:38 pm

quinta mai 21, 2009 7:47 pm

o meu faz sempre no mesmo sitio e as vezes tb bate no vidro para fazer ca fora, se eu abrir o vidro n vai para muito longe do terrário e laz faz a dita cuja na minha secretaria (onde esta o terrario...)
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”