Ola a todos,
Gostaria que me esclarececem uma duvida, que me surgiu durante a minha visita a Expo de Sintra.
Sendo proibido o corte das orelhas e amputaçao da cauda e permitida a participaçao de caes nestas condiçoes nas exposiçoes e concursos?
Sempre pensei que fosse permitido aos caes cujas amputaçoes foram feitas antes da data de proibiçao, no entanto verifiquei que alguns cachorros entre os 6 e os 18 meses participaram mesmo assim, como por exemplo boxers, rottweilers, dobermans...
Caes de cauda e orelhas cortadas podem participar em exposiçoes????
Moderador: mcerqueira
Onde é que diz que é proibida em Portugal a amputação da cauda?
Quanto às orelhas, o que a Lei Portuguesa diz, é que o acto médico do corte de orelhas não pode ser praticado em Portugal, nada diz que não possa ser praticado por exemplo na vizinha Espanha onde é legal.
No que diz respeito à participação em Exposições, o CPC tem de seguir as regras e Estalões da FCI, e alguns dos estalões falam em orelhas e caudas cortadas, e a FCI dirige mais de 80 Países do Mundo inteiro (em 4 dos 5 Continentes) pelo que não é uma Lei local que o pode alterar (embora a Alemanha tenha realizado essa prepotência legal).
Quanto às orelhas, o que a Lei Portuguesa diz, é que o acto médico do corte de orelhas não pode ser praticado em Portugal, nada diz que não possa ser praticado por exemplo na vizinha Espanha onde é legal.
No que diz respeito à participação em Exposições, o CPC tem de seguir as regras e Estalões da FCI, e alguns dos estalões falam em orelhas e caudas cortadas, e a FCI dirige mais de 80 Países do Mundo inteiro (em 4 dos 5 Continentes) pelo que não é uma Lei local que o pode alterar (embora a Alemanha tenha realizado essa prepotência legal).
-
- Membro
- Registado: quinta out 10, 2002 1:25 pm
Onde diz nao sei mas eu perguntei a um vet onde inicialmente ia com os meus Rotts, se era permitido amputar as caudas e ele disse-me que desde o inicio de 2001 era proibido por lei, quanto ao corte das orelhas ja o era antes disso...yakov Escreveu: Onde é que diz que é proibida em Portugal a amputação da cauda?
Dai a minha duvida, nao que eu alguma vez tivesse lido a dita lei mas porque ouvi e foi-me confirmado pelo vet...
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:
De qualquer forma , embora o estalão determine que não se deve cortar a cauda, isso não é proibido por Lei.yakov Escreveu: No caso dos Rottweilers é diferente, uma vez que o esatalão da FCI foi alterado, o que não se aplica nas outras raças.
Embora o assunto já aqui tenha sido referido, recordo que Portugal fez excepção do artigo da Convenção Europeia em que é proibido o corte de cauda. Por isso o Corte de cauda é permitido.
Quanto às orelhas, é tal como o Yakov disse

Nos Rottweilers, o estalão FCI/ADRK diz claramente que a cauda é inteira, no entanto nos países onde o corte de cauda não é proibida a FCI está a admitir que os cães com cauda amputada participem das exposições. No entamto, segundo me informaram ( embora eu não saiba se isso está a ser cuimprido) os juizes têm directivas para benefciarem os cães com cauda em caso de confronto com cães sem cauda.
Abraços
Paulo C.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jun 14, 2002 12:36 am
Sim pode-se participar nas exposições mas o que nao se deve e actualmente cortar a cauda!
Bem e então vai aqui uma duvida:
Como me explicaram, nos welsh corgis até convem cortar a causa, para evitar problemas que elas possam causar. Então e se eu quiser cortar a causa para evitar esses tais problemas? azar?
Bem e então vai aqui uma duvida:
Como me explicaram, nos welsh corgis até convem cortar a causa, para evitar problemas que elas possam causar. Então e se eu quiser cortar a causa para evitar esses tais problemas? azar?
-
- Membro
- Registado: quinta out 10, 2002 1:25 pm
Obrigada a todos pelas v/ respostas, fiquei esclarecida quanto as exposiçoes...
Os meus Rotts tem cauda amputada e sempre tive a ideia de que nao os podia levar a exposiçoes nem concursos por esse motivo... eu pessoalmente prefiro ver um Rott de cauda amputada e sinceramente nao percebo o porque de tanta proibiçao nesta area, considero que se tudo for feito com as devidas condiçoes nao causa sofrimento ao cachorro (ou pelo menos e um sofrimento minimo...) mas isso ja e outra questao...

Os meus Rotts tem cauda amputada e sempre tive a ideia de que nao os podia levar a exposiçoes nem concursos por esse motivo... eu pessoalmente prefiro ver um Rott de cauda amputada e sinceramente nao percebo o porque de tanta proibiçao nesta area, considero que se tudo for feito com as devidas condiçoes nao causa sofrimento ao cachorro (ou pelo menos e um sofrimento minimo...) mas isso ja e outra questao...

-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
Esse tem sido um dos grandes debates aqui na arca.
Se lhe serve de alguma consolação ( e não serve, comcerteza...) eu também sou da sua opinião.
Cortar sim, desde que feito com condições e na idade própria.
Se lhe serve de alguma consolação ( e não serve, comcerteza...) eu também sou da sua opinião.
Cortar sim, desde que feito com condições e na idade própria.